Anda di halaman 1dari 37

Fernando Las Rafaelly Lucas Daniel Thalita Oliveira Thiago Brant

Entende-se por cadeia de valor, de qualquer empresa, em qualquer setor, o conjunto de atividades criadoras de valor, desde a fonte de suprimentos de matrias primas bsica, passando por fornecedores de componentes, at o produto final entregue aos clientes.

A controladoria tradicional adota um enfoque que em grande parte interno empresa: suas compras, seus processos de produo e comercializao, suas funes, seus produtos e seus consumidores. Ou seja, assume uma perspectiva de valor agregado.

O alinhamento da cadeia de suprimentos envolve a identificao das necessidades dos clientes e fornecedores. Essa ao est relacionada construo de uma rede de agregao de valor, que permite a avaliao dos processos logsticos e a eliminao de atividades que no agregam valor.

Em todo o mundo, as grandes companhias, o que inclui as chamadas empresas de classe mundial - wolrd class companies -, j descobriram h anos que a integrao da cadeia produtiva um excelente caminho para enfrentar a concorrncia, diante da otimizao dos processos produtivos com grandes redues de custos.

O custo das aquisies ainda , em diversas empresas, uma importante medida de desempenho das atividades do setor encarregado pelas negociaes com os fornecedores

Qualidade; Prazos e regularidade nas entregas; Predisposio do fornecedor em participar de programas de qualidade; Possibilidade de adaptar-se s tecnologias de trocas eletrnicas de informaes (Internet, Intranet ou Eletronic Data Interchange EDI) Participao do fornecedor no esforo de reduo de custos e melhoria de qualidade do produto acabado.

Faz-se necessria, portanto, um maior interao entre a empresa e seus fornecedores. A confiana recproca, bem como a inerente fidelidade,so fatores de extrema importncia no novo ambiente corporativo das parcerias estratgicas.

Recomenda-se que sejam discutidos com os fornecedores aspectos tais como: periodicidade da avaliao, medidas de desempenho, importncia de regularizao de possveis falhas, responsabilidades para o ressarcimento de possveis prejuzos devido influencia no atendimento etc.

Percentagem de entregas no prazo; Percentagem de embarques com a quantidade correta; Frequencia de contatos para discutir problemas de qualidade; Nvel de defeitos de responsabilidade dos fornecedores; Quantidade de projetos de longo prazo desenvolvidos em parceria.

Principalmente em um pas de dimenses continentais como o Brasil. A gesto estratgica da logstica passou a ser um fator imprescindvel para a sobrevivncia das organizaes empresariais.

Aes estratgicas, como prover o sucesso do cliente, garantir a eficincia dos processos internos, alinhar a cadeia de suprimentos.

A eficincia e a eficcia dos processos internos devero ser responsveis pela criao de valor para o cliente, com base em um desenvolvimento sustentvel, procurando compatibilizar a gerao de resultados com o consumo, de forma a alcanar o resultado desejado.

A expresso de origem militar, sendo definida como parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realizao de projeto e desenvolvimento, obteno, armazenamento, transporte, distribuio e expedio de materiais, para fins operativos ou administrativos.

No mundo dos negcios, a palavra logstica tem sido utilizada para denominar o conjunto de atividades que envolvem as diversas fases da cadeia de valores.

Pode-se, portanto, no ambiente das corporaes empresariais, conceituar logstica como o processo de planejamento, implementao e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de mercadorias, servios e informaes relacionadas, desde o ponto de origem at o ponto de consumo.

Segundo alguns autores, a primeira tentativa de definir logstica foi feita pelo Baro Antoine Henri de Jomini (1779-7869), general do exercito Frances sob o comando de Napoleo Bonaparte que, em seu Compendio da arte da guerra, a ela se referiu como a arte pratica de movimentar exrcitos.

A partir de meados da dcada de 1950, o conceito de logstica passou a ser utilizado para operaes empresariais. O alto grau de interesse levou a logstica integrada, isto , a logstica passou a ser atribuio tanto da administrao de materiais como da distribuio fsica.

Alteraes nos padres e atitudes da demanda dos consumidores; Presso por custos nas industrias; Avanos na tecnologia de computadores; Influncia do trato com a logstica militar.

