Anda di halaman 1dari 12

Auxiliar em Anlises Clnicas Professora:

DSTs GONORRI

O QUE :

uma doena sexualmente transmissvel(DST) causada pela bactria Nissria gonorrhoeae, um diplococo Gram-negativo que cresce e multiplica-se facilmente em reas quentes e midas, do trato reprodutivo, como: tero, tubas uterinas(mulher)uretra (homem e mulher) . A bactria tambm pode crescer na boca, garganta, olhos e nus. A infeco genital ascendente na mulher leva a uma complicao sria, a salpingite aguda, uma das principais Clulas infectadas pela gonorria causas de infertilidade feminina.

Formas de transmisso:
Durante relaes sexuais;

-ORAL -ANAL -VAGINAL

O risco de se contaminar, na primeira vez, de 15-20%. Esse aumenta medida que aumentam o nmero de relaes com parceiras contaminadas.

Na gestao: no momento do parto, causando cegueira no Rn;

Objetos: lenis, toalhas, vaso sanitrio.

SINAIS E SINTOMAS:
Obs.: A gonorria pode provocar corrimentos em mulheres e homens. Um pequeno nmero de pessoas pode ser infectado por gonorria e no apresentar sintomas por vrios meses. Para mulheres, os primeiros sintomas da gonorria geralmente so leves e costumam aparecer de 2 a 10 dias depois do contato sexual com parceiro infectado. Quando a mulher apresenta sintomas, os primeiros deles podem incluir: Sangramento durante intercurso vaginal. Sensao de dor ou queimao ao urinar. Corrimento vaginal amarelo ou com sangue Sintomas mais avanados, os quais podem indicar o desenvolvimento de doena inflamatria plvica, incluem clicas e dor, sangramento fora do perodo de menstruao, vmito e febre.

Vagina com corrimento

Homens costumam ter sintomas mais freqentemente do que mulheres, os quais pode incluir: * Pus branco, amarelo ou verde saindo do pnis sem dor. * Sensao de queimao ao urinar, que pode ser forte. * Testculos doloridos ou inchados.

ATENO:Se no for tratada, a gonorria em homens pode ocasionar complicaes na prstata e epididimite (inflamao dos testculos).

Sndrome do intestino gay, que tambm tem sido descrita como doena intestinal gay, um padro clnico de doenas anorretais e clon que ocorre com freqncia incomum em pacientes homossexuais. Este o caso da gonorria retal associado com a sndrome do intestino gay.

Sintomas da infeco no reto incluem corrimento, coceira e ocasionalmente movimentos do intestino doloridos com sangue fresco nas fezes. Os sintomas geralmente surgem de 2 a 5 dias depois da infeco, mas podem demorar at 30 dias para aparecer.

DIAGNSTICO:
Bacterioscopia: mais indicada para homens, em funo de sua sensibilidade e estabilidade; Cultura: em funo do nmero de casos assintomticos e da presena de um ecossistema vaginal, indicada a cultura de amostras do canal endocervical. Anamnese do paciente

OBS.:O

exame bacterioscpico de secreo, com o auxlio de corantes especiais (Gram.), pode ser realizado no prprio consultrio, pelo mdico, se houver condies. Se no, o exame bacterioscpico e bacteriolgico feitos em laboratrio so solicitados.Em casos duvidosos e arrastados pode-se solicitar a cultura de Thayer-Martin que mais especfica.

CURIOSIDAD E:

Thayer-Martin chocolate um meio de cultura de crescimento e isolamento para Neisseria gonorrhoeaee b Neisseria meningitidis constitudo por sangue de carneiro desfibrinado, Antibiticos (vancomicina + colistina + trimetoprim) e fatores de crescimento.

TRATAMENTO:
Ceftriaxona(IM)ou iprofloxacino(VO)ou Azitromicina ( dose nica) Abstinncia sexual at que todos os sintomas desapaream. Nos casos assintomticos, devem-se evitar relaes por pelo menos uma semana aps o tratamento; o uso de preservativos sempre obrigatrio.

Anda mungkin juga menyukai