Anda di halaman 1dari 29

Homero

Ilada
Fonte: Vandiver Elizabeth - Great Authors of the Western Literay Tradition: Near Eastern and Meditterranean Foundations. Teaching Company, 2004. Edio Consultada: Homero Ilada. Trad. Frederico Loureno. Lisboa: Livros Cotovia, 2005.

Homero Ilada
I. A Ilada e a Odisseia so as primeiras grandes epopeias na cultura literria europeia, bem mais extensas e complexas do que a Epopeia de Gilgamesh. A. A Ilada e a Odisseia constituram-se em modelos de poemas picos posteriores 1. Epopeia ou poema pico significava para os gregos um longo poema escrito em hexmetro dactlico. 2. Os escritores que posteriormente basearam as suas obras nas de Homero adoptaram o termo epopeia para designarem poemas narrativos com personagens de deuses e heris, enquanto outros o tomaram para enunciarem temticas de guerra e de aventura. alis por isso que os eruditos intitularam a histria de Gilgamesh por Epopeia de Gilgamesh.

Homero Ilada
B. A Ilada e a Odisseia constituram-se em textos fundamentais para a cultura da civilizao clssica grega. 1.Foram utilizados como instrumentos educativos e como quadros de referncia morais, fornecendo exemplos e modelos de conduta. 2. Comunicam-nos os relatos mais completos de vrios episdios do mito da guerra de Tria.

Homero Ilada
II. Mas apesar do seu estatuto de textos fundadores da literatura grega, as epopeias homricas representam o culminar de uma longa tradio de sculos de poesia de transmisso oral. A. Os acontecimentos descritos em ambas as epopeias tiveram supostamente lugar no sculo XII a.C., antes da introduo da escrita alfabtica na Grcia por volta do sculo VIII. Como foram compostos estes poemas? 1. J no sculo II a.C. os eruditos debatiam a questo da autoria dos poemas, se tinha sido um s o autor das duas obras ou se cada uma delas correspondia a autores diferentes. 2. Em 1795, o helenista alemo F.A. Wolf publicou um livro em que sustentou a tese que Homero tinha sido um aedo iletrado que compusera ambas as epopeias no sculo X a.C. e que estas tinham sido transmitidas oralmente at ao sculo VIII.

Homero Ilada
3. A questo de se saber se a Ilada e a Odisseia so dois poemas possuidores de uma unidade estrutural coerente comumente designada por a Questo Homrica. No sculo XIX constituiu-se num grande tpico de debate entre os helenistas, que se dividiram entre dois campos, os Unitrios e os Analistas. 4. Os Unitrios sustentam que ambas as epopeias denotam uma unidade estrutural e que ambas foram compostas por um nico autor, embora alguns dos unitrios lhes atribuam uma dupla autoria. 5. Os Analistas ou Separatistas argumentam que os poemas podem ser analisados como compilaes de uma srie de poemas encadeados e no como obras possuidoras de uma unidade estrutural.

Homero Ilada
III. Em 1928, o helenista americano Milman Parry demonstrou que aquelas duas epopeias eram o produto de uma ininterrupta tradio oral e no o produto da criao de um nico gnio criador. A. A contribuio mais importante de Parry para os estudos homricos foi a sua definio de frmulas. 1. Parry definiu a frmula homrica como um conjunto de palavras utilizadas com regularidade sob as mesmas condies mtricas para exprimir uma dada ideia. 2. A mtrica das epopeias homricas o hexmetro dactlico. Esta mtrica (uma slaba longa e duas breves) permite uma grande flexibilidade do uso da lngua grega antiga. 3. Uma frmula consiste geralmente no uso de um nome e de um epteto (um locuo adjetivante), mas tambm pode ser um verso ou mesmo um verso completo. 4. Parry demonstrou que as frmulas de Homero exibem um sentido de economia verbal, isto , diferentes modos de referir ou uma personagem concreta ou um conceito no ocupam a mesma posio mtrica. 5. A consequncia disto que um aedo, na sua recitao, s pode exprimir uma, e somente uma, dada ideia em qualquer posio mtrica.

