Anda di halaman 1dari 85

Schincariol-NE e Farmcias Pague Menos

Trabalho sobre Estratgias, Pessoas e Operaes

Educao Empreendedora IN0980


Grupo: Angela Peres, Fernando Selleri, Kellyton Brito, Lubnnia Morais e Marco Andr Machado

Outubro/2011

Schincariol-NE
2 no ranking das Maiores Cervejarias do Brasil (2010) 361 posio do ranking geral Sede: Itu/SP Setor: Bens de Consumo Vendas (em US$ bilhes): 5,7 Nmero de empregados: 11mil Controle Acionrio: Brasileiro Capacidade de produo: 4,5 bilhes de litros/ano Cerca de 9 mil empregos direto e 65 mil indiretos Aquisies desde 2008: Nobel, Baden Baden, Devassa, Eisenbahn e Cintra, alm da constituio da Sonar Servios de Franquias

Schincariol-NE: Histrico
1939 Fundao da Schincariol por Primo Schincariol que instalou uma pequena fbrica nos fundos de sua residncia em Itu/SP; 1966 Transferncia da unidade fabril para o local onde hoje a sede da empresa em Itu/SP; 1977 Produo de refrigerantes em larga escala; 1989 Lanamento da 1 cerveja (Pilsen Schincariol); 1993 Lanamento de refrigerantes; 1997 Lanamento de guas minerais e novos refrigerantes. Expanso da empresa para Alagoinhas/BA; 2000 Inaugurao da empresa em Cachoeirinhas de Macacu/RJ. Incio do patrocnio do carnaval; 2002 Lanamento da Skinka e da cerveja Primus. Expanso da unidade fabril em Caxias/MA;

Schincariol-NE: Histrico
2003 - Lanamento das cervejas Nova Schin, Glacial, como tambm dos produtos Schin Tnica e Schin Citrus. Inaugurao da unidade fabril de Manaus/AM e comeo das unidades fabris em Alexnia/GO e Recife/PE; 2004 - Eleita a melhor empresa no segmento de bebidas pela revista EXAME, na 31 edio do anurio "Melhores e Maiores; 2005 - Lanamento da linha de refrigerantes Mini Schin e tambm expanso da empresa para Igrejinha/RS e Benevides/PA; 2006 - Construo de mais uma unidade fabril (Horizonte/CE); 2007 - Lanamento da linha de nctares. No mesmo ano a empresa adquiriu a marca Devassa e as unidades Baden Baden em Campos do Jordo/SP e de Igarassu/PE;

Schincariol-NE: Histrico
2008 - Aquisio da unidade fabril Eisenbahn, em Blumenau/SC. Aquisio da marca Cintra; 2009 - Schincariol eleita a melhor empresa do Brasil no segmento de Bebidas e Fumo no ranking "As Melhores d Dinheiro" da revista ISTO Dinheiro. E eleita, pela segunda vez consecutiva, a melhor empresa no segmento de Bebidas e Fumo do Norte Nordeste pelo anurio Valor 1000, do jornal Valor Econmico; 2010 - Lanamento da cerveja Devassa Bem Loura. Lanamento da nova identidade visual. Alm disso a empresa recebe o Prmio Gesto de Inovao e Qualidade no ranking "As Melhores d Dinheiro", da revista ISTO Dinheiro.

Schincariol-NE: Empresas do Grupo


Sonar Servios e Franquias
Atua no segmento de franquias e atualmente conta com 28 cervejarias franqueadas em cinco estados brasileiros

Schincariol-NE: Estratgia
BHAG
o

Ser a empresa mais admirada e melhor gerenciada do Brasil at 2012.

Como alcanar este objetivo:


o

Servindo e conhecendo bem todos os pblicos: rede de clientes, fornecedores internos/externos e consumidores. Por essa razo, concentra os esforos e energia criativa no aprendizado e na utilizao de novas tecnologias, ferramentas e metodologias, para o contnuo aprimoramento de produtos, servios e processos que conduzam excelncia na prestao de servios.

