Anda di halaman 1dari 38

Universidade Federal do Cear

CONCEPO DE MONOGRAFIAS SOB O PRISMA DA NORMALIZAO: BREVE ESTUDO SOBRE OS PAPIS DO ORIENTADOR, DO ORIENTANDO E DO NORMALIZADOR

Denise Braga Sampaio Orientadora: Prof. Msc. Juliana Buse


Fortaleza, 12 dez. 2011

Introduo
Escolha do tema; Grupo Normalizadores; Escolha da amostra; Alunos de Biblioteconomia Alunos da FEAAC (Faculdade de Economia, Administrao, Atuariais, Contabilidade e Secretariado Executivo) Problemtica: At onde vai o papel do normalizador? Como se da a relao entre o normalizador e orientando e deste com o orientador? Qual a importncia da normalizao Objetivos. Geral: entender, na prtica, a importncia da normalizao em meio acadmico. Especficos: Visualizar a importncia da normalizao em meio acadmico; Entender como se configura a atuao do orientando, do orientador e do normalizador na elaborao de uma monografia; Entender o verdadeiro papel do normalizador

Comunicao Cientfica
Origem da comunicao; Homem versus demais
O homem um animal racional no porque pensa. Mas porque pensa que est pensando. Esta capacidade reflexiva, alm de lhe dar A conscincia de si num dado tempo e lugar Permite-lhe usar aquilo que o define como ser humano: A capacidade de comunicao. Com a palavra, com o gesto, com o desenho... Homem e mulher Comunicam seus momentos de dor e de prazer, Seus sonhos e frustraes, Interrogam a vida e se interrogam Materializam seus sentimentos e ideias, Tornam-se seres criativos, Transformam o mundo e a vida. (SARGENTIN apud SILVA, 200-, p. 2)

animais; O que comunicao Cientfica? Para que serve? Comunidade Cientfica

Limite simblico versus limite cartesiano.

Comunicao Cientfica - Modelos


LE COADIC, 2004, p. 10 GUIMARES, 2011.

Canais de comunicao
Canais Formais
Grande pblico; Informao armazenada e

Canais Informais
Pblico restrito; Informao armazenada

de fcil recuperao Informao relativamente desatualizada; Direo de fluxo definida pelo usurio; Redundncia moderada Avaliao prvia; Feedback irrisrio para o autor.

e de difcil recuperao; Informao recente; Direo de fluxo definida pelo produtor; Redundncia quase sempre significativa; Feedback significativo para o autor.

TARGINO, 2000 apud OLIVEIRA, 2010, p. 30

Cincia da Informao e Informao Cientfica


Segunda Guerra e a exploso informacional;

Nascimento da Cincia da Informao A cincia que estuda o conhecimento registrado e sua transferncia. As duas razes: Biblioteconomia e Computao digital (CAPURRO, 2007)

Socializao da informao

SILVA; MARINHO JUNIOR, 1996 p.489

Direito Autoral
Direito a autoria;

Crime de plgio;
Plgio Acadmico; Lei 9.610/98 (Lei de

Direito Autoral LDA)

LDA e ABNT

Normalizao: o desejo de padronizao

Tornar padro; Intercambialidade;

Reconhecimento.

Entidades Normalizadoras
ISO (International Organization

of Standardization)

Genebra (1947); [...] elaborar padres para especificaes e mtodos de trabalho [...] (CECCHETTO; COSTA, 2000, p. 7)

ABNT (Associao Brasileira de

Normas Tcnicas)

1940 Normas para as engenharias; Responsvel pela criao das normas brasileiras, sendo rgo normatizador.

INMETRO (Instituto nacional de

Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial)

Fiscaliza a aplicao, sendo rgo fiscalizador

Normas Tcnicas
O que so?

Para que servem?


Processo de elaborao (COSCARELLI, 2009, p. 33)

Normalizao de Trabalhos Acadmicos


Comisso de Informao

e Documentao (ABNTCB-14) Por que? Para quem?

