Anda di halaman 1dari 53

SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL

(CONTINUAO...)

Prof. Luciana Diniz Dures Pereira luciana@cedin.com.br www.cedin.com.br

CONTEDO
1) Coletividades No-Estatais
Beligerantes Insurgentes Movimentos de Libertao Nacional Soberana Ordem Militar de Malta

2) Pessoas Privadas A) Pessoas Morais / Jurdicas


- Organizaes No-Governamentais (O.N.G.) - Empresas ou Sociedades

B) Pessoas Fsicas
- Indivduos

1) Coletividades No-Estatais
Beligerantes - Acontecimento interno a um Estado; - Sublevao popular por meio de um movimento armado politicamente organizado; - Objetivam o desmembramento ou a alterao do governo ou regime; - Luta armada, no sentido de uma guerra civil. * Reconhecimento da condio de beligerncia: - Estados terceiros que compem a Sociedade Internacional - Estado ameaado

Reconhecimento: declaratrio, constitutivo, discricionrio e transitrio da condio de sujeito de direito internacional.

* Direito de concluir tratados e estabelecer relaes jurdicas no plano internacional, poderes similares ao exercido pelo Estado = autoridades de fato, que controlam um territrio especfico. * Exemplos * Sandinistas (Nicargua) = Pacto Andino de 1979 instituio de um governo socialista * Guerra da Secesso = Confederao do Sul, pela Inglaterra e Frana * FARC (Colmbia) ? * Relao com o Terrorismo? Crime poltico prprio (atividade contrria ao regime) ou imprrio (atividade contrria a valores sociais)

* So aplicveis aos movimentos beligerantes - Art. 3 comum s quatro Convenes de Genebra de 12 de agosto de 1949;
A Conveno de Genebra para Melhorar a Situao dos Feridos e dos Doentes das Foras Armadas em Campanha. A Conveno de Genebra para Melhorar a Situao dos Feridos, Doentes e Nufragos das Foras Armadas no Mar. A Conveno de Genebra Relativa ao Tratamento dos Prisioneiros de Guerra. A Conveno de Genebra Relativa Proteo das Pessoas Civis em Tempo de Guerra.

- Protocolo II, adicional s Convenes de Genebra de 1977; - Demais legislaes internacionais aplicadas aos conflitos blicos. - O Estado de jure no responsvel pelos atos cometidos pelos revoltosos.

ARTIGO 3

1) As pessoas que no tomem parte diretamente nas hostilidades, incluindo os membros das foras armadas que tenham deposto as armas e as pessoas que tenham sido postas fora de combate por doena, ferimentos, deteno ou por qualquer outra causa, sero, em todas as circunstncias, tratadas com humanidade, sem nenhuma distino de carter desfavorvel baseada na raa, cor, religio ou crena, sexo, nascimento ou fortuna, ou qualquer outro critrio anlogo. Para este efeito, so e manter-se-o proibidas, em qualquer ocasio e lugar, relativamente s pessoas acima mencionadas: a) As ofensas contra a vida e a integridade fsica, especialmente o homicdio sob todas as formas, mutilaes, tratamentos cruis, torturas e suplcios; b) A tomada de refns; c) As ofensas dignidade das pessoas, especialmente os tratamentos humilhantes e degradantes; d) As condenaes proferidas e as execues efectuadas sem prvio julgamento realizado por um tribunal regularmente constitudo, que oferea todas as garantias judiciais reconhecidas como indispensveis pelos povos civilizados. 2) Os feridos e doentes sero recolhidos e tratados. Um organismo humanitrio imparcial, como a Comisso da Cruz Vermelha, poder oferecer os seus servios s Partes no conflito. Partes no conflito esforar-se-o tambm por pr em vigor por meio de acordos especiais todas ou parte das restantes disposies da presente Conveno. A aplicao das disposies precedentes no afetar o estatuto jurdico das Partes no conflito.

