Anda di halaman 1dari 50

INTRODUO A MANUTENO

Definio:
So todas as aes necessrias para que um item seja conservado ou restaurado, de modo a poder permanecer de acordo com uma condio especificada. (ABNT) ABNT-Associao Brasileira de Normas Tcnicas Conjunto de tcnicas indispensveis ao funcionamento regular e permanente de mquinas, equipamentos, ferramentas e instalaes. Envolvem a conservao, adequao e restaurao.

Organizao da Manuteno
Histrico
Uma das primeiras aes que poderamos chamar de Manuteno Organizada foi desenvolvida pelos VIKINGS. S passou a ser conhecida pelo nome MANUTENO por volta do Sculo XVI, na Europa Central, com o surgimento do relgio mecnico e tomou corpo ao longo da revoluo industrial. Firmou-se como necessidade absoluta na Segunda Guerra Mundial. Princpio da reconstruo ps guerra baseada na engenharia de manuteno.(Alemanha- Itlia- Japo) Globalizao (produto- prazo- preo- cliente)
Meio ambiente (ISO 14000)

Retrospectiva e evoluo da Manuteno

Reparar defeitos

Elevada responsabilidade Longa vida dos equipamentos Baixos custos

Elevada disponibilidade Elevada confiabilidade Elevado grau de segurana Melhor qualidade do produto Sem danos no meio ambiente Longa vida do equipamento Eficincia do investimento

Objetivos da Empresa X Manuteno

Alta produo

Maiores Lucros.

PROGRAMA DE MANUTENO

Nvel constante de qualidade

Confiabilidade no equipamento

Objetivo
Manter equipamentos e mquinas em condies de pleno funcionamento para garantir a produo normal e a qualidade dos produtos. Prevenir provveis falhas ou quebras dos elementos das mquinas. A manuteno ideal de uma mquina a que permite alta disponibilidade para produo durante todo tempo em que ela estiver em servio e a um custo adequado.

Globalizao
a integrao econmica e tecnolgica entre os paises dos cinco continentes. Globalizao = Qualidade x Produtividade. Maior nmero de concorrentes. Mximo rendimento das mquinas. Defeito zero. Preo competitivo. Rigor nos prazos.

Manter os clientes e conquistar outros mercados.

MANUTENO CENTRALIZADA
A organizao e controle da manuteno so executados por um rgo central autnomo, totalmente independente das unidades de produo.
- Gerncia de Planejamento; - Oficina central; - Almoxarifado central; - Pessoal de manuteno agrupado por especialidades tcnicas (mecnica, eltrica, civil...) -Atende todas reas da produo.

INDSTRIA

GERNCIA DE MANUTENO
PRODUO PRODUO PRODUO

MANUTENO CENTRALIZADA
Vantagens:
Menor efetivo de pessoal de manuteno; Custo de superviso relativamente baixo; Otimizao de pessoal, mquinas e ferramentas; Flexibilidade no remanejamento de pessoal; Maior controle dos custos de manuteno; Facilita a implantao e execuo de mtodos organizados para ao preventiva; Estoque de peas sobressalentes reduzido; Pessoal de manuteno mais verstil.

Desvantagens:
Maior dificuldade de comunicao entre a produo e a manuteno; Nas grandes empresas, h maior dificuldade para o atendimento imediato em todas as reas de produo, dificultando o estabelecimento de prioridades; A localizao centralizada traz inconvenientes em empresas de grande rea fsica.

MANUTENO DESCENTRALIZADA
Cada rea de produo possui sua equipe de manuteno diretamente subordinada ao chefe imediato de produo da prpria rea, mantendo condies prprias de organizao e controle. Toda rea possui sua oficina, ferramentas, depsito, almoxarifado, etc.

INDSTRIA
GERNCIA DE PRODUO

MANUTENO PRODUO

MANUTENO PRODUO

MANUTENO PRODUO

MANUTENO DESCENTRALIZADA
Vantagens:
Comunicao entre manuteno e produo mais eficiente, melhorando o entrosamento; Equipes conhecendo melhor os equipamentos da rea; Rapidez e flexibilidade no atendimento; Localizao ideal do grupo de manuteno em relao rea de atuao.

Desvantagens:
Maior efetivo de pessoal de manuteno necessrio; Controle e orientao tcnico-administrativa mais difcil e no uniforme entre as reas, gerando dificuldade na implantao e execuo de mtodos gerais e novas tcnicas gerenciais; Maior quantidade de ferramentas, instrumentos e equipamentos;

Controle das despesas de manuteno mais difcil, podendo ser confundidas com as de produo;
reas sobrecarregadas e outras ociosas.

