Anda di halaman 1dari 17

Vida e meio ambiente

Alunas: Patrcia Cristina; Tainn Montenegro.

Perfil da classe
Alunos cursando o 6 ano do ensino fundamental Objetivos Reconhecer a importncia de se preservar as reas verdes para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente; Compreender a necessidade e dominar alguns procedimentos de conservao e manejo dos recursos naturais com os quais interagem, aplicando-os no dia-a-dia.

Importncia das aulas prticas


As aulas prticas podem ajudar no desenvolvimento de conceitos cientficos, alm de permitir que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo e como desenvolver solues para problemas complexos (Luneta, 1991). Segundo o mesmo autor, as aulas prticas de Cincias e Biologia proporcionam grandes espaos para que o aluno seja atuante, construtor do prprio conhecimento, descobrindo que a cincia mais do que mero aprendizado de fatos. Atravs de aulas prticas o aluno aprende a interagir com as suas prprias dvidas, chegando a concluses, aplicao dos conhecimentos por ele obtidos, tornando-se agente do seu aprendizado.

Tipo de tecnologia educacional: terrrio


Um terrrio uma miniatura do mundo. Ele imita o Meio Ambiente das plantas e realiza, na sua pequena rea, o ciclo da gua completo. Com o aumento da temperatura, a gua usada para regar o solo evapora e se junta gua proveniente da transpirao das plantinhas, formando uma concentrao de vapor de gua. No ambiente fechado, este vapor condensa-se e, em pequenas gotas, retorna para irrigar novamente o solo. E, tudo comea novamente. As crianas vo gostar de observar as gotinhas se formando, e isso ser uma prova visvel do ciclo das guas. Ser til mostrar s crianas uma ilustrao de como o ciclo das guas se processa na natureza para que elas faam comparaes.

Como fazer:
Duas garrafas pet de 2 litros; Uma xcara (aproximadamente) de pedregulho, do tipo para aqurio; Uma xcara de carvo vegetal; Trs a quatro xcaras de terra; Duas a quatro mudinhas de plantas diferentes; Uma xcara de gua filtrada. Recorta-se uma das garrafas de plstico em cerca de de seu corpo, e outra, pelo lado contrrio, cortada a do corpo. Aps a montagem, a parte menor funcionar como tampa e dever ser fixada outra com fita crepe.

Colocar a pedrinha no fundo, seguida do carvo vegetal e da terra. Fazer um buraco na terra, reservando a terra retirada, colocar a plantinha e repor a terra retirada ao seu redor. Regar o terrrio cuidadosamente e tamp-lo. Colocar o terrrio em lugar com claridade mdia, mas no diretamente luz do sol. O terrrio no exigir cuidados especiais, manter-se- sozinho. A cada semana ou duas, remover a cobertura para que as plantinhas recebam uma brisa fresquinha por uns 15 minutos..

Terrrio

Tipo de tecnologia educacional: filtro natural

A natureza filtra naturalmente toda a gua que vem da chuva. A gua passa por diversa camadas de solo at chegar aos rios subterrneos e de l voltarem a superfcie numa nascente cristalina.

Como fazer:
1- Cortar o fundo de uma garrafa de refrigerante de dois litros. Lavar bem. 2- Colocar primeiro um pouco de algodo limpo tampando a sada do gargalo. 3- Depois, em ordem, conforme o desenho, colocar pedras e areia. Tanto a areia e as pedras devem ser lavadas antes com gua limpa. 4- Colocar a garrafa sobre um copo grande ou uma jarra.

5- Colocar gua limpa no filto para que seja lavado antes de usar, isso tambm faz com que a areia e as pedras se acomodem. 6- Preparar gua suja com pedacinhos de papel, gua com terra, pedaos de folhas de plantas, ptalas de flores, cascas e sementes de frutas etc. Misturar tudo muito bem. Observar que todas os ingredientes sejam orgnicos e no qumicos. 7- Despejar a gua suja aos poucos com a ajuda de uma concha, e observar como a gua sai limpa pelo gargalo, deixando toda a sujeira dentro do filtro.

Filtro natural

Tipo de tecnologia educacional: vdeo


Tecnologia dependente

As linguagens da TV e do vdeo respondem sensibilidade dos jovens e da grande maioria da populao adulta. So dinmicas, dirigem-se antes afetividade do que razo. O jovem l o que pode visualizar, precisa ver para compreender. Toda a sua fala mais sensorial-visual do que racional e abstrata (FERRS, 1996).

Segundo Ferrs (1996): Mtodos de ensino Dados mantidos aps 3 Dados mantidos aps 3 horas dias 70% 10%

Somente oral

Somente visual

72%

20%

Oral e visual conjuntamente

85%

65%

Avaliao
Tcnicas Prova escrita Instrumentos Questes dissertativas Objetivos bsicos Desenvolver no aluno a capacidade de expressar suas idias por escrito de forma clara e correta; Estimular a capacidade de sntese, estimulando sua criatividade e raciocnio.

Tarefas em classe

Elaborao de cartazesReforar o aprendizado, relacionado s as questespois motivam o aluno ambientais e a aoreflexo e prtica. humana.

Obrigada!

Anda mungkin juga menyukai