N0rmas de tipo de trabalho ABNT NBR 14724:2O11 Trabalhos acadmicos

Normas complementares ABNT NBR 6034:2004 ndice

ABNT NBR 15287:2011 Projeto de pesquisa

ABNT NBR 6028 Numerao progressiva de sees e de documentos escritos

ABNT NBR 6022:2003 Artigo de peridico cientfico

ABNT NBR 6027 Sumrio

ABNT NBR 10520:2002 Citao ABNT NBR 6023 Referncias

Importncia do uso da norma - Prtica


Certo autor que remete ao artigo de Schmidt, nos Berichte da sociedade alem de qumica, vol. XX. Como no possuo esta revista, nutro a esperana de conseguir encontrar um resumo do artigo em questo no Journal da Chemical Society, de que sou assinante, porm, como no tenho noo alguma do ano em que foi publicado o vol. XX dos Berichte, tenho de pesquisar em inmeros ndices a fim de encontrar o resumo. (HUXLEY, 1900 apud MEADOWS, 1999 apud CRESPO; RODRIGUES, 2011, p. 39)

10 motivos para se normalizar


As 10 razes para se utilizar normas em negcios 1 Melhorar seus produtos e servios Atrair novos consumidores 2 Aumentar sua margem de competitividade 3 10 razes para utilizar normas em trabalhos acadmicos Dar confiabilidade ao trabalho acadmico, uma vez normalizado, atende aos moldes cientficos. Propicia a recuperao facilitada do documento no meio cientfico (repositrios, bibliotecas, unidades de informao...). Como diz o site da ABNT (2006, p. 1) O atendimento s normas aumentar sua reputao, dessa forma, um trabalho normalizado visto com bons olhos pela comunidade a que submetido. Quando o usurio descobre que voc utiliza normas h o aumento da confiana em seu trabalho acadmico. Evitar a duplicidade de fontes, permitindo uma padronizao, evita tambm gasto de papel e tempo (SANTOS, s.d., p. 5). Seguir uma norma tcnica implica em atender a especificaes que foram analisadas e ensaiadas por especialistas. Isso significa que voc ter, provavelmente, menos gasto de tempo e dinheiro [...] (ABNT, 2006, p. 1). Facilitar o intercmbio e a comunicao cientfica. Atender ao que recomenda a comunidade cientfica. Facilitar a divulgao de seu trabalho acadmico, maior aceitao por parte de editoras e revistas cientficas. Aumento de confiabilidade em seu trabalho.

Agregar confiana ao seu negcio

4
5 Diminuir a possibilidade de erros Reduzir seus custos de negcio 6 7 8 9 10 Aumentar suas chances de sucesso Tornar seus produtos compatveis Atender a regulamentos tcnicos Facilitar a exportao de seus produtos

Grupo Normalizadores
Experincia; Coautoria; Plgio.
[...] plagiador que pratica a violao em proveito de si mesmo ou de outrem, sob encomenda, comercializando trabalhos acadmicos prontos, maquiados pela leviandade de quem assim age. Mais do que um ilcito civil, uma vez que afronta direito de personalidade do autor, constitucionalmente garantido, atingindo a sua criao intelectual, nos deparamos tambm com um ilcito criminal gravssimo, coberto ainda pela inteira reprovao moral a que se sujeita aquele que pratica o plgio. (FURTADO, 2002, p. 2)

Aspectos do Ensino Superior no Brasil


Perodo Colonial

Catequese Perodo Monrquico Subservincia ao Estado Ditadura militar Represso e punio; Repblica Liberdade e crescimento sem qualidade

Os papis dos orientadores e dos orientandos


O orientando deve Expor suas dificuldades para o orientador; Preparar-se para as conversas com o orientador; Seguir o cronograma estabelecido; Avisar, justificando ausncias mais prolongadas; Comparecer pontualmente s reunies acertadas com o orientador, avisando-o antecipadamente caso tenha problemas. MAKENZIE, 2011, p. 8 O orientador deve Ler e discutir seu material; Acompanhar e dar um feedback peridico sobre seu trabalho; Indicar caminhos e avisar sobre possveis armadilhas; Sinalizar claramente sobre a viabilidade do tema escolhido para a monografia;

Relao orientador - orientando

Os papis do orientador, do orientando e do normalizador


Orientando Expor suas dificuldades para o orientador; Orientador

Ler e discutir seu material;


Acompanhar e dar um feedback peridico sobre seu trabalho; Indicar caminhos e avisar sobre possveis armadilhas; Sinalizar claramente sobre a viabilidade do tema escolhido para a monografia;

Preparar-se para as conversas com o orientador; Seguir o cronograma estabelecido; Avisar, justificando ausncias mais prolongadas; Comparecer pontualmente s reunies acertadas com o orientador, avisando-o antecipadamente caso tenha problemas.