Insurgentes - Acontecimento interno a um Estado; - Sublevao popular por meio de um movimento politicamente organizado; - Objetivam a alterao do governo ou do regime vigente ou a reestruturao e/ou modificao da ordem legal instituda; - Pode at haver luta armada, mas no no sentido de uma guerra civil como no caso da beligerncia.
Motivos: - Sociais: fim do racismo, luta pela implementao de direitos humanos e pelo fim de discriminaes de gnero; - Polticos: discordncia com o regime, fraude em eleies e destituio de governantes corruptos e/ou ditadores.

* Reconhecimento da condio de insurgncia: - Estados terceiros que compem a Sociedade Internacional; - Estado ameaado; - Se houver, declaratrio, constitutivo, discricionrio e transitrio da condio de sujeito de direito internacional.

* Direito de concluir tratados e estabelecer relaes jurdicas no plano internacional = para a maioria dos autores no existe, pois lhes falta: - DOMNIO DE UM TERRITRIO - INFLUNCIA SCIO-POLTICA COMO OS MOVIMENTOS BELIGERANTES. * Exemplos * Guerra Civil Espanhola Acordo de Nyon de 1937, pois a maioria dos pases europeus, sobretudo a Inglaterra, no reconheceu-lhes a beligerncia. * Apartheid e Diretas J

Movimentos de Libertao Nacional

- Incio em meados do sculo XX: descolonizao da frica, sia e Caribe, sobretudo; relao com o direito de autodeterminao dos povos - Membros que lutam e que integram estes movimentos no fazem parte do regime governamental contra o qual esto lutando = indgenas, minorias tnicas, minorias de outra nacionalidade - Detm personalidade jurdica internacional em trs mbitos: - Humanitrio = Protocolo I de 1977 - Direito dos Tratados - Relaes Internacionais

- Exemplos:
- Organizao para a Libertao da Palestina (OLP) - Movimento Zapatista no Mxico (Exrcito Zapatista de Libertao Nacional) ? ? ? - Guerrilha para o fim da discriminao aos indgenas; extino do NAFTA; combate corrupo poltica local. - Movimento de independncia da Arglia na dcada de 1960/1970 - Frente de Libertao de Moambique (1962) - Movimento Popular de Libertao de Angola - Movimento de Libertao Nacional Timorense

Soberana Ordem Militar de Malta ou... Soberana Ordem Militar e Hospitalar de So Joo de Jerusalm, de Rodes e de Malta - Origem em 1050 = construo, em Jerusalm, de um convento, de uma igreja e de um hospital para prestao de assistncia para os peregrinos que se dirigiam Terra Santa, independentemente de sua respectiva religio. - uma comunidade monstica, presidida por um GroMestre. - Sob autoridade da Santa S desde 15 de fevereiro de 1113, sob os auspcios do Papa Pascoal II. - Sede atual em Roma, desde 1834, no Palcio de Malta. - Possui ordenamento jurdico prprio: uma Constituio de 27 de junho de 1961 que, em seu artigo 3, a intitula sujeito de direito internacional

- Mantm relaes diplomticas com mais de 90 pases, inclusive o Brasil, sendo que o governo da Itlia reconhece a seu Gro-Mestre imunidade de jurisdio. - Contudo, no sujeito de DIP:
- Organizao religiosa regida pelas regras do direito cannico, subordinada Santa S (Tribunal da Cria Romana, em sentena de 24 de maio de 1953). - No possui independncia institucional e, portanto, tampouco soberania = falta-lhe territrio, sobretudo. - Pseudo relaes diplomticas com os Estados, na verdade de estabelece relaes de cortesia.

2) Pessoas Privadas
A) Pessoas Morais / Jurdicas Organizaes No-Governamentais (O.N.G.) Tambm chamadas de Associaes Internacionais, as ONG`s so pessoas jurdicas de direito privado ou de natureza mista (pblica e privada). Internacional: operam em mais de um Estado ou so formadas por nacionais de mais de um Estado que compe a Sociedade Internacional. Normalmente, de natureza no-lucrativa. Representao da sociedade civil organizada (nacional ou em perspectiva internacional) Independncia e ativismo

- Objetivo e rea especfica de atuao: - Humanitria - Poltica - Cientfica - Econmica - Desportiva - Ambiental e Ecolgico - Proteo aos Direitos Humanos

Exemplos: ILA, Sindicatos e Federaes que atuam junto OIT, Comit Olmpico Internacional, Greenpeace, CARE, OXFAM, Human Rights Watch, Save the Children, Kellogg Foundation, Anistia Internacional, WWF e Mdicos sem Fronteira.