MANUTENO MISTA
Organizao e controle centralizados, com agrupamentos especficos de manuteno, distribudos pelas reas de produo, sem contudo estarem subordinados diretamente ao chefe de produo da rea. Os rgos de apoio como depsitos, almoxarifado, oficina, ferramentaria, etc. so centralizados, existindo nas reas pequenas oficinas para reparos rpidos .

INDSTRIA

GERNCIA DE MANUTENO
PRODUO Of. de Man. PRODUO Of. de Man. PRODUO Of. de Man.

MANUTENO MISTA
Vantagens:
Os problemas relacionados falta de entrosamento entre as reas de produo e manuteno so menores.

As equipes de rea executam os servios de rotina, ficando os servios mais especializados e de grande porte realizados pela equipe central.

As equipes de rea esto ligadas hierarquicamente produo, porm tendo as orientaes tcnicas e gerenciais repassadas pela chefia central de manuteno (coordenadores, engenheiros, tcnicos).

MANUTENO POR TERCEIROS (C0NTRATADA)


As atividades de manuteno so executadas total ou parcialmente,por firmas externas contratadas e especializadas em manuteno de uma rea especfica.

INDSTRIA
GERNCIA DE MANUTENO PRODUO

MANUTUTENO CONTRATADA

PRODUO

PRODUO

MANUTENO POR TERCEIROS (C0NTRATADA)


Vantagens:
Reduo dos custos com a diminuio do efetivo prprio, tais como: transporte, alimentao, assistncia mdica, treinamento, rescises contratuais, frias, abonos, etc. Mo de obra temporria e flexvel. Para servios especializados e espordicos;

Desvantagens:
Controle e orientao tcnico-administrativo mais difcil, j que o grupo adicional externo no possui a mesma motivao que o interno.

A manuteno de um grupo adicional externo pode ser anti-econmico se a programao das atividades no contemplar a totalidade da mo-deobra disponvel. Maior incidncia de manuteno corretiva;
Pessoal desmotivado e direcionado apenas para a empreitada; Pessoal desqualificado, no h interesse da contratada na poltica de Capacitao.

Tipos de Manuteno
Manuteno

Manuteno No-Planejada

Manuteno Planejadas

Preventiva Corretiva Ocasional

Preditiva

TPM

Detectiva

Manuteno

um processo de MELHORIA CONTNUA!

Manuteno corretiva (Run To Failure - RTF)


Este mtodo consiste em uma situao no planejada para a execuo da manuteno. A interveno somente ir ocorrer quando o equipamento perder a sua funo. A manuteno corretiva tambm conhecida como Run To Failure (RTF), que significa operar at quebrar. Reservada aos equipamentos cuja indisponibilidade tenha pouca importncia sobre a produo e cujo custo anual suposto de reparao, bem como as avarias imprevisveis sejam aceitveis.

PRODUO

PRODUO

REPARAO

Manuteno Corretiva
Espera-se o equipamento apresentar defeito, para ento realizar reparo; Pouco eficaz, age somente aps quebra inesperada; Reparo no planejado, parada no planejada antecipadamente, desencadeia perda de produtividade; Imediata disponibilidade de pessoal e de peas; Servios especiais - tcnicos experientes e especializados; Alto custo do servio de reparo; Servios surpresa emergenciais, atrapalham o Cronograma dos Servios Planejados.

Manuteno Ocasional
A Manuteno Ocasional a forma mais abrangente e menos expressiva da manuteno no-planejada, pois para efetu-la, no necessrio um controle preciso, nem mesmo uma coleta e manipulao de registro de manuteno.

A Manuteno Ocasional a manuteno efetuada em um determinado equipamento quando estiver parado, entre turnos ou repouso (stand-by) e aproveita-se para efetuar pequenos reparos e ou modificaes, sejam elas para melhora de performances e pequenos ajustes. Neste processo devemos encar-lo como uma ao de simples execuo e no como uma preventiva

Manuteno preventiva sistemtica


Parada programada com intervalo de tempo constante; Consiste na aplicao de um programa regular de inspeo, ajuste, limpeza, lubrificao, troca de peas, calibrao e reparo de componentes e equipamentos. Este mtodo conhecido como manuteno baseada no tempo, sendo aplicada sem considerar as condies do equipamento.
Parada programada

Vantagens:
O custo de operao de manuteno pr-determinado;

A gesto financeira simplificada;


As operaes e paradas so programadas de acordo com a produo.

Desvantagens:
O custo de operao elevado, devido periodicidade; Existe maior possibilidade de erro humano, dada a freqncia de interveno;
O custo da mo de obra elevado; A desmontagem, ainda que superficial, incita substituio de peas provocadas pela sndrome de precauo;

A multiplicidade de operaes aumenta o risco de introduo de novas avarias.

