Anda di halaman 1dari 12

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS CURSO TCNICO INTEGRADO EM HOSPEDAGEM CAMPUS MARAGOGI NOES DE ADMINISTRAO

Aula Empresas Tursticas

PROFA. IRANEIDE PEREIRA DA SILVA

Empresa - Conceito
Organizao que visa lucro. Lucro o montante de dinheiro que resta depois que todas as despesas foram pagas ou a diferena entre receitas e despesas.

Lucro possvel= preo de venda - custo


(MAXIMIANO, 2009, pp.177-178)

Empresas Tursticas Foram definidas pela Lei N.11.771, de 17 de Setembro de 2008.


Define em seu captulo V quais empreendimentos so considerados Prestadores de Servios Tursticos e esto obrigados a realizarem o cadastro no Ministrio do Turismo MTur, na forma e nas condies fixadas nesta Lei e na sua regulamentao. CADASTUR - sistema de cadastro dos prestadores de servios tursticos, que tem o objetivo de reunir todos aqueles que estejam legalmente constitudos e em operao. Ele executado pelo MTur, em parceria com os rgos Oficiais de Turismo das Unidades da Federao.

PRESTADORES DE SERVIOS TURSTICOS

I - meios de hospedagem; II - agncias de turismo; III - transportadoras tursticas; IV - organizadoras de eventos; V - parques temticos; e VI - acampamentos tursticos.

Meios de Hospedagem
Empreendimentos ou estabelecimentos, independentemente de sua forma de constituio, destinados a prestar servios de alojamento temporrio, ofertados em unidades de freqncia individual e de uso exclusivo do hspede, bem como outros servios necessrios aos usurios, denominados de servios de hospedagem, mediante adoo de instrumento contratual, tcito ou expresso, e cobrana de diria.

Agncias de Turismo
A pessoa jurdica que exerce a atividade econmica de intermediao remunerada entre fornecedores e consumidores de servios tursticos ou os fornece diretamente. So considerados servios de operao de viagens, excurses e passeios tursticos, a organizao, contratao e execuo de programas, roteiros, itinerrios, bem como recepo, transferncia e a assistncia ao turista.

Transportadoras Tursticas So as empresas que tenham por objeto social a prestao de servios de transporte turstico de superfcie, caracterizado pelo deslocamento de pessoas em veculos e embarcaes por vias terrestres e aquticas, compreendendo as seguintes modalidades:
I - pacote de viagem; II - passeio local; III traslado; e IV - especial

Organizadoras de Eventos
Compreendem-se por organizadoras de eventos as empresas que tm por objeto social a prestao de servios de gesto, planejamento, organizao, promoo, coordenao, operacionalizao, produo e assessoria de eventos.

Parques Temticos Consideram-se parques temticos os empreendimentos ou estabelecimentos que tenham por objeto social a prestao de servios e atividades, implantados em local fixo e de forma permanente, ambientados tematicamente, considerados de interesse turstico pelo Ministrio do Turismo.

Acampamentos Tursticos Consideram-se acampamentos tursticos as reas especialmente preparadas para a montagem de barracas e o estacionamento de reboques habitveis, ou equipamento similar, dispondo, ainda, de instalaes, equipamentos e servios especficos para facilitar a permanncia dos usurios ao ar livre.
CAMPING BEIRA MAR Barra de So Miguel - AL

Empresas No Obrigadas a se Cadastrarem Podero ser cadastradas no Ministrio do Turismo, atendidas as condies prprias, as sociedades empresrias que prestem os seguintes servios: I - restaurantes, cafeterias, bares e similares; II - centros ou locais destinados a convenes e/ou a feiras e a exposies e similares; III - parques temticos aquticos e empreendimentos dotados de equipamentos de entretenimento e lazer; IV - marinas e empreendimentos de apoio ao turismo nutico ou pesca desportiva;

Empresas No Obrigadas a se Cadastrarem V - casas de espetculos e equipamentos de animao turstica; VI - organizadores, promotores e prestadores de servios de infra-estrutura, locao de equipamentos e montadoras de feiras de negcios, exposies e eventos; VII - locadoras de veculos para turistas; e VIII - prestadores de servios especializados na realizao e promoo das diversas modalidades dos segmentos tursticos, inclusive atraes tursticas e empresas de planejamento, bem como a prtica de suas atividades.

Anda mungkin juga menyukai