P.J.
Derivada Funcional

No possuem personalidade jurdica internacional, apesar de:

No detm capacidade jurdica para celebrar tratados!

Representarem a sociedade civil em foros internacionais

Atuarem como prestadoras de servios pblicos internacionais

Exercerem presso poltica efetiva junto aos Estados e OIs

Possurem independncia jurdica estatutria

Tentativas de atribuir-lhes personalidade jurdica internacional: Conveno de Estrasburgo de 1986 (Conselho da Europa) = ratificada apenas por 09 Estados. Conveno de Estocolmo de 27 de fevereiro de 1995 Criou o Instituto Internacional para a Democracia e Assistncia Internacional (IIDAI) - As O.N.G`s podem se associar ao Instituto podendo estar presentes, junto com os Estados e demais OI`s, nas reunies de seu Conselho.

a)

b)

E o Comit Internacional da Cruz Vermelha?


- uma associao de direito privado, no uma Organizao Internacional - Pseudo-personalidade jurdica internacional ou natureza jurdica sui generis: - Se auto-intitula sujeito; - Mandato referendado por Estados em tratados internacionais; - Regido pelo artigo 60 e seguintes do Cdigo Civil Suo = Assemblia, Conselho e Diretoria - Celebra acordos de sede - Intermedirio neutro em situaes de conflito (interno e internacional) com o foco na atuao humanitria = acesso s vtimas dos conflitos armados

Empresas ou Sociedades - Nomenclatura: varidada - Empresas ou Sociedades


-Multinacionais (capital
misto)

-Transnacionais (1 capital) -Mundiais -Internacionais

- Carter lucrativo como sua principal caracterstica - Normalmente, sede em um pas e filiais ou unidades (fbricas, armazns, lojas...) em diferentes e diversos Estados. - Assim, dentro de cada um dos Estados em que atua suas relaes jurdicas so regidas pelo ordenamento jurdico de cada respectivo pas: legislao constitucional, ambiental, empresarial, privada e consumeirista, sobretudo.

- Possuem, portanto, personalidade jurdica internacional que lhes atribua a condio de sujeito de direito internacional?

Interesses particulares e no os da S.I.

NO

No detm acesso aos Tribunais Internacionais

No esto aptas a celebrar tratados

Contudo: - Podem concluir acordos com governos estrangeiros


- Concesso de instalao e atividade - Licena para a explorao de recursos

- Iseno tributria

- Artigo 1.110, do Captulo XI do NAFTA


- Expropriaes Indiretas ou Medidas equivalentes s expropriaes = empresas podem acionar os Estados - Caso Metalclad Corporation X Mxico (1997) = 18,68 bilhes de dlares

B) Pessoas Fsicas Indivduos 1) Definio: o indivduo sujeito de D.I.? a) Pessoa de D.I. Pblico e Privado = aquele cuja conduta regulada pelo prprio direito internacional. b) Noo de Personalidade Jurdica Internacional
Destinatrio da Normativa Internacional
-Direitos -Obrigaes Capacidade para Agir Internacionalmente - Direito de Petio - Celebrar Tratados

Plos: A) Ativo Atuao direta no plano internacional = Treaty-making power, ou seja, capacidade de participar do processo de criao de normas internacionais (tratados e costumes) Direito de Petio = poder de reclamao em instncias jurisdicionais; direito de agir; direitos processuais diante de foros internacionais B) Passivo Destinatrio das normas do D.I. = direitos (privilgios e imunidades) e deveres Direito Internacional Penal = imputao criminal; sujeito ativo de aes criminosas.