Manuteno preditiva
Tambm conhecida como manuteno baseada na condio, com a utilizao de tcnicas de inspeo possvel monitorar a evoluo do estado do equipamento e atuar no momento mais adequado. Aplicada em mquinas vitais para a produo, segurana, meio ambiente e custos. Vantagens:

Aumento da longevidade dos equipamentos;


Controle mais eficaz de peas de reserva e sua limitao;

Custo menor de reparao; Aumento de produtividade.

Objetivos esperados de um plano de Manuteno Preditiva

Determinar, antecipadamente, a necessidade de servios de manuteno numa pea especfica de um equipamento;


Eliminar desmontagens desnecessrias para inspeo; Aumentar o tempo de disponibilidade dos equipamentos; Reduzir o trabalho de emergncia no planejado; Impedir o aumento dos danos; Aproveitar a vida til total dos componentes e de um equipamento.

FASES
Fase 1 - Deteco do defeito que se desenvolve A deteco do defeito efetuada normalmente pelo registro de vibraes ou atravs da medio de alguns parmetros, tais como presso, temperatura. Fase 2 - Estabelecimento de diagnstico Nesta fase localizam-se a origem e a gravidade dos defeitos. Fase 3 - Anlise da tendncia Faz-se um pr-julgamento do tempo disponvel antes da avaria, de modo a determinar o momento de incio de vigilncia apertada e prever a reparao.

Anlise de vibraes
Utiliza equipamentos com sensores, portteis ou fixos, capazes de medir a vibrao, possibilitando estabelecer anlises de tendncias.

O que Vibrao?
Vibrao o movimento alternativo de um corpo ao redor de uma posio de equilbrio, causado por uma fora indesejvel.
Por exemplo:

A oscilao de um eixo ao redor de uma posio central em um mancal de escorregamento.

Vibraes de Mquinas

FFT

Aquisio e Processamento dos Sinais de Vibrao


Transdutor

Forma de Onda Amplitude Tempo

Nvel Global de Energia

FFT
Espectro Amplitude Freqncia

Regras Bsicas de Diagnstico de Defeitos


Cada defeito gera um padro caracterstico de vibraes A freqncia de vibrao determinada pela geometria da mquina e pela sua velocidade de operao
Uma nica medio de vibrao fornece informao acerca de vrios componentes

Espectro de Vibrao Tpico

Muitos picos isolados

Espectro de Vibrao Tpico

De uma maneira geral: Picos especficos se correlacionam Com defeitos especficos Numa velocidade especfica

Espectro de Vibrao Tpico

Desbalanceamento tipicamente gera vibrao na freqncia de rotao (1N)

Desbalanceamento

Espectro de Vibrao Tpico

Desalinhamento tipicamente gera picos nas freqncias 1N e/ou 2N

Desalinhamento
N = freqncia de rotao

TPM - Manuteno Produtiva Total


o tipo de manuteno que est relacionado com quem a faz. O lema: Do meu equipamento cuido eu.

A operao tem uma viso horizontal e, capacitada, assume algumas atividades simples de manuteno. O fato de um parafuso da mquina estar solto ou precisar lubrific-la, no significa que dever ser acionada a equipe de manuteno. O sucesso da Manuteno Autnoma est diretamente relacionado ao perfeito entrosamento entre Operao e Manuteno.

TPM - Manuteno Produtiva Total


A viso da TPM muito ampla, podemos dizer que uma das ferramentas-conceitos mais abrangentes e generalistas. Exemplo de aplicao de TPM: Verificao: O operador de uma p carregadeira verifica um pneu vazio, com baixa calibragem; Ao: Ele se dirige ao calibrador e corrige a calibragem; Ganho: Um mecnico se requisitado, poderia ter perdido um grande tempo em uma tarefa simples; Investimento: Um pequeno treinamento de como calibrar, verificar um pneu e um treinamento de como operar o calibrador.

Manuteno Detectiva
a atuao efetuada em sistemas de proteo buscando DETECTAR FALHAS OCULTAS ou NO PERCEPTVEIS ao pessoal da Operao ou Manuteno. Tarefas executadas para verificar se um sistema de proteo ainda est funcionando representam a Manuteno Detectiva.
Sistemas

de Check-Lists automticos em Comandos de Mquinas dotados de Sistemas de Segurana e Comunicao com Operador e Mantenedores.

Diagrama da Manuteno
($)
Corretiva

Preventiva

Preditiva

(ocorrncia)

Corretiva: quanto maior a ocorrncia, maior custo, relao proporcional. Preventiva: quanto maior a ocorrncia, menor custo, at a um estgio de estabilidade (estoques, paradas programadas,...). Preditiva: Inicialmente, um custo elevado, por questes de investimentos e a tendncia quanto maior a ocorrncia, menor o custo. A ao dada na hora e no ponto certo.

