Anda di halaman 1dari 30

AS INSPEES NA SEGURANA DO TRABALHO: Disciplina: Segurana do Trabalho Professora: Rosanne Albuquerque

As Inspees de Segurana podem ser: Inspees Gerais:


Abrangem toda rea da empresa, de maneira a vistoriar todos os aspectos relativos higiene e segurana do trabalho. conveniente que participem mdicos, gerentes, engenheiros e tcnicos de segurana. O Setor de segurana quem coordena o processo.

As Inspees Parciais:

So as que limitam apenas a parte da rea total, a determinadas atividades ou a certos equipamentos existentes. Tanto os tcnicos quanto os engenheiros de segurana tm em suas inspees de rotina umas de suas mais importantes atribuies dirias.

Inspees Peridicas: So efetuadas conforme uma prvia programao e, como o seu prprio nome diz, dependem da sua periodicidade: Anual, mensal, quinzenal. Devem ser programadas e executadas em cooperao com o Setor de Segurana.

O objetivo das Inspees Peridicas visam apontar riscos previstos: Exemplos: Desgastes, fadigas, exposio a certas agressividades do meio ambiente ou do ambiente de trabalho, entre outros. Algumas so obrigatrias por lei: Extintores, equipamentos de combate a incndio, caldeiras e elevadores.

Inspees Eventuais: So espordicas sem dia ou perodo estabelecido. So feitas junto com mdicos, engenheiros ou pessoal de manuteno, visando aspectos importantes.

Inspees Oficiais: So efetuadas por rgos governamentais do trabalho ou securitrios.

Inspees Especiais: So aquelas que requerem conhecimentos ou aparelhos especializados. Exemplo: Inspees de higiene e caldeiras.

CONSEQUENCIAS DO ACIDENTE: - Leso Pessoal; - Prejuzo Material; - Responsabilidade Civil.

Leso Pessoal:
qualquer dano sofrido pelo organismo humano, como conseqncia do acidente de trabalho.

Prejuzo Material:
Corresponde ao valor necessrio para restabelecer as condies existentes antes do acidente ou mesmo para reparar ou amenizar suas conseqncias.

Responsabilidade Civil: Ser apurada em cada caso especfico de acordo com a legislao ptria vigente.

Agente do Acidente:
a coisa, substncia ou ambiente que, sendo inerte condio ambiente de insegurana tenha provocado o acidente.

Fonte de Leso:
a coisa, substncia ou movimento do corpo que diretamente provocou a leso.

RISCOS DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES LABORAIS

Os riscos profissionais so os que decorrem das condies inerentes ao ambiente ou ao prprio processo operacional das atividades profissionais. So, portanto, as condies inseguras do trabalho, capazes de afetar a sade, a segurana e bem estar do trabalhador.

As condies inseguras relativas ao processo operacional so chamados: - Riscos de Operao; - Riscos de Ambiente.

Riscos ambientais so agentes existentes nos ambientes de trabalho, capazes de causar danos a sade, a integridade fsica do trabalhador, em funo de sua natureza, concentrao ou intensidade e susceptibilidade e tempo de exposio.

Esto classificados em: Riscos qumicos: So representados por substncias qumicas e encontram-se nos estados lquido, slido e gasoso. Existem trs vias bsicas de penetrao: - Respiratria; - Via cutnea; - Digestiva.

Riscos Fsicos: So efeitos gerados por mquinas, equipamentos e condies fsicas caractersticas do local de trabalho, que podem causar prejuzos sade do trabalhador.

Riscos Biolgicos: So aqueles causados por microorganismos como bactrias, fungos, vrus, bacilos e outros capazes de provocar doenas devido contaminao.

Riscos Ergonmicos: So aqueles contrrios as tcnicas da ergonomia, que prope que os ambientes de trabalho se adaptem ao trabalhador, contribuindo assim para a melhoria das condies laborais, proporcionando bem estar fsico e psicolgico, estando tambm ligado a fatores externos ( ambiente de trabalho) e interno ( plano emocional).

Riscos de Acidentes: So oriundos de condies fsicas (do processo de trabalho e do ambiente fsico), capazes de provocarem incidentes e acidentes com leses integridade fsica do trabalhador, danos materiais e mquinas, instalaes e tambm doenas profissionais.

No h nada de novo a ser dito sobre as conseqncias danosas dos acidentes do trabalho. Sofrem as pessoas que se incapacitam de forma total ou parcial, temporria ou permanente para o trabalho; Sofrem as empresas com a perda de mo de obra, de material, etc. e consequentemente elevao dos custos operacionais;

Sofre a sociedade com o aumento do nmero de trabalhadores invlidos e dependentes da Previdncia Social; Sofre, enfim a prpria nao, com todo o conjunto de efeitos negativos dos acidentes do trabalho.

Nem todos, infelizmente, tm suficiente discernimento para entender toda a extenso dos efeitos negativos dos Acidentes de Trabalho. E nem toda responsabilidade que assumem diante de si mesmos, da empresa e da sociedade.

bom lembrar que a prpria potencialidade de danos dos acidentes bem maior do que geralmente se imagina

Anda mungkin juga menyukai