Schincariol-NE: Estratgia

Schincariol-NE: Estratgia
A Schincariol est trabalhando atualmente com um conceito fcil, inteligente e curto.
hbito dos brasileiros dar nfase as coisas boas usando o aumentativo. Exemplos: carro, jogo,mulhero e cervejo. Para o pblico alvo, estratgicamente, o diminutivo possui o significado de inferioridade sendo assim, subentende-se que as outras marcas de cerveja so de baixa qualidade.

Schincariol-NE: Pessoas

Schincariol-NE: Pessoas
Valorizar a diversidade no trabalho em equipe respeitando as individualidades, cultivando relaes transparentes e condutas ticas, num clima de confiana e comunicao aberta praticada em toda a organizao.
Acreditar que, a partir do empreendedorismo, da inovao, da diversidade de ideias e opinies, se constroem novos caminhos e oportunidades para a realizao profissional, para a integrao social e familiar, para o equilbrio fsico,emocional, mental e espiritual de todos.

Schincariol-NE: Pessoas
2010: 10.041 colaboradores distribudos em funes industriais, comerciais e administrativas. Cerca de 9 mil empregos diretos e 65 mil indiretos. Nmero de empregados: 11mil Todos os que atuam nas unidades fabris tm seguro de vida, recebem auxlio alimentao e transporte (ou tm acesso a restaurantes e nibus fretados), assistncia mdica, odontolgica e farmacutica, previdncia privada, kit de Natal, minicase com bebidas, kit escolar, posto bancrio e caixa eletrnico dentro das unidades, bem como emprstimo vinculado.

Schincariol-NE: Pessoas
Programa Trainee:
o

18.231 inscritos e selecionou 19 profissionais recm-formados para ingressarem na Schincariol.

Programa Jovem Aprendiz:


o

20 dos 104 contratados no perodo 2009/2010 foram efetivados como colaboradores da empresa.

Treinamento de funcionrios:
o

O treinamento contnuo para garantir a produtividade. Em 2010 foram realizadas 570 mil horas de treinamento somando os presenciais e tambm a distncia, via e-learning.

Schincariol-NE: Pessoas
Bolsas de estudo:
o

A empresa oferece bolsas de estudo de graduao, ps e idiomas. A empresa paga 50% do curso.

Programa de Incluso de Deficientes:


o

Hoje a empresa tem 300 funcionrios desse perfil e prentende chegar a 500 nos prximos trs anos.

Schincariol-NE: Pessoas
Reconhecimentos
o

2010 - Prmio SESI Qualidade no Trabalho (unidade Horizonte/CE) categoria Educao e Desenvolvimento.

2009 - 2010 - Prmio E-Learning Brasil 2009/2010, categoria Corporativa Gold.


2008 - Prmio SESI Qualidade no Trabalho PSQT 2008, etapas estaduais s unidades de Recife (PE) e Benevides (PA), pela gesto e valorizao dos colaboradores.

Schincariol-NE: Pessoas
Reconhecimentos
o

2008 - Prmio Ser Humano Paulo Freire 2008, na modalidade Responsabilidade Social, para a unidade Recife (PE), pelo Projeto Incluso Eficiente.
2008 - Prmio E-Learning Brasil 2008, categoria Contribuio Marcante, Academia Schin, pelo ensino distncia. 2008 - Ttulo de Destaque, categoria Best Pratice, concedido pela Associao Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) Campinas (SP).

Schincariol-NE: Pessoas
Reconhecimentos
o

2007 - Trofu Destaque Ecologia unidade de Igrejinha (RS) recebeu pela segunda vez o Prmio de Responsabilidade Ambiental do Estado do Rio Grande do Sul, concedido pelo Instituto Latino-americano de Proteo Ambiental Borboleta Azul. 2007 - Prmio Cidadania S.A - unidade de Recife (PE) promovido pelo Sistema Jornal do Comrcio de Comunicao em parceria com o instituto Ao Empresarial pela Cidadania. 2007 - Empresa Cidad - Caxias (MA) concedido pelo SESI e pela Rede Globo de Televiso.

Schincariol-NE: Operao
reas de Atuao

Schincariol-NE: Operao
Presente em 11 estados brasileiros Marcas:
o o o

Cervejas: 9 marcas Refrigerantes: 5 marcas Bebidas Mistas: 1 marca

Nctares: 1 marca

Schincariol-NE: Operao

Demonstrao do Resultado do Exerccio - Schincariol Participaes e Representaes S.A.