2) Posies doutrinrias a respeito da P.J. do indivduo:

a) Para Ian Brownlie: - Os indivduos detm certa e derivada personalidade jurdica internacional: - sua atuao internacional limitada,faltando-lhes capacidade ativa para celebrar tratados; - seus direitos e deveres internacionais originam-se da vontade estatal.
b) Para Alain Pellet: - Os sujeitos de D.I. so assim classificados: - Clssico: Estado (contexto da Paz de Westflia, de outubro de1648) - Contemporneos: O.I e Indivduos, sendo que este ltimo, para o autor, tem atuao internacional limitada, pois depende dos Estados e O.I.`s para ter direitos; assim, no sujeito propriamente dito.

c) Para Alfred Verdross: - No chega a considerar o indivduo sujeito de direito, mas considera a proteo da pessoa humana no DIP contemporneo como a mais importantes do Direito Internacional desde a organizao da comunidade internacional, baseada nos ideais de justia e humanidade d) Para Antnio Augusto Canado Trindade: - Humanizao do Direito Internacional = o indivduo o mais importante sujeito de D.I. - Sculo XX como o da emancipao e solidificao do indivduo enquanto sujeito de D.I. - Declarao Universal dos Direitos do Homem = Res. 217A (III) da Assemblia Geral da ONU + Artigo 1 da Carta da ONU + mais de 70 tratados universais e regionais temticos.

e) Para George Scelle: - Representante da corrente sociolgica do D.I. - A sociedade internacional a sociedade de indivduos e o direito internacional, mediante a vontade concertada dos Estados que lhes atribui personalidade jurdica internacional. - So destinatrios do D.I. e possuem personalidade jurdica derivada.

f) Para Francisco Rezek: - No so os indivduos sujeitos de D.I. - No se envolvem, a ttulo prprio, na produo do acervo normativo internacional, nem guardam qualquer relao direta e imediata com esse corpo de normas. - Falta-lhes a capacidade jurdica de criao normativa.

3) O Indivduo e o Direito Internacional Contemporneo


No existe normativa internacional alguma que expressamente disponha sobre a personalidade jurdica dos indivduos; tampouco que diga que estes no so ou no podero ser assim considerados.

Parecer Consultivo da CIJ (1948-1949) Reparao de danos sofridos a servio das Naes Unidas
A personalidade jurdica dos sujeitos de direito internacional no se ampara em fatores necessariamente idnticos quanto a sua natureza, alcance e extenso de seus direitos

3.1) Destinatrios de Direitos 3.2) Capacidade Ativa / Petio 3.3) Responsabilidade Penal dos Indivduos
3.1) Destinatrios de Direitos Trs vertentes internacionais de proteo da pessoa humana (complementares e convergentes)
A) Direito Internacional dos Direitos Humanos B) Direito Internacional Humanitrio C) Direito Internacional dos Refugiados

Aproximao:
1) 2) Destinatrio das normas: pessoa humana Natureza das fontes; normas de jus cogens (artigo 53 da Conveno de Viena sobre o Direito dos Tratados de 1969)

nulo todo o tratado que, no momento de sua concluso, conflite com uma norma imperativa de Direito Internacional geral. Para os fins da presente Conveno, uma norma imperativa de Direito Internacional geral uma norma aceita e reconhecida pela comunidade internacional dos Estados como um todo, como norma da qual nenhuma derrogao permitida e que s pode ser modificada por norma ulterior de Direito Internacional geral de mesma natureza + Caso Barcelona Traction (CIJ) = caracterstica erga omnes.

A)
-

Direito Internacional dos Direitos Humanos


Sistema Universal de Proteo (Sistema O.N.U) Sistemas Regionais de Proteo - Sistema Europeu - Sistema Interamericano - Sistema Africano

* Sistema Universal de Proteo dos Direitos Humanos


1) Artigo 1 da Carta da ONU - desenvolver e encorajar o respeito aos direitos do homem e s liberdades fundamentais para todos, sem distino de raa, sexo, lngua ou religio 2) Declarao Universal dos Direitos do Homem Resoluo 217A (III) da Assemblia Geral da ONU de 10/12/1948

