Anda di halaman 1dari 14

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Filosofia e Cincias Campus de Marlia Departamento de Cincia da Informao

Apresentao de Seminrio
Profa. Dra. Marta Valentim

Marlia 2007

Introduo
O seminrio instrumento pedaggico que tem como objetivo, permitir a um ou mais expositores, transmitirem informaes para um pblico leigo, sobre um determinado assunto investigado. Para que o pblico tire proveito das informaes, faz-se necessrio que o(s) expositor(es) faa(m) uso, com eficcia, da linguagem oral, assim como dos recursos materiais. Por isso, fundamental que o trabalho seja planejado e organizado. No se pode perder de vista que o objetivo principal da tarefa, transmitir, com eficcia, as informaes, deve ser garantido. c2007, Valentim

Introduo
A utilizao do seminrio de forma organizada e estruturada no s contribui para a aprendizagem do pblico, mas tambm para a aprendizagem daquele(s) que o apresenta(m), uma vez que deve(m) pesquisar o tema abordado nas mais diversas fontes de informaes, assim como deve(m); elaborar um esquema orientador da fala e, por fim, saber utilizar os recursos materiais para a apresentao.
c2007, Valentim

Objetivos

Aprender a transmitir com eficcia as informaes pesquisadas; Aprender a utilizar a lgica e a organicidade para construir o texto formal; Aprender a utilizar a lgica e a capacidade de sntese para elaborar um esquema orientador da fala; Aprender a utilizar os recursos tecnolgicos para este tipo de apresentao.

c2007, Valentim

Uso de Recursos

Cartaz/banner utilizando desde cartolina at materiais mais modernos; Giz e lousa; Transparncia e retroprojetor; Snteses e fotocpias para o pblico; TV/Vdeo cassete e fita de vdeo; TV/Aparelho de DVD e DVD; Projetor multimdia/Microcomputador/Power Point e arquivo de apresentao (.pps, .htm/html, outros tipos); Projetor de slides tradicional; Filmadora; Outros tipos.
c2007, Valentim

1) Pr-Seminrio
O Seminrio deve ser preparado em Grupo. Este aspecto muito importante porque todos os alunos devem ter domnio dos contedos a serem apresentados, e isso somente ser possvel, se todos os alunos participarem de todas as etapas que envolvem a preparao do Seminrio.
c2007, Valentim

Etapas do Pr-Seminrio

Levantamento de literatura sobre o tema, na Biblioteca, na Internet e outras fontes de informao; Aps o levantamento de literatura sobre o tema, necessrio ler o material e discutir em conjunto as questes mais importantes; Elaborar o trabalho escrito em grupo. importante que o grupo tenha clareza, que no se deve dividir o trabalho em partes e designar um responsvel para sua confeco. Essa prtica no funciona do ponto de vista do Seminrio, porque ningum ter a viso do todo, e isso ser percebido pelo pblico presente; Feito isso, seleciona-se o que mais relevante para ser apresentado no Seminrio, e designa-se quem fica com o qu;
c2007, Valentim

Etapas do Pr-Seminrio

A elaborao do material que ser apresentado deve pautar-se pela qualidade. Isso significa que o grupo deve utilizar grficos, tabelas, esquemas, gravuras, mapas etc.; A forma de apresentao importante. Para isso, deve-se observar:

Conhecer as tecnologias educacionais que sero utilizadas: retroprojetor, projetor multimdia, vdeos, etc.
c2007, Valentim

O tamanho da fonte importante. Nunca usar tamanho de fonte pequena. No mnimo, utilizar o tamanho 20; A fonte escolhida tambm importante. Os padres mais usados so: Arial, Verdana ou Tahoma; Identificar o ttulo ou subttulo do contedo do slide/transparncia; Mencionar as fontes e autores utilizados.

Apresentao do Seminrio
A apresentao do Seminrio muito importante, uma vez que o Grupo tem a responsabilidade de passar aos presentes o contedo que ficou sob sua responsabilidade. Os presentes no sabem nada (ou sabem pouco) sobre aquele tema, por isso, importante observar:

c2007, Valentim

Apresentao do Seminrio

c2007, Valentim

Organizar a sala de aula, de forma a facilitar o trabalho do grupo ou aluno que far o seminrio; Garantir que o pblico possa ver e ouvir o(s) apresentador(es), sem problemas; Crculo ou semicrculo pode ser usado quando a apresentao prever debate; Postura individual e em grupo todos devem estar atentos ao que est sendo apresentado por um dos membros do grupo; Designar as tarefas de cada um previamente, quando da preparao do seminrio;

Apresentao do Seminrio

Saber posicionar-se frente ao pblico.

Observar: Direo do olhar; Tom de voz; Falar para todos os ouvintes; No ficar de costas para os ouvintes; No andar na frente dos recursos educacionais que estiverem sendo utilizados.

c2007, Valentim

No utilizar termos como: Tipo assim... n...

Apresentao do Seminrio
No Use

Use


c2007, Valentim

Para "mim" fazer Para eu fazer, para eu dizer, para eu trazer vem de encontro vem ao encontro bater de frente com debater/discutir vem traar pretende estabelecer no aquelas coisas no atende a um padro de qualidade adequado bastante garra profissionalismo A nvel de no nvel de / em nvel de

Roteiro de Apresentao

Deve-se abrir o seminrio apresentando o grupo e o tema que o grupo vai abordar; Em seguida, deve-se apresentar os objetivos do tema especfico no qual o grupo trabalhou; Aps as apresentaes iniciais, o grupo deve introduzir o tema e delimitar o assunto dentro do tema. Ex.:

O assunto de minha exposio ser.... Abordarei nesta exposio alguns aspectos sobre...

c2007, Valentim

Roteiro de Apresentao

Desenvolver o tema, isso significa que o grupo deve apresentar em uma seqncia lgica o tema, ou seja, as informaes devem ser organizadas de forma coerente e numa progresso lgica; Finalizao da apresentao, o grupo deve concluir o tema, ou seja, necessrio que haja um fechamento, das idias ali expostas. Ex.:

Abrir ao pblico a possibilidade de formularem questes, tirarem dvidas etc., com o objetivo de desencadear uma discusso ou reflexo entre os participantes.
NOTA: Sempre mencionar o(s) autor(es) e as fontes citada(s).

Em resumo... Para concluir... Consideramos ao final que...

c2007, Valentim

Anda mungkin juga menyukai