Schincariol-NE: Operao
Marketing Responsvel
o

Consumo responsvel: "Se beber no dirija" no contexto editorial das propaganda

Reformulao da marca
o

Surgimento da Nova Schin, e com ela a campanha Experimenta que acabou se transformando em um bordo nacional. A proposta era surpreender com simplicidade, utilizando uma mensagem que j fosse comum no cotidiano dos consumidores.

Schincariol-NE: Operao
Reformulao da marca
o

Logo depois criado o movimento "O", um conceito fcil, inteligente e curto. hbito dos brasileiros dar nfase s coisas boas usando o aumentativo. Exemplos: carro, jogo,mulhero e cervejo.

A abordagem bsica da nova campanha que a Nova Schin no pode ser nada menos do que um cervejo.

Schincariol-NE: Concorrentes
Coca-Cola Companhia de Bebidas das Amricas (AmBev)

Coca-Cola Guararapes
Em 2008
o o o o o o o

66 posio no ranking Norte/Nordeste 43 no Nordeste Sede: Jaboato dos Guararapes/PE Setor: Bens de Consumo Vendas (em US$ milhes): 327,5 Nmero de empregados: 2.758,0 Controle Acionrio: Americano

Coca-Cola Guararapes: Estratgia


BHAG
o

"Ser o principal fornecedor de bebidas, superando as expectativas dos clientes e consumidores, garantindo o adequado abastecimento do mercado, assegurando a qualidade dos produtos e processos, valorizando o desenvolvimento e capital humano, buscando o crescimento da organizao e a mxima rentabilidade do negcio, com respeito a comunidade e ao meio ambiente.

Coca-Cola Guararapes: Estratgia


Viso: "Ser o modelo de gesto para o Sistema Mundial Coca-Cola, reconhecida como inovadora e com profissionais apaixonados pelo que fazem. Reconhecimento como empresa socialmente responsvel, preocupada com o meio ambiente e a comunidade. Coca-Cola um produto democrtico. No importa quo dinheiro voc tenha, voc nunca vai comprar uma CocaCola melhor do que outra pessoa. No importa o que voc , quo dinheiro voc tem e o que voc faz.

Coca-Cola Guararapes: Estratgia


Modelo de Sustentabilidade

Cinco Ps:
o o o o o

Performance: retorno para os acionistas Pessoas: timo local para os colaboradores fazerem o seu melhor Portflio: marcas que antecipam e satisfazem o desejo das pessoas Parceiros: Valor contnuo e mtuo para parceiros e fornecedores Planeta: Sustentabilidade

O objetivo da Coca-Cola chegar a 100% de suas embalagens recicladas

Coca-Cola Guararapes: Pessoas

Coca-Cola Guararapes: Pessoas


100 Melhores Empresas Para se Trabalhar no Brasil (2006) 3.200 funcionrios diretos
o o

Seleo nacional via http://careers.peopleclick.com Seleo regional via formulrio online (dados pessoais, pretenses, experincia e formao)

21 mil empregos indiretos

Coca-Cola Guararapes: Pessoas


Colocaes do Presidente Luis Delfim
fundamental interpretar corretamente o perfil do capital humano disponvel como recurso organizacional Internamente meu foco est em criar as condies para que os talentos possam aparecer dentro da empresa. Valorizamos muito o crescimento baseado no mrito. Tenho o cuidado de manter aberto o canal de comunicao dos funcionrios com a presidncia. O gestor a referncia. S se consegue motivar a organizao a fazer algo diferente e melhor se voc como lder acreditar e viver isso. Alm disso, me preocupo em mostrar a importncia das pessoas para a empresa. Todo mundo deseja permanecer num ambiente onde querido. Olhe para o que est acontecendo no mundo, pois voc ser afetado por isso. Busque o desenvolvimento contnuo. Entenda que o que lhe sustenta hoje poder no valer muito daqui h 3 anos.
Entrevista disponvel em http://bit.ly/nsv1pL