Homero Ilada
B. A teoria de Parry da composio oral das epopeias de Homero permite explicar duas notveis caractersticas nelas recorrentes, as cenas-tipo e as singularidades do dialecto com que foram compostos os poemas. 1. Cenas-tipo so descries de festejos, de batalhas, etc., que se repetem com pequenas variaes em diferentes seces da epopeia. 2. O dialecto homrico inclui variaes de formas do grego-padro e muitos arcasmos. C. Parry e o seu discpulo Albert Lord estudaram a prtica potica de bardos eslavos iletrados, guzlars, seus contemporneos, que praticavam a forma de comunicao oral tradicional. 1. Frmulas, cenas-tipo so utilizadas como segmentos constituintes com os quais os bardos eslavos estruturam a sua prtica comunicativa. Deste modo recriam os seus poemas, configurando-os de modo diferente, sem recorrerem a uma memorizao palavra a palavra, de cada vez que os recitam. 2. Parry e Lord sustentaram que as epopeias homricas foram compostas de modo idntico.

Homero Ilada
D. Deste modo, e segundo esta teoria, estas obras, mais do que monumentos literrios, podem ser considerados como composies que eram recitadas e recriadas de cada vez que eram comunicadas a uma audincia. E. No se conhecem com exatido as circunstncias da recitao destas epopeias. No entanto, plausvel que tenham sido concebidas para serem recitadas em festividades religiosas que duravam trs ou quatro dias.

Homero Ilada
IV. A demonstrao de Parry que as epopeias se fundam numa tradio de composio oral quase universalmente aceite pelos estudiosos contemporneos de Homero. No entanto, a comunidade acadmica diverge entre si quanto s implicaes dessa tese sobre a gnese das epopeias homricas. A. Alguns estudiosos pensam que nunca houve nenhum poeta que se possa atribuir a identidade de Homero. As epopeias tal como as conhecemos representam simplesmente uma verso de uma representao de material tradicional, que se institucionalizou pela sua fixao escrita, no tendo nunca sido a criao de um nico poeta. B. Outros pensam que as epopeias revelam uma complexidade na sua concepo que parecem indicar uma cuidadosa estruturao potica feita por um s autor representante da tradio oral.

Homero Ilada
V. No h consenso sobre o como, o quando e o porqu que as epopeias foram escritas. A. No h um acordo absoluto sobre a data da introduo do alfabeto na Grcia. 1. A opinio majoritria a de que o alfabeto foi introduzido na Grcia por volta do sc. VIII a.C. 2. Alguns estudiosos consideram que a introduo ocorreu muito antes, e outros que foi depois do sculo VIII.

Homero Ilada
B. Tambm no h consenso absoluto sobre quando que as epopeias homricas foram escritas depois da introduo do alfabeto. 1. A maioria dos estudiosos pensam que deve ter havido um lapso de vrias dcadas entre a introduo do alfabeto e a transcrio das epopeias homricas. 2. Outros pensam, pelo contrrio, que o alfabeto foi especificamente adotado pela lngua grega com o propsito especfico de assegurar a transcrio destas epopeias.

Homero Ilada
C. No h um consenso absoluto sobre quem escreveu estas epopeias, como e porque o fez. 1. Alguns estudiosos consideram que as verses das epopeias so textos orais ditados, mas outros tm dificuldade em conceberem o processo de os ditar. 2. Alguns estudiosos pensam que um bardo pertencente tradio oral aprendeu a escrever para transcrever especificamente estas epopeias, mas estudos comparativos sobre bardos contemporneos faz com que parea muito improvvel. 3. Outros adotam uma posio de compromisso, mediante a qual afirmam que um Homero iletrado comps a Ilada e a Odisseia, e as suas criaes foram transmitidas oralmente, foram memorizadas palavra a palavra pelo seus sucessores at sua fixao escrita. 4. O processo exato de transcrio permanecer muito provavelmente desconhecido.