3) Declarao e Programa de Ao de Viena (1993) Art. 5 = os direitos humanos so universais, indivisveis, interdependentes e inter-relacionados. 4) Pactos de 1966 vigncia em 1976 = Resoluo 2200A (XXI) da Assemblia Geral da ONU - Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Polticos e seu Protocolo Adicional - Pacto Internacional sobre Direitos Econmicos, Sociais e Culturais 5) Convenes especficas em relao matria: - Conveno contra a Tortura, e outros Tratamentos ou Penas Cruis, Desumanas ou Degradantes (1984) - Conveno Internacional sobre todas as Formas de Discriminao Racial (1965) - Conveno sobre o Direito ao Desenvolvimento (1986) - Conveno para a Preveno e Represso ao Crime de Genocdio (1948) - Conveno sobre todas as Formas de Discriminao contra a Mulher (1979)

* Sistemas Regionais de Proteo dos Direitos Humanos


- Sistema Europeu
Conveno Europia para a Proteo dos Direitos Humanos e das Liberdades Fundamentais Adotada, em 1950, no seio do Conselho da Europa

- Sistema Interamericano
Carta de Bogot (1948) Declarao Americana de Direitos e Deveres do Homem (1948) Conveno Americana de Direitos Humanos ou Pacto de San Jos da Costa Rica (1969)

- Sistema Africano
Carta Africana de Direitos Humanos e dos Povos ou Carta de Banjul (1979)

B) Direito Internacional Humanitrio


Base jurdica para conflito armado internacional: 4 Convenes de Genebra de 12 de agosto de 1949 Protocolo Adicional I de 8 de junho de 1977 Base jurdica para conflito armado no internacional: Art. 3 comum das 4 Convenes de Genebra de 1949 Protocolo Adicional II de 1977 Base jurdica para situaes de violncia interna: Estatutos do Movimento Internacional Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho

C) Direito Internacional dos Refugiados


Conveno Relativa ao Estatuto dos Refugiados (1951) Protocolo Relativo ao Estatuto dos Refugiados (1967)

- Artigo 1, 1 c) da CRER de 1951 Que, em conseqncia dos acontecimentos ocorridos antes de 1


de janeiro de 1951 e temendo ser perseguida por motivos de raa, religio, nacionalidade, grupo social ou opinies polticas, se encontra fora do pas de sua nacionalidade e que no pode ou, em virtude deste temor, no quer valer-se da proteo desse pas, ou que, se no tem nacionalidade e se encontra fora do pas no qual tinha sua residncia habitual em conseqncia de tais acontecimentos, no pode ou, devido ao referido temor, no quer voltar a ele

- Elementos Essenciais - Perseguio - Extraterritorialidade - Fundado Temor - Razes para a Concesso / Reconhecimento = Efeito declaratrio - Raa - Nacionalidade - Opinio Poltica - Religio - Veiculao e determinado grupo social

Clusulas de Excluso = art. 1 d), e) e f) da CRER - Pessoas que j so protegidas por algum outro rgo das Naes Unidas - Pessoas que pedem refgio em pases onde j gozam da proteo do Estado como se fossem deste nacionais - Pessoas sob suspeita ou confirmao de terem cometido crimes contra a paz, contra a humanidade, crimes de guerra ou graves crimes comuns contrrios aos princpios e propsitos da Carta da ONU Clusulas de Cessao = art. 1 c) 1 a 6 da CRER - Retomada da proteo pelo pas de nacionalidade - Recuperao voluntria da nacionalidade - Aquisio de nova nacionalidade - Repatriao voluntria - Cessao das hipteses do refgio - Findado o temor, retorno do aptrida ao local de sua residncia habitual

- Refgio X Asilo Poltico - Natureza humanitria do refgio - Princpios

- Proteo Internacional da Pessoa Humana - Cooperao e Solidariedade Internacional - Non-refoulement = art. 33 da CRER - Princpio da Unidade Familiar - Princpio da No-Discriminao
- Brasil = Lei 9.474 de 22 de julho de 1997 (art. 1)

www.unhcr.org

Alto Comissariado das Naes Unidas para Refugiados (ACNUR)


Sede em Genebra, na Sua. Criado em 1950, pela Assemblia Geral das Naes Unidas = artigo 22 da Carta da ONU: rgo subsidirio. Incio das atividades em 1 de janeiro de 1951. Mandato inicial de 3 ano = auxlio aos refugiados europeus da II Guerra. Tal mandato, por ter sido estendido por diversas ocasies, foi designado como indeterminado em 2003. Perdurar at que a questo dos refugiados seja resolvida no mundo (?) Garantir os direitos e o bem-estar dos refugiados. Mandato estendido = Aptridas e Deslocados Internos

Estrutura do ACNUR

- Conselho Executivo Formado por 68 Estados que se renem anualmente para avaliar e deliberar sobre o trabalho do ACNUR.

