Anda di halaman 1dari 13

Gssica Martins Knia Pricila Mayara Assis Rosngela Mendes Tatiane Begati Thamara Martins

IPATINGA 2012

Laudos de testes laboratoriais exatos e precisos, dependem de um processo de coleta de amostras adequado, para que as variveis pr-analticas sejam controladas, garantindo assim a preservao e a integridade das amostras. Essas recomendaes so encontradas na diretriz da Sociedade Brasileira de Patologia Clnica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML).

Para que um laboratrio possa desenvolver um trabalho adequado em seu dia-a-dia, necessrio que este utilize equipamentos e materiais confiveis e de boa qualidade. Ao laboratrio, recomenda-se avaliar os materiais de coleta de forma a padronizlos, para evitar erros pr-analticos. Isso pode ser feito mediante uma combinao de estratgias, como testagem direta, reviso da literatura e avaliao das informaes obtidas dos fabricantes e dos fornecedores.

Para isso, h um controle desses materiais, seguindo requisitos de gesto de qualidade. Os principais requisitos, so:

Especificaes para aquisio de insumos e materiais; Qualificao dos fornecedores de materiais; Avaliao da capacidade de disponibilizao de suprimentos; Garantia de rastreabilidade; Monitoramento continuado de qualidade; Registros de eventuais irregularidades; Anlises crticas dos fornecedores.

As principais informaes que deve conter no tubo a vcuo ou no rtulo, so:


Marca do fabricante/fornecedor ou marca registrada; Nmero do lote; Cdigo do aditivo ou descrio do contedo; Data de validade; Volume nominal; Linha de preenchimento; As palavras estril e produto de uso-nico; Indicar uso de glicerol na fabricao; Padronizao de cores de tampas.

A identificao do paciente e da amostra colhida, a etapa principal do processo, pois nesse momento em que o vnculo laboratrio/ paciente estabelecido, garantindo a rastreabilidade. A rastreabilidade importante pois atravs desse processo possvel a identificao do paciente, amostra, funcionrio e exames realizados.

Os profissionais que realizam a prtica de coleta devem receber treinamento das tcnicas, seleo e uso dos equipamentos e materiais adequados, com registro dessa atividade.

Durante as prticas laboratoriais deve-se adotar medidas de segurana que possa eximir o coletor de qualquer risco de contaminao, como padronizao das prticas e dos materiais e uso dos EPIs.

Tranquilizar o paciente antes da coleta; Falar a verdade quanto a sensao de dor; Proporcionar o maior conforto possvel ao paciente; Orientar tambm os acompanhantes (crianas e portadores de deficincias); Incentivar a criana participar da coleta, para tentar diminuir os transtornos.

Medidas de segurana; Padronizao de condutas e os frequentes dos funcionrios; Formao de hematoma; Puno acidental de uma artria; Anemia latrognica; Infeco; Leso nervosa; Dor.

treinamentos

As precaues que devem ser tomadas em todo laboratrio, esto descritas em norma da ABNT NBR 14785:2001, que trata dos Requisitos de Segurana no Laboratrio Clnico, so elas:

Proibir alimentos, bebidas ou fumo na rea tcnica, assim como armazen-los em local adequado; No colocar na boca materiais ou objetos usados no ambiente de trabalho; No fazer a aplicao de cosmticos e/ou lentes de contato na rea de coleta; Prender/proteger cabelos e barbas na rea tcnica; Manter unhas limpas e aparadas; Evitar o uso de acessrios grandes; Lavar as mos aps o manuseio de qualquer material biolgico.

O descarte seguro de resduos est descrito na RDC 306, que constitui um programa de gerenciamento dos Resduos de Servios de Sade (RSS), visando minimizar a produo desses resduos e proporcionar o descarte seguro e eficiente, a proteo dos trabalhadores, a preservao da sade pblica, dos recursos naturais e do meio ambiente.

Anda mungkin juga menyukai