Coca-Cola Guararapes: Operao


Internet
o o

Perfis em redes sociais Cocacola.com.br


o o o o

Site para o pblico jovem CocaCola FM Integrao com orkut, facebook, twitter Pedido de msica pelas redes sociais

o o o

Cocacolafm.com.br Cocacolabrasil.com.br
o o o o o

Produtos, sade, informaes regionais Informaes sobre operao local Questes sociais Currculo Fale conosco

Coca-Cola Guararapes

Coca-Cola Guararapes: Operao


8 Unidades de distribuio
o

Jaboato, Suape, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Arruda, Joo Pessoa e Campina Grande

Outras franquias Coca Cola no NE


o o o

Fortaleza (escritrio regional)/CE Conviver: Macei/AL e Arapiraca/AL So Luiz/MA

Coca-Cola Guararapes: Operao


Coke Experience
o o

Pontos de venda com a cara da coca-cola 3 na Boa Viagem, 1 na Torre, 1 em Joo Pessoa

Centro de Desenvolvimento de Negcios Centro de Excelncia


Treinamento para comerciantes
o

Coca-Cola Guararapes: Operao


Ponto de Vendas
H muito tempo reconhecemos que o ponto de venda onde acontece a maioria das decises
Temos mapeado 80 tipos diferentes de pontos de venda e para cada um deles temos uma lista pr-determinada de quais equipamentos e comunicao que estaro em um determinado lugar. Alm do tipo de promoo e do produto. E, para cada um destes 80 perfis de ponto de venda temos 10 indicadores diferentes de performance. Ricardo Fort, Diretor de Marketing

Disponvel em http://bit.ly/Z0NLY

Coca-Cola Guararapes: Operao


Cadastro do ponto de venda simplificado
o

Formulrio com RG, CPF e Comprovante de Endereo

Comunicao
o o

Sites, e-mails e redes sociais SAC - Servio de Atendimento ao Consumidor


o o

Telefone 81 (atendimento regional) e 0800 (nacional) Call center prprio


2 melhor call center prprio para trabalhar vendas (2009) 6 melhor para trabalhar relacionamento (2009)

CSC Centro de Servio ao Cliente


o

Telefones locais (81, 83, 87)

Disponvel em: http://bit.ly/rawNc2

Companhia de Bebidas das Amricas


Empresa de capital aberto (AMBV4) 7 posio no ranking geral Maior cervejaria da Amrica Latina e a maior indstria privada de bens de consumo do Brasil Sede: So Paulo Grupo: AB InBev Controle Acionrio: Belga Vendas: R$ 25,2 bi (2010) Faturamento: R$ 7,56 bi (2010) 2011 (1 semestre):
o o

Faturamento: R$ 3,9 bi Vendas: R$ 12,4 bi

Ambev: Histrico
1999: Surgimento a partir da fuso das cervejarias Brahma e Antarctica; 2000: Aquisio da uruguaia Cerveceria y Malteria Paysand (produtora da marca Nortea); 2002:
o

Aquisio da Quilmes maior cervejaria da Argentina, Bolvia, Paraguai e Uruguai (a AmBev se torna a 3 maior em operao comercial de bebidas do mundo); Aquisio da CabCorp, principal engarrafadora Pepsi na Amrica Central, para atuao no mercado de cervejas da regio.

Ambev: Histrico
2003:
o o o

Adquire ativos da Embotelladora Rivera, assumindo a franquia da PepsiCo no Peru No Equador, a Ambev adquire a Cerveceria SurAmericana, segunda maior cervejaria do pas Srie de aquisies em pases da Amrica Central

2004:
o
o

Associao com a Embotelladora Dominicana CXA (Embodom), engarrafadora exclusiva da PepsiCo na Repblica Dominicana Fuso com a belga Interbrew S.A./N.V, envolvendo a fuso de uma controladora indireta da Labatt, uma das cervejarias lderes do Canad

Ambev: Histrico
2005:
o

Incorporao da InBev Brasil e fuso com CBB (Companhia Brasileira de Bebidas)

