Anda di halaman 1dari 35

O Texto Dramtico

O que o teatro?
Uma das mais antigas expresses artsticas do Homem;
Tem origem no verbo grego theastai (ver, contemplar, olhar) e no vocbulo grego thatron (o lugar onde se v); Arte que consiste na representao do real, atravs da imitao.

Onde nasceu o teatro?


Origem remota em rituais e danas; Assume carcter literrio na Grcia antiga, no sc. IV a.C.; Representado em honra do deus Dionsio, em auditrios ao ar livre;

Parte integrante da educao de um grego;


Alguns autores gregos: squilo, Sfocles e Eurpedes.

O teatro
PALCO CENRIO BASTIDORES CAMARINS PLATEIA BOCA DE CENA CORTINA

Intervenientes
Actor / Actriz Encenador Luminotcnico Aderecista Sonoplasta Figurinista Caracterizador Contra-Regra

Gnero Dramtico
Texto que se destina representao; Define-se pela sua caracterstica dialogal; Tipologias do gnero dramtico: Comdia; Tragdia; Drama; Teatro pico;

Caractersticas do Texto Dramtico:


Dois tipos de texto: Texto principal (discurso dramtico); Texto secundrio (didasclias ou indicaes cnicas);

Tem como finalidade ser representado;

As falas ocorrem directamente sem narrador;


Apresenta personagens que interagem com outras na presena do pblico; Refere-se normalmente a um curto espao de tempo da vidadas personagens;

Tem pouca variedade de espaos e um espao/tempo limitado; Apresenta um universo de referncia na base da intriga que ao evoluir cria a aco; escrito, geralmente, por um dramaturgo.

O texto secundrio composto:


pela listagem inicial das personagens; pela indicao do nome das personagens no incio de cada fala; pelas informaes sobre a estrutura externa da pea (diviso em actos e cenas); pelas indicaes sobre o cenrio e guarda roupa das personagens; pelas indicaes sobre a movimentao das personagens em palco, as atitudes que devem tomar, os gestos que devem fazer ou a entoao de voz com que devem proferir as palavras.

O texto principal composto:


predominantemente sob a forma de dilogo e, por vezes, monlogos e apartes; Ausncia de descries, que so substitudas pelas informaes contidas nas didasclias, quer sobre o cenrio quer sobre os ambientes, quer sobre as personagens;

As personagens assumem o papel do narrador, dando progresso aos acontecimentos atravs do discurso directo; O tempo verbal predominante o presente, porque a aco vivida e transmitida pelas personagens ao mesmo tempo.

Estrutura Externa:
A T O corresponde diviso do prprio texto, altura em que se efectua a mudana de cenrios; C E N A corresponde mudana ou entrada e sada de personagens;

Estrutura Interna:
Exposio ou situao inicial apresentao das personagens e dos antecedentes da aco;
Conflito conjunto de peripcias que fazem a aco progredir; Desenlace desfecho da aco dramtica.

Discurso:
Monlogo uma personagem, falando consigo mesma, expe perante o pblico os seus pensamentos e/ou sentimentos; Dilogo fala entre duas ou mais personagens; Apartes comentrios de uma personagem que no so ouvidos pelo seu interlocutor.

Personagens:
Planas ou personagens-tipo no tm densidade psicolgica, uma vez que no alteram o seu comportamento ao longo da aco. Representam um grupo social, profissional ou psicolgico; Modeladas ou Redondas com densidade psicolgica, que evoluem ao longo da aco e, por isso mesmo, podem surpreender o espectador pelas suas atitudes.

Quanto ao relevo ou papel na obra:


Principal ou protagonista o papel de maior importncia;
Secundria papel de menor relevo em relao ao protagonista; Figurante mera presena fsica, importante para a compreenso da aco.

Caracterizao das personagens:


Directa a partir dos elementos presentes nas didasclias, da descrio de aspectos fsicos e psicolgicos, das palavras de outras personagens, das palavras da personagem a propsito de si prpria;

Indirecta a partir dos comportamentos, atitudes e gestos que levam o espectador a tirar as suas prprias concluses sobre as caractersticas das personagens.

Inteno do autor
Moralizadora; Ldica ou de evaso; Crtica em relao sociedade do seu tempo; Didctica.

Texto Teatral
Designao atribuda ao texto dramtico no momento em que este passa a ser representado em palco, transformando-se, deste modo, em espectculo.

GLOSSRIO de alguns termos e expresses usados nos palcos portugueses de Antnio Pedro, Pequeno tratado de encenao (adaptado).

Abertura do pano o momento em que abre ou levanta o pano de boca. Ato parte de uma pea que corresponde a um ciclo da ao e separada das outras por um intervalo. Ator o que representa um papel e assim atua visivelmente numa pea.