Normalizador Estruturar layout do trabalho de acordo com as normas vigentes; Sinalizar, quando necessrio, sobre a ausncia de elementos que identifiquem os contedos; Tornar o trabalho recupervel comunidade cientfica.

Adaptado de MAKENZIE, 2011, p. 8

Metodologia
Pesquisa exploratria;

Mtodo hipottico-dedutivo; Lacuna hipteses inferncia dedutiva.


Amostra Alunos de Biblioteconomia (4%); Alunos da FEAAC (2% de cada curso). Coleta de Dados Questionrio misto. Anlise do Discurso Busca nas entrelinhas o cerne do discurso.

Questo 3 Importncia da normalizao em meio acadmico


A grande maioria dos alunos afirma que a

normalizao importante ferramenta na impulso do desenvolvimento da cincia; Carro-chefe para a padronizao dos trabalhos sinnimo de confiabilidade.

Questo 2 O que entendem, os alunos, por normalizao?


A maioria dos alunos, tanto FEAAC quanto Biblioteconomia, entenderam a normalizao como ferramenta de padronizao de trabalhos acadmicos, concebida por rgo competentes.

Questo 9 Alunos que se acham aptos a normalizar


Pequena parcela de alunos da FEAAC se diz apta.

Maioria significativa dos alunos de Biblioteconomia se diz apto a normalizar

Questo 7 Alunos que j tiveram seus trabalhos normalizados


Mesmo no sabendo normalizar e tendo a normalizao como importante, os alunos da FEAAC procuraram muito pouco a ajuda de um normalizador, enquanto os alunos da Biblioteconomia, onde a maioria se disse apta, buscaram bem mais que os anteriores.

Questo 6 O papel do normalizador


Alunos da FEAAC
Quase totalidade entende o

Alunos da Biblioteconomia
Conhecedor das normas; Facilitador da recuperao das

normalizador como padronizador; Alunos da FEAAC tem a viso do normalizador como coorientador, como falam S18 e S3

informaes; Preventor de plgio, a exemplo de S10:

[...] preparar o aluno na pesquisa, atravs da busca de uma melhor tcnica de investigao, coleta de dados e escrita desses dados. um papel que permite uma base para que os escritores no se percam.

Normalizador enquanto corretor de

erros da monografia

[...] tem como funo padronizar o trabalho segundo as normas exigem. [...] suas aes envolvem preceitos morais, ticos e profissionais, j que est lidando com uma pesquisa ou trabalho que de outra pessoa, que provavelmente demorou meses ou anos para concluir. [...] deve atentar para o que pedido pelas normas; para a estruturao dando um valor informacional e esttico; e para o respeito e tica.

Questo 8 Normalizao e Direito Autoral


Grande maioria acredita que a normalizao previne plgio, mas so poucos os que justificam suas respostas. S11 discorda e afirma: Pois isso depende de vrios fatores, como a conscientizao de cada um por exemplo.

Questo 4 O papel do orientador


IDEIAS CONVERGENTES FEAAC BIBLIOTECONOMIA

Orienta em relao ao contedo Orienta em relao a forma e contedo Direcionador Tem noo mnima de normalizao Relao do orientador com o orientando

50% 9% 41% -

35% 13% 26% 17% 4%

Coautor

4%

Questo 5 O papel do orientando


Aluno - FEAAC Aluno Biblioteconomia

Pesquisar; Desenvolver o texto; Seguir recomendaes

Pesquisar; Seguir as

do orientador;

recomendaes do orientador;

Consideraes finais
Como percebemos, a normalizao tem importncia relevante no processo de comunicao cientfica, no entanto, pouco conhecida e utilizada na rotina acadmica. Vimos tambm que h uma confuso iminente entre os trs papis, onde o normalizador confundido com o orientador e procurado para criao de trabalhos alheios. Outro ponto tambm considervel que a normalizao no previne o plgio, apenas ajuda a identific-lo, cabendo ao orientador fiscalizar e ao orientando a conscincia de que este um ato criminoso e passvel de punio.