2007:
o o

Labatt, subsidiria da Ambev, celebra contrato com a Lakeport Brewing Income Fund Aquisio de todas as quotas da Goldensand Comrcio e Servios Ltda, controladora das Cervejarias Cintra

Ambev: Estratgia
BHAG:
o

"Ser a Melhor Companhia de Cervejas em um Mundo Melhor"

Como alcana-lo:
o

"Recrutando, treinando, mantendo pessoas excelentes e antecipando-nos aos desejos do consumidor, fabricando e entregando produtos com qualidade e ao menor custo mundial"

Ambev: Estratgia

Ambev: Estratgia
Pilares Estratgicos

Ambev: Estratgia
Todas as unidades da Ambev tm metas de ecoeficincia. 2011: plano para investir R$ 6 mi Metas para 2012:
o o o

Reduzir o consumo de gua em 11% Reduzir emisso de CO2 em 10% Reaproveitar quase a totalidade (99%) dos resduos da produo

Parcerias com WWF-Brasil, ONG voltada para a conservao da natureza.

Ambev: Pessoas
"Nossa gente a nossa maior riqueza. Trabalhamos juntos para realizar nossos sonhos". 45 mil funcionrios 2009: 32 mil pessoas na Universidade AmBev 2010: 40 mil pessoas na Universidade AmBev Mais de 3.000 esto a mais de 10 anos na empresa (destes, mais de 500 foram formados pelo Programa Trainee) Oportunidade de carreira internacional Remunerao varivel

Ambev: Pessoas
Universidade AmBev
o o o o o o o

74 programas 712 cursos Mais de 38 mil horas de treinamento online e presencial Investimento: R$ 22,5 mi Jovens de todo o pas com at dois anos de formados em diversos cursos Salrio compativo ao mercado + benefcios Estudantes cursando o penltimo ou ltimo ano do ensino superior com ingls intermedirio

Trainee

Estgio

Ambev: Pessoas
Reconhecimento interno:
o

Evento "Melhores Prticas" promove a troca de experincias e premia solues aplicadas no Brasil e em outros pases Programa de Excelncia Fabril: determinante para a definio da remunerao varivel dos funcionrios, que pode chegar a cinco salrios Avaliao trimestral (Campeonato Mundial) que reconhece as clulas que mais se destacaram dentro das fbricas

Ambev: Pessoas
Reconhecimento interno:
o

Programa de Excelncia em Vendas: remunerao varivel de acordo com a colocao alcanada pelos times de vendas Reconhecimento Feras, que homenageia a cada semestre os vendedores de destaque em todo o Brasil Reconhecer - uma homenagem aos colaboradores que completam 15, 20 e 25 anos de trabalho na empresa

Ambev: Pessoas
Reconhecimentos:
o

Prmio Voc S/A - Exame 150 Melhores Empresas para Voc Trabalhar como destaque na categoria "Gesto de Talentos" (2010) 1 lugar na categoria "Empresas acima de 10 mil funcionrios" do ranking "As Melhores na Gesto de Pessoas", da revista Valor Carreira, publicao anual do jornal Valor Econmico Est entre 100 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, premiadas pelo Instituto Great Place to Work em parceria com a revista poca Destaque nas categorias "empresas que mais contrataram" (em 2 lugar); "empresas que mais cresceram" (3 lugar); "as que mais promoveram" (12 lugar); e "as melhores indstrias" (17 lugar).

Ambev: Operao

Ambev: Operao
Presente em 14 pases das Amricas Marcas:
o o o

Cervejas: 17 marcas Refrigerantes: 9 marcas Outras: 3 marcas

Ambev: Operao
Composio da Receita Lquida

Receita Bruta em 2010: R$ 46.881,4 milhes *Informaes de 2007 a 2010 em IFRS e anos anteriores em BRGAAP

Ambev: Operao

Ambev: Operao
Marketing Responsvel
Nosso compromisso pblico e individual com relao publicidade dirigida a crianas. Consumo responsvel
o o o

"Beber redondo beber com responsabilidade" "Se beber no dirija" no contexto editorial das propaganda "Motorista da rodada"

Parceria com o Grupo Po de Acar: coibir a venda de bebidas alcolicas para menores.