- Comit Permanente Criado em 1995, rene-se 3 (trs) vezes ao ano para debater a Agenda do ACNUR, bem como para avaliar seus trabalhos. Prepara os detalhes e as discusses que devero ser realizadas no encontro do Conselho Executivo.
- Escritrios 263 escritrios em 116 pases. Possui, aproximadamente, 6.500 funcionrios.

reas de atuao do ACNUR

-Instalao de Campos de Refugiados em zonas de risco = auxlio alimentao, sade, moradia, educao e defesa/segurana dos refugiados. -Parceria com diversas ONGs na proteo dos refugiados. -Parceria com a OMS na preveno do HIV/AIDS na frica e dentro dos Campos de Refugiados. - Proteo atual de mais de 31,7 milhes de pessoas. - 4,6 milhes de Palestinos no integram este nmero, pois esto sob a proteo da Agncia das Naes Unidas para Refugiados Palestinos no Oriente Mdio.

- Principais reas de trabalhos do ACNUR: Chade, Qunia, Kosovo, Ruanda, Libria, Darfur, Palestina, Congo, Lbano, Ir, Sria, Colmbia, Paquisto, Angola...

3.2) Capacidade Ativa / Petio


3.2.1) Sistema Universal de Proteo (Sistema O.N.U) 3.2.2) Sistemas Regionais de Proteo A) Sistema Europeu B) Sistema Interamericano C) Sistema Africano 3.2.1) Sistema Universal de Proteo (Sistema O.N.U) - Assemblia Geral - Conselho de Direitos Humanos (2006) - ECOSOC = Extinta Comisso de Direitos Humanos - Corte Internacional de Justia

ECOSOC = Extinta Comisso de Direitos Humanos


- Resoluo 1235 (LXII) de 06 de junho de 1967 - Resoluo 1503 (LXVIII) de 27 de maio de 1970 Poderes para:

...examinar as informaes referentes s violaes de direitos do homem e de liberdades fundamentais... ...empreender... um estudo aprofundado das situaes que revelam uma constante e sistemtica violao dos direitos do homem...

Procedimentos:
- Especiais
Mecanismos Geogrficos

Estados Determinados

Mecanismos Temticos

Temas Especficos

- Queixas Individuais

Apresentadas durante os Procedimentos Especiais

Procedimento 1503 - Violaes flagrantes e sistemticas de direitos humanos - Individuais?

3.2.2) Sistemas Regionais de Proteo

A) Sistema Europeu B) Sistema Interamericano C) Sistema Africano A) Sistema Europeu


www.echr.coe.int Antigamente... Comisso Europia de Direitos Humanos Corte Europia de Direitos Humanos Comit de Ministros = fiscalizar a execuo das sentenas da Corte

Aps o Protocolo 11 de 11 de maio de 1994: Extino da Comisso (1998) e estabelecimento da Corte como nico rgo jurisdicional. analisar peties individuais que denunciassem violaes e situaes de desrespeito aos direitos previstos na CEDH

A) Sistema Interamericano
www.corteidh.or.cr

Comisso Interamericana de Direitos Humanos - rgo de salvaguarda dos direitos humanos no continente americano - Promoo e Proteo - Exames de Denncias Individuais - Realizaes de visitas in loco - Legitimao junto Corte = pareceres consultivos e submisso de casos de violaes de direitos humanos - Lei 11.340 de 07 de agosto de 2006 = Lei Maria da Penha Corte Interamericana de Direitos Humanos - Indivduo no pode a ela sozinho demandar - locos standi - Ximenes Lopes X Brasil

A) Sistema Africano

www.africa-union.org

www.achpr.org

- Comisso Africana dos Direitos Humanos e dos Povos


- Criada pela Carta de Banjul = artigo 30, com sede em Banjul - Gmbia - rgo No-Jurisdicional - Promoo dos Direitos Humanos no continente africano e interpretao da Carta de Banjul = artigo 45, III.