Balano das Manutenes

PREVENTIVA

Balano das Manutenes


Em

primeiro plano, o maior lado, a base, a Manuteno Preventiva, logo, a preventiva deve estar em maior escala para a manuteno, sua aplicao total.
Em

segundo plano, sequencialmente Manuteno Preditiva, logo, este tipo de manuteno mais refinada deve estar principalmente para os equipamentos crticos da planta. Em terceiro e ltimo plano, a Manuteno Corretiva, representado que em pequena escala e em casos especiais essa manuteno tambm tem a sua aplicabilidade.

TIPOS DE MANUTENO VS OPERACIONALIZAO

TIPO DE MANUTENO Corretiva Preventiva tradicional

TIPO DE FUNCIONAMENTO Fora de servio Fora de servio

MOTIVO DE INSPEO Falha Inspeo programada

TAREFA A REALIZAR Troca de componentes Parada para inspeo ou troca de componentes Medies Inspees atravs dos operadores

OBJETIVO DA INTERVENO Retorno ao servio Garantir por determinado perodo seu funcionamento Prevenir e detectar falhas Prevenir e detectar falhas

Preditiva TPM

Em servio Em servio

Controle programado Controle programado

Plano de Manuteno
a programao para execuo das tarefas de manuteno preventiva visando assegurar as conformidades de um equipamento Elaborado em funo da criticidade definida

na norma de controle e do impacto de falha do local de instalao

ESCOLHA DE UM MTODO ESPECFICO DE MANUTENO


A possibilidade de falha aceitvel, para a produo e a segurana? SIM Manuteno Corretiva Run To Failure (RTF)

NO A possibilidade de falha progressiva ou mensurvel?


SIM NO

Manuteno Preventiva Ao Baseada no Tempo

O uso de tcnica de monitoramento das condies dos equipamentos vivel ?

SIM

Manuteno Preditiva Ao Baseada na condio

NOES DE INSPEO DE QUIPAMENTOS


O INMETRO define inspeo como avaliao da conformidade pela observao e julgamento acompanhados, conforme apropriado, por medies, ensaios ou uso de calibres.

Na manuteno, a inspeo um procedimento de rotina que objetiva diagnosticar o estado dos equipamentos. Tcnicas comuns de inspeo: inspeo visual, termografia, ultra-som, vibraes, lquidos penetrantes, ferrografia, etc.

INSPEO VISUAL
Na manuteno industrial, a inspeo visual um importante recurso para:
Observar alteraes dimensionais em peas; Diagnosticar o estado das superfcies dos materiais (acabamento, incrustaes, limpeza, trincas, desgaste, cavidades, porosidades e corroso); Descoberta de vazamento; Verificao de alinhamento entre eixos; Verificao da condio de montagem de sistemas mecnicos, etc .

INSPEO VISUAL
A ABENDE classifica o ensaio ou inspeo visual como:
Ensaio Visual Direto - Ensaio realizado a olho nu ou com auxlio de lentes de aumento. Ensaio Visual Remoto - Ensaio realizado com o auxlio de instrumentos pticos simples e/ou de controle remoto.

Quanto ao local do ensaio, classifica-se a inspeo em:


Visual Externa quando se observam elementos localizados nas partes externas dos equipamentos, sem que estes sejam desmontados. Visual Interna quando se observam elementos localizados nas partes internas dos equipamentos, com ou sem necessidade de desmontagem.

Anlise de lubrificantes - Ferrografia:

Quantitativa: identificam-se os tamanhos dos particulados e separam-se os mesmos em tamanhos grande e pequeno. Pode-se assim obter informaes sobre o modo de desgaste e a severidade.
Analtica: identifica-se a forma dos particulados. Pode-se assim obter informaes das causas dos desgastes.

Ferrografia quantitativa

Data da coleta

Amostra

Viscosidade a 40C (cSt)

L+S

PLP (%)

12/02/07

01

124

60

184

244

50,82

13/07/07

02

423,3

46,5

108,3

154,8

39,9

Ferrografia qualitativa

Partculas com desgaste normal encontrado em um redutor comum, com engrenagens cementadas. (aumento de 500 vezes) Fonte: Tribolab

Desgaste perigoso por pitting em rolamentos, encontrado num compressor de ar, tipo parafuso. (aumento de 500 vezes) Fonte: Tribolab

Anlise Termogrfica

A termografia a tcnica que permite o acompanhamento de temperaturas e a formao de imagens trmicas, conhecidas por termogramas.

Anlise Termogrfica

Anlise Termogrfica

Anlise Ultra-Snica

Medio de sons de alta freqncia ajuda-nos a descobrir vazamentos, vlvulas mal fechadas ou com problemas de folga excessiva.

Anda mungkin juga menyukai