Ambev: Operao
Inovao: tendncia para novas embalagens

Ambev: Operao

Farmcias Pague Menos


17 no ranking da Regio Nordeste (2008) 213 posio do ranking geral Sede: Fortaleza/CE Setor: Varejo Vendas (em US$ milhes): 1.379,9 Nmero de empregados: 10.653 Controle Acionrio: Brasileiro

Pague Menos: Histrico


1 Milho 1981 conquista de Francisco Deusmar Queirs como scio da Pax Corretora de Valores 1981 diversificao criao de renda, participaes e aes de grandes companhias nacionais 1981 1 Farmcia Pague Menos. Sociedade com o cunhado, amigo-irmo, Ubiranilson Alves 1988 - foi a primeira rede de varejo do pas a comercializar vales-transportes 1989 - pioneira no recebimento de contas de gua, luz e telefone

Pague Menos: Histrico


No final dos anos 80 - 30 filiais Antes do final da dcada de 90, presente em todo o Nordeste e em Belm-PA Em 2002, 1 loja em So Paulo GRANDES MERCADOS 2007 - mais de 460 lojas e o ttulo de maior rede de farmcias do pas, presente em 23 estados Ganhou diversos prmios, com destaque para o recall onde os consumidores de estados como Pernambuco e Bahia atestaram que a Pague Menos uma marca reconhecida e admirada

Pague Menos: Empresas do Grupo


PAX corretoras de valores Joombo segmento qumico Pague Menos servios Renda corretoras Renda florestal Pague Menos manipulao e-Pharma

Pague Menos: Estratgia


BHAG
o

Encantar pessoas, promovendo saudabilidade, atravs de atitudes inovadoras e cidads

Inovao, Convenincia e Cidadania

Com o conceito americano de "drugstore", a Pague Menos quebrou paradigmas e buscou, na justia, o direito de oferecer convenincia aos seus clientes e comercializar outros produtos alm de medicamentos.

Pague Menos: Estratgia


Passos para o modelo de Governana Corporativa
o o

Governana de TI Cdigo de conduta e tica

Desafio (a partir de 2010)


o

Abrir uma loja por semana em todo o Brasil

Prticas Comerciais
Medicamentos: 75% do total de vendas No medicamentos (produtos de higiene, cosmticos e outros): 25% do total das vendas o Dentro dos medicamentos destacam-se os genricos: 12% do total de venda
o o

Pague Menos: Estratgia


Atendimento a norma da ANVISA: todos os medicamentos, inclusive os que no requerem prescrio, so mantidos dentro do balco da farmcia Parceria com a Farmcia Popular do Ministrio da Sade e com diversos programas de descontos especiais para clientes de diversos laboratrios, atravs de sistema de informtica, acionado no momento da venda

Pague Menos: Pessoas


Equipe talentosa e apaixonada pelo que faz Gesto de talentos e desenvolvimento humano
o o o o o

Captar os melhores profissionais do mercado Investir no desenvolvimento de cada colaborador Auditrios exclusivos para treinamento Atendimento, tcnicas de vendas e tica so discutidos constantemente Em 2010, foram ministradas 298.000 horas de treinamento

Pague Menos: Pessoas


Quadro de pessoal
o o o o o o

Presidente: Francisco Deusmar de Queiros Vice-Presidente: Ubiranilson Alves Lojas: 9.758 funcionrios Escritrios regionais: 231 Centro de Distribuio em Fortaleza: 760 Administrao Central em Fortaleza: 531

1.041 farmacuticos na assistncia diria nas lojas 40 farmacuticos na administrao central


o o

Relacionamento com a ANVISA Atendimento ao pblico no SAC

850 motoqueiros terceirizados para realizar entregas

Pague Menos: Pessoas


Oferece assistncia mdica e odontolgica e seguro de vida Perodo de treinamento com durao de 4 meses Plano de carreira prev promoes conforme desempenho Contrato com a consultoria Ernst & Young para a implantao do programa de governana corporativa Servios de auditoria prestados pela KPMG Auditores Independente