- Corte Africana dos Direitos Humanos e dos Povos - Protocolo Adicional de 1998 - Competncia Consultiva e Contenciosa (artigos 3 e 4 do P.A.)

Competncia Contenciosa Ratione personae (legitimidade para apresentar demandas Corte) - Comisso Africana - Estado (signatrio do P.A) - Estado (signatrio do P.A e que seja plo passivo na demanda) - Estado (signatrio do P.A e que tenha nacional como vtima da violao) - Organizaes Internacionais africanas - Estado interessado na demanda - ONG`s com status de observadoras E o indivduo? Pode sim demandar na Corte Africana, mas na medida em que os Estados dos quais sejam nacionais declarem, de maneira expressa, que aceitam a submisso de demandas individuais Corte Africana.

3.3) Responsabilidade Penal dos Indivduos O Tribunal de Nuremberg O Tribunal de Tquio Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslvia (ad hoc) Tribunal Penal Internacional para Ruanda (ad hoc) O Tribunal Penal Internacional

- O Tribunal de Nuremberg - Acordo de Londres = 08 de agosto de 1945 - Reino Unido, EUA, ex-URSS, Governo Provisrio da Repblica Francesa - Julgamento das atrocidades cometidas pelos alemes durante a II Guerra Mundial

- Estatuto do Tribunal - Crimes contra a Paz - Crimes de Guerra - Crimes contra a Humanidade - Conspiracy - Julgamento de pessoas fsicas e jurdicas (Gabinete do Reich e a Diretoria do Partido Nacional Socialista, por exemplo)
Artigo 7 Artigo 8

Um acusado ter agido por ordem de seu governo ou de seu superior no afasta a sua responsabilidade subjetiva e individual em relao ao delito

- Penas: penas capitais (enforcamento), priso perptua e pena privativa de liberdade

- O Tribunal de Tquio - Institudo em Janeiro e Abril de 1946 - Estatuto do Tribunal baseado no de Nuremberg - 11 juzes, sendo 1 neutro de nacionalidade indiana - Crimes: - Crimes contra a Paz - Crimes de Guerra - Crimes contra a Humanidade - Penas: - capitais, priso perptua e privativa de liberdade - Julgamento de pessoas fsicas, somente: 9 civis e 19 militares

- Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslvia (ad hoc)

- Sede em Haia, na Holanda - 16 juizes + 09 ad litem - Criado pelo Conselho de Segurana das Naes Unidas - Resolues: - 808 de 22/02/93
decidiu pela criao de um tribunal internacional para julgar as pessoas presumidamente responsveis por violaes de Direito Internacional Humanitrio, cometidas no terrritrio da ex-Iugoslvia a partir de 1991

- 820 de 07/04/93 - 827 de 03/05/93 (NU-Doc. S/25704): criao do Tribunal

Tribunal Penal Internacional para Ruanda (ad hoc)


- Conflito interno = tutsi e hutus - Relatrio da Comisso de Direitos Humanos levado ao Conselho de Segurana + Governo de Ruanda - Resoluo 955 de 08/11/94 - criao do Tribunal - Sede em Arusha, na Tanznia - 14 juzes responsvel pelo julgamento das pessoas presumivelmente responsveis por atos de genocdio e outras violaes graves do Direito Internacional Humanitrio cometidos no territrio de Ruanda e por cidados ruandenses que, por ventura, os tivessem cometido em territrios dos Estados vizinhos, entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 1994

Tribunal Penal Internacional (TPI) - Estatuto de Roma (1998) http://www.icc-cpi.int - Artigo 25 - 1. De acordo com o presente Estatuto, o Tribunal ser competente para julgar as pessoas fsicas... - 2. Quem cometer um crime da competncia do Tribunal ser considerado individualmente responsvel... - Sede em Haia, na Holanda 18 juzes - Crimes
- Crime de Genocdio - Crimes contra a Humanidade - Crimes de Guerra - Crime de Agresso

Anda mungkin juga menyukai