Referncias
ARAJO, Evandro Nicomedes; ROCHA, Elisa Maria Pinto da. Trajetria da Sociedade da Informao no Brasil: proposta de mensurao por meio de um indicador sinttico. Rev. Cincia da Informao, Braslia, DF, v. 38, n. 3, p.9-20, set./dez., 2009. Disponvel em: <http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/1122/1335>. Acesso em: 6 nov. 2011. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (ABNT). Histrico ABNT: 65 anos. So Paulo: 2006. BRASIL. Lei n 9610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, autoriza e atualiza a legislao sobre direitos autorais e d outras providncias. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 19 fev. 1998. Disponvel em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm>. Acesso em: 22 maio, 2011. BOHRER, Iza N.; PUEHRINGER, Janaina Orso; SILVA, Daniele S.; NAIRDOF, Judith. A histria das Universidades: o despertar do conhecimento. Buenos Aires, s.d. Disponvel em: <http://www.unifra.br/eventos/jne2008/Trabalhos/114.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2011. CAPURRO, R. Epistemologia e Cincia da informao. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Cincia da Informao, 5., Belo Horizonte, 2003. Anais... Belo Horizonte: Escola de Cincia da Informao da UFMG, 2003.

CARNEIRO, Eduardo de Arajo; CARNEIRO, Egina Carli de Arajo Rodrigues. Parte 4: fundamentos da Anlise do Discurso. In: ____. Notas introdutrias sobre a Anlise do Discurso. S.l. 2007. Disponvel em: < http://www.duplipensar.net/artigos/2007s1/notas-introdutorias-analise-do-discursofundamentos.html >. Acesso em: 22 ago. 2011. CONFEDERAO NACIONAL DA INDSTRIA (CNI). Normas nacionais. Disponvel em: < http://www.normalizacao.cni.org.br/normas_tecnicas_nacionais.htm>. Acesso em: 29 maio, 2011. COSCARELLI, Paulo. Curso Avaliao da conformidade: contextos, fundamentos e prticas: normalizao e regulamentao. Xerm: 2009. Disponvel em: <http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=curso%20avalia%C3%A7%C3%A3o%20da%20conformid ade%3A%20contextos%2C%20fundamentos%20e%20pr%C3%A1ticas%3A%20normaliza%C3%A7%C3% A3o%20e%20regulamenta%C3%A7%C3%A3o&source=web&cd=2&ved=0CCUQFjAB&url=http%3A%2F %2Fnoticias.cefet-rj.br%2Fwpcontent%2Fuploads%2F2011%2F11%2FPrograma%25C3%25A7%25C3%25A3o-daAvalia%25C3%25A7%25C3%25A3o-de-Conformidade-8-e-911.doc&ei=8fnQTrC4J4GFtgfDlLS4DQ&usg=AFQjCNFTuiL2GqAucnnbqjc8l3nCXivHQg>. Acesso em: 29 maio, 2011.

COSTA, Sely M. S. Mudanas no processo de comunicao cientfica: o impacto do uso de novas tecnologias. Disponvel em: <http://repositorio.bce.unb.br/bitstream/10482/1443/1/ CAPITULO_MudancaProcessoComunicacao.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2011. CRESPO, Isabel Merlo; RODRIGUES, Ana Vera Finard. Normas Tcnicas e Comunicao Cientfica: enfoque no meio acadmico. Rev. Dig. Bibl. Ci. Inf., Campinas, v.9, n.1, p.36-55, jul./dez. 2011. Disponvel em: <http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/sbu_rci/article/viewFile/478/pdf_2>. Acesso em: 10 jul. 2011. DIAS, Cludia Augusto. Comunicao cientfica. Disponvel em: <http://www.reocities.com/claudiaad/comunica.pdf>. Acesso em: 18 set. 2010. DIAS, Cludia; FERNANDES, Denise. Pesquisa e mtodo cientficos. Braslia, 2010. Disponvel em: < http://www.reocities.com/claudiaad/pesquisacientifica.pdf >. Acesso em: 18 set. 2010. ELUAN, Andrenizia Aquino; MONN, Christiane Fabola; NASCIMENTO, Jucimara Almeida. A sistemtica do uso de fontes de informao para a pesquisa cientfica. Rev. Informao e Sociedade: estudos, Joo Pessoa, v.18, n.2, p. 111-119, maio/ago. 2008. Disponvel em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/1761/2124>. Acesso em: 27 mar. 2011.

