Anda di halaman 1dari 31

CONCEITO SOCIOLGICO DO DIREITO

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA JURDICA

O DIREITO FATO SOCIAL


fenmeno social, assim como a linguagem, a religio, a cultura, que surge das inter-relaes sociais e se destina satisfazer necessidades sociais, como prevenir e compor conflitos.

NORMAS DE CONDUTA
Como o Direito est ligado ideia de organizao e conduta, ento deve ser ele entendido como um conjunto de normas de conduta que disciplinam as relaes sociais.

CARACTERSTICAS DAS NORMAS DE CONDUTA


Trata-se de normas de conduta que se destinam a todos, aplicveis a todas a relaes abrangveis pelo seu escopo. So chamadas de universais ou genricas. So tambm abstratas.

O Direito no se dirige a pessoas determinadas nem a relaes consideradas individualmente. O carter de generalidade das normas do Direito faz que este tenha em vista apenas o que na sociedade acontece com mais frequncia.

Quando ocorrer determinado tipo de conflito, sabe-se como ser resolvido. As partes sero tratadas de igual maneira.

A obrigatoriedade
Em regra so normas obrigatrias, isto , de observncia necessria. A obrigao elemento fundamental do Direito. No momento em que transgredimos qualquer dessas normas, logo sentimos as consequncias.

A Sano
O Direito dirige-se a seres dotados de liberdade, que agem comandados pela vontade. Como podem inobserv-lo, tornou-se necessrio estabelecer sanes.

ORIGEM DAS NORMAS DE CONDUTA


Para a SOCIOLOGIA JURDICA, as normas de Direito emanam do grupo social. A ESCOLA MONISTA Englobando quase todos os juristas, esta escola entende que apenas um tipo de grupo social o grupo poltico o Estado est apto a criar normas de direito.

A ESCOLA PLURALISTA
Esta escola, alm de alguns juristas, compreende socilogos e filsofos, considera que todo agrupamento de certa consistncia e expresso pode outorgar-se normas de funcionamento que, ultrapassando o carter de simples regulamento, adquirem o alcance de verdadeiras regras jurdicas.

Provisoriedade e mutabilidade das normas de Direito


Do ponto de vista sociolgico, se o Direito emana do grupo social, no pode ter maior estabilidade que o grupo. Assim porque o prprio ser humano est em constante mudana: mudam os hbitos, pensamentos etc

O Direito est sujeito a transformaes contnuas, pois o simples confronto com os diferentes sistemas jurdicos do passado ou dos pases estrangeiros basta para dar ideia da prodigiosa diversidade das normas de direito aplicadas na superfcie do globo.

FONTES DO DIREITO
AS PRINCIPAIS FONTES DO DIREITO PARA A SOCIOLOGIA JURDICA NO SO AS MESMAS PARA A CINCIA DO DIREITO, QUE O ENFOCA PELO ASPECTO NORMATIVO.

CONCEITOS E ESPCIES
Quando falamos em Fontes do Direito, estamos nos referindo a tudo quanto concorra para a sua existncia, seu aparecimento e formao.

Costuma-se classificar as fontes do Direito em materiais e formais:


As fontes materiais : responsveis pela elaborao do Direito. As fontes formais: de fonte s tem a forma. Elas apenas tornam o Direito conhecido.

FONTES MATERIAIS OU DE PRODUO


As fontes materiais podem ser imediata (poder legislativo e executivo) e mediata ou remota (a sociedade).

AS FONTES MAIS IMPORTANTES DO PONTO DE VISTA SOCIOLGICO


A sociedade a fonte primeira, suprema, viva, sem a qual no haveria que falar em Direito. Entre as fontes formais, o costume merece a preferncia da sociologia jurdica porque constitui a primeira e principal manifestao do Direito criado pela sociedade.

O COSTUME
Para haver costume, preciso uniformidade na srie de atos. Regularidade, generalidade e a convico jurdica de que a observncia dessa prtica corresponde a uma necessidade de direito.

ORIGEM E EXPANSO DO COSTUME


O costume de formao livre, difusa, espontnea, gradativa. Vai sendo formado paulatinamente pela prpria sociedade.

O PAPEL DO COSTUME
Nas sociedades modernas existem dois tipos de ordenamento jurdico. As naes latinas e germnicas adotam o sistema de tradio romana civil law , base legislativa, fundado no primado da Lei. Ao lado desse sistema, temos a tradio dos povos anglo-saxes common law, nos quais o Direito se revela prevalentemente pelos costumes e pelos precedentes.

direitos de tradio romano-germnica a generalidade das normas jurdicas, que so aplicadas pelos juzes aos casos concretos. Difere portanto do Sistema anglo-saxo (Common law), que infere normas gerais a partir de decises judiciais proferidas a respeito de casos individuais.

Color

Code
Direito Romano Common Law Consuetudinrio

Direito muulmano
Misto- common law e civil law

ESPCIES DE COSTUME
SECUNDUM LEGEM o costume que serviu de apoio ao ditame legislativo regular. PRAETER LEGEM- quando o costume funciona como fonte supletiva, onde a lei nada disps. CONTRA LEGEM- o costume que se ops a lei.

A JURISPRUDNCIA
Um caso levado apreciao do judicirio onde, aps regular tramitao do processo, recebe uma deciso. Tempos depois caso idntico submetido deciso do Judicirio e, assim sucessivas vezes, sendo certo que em todas as oportunidades as decises foram semelhantes.

O PAPEL DA JURISPRUDNCIA EM ROMA O PRETOR


PRETOR, espcie de magistrado e tambm em parte um legislador. O Pretor elaborava a frmula ou regra jurdica apenas apreciando o fato em tese, sem procurar saber se estava ou no provado.

O PAPEL DA JURISPRUDNCIA NAS SOCIEDADES MODERNAS


Nas sociedades legalistas a jurisprudncia desempenha papel secundrio, j que o Direito emana da lei. Entre ns, por mais reiterada que seja a jurisprudncia, ainda que j constitua smula do Supremo Tribunal Federal, o Juiz no obrigado acat-la. O mesmo no ocorre nas sociedades baseadas no direito consuetudinrio. (Common law)

O PAPEL DA JURISPRUDNCIA NAS SOCIEDADES LEGALISTAS


Nos sistema codificados, a jurisprudncia apenas um roteiro ao lado da lei. A lei a concepo esttica do direito, num determinado momento que amanh poder no mais corresponder a realidade. A Jurisprudncia o direito dinmico.

A LEI
Poderamos dizer que lei a regra social obrigatria emanada da autoridade a que, no Estado, se reconhece a funo legislativa.

Semelhana e Distino entre Lei e o Costume


Ambos so, em princpio, expresso da vontade do grupo. (as necessidades sociais em primeiro lugar). Diferem entretanto em muitos aspectos:

1. Quanto a origem: O costume, como j vimos, emana diretamente da sociedade, e a lei de um rgo estatal. 2. Quanto ao processo de elaborao: O costume de formao livre. A lei formal, iniciando-se com um projeto. 3. Quanto forma: O costume se exterioriza atravs de condutas reiteradas. Passa de pai para filho. A lei se exterioriza por escrito e atravws de frmulas rgidas, precisas.

A SOCIOLOGIA JURDICA S SE PREOCUPA COM A EFICCIA DA LEI.

CAVALLIERI, Sergio. Programa de Sociologia Jurdica. Rio de Janeiro: Forense, 2005

Anda mungkin juga menyukai