Pague Menos: Operao

Pague Menos: Operao


Depois do Nordeste e So Paulo vieram Paran, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Amazonas, Rio Grande do Sul e outros estados So mais de 460 lojas, presente em 23 estados e em mais de 65 cidades Mais de 11 mil empregos diretos Mais de 8 milhes de atendimentos/ms Crescimento contnuo: em torno de 25% ao ano Faturamento anual de 2 bilhes de dlares

Pague Menos: Operao


Centro de Distribuio
o o o o

O maior do setor farmacutico no pas Capacidade para atender at 1000 lojas Projetado para dar suporte as expectativas de crescimento Movimenta 700 mil unidades de produtos/dia (45 toneladas dirias)

Fornecedores
o o o

240 laboratrios 10 distribuidores 150 indstrias de no medicamento

Pague Menos: Operao


Atendimento
Ouvir com ateno, sentir as necessidades e descobrir solues Carto sempre: aes segmentadas sobre faixa etria, escolaridade, profisso e perfil de compra o Recebimento de contas: gua, luz e telefone o Carto de crdito pague menos (Visa e Master) o SAC Farma: atendimento 24h - mdia de 2 mil ligaes o AME: atendimento de medicamentos especiais (hormnios, controlados, de uso hospitalar) o E-commerce e redes sociais: compras, concursos, informaes sobre sade o Entrega em domiclio
o o

Pague Menos: Operao


Mltiplos Canais de Atendimento
o o o

Pague Menos Sempre Bem Lojas, TV, Revista e Internet Maior plataforma integrada de sade e beleza

Outras aes
o o o o o o o

Campanhas promocionais Programas Vida Saudvel e Mente & Corao Encontro de Mulheres Circuito de corridas Doao de cadeiras de rodas e ambulncias Pague Menos Solidria Aes ecolgicas

Pague Menos: Concorrentes


Droga Raia Drogarias Pacheco

Droga Raia
Lojas: 362 unidades em operao Receita Bruta: R$ 566,0 milhes, crescimento de 24,7%

Margem Bruta: 26,9% da receita bruta


Lucro Lquido: R$ 23,4 milhes, equivalente a 4,1% de margem lquida

Droga Raia: Histrico


Incio: 1905, Araraquara - 1a Pharmacia Raia - Joo Baptista Raia .1966, o Sr. Arturo Pipponzi - scio controlador. 1987, Carto Raia - carto de fidelidade, informatizao cadeia de suprimentos, centro de distribuio e lojas 80 - 7 lojas. Final da dcada - 37 lojas. 90 - Plano de carreira e programas de treinamento. Carteira de Gesto de Benefcio Farmcia e constituio de uma carteira de clientes corporativos. Ao final da dcada, 78 lojas. 2000 - Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paran. Desde 2007, Estado do Rio Grande do Sul. 2007 - 48 novas lojas,em um nico ano de cerca de um tero do total de lojas de 100 anos anteriores. 2008- ingresso de Gvea investimentos e a Pragma Patrimnio como acionistas da companhia, cada um com 15% de participao. 2009 - 299 lojas. 2010 - 350 lojas.

Droga Raia: Estratgia


BHAG
o

Ns crescemos com o crescimento e o bem-estar de todos.

Acelerar o crescimento orgnico, com aumento da presena nos mercados existentes e o ingresso seletivo em novos mercados. Alavancar vendas e resultados nas lojas existentes. Alavancar os resultados do programa de fidelizao de clientes. Fortalecer a linha de produtos exclusivos.

Droga Raia: Pessoas


Desde 1994 - plano de carreira formal para todas as funes de loja. Essencial para:
o o o o

treinar e capacitar os colaboradores; disponibilizar banco de colaboradores (quantidade e qualificao) em linha com o plano de crescimento; equipe multidisciplinar enxuta e eficiente; relao de troca clara e bem definida entre colaborador e Raia investindo na formao do colaborador

2010 - Centro de Treinamento e Terminal para mensurao da postura comercial dos colaboradores Incremento no nmero de consultoras de beleza em loja melhoria do atendimento e aumento das vendas de Produtos de Perfumaria

Droga Raia: Pessoas


Conselho de Administrao
o o o o o

Presidente: Plinio Musetti Vice-Presidente: Piero Minardi Membros Efetivos: 4 Membro Independente: 1 Suplentes: 6