Procurar garantir um desempenho consistente ao longo do tempo; Visar a continua reduo de custos; Reduzir o nvel de investimentos em estoques, tanto da matrias-primas como dos produtos acabados; Garantir o suprimento continuo e rpido dos materiais estratgicos, possibilitado o Just in time;

Contribuir para os registros, controles e transmisso de dados instantneos e confiveis; Melhorar a quantidade dos bens vendidos ou dos servios prestados aos clientes; e Colocar o produto certo, no local certo, na hora certa, pelo menor preo ou seria a grande meta a ser alcanada.

Hoje, a logstica entendida como a integrao tanto da administrao de materiais como da atribuio fsica, podendo ser dividida em duas grandes fases:

Administrao de materiais: engloba todas as atividades, desde o ponto de origem das matrias-primas, ate a entrega das matriasprimas e materiais de embalagem na porta da fabrica; Distribuio fsica: engloba todas as atividades, desde a sada do produto acabado da fabrica at o ponto-de-venda.

A diferena entre essas fases justamente o contedo e a escala, isto , na administrao de materiais o nmero de fornecedores pequeno, enquanto na distribuio de produtos o numero de clientes muito grande.

Essas fases, por sua vez, so divididas nas seguintes atividades:


Transporte: refere-se aos vrios mtodos para

movimentar produtos; Manuteno de estoques: para atingir um grau razovel de disponibilidade de produto, necessrio manter estoques; Processamento de pedidos;

Armazenagem, manuseio de materiais, embalagem de proteo, obteno, programao de produtos e manuteno de informao:

Segundo Ballou,
distribuio

fsica o ramo da logstica empresarial que trata da movimentao, estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais da firma. toda a atividade que engloba desde a sada de produtos acabados da fbrica a entrega da mercadoria para o consumidor final

Estratgico
Compreende todo o planejamento do sistema de

distribuio, ou seja, configura a localizao dos armazns, a seleo dos modos ou modais de transporte e o projeto do sistema de processamento de pedidos. como o sistema de distribuio deve funcionar.

Ttico
a utilizao de seus recursos da melhor maneira

possvel de modo eficiente. , por exemplo, como determinado equipamento pode ser usufrudo de forma a atingir um patamar eficiente e, com isso, deve ter um auxilio de planejamento cuidadoso dos fluxos de distribuio.

Operacional
toda a superviso e realizao de tarefas. Inclui

atividades como recolher produtos dos estoques armazenados, carregamento etc. so tarefas dirias desempenhadas para garantir que os produtos fluam por meio do canal de distribuio at o ultimo cliente.

Existe determinada categoria de empresas que adotam revolucionrias praticas administrativas, que so benchmark para o mercado. So as chamadas empresas de classe mundial, conhecidas no exterior como world class companies.

Foco nos funcionrios, no no patrimnio


Apostar

no potencial criativo dos seus colaboradores para melhorar a performance da empresa.

Gesto de todo o sistema, no apenas de divises


Integrao dos departamentos e funes a partir

da mesma cultura administrativa.

Microgesto, no macrogesto
A vantagem competitiva esta nos detalhes e na

soma das pequenas mudanas dirias.

Foco no tempo, no no custo


O tempo a melhor maneira de medir a eficincia

das operaes no dia-a-dia. Cortar custos, quase sempre, uma conseqncia da rapidez com que se administra uma empresa.

Organizao em torno da cadeia de valor, no em torno de funes


A empresa deve ser vista como um fluxo continuo

de trabalho em funo do cliente. Conceitos tradicionais como hierarquia e especializao funcional no do certo quando os negcios se movem rapidamente e quando produtos e servios mudam frequentemente.

Aprender com os erros, no repeti-los


Companhias cinco estrelas encaram os problemas

diretamente e tentam resolve-los conhecendo suas causas, para que no se repitam.

Ser local, no central


As divises das empresas dessa categoria tm

autonomia para tomar as melhores decises no momento certo e no lugar certo.

Prontido, no lugar de decises adiadas


Contando com organizaes dinmicas e staffs

reduzidos, eles tomam decises, analisam o mercado e estabelecem prioridades rapidamente.

Cooperao, no competio interna


Times de trabalho que combinam profissionais de

diferentes especialidades podem ser uma boa soluo para reduzir a politicagem corporativa.

Observa- se uma grande contribuio da controladoria para o desenvolvimento das entidades, traando um modelo mais estratgico a logstica dos negcios e desempenhando papel fundamental na gesto empresarial.

Anda mungkin juga menyukai