FERREIRA JUNIOR, Amarilio; BITTAR, Marisa. Educao e ideologia tecnocrtica na Ditadura Militar. Cad. Cedes, Campinas, vol. 28, n. 76, p. 333-355, set./dez. 2008. Disponvel em: < http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v28n76/a04v2876>. Acesso em: 25 mar. 2011. FERNANDES, Joo Cndido. Instrumentao: sistemas de medida e normalizao. So Paulo: UNESP, s.d. Disponvel em: <http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=instrumenta%C3%A7%C3%A3o%3A%20sistemas%20de%20m edida%20e%20normaliza%C3%A7%C3%A3o%20fernandes&source=web&cd=1&ved=0CCcQFjAA&url=http%3 A%2F%2Fwwwp.feb.unesp.br%2Fjcandido%2Finstrumentacao%2Fapostilas%2FNORMALIZ.DOC&ei=vvQTqPkMI-Ftgfur8GqDQ&usg=AFQjCNH-flHyoqkrcB0iJKmOEfZXOA7uNA>. Acesso em: 25 maio, 2011. FERNANDES, Florestan. Ditadura Militar: professores punidos pela congregao. So Paulo: Adusp, 1995. (Depoimento). Disponvel em: < http://www.adusp.org.br/revista/04/r04a03.pdf >. Acesso em: 30 mar. 2011. FURTADO, Jos Augusto Paz Ximenes. Trabalhos acadmicos em Direito e a violao de direitos autorais atravs de plgio. Jus Navigandi, Teresina, ano 7, n. 60, 1 nov. 2002. Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/3493>. Acesso em: 4 dez. 2011. GUIMARES, Jos Augusto Chaves. Organizao e uso da informao: perspectivas de ensino e pesquisa. Semana de Humanidades, 8, Fortaleza: UFC-UECE, 2011 [Palestra] INFOSEG. O plgio crime. A Gazeta, So Paulo, 2006. Disponvel em: < http://www.infoseg.gov.br/arquivos/o-plagio-e-crime >. Acesso em: 28 abr. 2010

LE COADIC, Yves-Fraois. A Cincia da Informao. 2. ed. Braslia: Brinquet de Lemos, 2004. LEITE FILHO, Geraldo Alemandro. A relao orientador - orientando e suas influncias no processo de elaborao de teses e dissertaes dos programas de ps-graduao em contabilidade da cidade de So Paulo. So Paulo, 2004, 121 f. Dissertao (Programa de PsGraduao em Cincias Contbeis) Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade, Universidade de So Paulo. So Paulo, 2004. Disponvel em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-29012005-165626/pt-br.php >. Acesso em: 30 mar. 2011. OLIVEIRA, Juliana Buse de. Peridico Cientfico Eletrnico: os recursos web enquanto proposta para a potencializao da comunicao cientfica. Joo Pessoa, 2010. 119 f. Dissertao (Ps-Graduao em Cincia da Informao) Centro de Cincias Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraba, Joo Pessoa. PEREIRA, Ana Maria; PIMENTEL, Lus Otvio; MEHLAN, Vivianne. Direitos autorais: estudos e consideraes. Anais... Cibertica: Simpsio de Propriedade Intelectual, Informao e tica, 2; Encontro Nacional de Informao e Documentao Jurdica, 8; Painel de Biblioteconomia em Santa Catarina, 22. Florianpolis, 2003. Disponvel em: <http://www.ciberetica.org.br/trabalhos/ anais/15-57-c3-1.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2011. PESCE, Lucila; IGNCIO, Snia. Questionrio como tcnica e instrumento de coleta de dados. So Paulo: PUC-SP, 2009. Disponvel em: <>. Acesso em: 30 mar. 2011.

PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Fontes ou recursos de informao: categorias e evoluo conceitual. Disponvel em: <http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/10/1/pbciblena.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2011. PINHEIRO, Lena Vnia Ribeiro; LOUREIRO, Jos Mauro Matheus. Traados e limites da Cincia da Informao. Rev. Cincia da Informao, Braslia, v. 24, nmero 1, 1995. Disponvel em: <http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/531/483>. Acesso em: 19 set. 2010. RUSSO, Mariza; SANTOS, Eliana Taborda Garcia; SANTOS, Maria Jos Veloso da Costa. Produo Cientfica Brasileira: da comunicao recuperao via Web. Disponvel em: <http://www.sibi.ufrj.br/trab_mariza_ago2001.pdf>. Acesso em: 19 set. 2010. SANTOS, Gildenir Carolino. Normalizao e orientao bibliogrfica. Campinas, s.d. Disponvel em: < www.bibli.fae.unicamp.br/download/NOB2006.ppt >. Acesso em: out. 2010. SANTOS, Mara Roxanne, SAMPAIO, Denise Braga; SANTOS, Francisco Edvander Pires; BENEVIDES, Romero da Silva. Normalizao na Prtica: um breve estudo sobre a normalizao e a experincia Normalizadores. Encontro de Experincias Estudantis, 4, Fortaleza, 2011.

SARACEVIC, Tefko. Cincia da Informao: origem, evoluo e relaes. Perspec. Ci. Inf., Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996. Disponvel em: <http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=ci%C3%AAncia%20da%20informa%C3%A7%C3%A3o%3 A%20origem%2C%20evolu%C3%A7%C3%A3o%20e%20rela%C3%A7%C3%B5es&source=web&cd=2&ve d=0CC4QFjAB&url=http%3A%2F%2Fportaldeperiodicos.eci.ufmg.br%2Findex.php%2Fpci%2Farticle%2 Fdownload%2F235%2F22&ei=RwDRTpy0FZGUtwfBx5SrDQ&usg=AFQjCNEHbDXliGrzMMMFHHslF8 vYt7obEw>. Acesso em: 19 mar. 2011. SILVA, Alessandra Garrido Sotero da. A linguagem humana e a necessidade de domnio em um espao scio-cultural. [S.l.: 200-]. Disponvel em: <http://apl.unisuam.edu.br/semiosis/textos/2/alessandra.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2011. SILVA, Francisco L. L. da; CECCHETTO, Jos Gustavo; COSTA, Rita Marques. Qualidade. So Paulo: Faculdade Integrada Campos Salles, 2000.

SILVA, Junia Guimares e; MARINHO JUNIOR, Inaldo Barbosa. Socializao da informao: aportes da teoria da ao comunicativa. Rev. Cincia da Informao, Braslia, v. 25, n. 3, p. 466-472, set./dez. 1996. Disponvel em: <http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/475/434>. Acesso em: 17 maio, 2011.

TARGINO, Maria das Graas. Comunicao Cientfica: uma reviso de seus elementos bsicos. Braslia, 1998. Disponvel em: <http://pt.scribd.com/doc/72808527/ Artigo-Maria-das-Gracas-Targino>. Acesso em: 7 nov. 2010. ULHOA, Paulo Roberto. O plgio crime. Vitria: A Gazeta, 2006. Disponvel em: <https://bvc.cgu.gov.br/bitstream/123456789/2726/1/o_plagio_e_crime.pdf>. Acesso em: 24 maio 2011. UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MAKENZIE. Manual de elaborao da monografia. So Paulo, 2011. Disponvel em: < http://www.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCSA/Economia/monografia/manual.pdf >.Acesso em: 15 abr. 2011.

Obrigada a todos!!!
Voc tem que encontrar o que voc gosta. E isso verdade tanto para o seu trabalho quanto para seus companheiros. Seu trabalho vai ocupar uma grande parte da sua vida, e a nica maneira de estar verdadeiramente satisfeito fazendo aquilo que voc acredita ser um timo trabalho. E a nica maneira de fazer um timo trabalho fazendo o que voc ama fazer. Se voc ainda no encontrou, continue procurando. No se contente. Assim como com as coisas do corao, voc saber quando encontrar. E, como qualquer timo relacionamento, fica melhor e melhor com o passar dos anos. Ento continue procurando e voc vai encontrar. No se contente.

STEVE JOBS

Anda mungkin juga menyukai