Diretoria
o o o o o o

CEO Vice-Presidente de Relaes com Investidores e Comercial Vice-Presidente Financeiro Vice-Presidente de Operaes Vice Presidente de Vendas e Marketing Vice Presidente de Recursos Humanos

Droga Raia: Operao


362 unidades em operao (2011) Faturamento de R$ 1,6 bilho Quase 6000 funcionrios Lojas amplas, bem iluminadas, com identidade visual moderna e ambiente sonorizado Aes de responsabilidade social: Revista Sorria e Projetos Incentivados Poltica de entrega: convencional, turbo e agendada Ofertas conforme CEP do cliente Servio de atendimento ao cliente Carto Raia de desconto Convnio com empresas: benefcio farmcia Relaes com investidores Aes de sustentabilidade Em 02/08/2011 Drogasil e Droga Raia confirmaram fuso para criar lder do setor

Drogarias Pacheco
268 posio do ranking geral Sede: Rio de Janeiro/RJ Setor: Varejo Vendas (em US$ milhes): 1.137,8 Nmero de empregados: 8.170 Controle Acionrio: Brasileiro

Drogarias Pacheco: Histrico


1892: Inaugurada no centro do Rio de Janeiro a 1 loja 1941: Fundao da Jamyr Vasconcellos 1974: Jamyr Vasconcellos adquirida pelo atual proprietrio 1977: A Drogaria Pacheco comprada pela Jamyr Vasconcellos 1981: Transferncia para uma sede com 15.000 m2 1985: Comea o processo de crescimento mercadolgico 2001: A matriz transferida para uma rea de 56.000 m2, 2005: Aquisio da Drogarias Santa Marta de Minas Gerais 2007: Razo social muda para Drogarias Pacheco SA 2009: A Drogarias Pacheco chega a So Paulo

Drogarias Pacheco: Estratgia


BHAG
o

Atender as necessidades do mercado, com tica, competitividade e qualidade, fortalecendo continuamente o relacionamento com seus fornecedores, garantindo a criao de valor para o acionista e visando a satisfao de seus clientes e colaboradores

Garantir a procedncia dos medicamentos ao consumidor Seguir sem tirar nem pr as prescries dos mdicos Oferecer o mesmo nvel de servio e estrutura de loja, independentemente de bairro ou regio Praticar preos justos Cumprir integralmente as regras da vigilncia sanitria

Drogarias Pacheco: Pessoas


Mais de 6 mil colaboradores empregados diretamente Cursos para pessoas com deficincia Presena de um profissional farmacutico em todos os estabelecimentos Remunerao acima do piso Treinamentos e oportunidades de crescimento Principal executivo: Samuel Barata

Drogarias Pacheco: Operao


Mais de 350 lojas, distribudas no Estado do Rio de Janeiro, So Paulo, Minas Gerais e Esprito Santo Mais de 6 Milhes de pessoas que passam mensalmente pelos seus caixas Lojas com funcionamento 24 horas por dia Entrega em domiclio Servio de Atendimento ao Consumidor Carto convnio com empresas Farmcia Popular e medicamentos genricos Pagamento: cartes, carto convnio e dinheiro Servio pergunte ao farmacutico Revista OnLine: Beleza & Sade Faturamento em 2010: R$ 1,8 bi Crescimento de 22,5% 30/08/2011 Drogarias So Paulo e Pacheco anunciam fuso criando a maior empresa de varejo farmacutico do pas

Referncias
As maiores empresas do Nordeste em 2008 (http://bit.ly/pbdadz) Ferramenta Melhores e Maiores - Revista Exame (http://bit.ly/jouMlq) Sites
o o o o o o o o

http://www.schincariol.com.br http://www.ambev.com.br http://www.cocacola.com.br http://portal.paguemenos.com.br/portal/ http://www.drogariaspacheco.com.br http://www.drogaraia.com.br Drogarias So Paulo e Pacheco anunciam fuso (http://glo.bo/qBlzOU) Drogasil e Droga Raia confirmam fuso para criar lder do setor (http://glo.bo/oZcOnw)

Outras

Anda mungkin juga menyukai