Aderecista o que fabrica os adereos. Os contra-regras so ou deveriam ser contra-regras aderecistas. Adereo do ator (ou de representao) objeto que o ator utiliza em cena e traz consigo. Adereo de cena objeto que decora a cena e aposto no cenrio, desde os cortinados e dos quadros e bibelots at aos tapetes. Os mveis, de qualquer modo, so tambm adereos de cena. Adereo de representao objeto previamente colocado em cena que se destina a ser usado pelo ator durante a representao.

Amador o ator no profissional que trabalha sem remunerao por amor arte. Apurar ensaiar em pormenor. Artista o ator ou atriz. Tem tratamento de senhoria. O contra-regra deve chamar os senhores artistas ao comeo dos atos. Bastidores os fraldes laterais quando engradados e no suspensos do urdimento. Bater o papel repeti-lo muitas vezes para o decorar. Camarim o quarto do ator no teatro.

Canastro ator mau, exagerado, canhestro e sem talento. Caracterstico (a) ator ou atriz que desempenha papis de personagens tpicas, fora do quadro dos gals e dos centrais. Caracterizao a pintura da cara do ator, com ou sem emprego de postios ou cabeleiras. Em francs a grimage. A expresso portuguesa, incorreta, regista-se por ser habitual. Caracterizar impersonar as caractersticas de uma personagem que no so apenas exteriores e no se limita a ser o pintar ou deformar do rosto com essa inteno.

Cena so mltiplos os significados desta palavra. Cena o palco. Estar em cena estar a representar ou a ensaiar dentro da rea de representao. Cena pintada ou construda, um cenrio. Dar e tomar cena deixar lugar ou ocupar o espao livre do palco durante a representao. Uma cena o momento da ao em que esto em cena os mesmos atores. Cenrio conjunto de elementos que fecham o espao cnico e o decoram. Cengrafo o autor da maquette do cenrio e, sobretudo, o seu executante, depois encarregado dos possveis consertos necessrios, aps os engradamentos.

Centro ou central ator de meia-idade ou mesmo velho cuja figura se presta para o desempenho das personagens de um certo peso ou de uma certa imponncia. Centro cmico personagem cmica de meia-idade volta da qual se desenvolve a ao ou nela intervm preponderantemente. Centro dramtico personagem de meia-idade que centraliza uma ao dramtica ou tem nela uma importncia capital. Contracena o jogo de cena de um ator com outro.

Contracenar atuar em cena em simultaneidade com outro ou outros atores, dando-lhes ou no rplica. Contra-regra s.f. guio do movimento das entradas em cena dos atores com a indicao dos respectivos adereos; s.m. o encarregado da contra-regra e dos adereos, dos avisos ao pblico e aos atores para os comeos dos atos, responsvel pela disciplina do palco. Dar cena movimentar-se um ator de forma a deixar a outro a cena mais livre para a sua atuao. o contrrio de tomar cena.

Deixa palavra ou palavras do final de uma fala que indicam a ocasio da rplica do ator ou de qualquer movimento dele, ou de qualquer interveno por parte do contra-regra da luz ou do som. Deixa de preparao a deixa que serve de aviso da proximidade da deixa de execuo. Deixa de execuo para os maquinistas, contra-regra, luz ou som, indica o momento exato da sua interveno.

Elenco diz-se de uma companhia ou de uma pea. Os atores contratados pela empresa ou que fazem parte da distribuio de uma pea. Encenao o complexo de atividades necessrias para que um espetculo se realize. Encenador o que concebe, orienta ou dirige toda a encenao. Ensaiador o que dirige os ensaios, seja ou no o encenador da pea.

Ensaiar levantar, repetir ou apurar uma cena com os atores. Acertar as luzes ou o som com a atuao deles em cena. Ensaio com adereos o ensaio em que os atores, embora sem a indumentria prpria, j utilizam adereos de cena e de representao. O mesmo que ensaio de pertences. Ensaios de apuro o ensaio de cada cena em particular para final afinao dos dilogos e dos movimentos.

Ensaio geral o ensaio em que, como no espetculo, j dentro da cena armada, os atores tm a caracterizao, a indumentria e os adereos todos, tambm intervindo, como no espectculo, todo o pessoal da maquinaria, da contra-regra, da luz e do som. Figurao o pessoal que entra em cena caracterizado e vestido como convm, mas que nem fala nem canta. Gag incidente gracioso ou pequena anedota que depende mais do ator e dos seus talentos cmicos que do texto. O termo ingls deu lugar a uma expresso portuguesa de calo parte gaga.

Intervalo o tempo entre dois atos para descanso do espectculo e arranjo da cena. Naipe o grupo ou espcie de atores ou atrizes de um determinado tipo. Ponta um pequeno papel. Pontar soprar as palavras aos atores em cena. Ponto o profissional que sopra as palavras aos atores em cena.

Postio adereo de cabelo que se mistura com o prprio. Ribalta rampa de luzes situada na sanca da boca de forma a iluminar o palco de baixo para cima. Vedeta a primeira figura feminina ou masculina de uma companhia, com nome de cartaz.

FIM!

Anda mungkin juga menyukai