Homero Ilada
D. H uma antiga tradio que considera que o tirano ateniense Peisistratos, no sc. VI a.C., encomendou uma verso escrita do texto. E. Os textos foram fixados entre os sculos V e II a.C. 1. Os estudiosos alexandrinos dos II e III sculos d.C. deram incio tradio dos estudos homricos e sua crtica textual. 2. muito provavelmente desta poca que data a diviso instituda das duas epopeias em 24 livros ou captulos.

Homero Ilada
VI. O fundo mtico das epopeias homricas a histria da guerra de Tria. A. O incio da guerra de Tria deveu-se ao rapto de Helena, esposa de Menelau, rei de Esparta pelo prncipe troiano Paris. 1. O irmo mais velho de Menelau, Agammnon, reuniu uma armada de 1000 navios e rumou para Tria para resgatar Helena. 2. A guerra durou cerca de 10 anos e terminou depois de Ulisses conceber a artimanha de introduzir na cidade de Tria uma gigantesca esttua de madeira com a forma de um cavalo.

Homero Ilada
B. Nenhuma das duas epopeias narram integralmente a histria da guerra. 1. A Ilada foca-se nos acontecimentos ocorridos num breve espao de tempo durante ltimo ano da guerra (cinquenta e cinco dias da ao do poema, e catorze das aes efetivamente narradas). 2. A Odisseia narra as aventuras de Ulisses depois de terminada a guerra.

Homero Ilada
C. O motivo nuclear da Ilada a ira de Aquiles provocada por Agammnon se ter apropriado ilegitimamente da sua escrava e concubina Briseida que lhe tinha sido oferecida como despojo de guerra. 1. A ira de Aquiles leva-o a retirar-se do combate, deixando os seus companheiros gregos merc dos ataques dos troianos. 2. Este episdio inicial da narrativa favorece a introduo de temas fundamentais relacionados com o ethos do guerreiro.

Homero Ilada
VII. Para se compreender a natureza da ira de Aquiles, h que examinar as motivaes guerreiras do heri homrico. A. O Heri homrico combate movido por duas razes, pela honra (tim) e glria ou fama (kleos) 1. O significado bsico de tim corresponde expresso tangvel de honra sob a forma de oferendas, despojos ou de um prmio especial (geras) 2. Kleos traduz se vulgarmente por glria ou fama e significa o que publicamente se diz de uma pessoa.

Homero Ilada
B. Agammnon desonra Aquiles por causa de ele prprio ter sido vtima de uma violao sua honra ao ter de ceder a sua escrava e concubina, Criseida esplio de guerra ao pai desta, Crises. 1. Agammnon procura restaurar a perda da sua tim, apoderando-se da genas de Aquiles. 2. Aquiles responde declarando que no participar nos combates e ameaando regressar sua terra.

Homero Ilada
C. Tomando em linha de conta o quadro de valores culturais de Aquiles, h que compreender que a sua reao no foi excessiva. Agammnon retirou de Aquiles a vontade e a motivao de combater. 1. Na sociedade homrica, o sentido de dignidade de um guerreiro era fundamentalmente determinado pelo modo como os outros o encaravam. 2. Agammnon fez mais do que desonrar Aquiles; ps em causa o valor e a dignidade de Aquiles. 3. Estes conceitos tim e kleos, e a motivao para o combate do guerreiro atravessam toda a Ilada.

Homero Ilada
VIII. Do Canto II ao Canto XVIII, Aquiles est voluntariamente ausente da batalha; os gregos ficam progressivamente merc dos troianos, chefiados pelo maior dos seus guerreiros, Heitor. A. Os chefes militares gregos percebem que tm de fazer algo para mudar o curso dos acontecimentos no campo de batalha. 1. Agammnon envia uma embaixada de trs guerreiros para apresentar as suas desculpas e convencer Aquiles a combater em troca de ricas oferendas. 2. Aquiles rejeita a proposta de Agammnon. 3. A me de Aquiles, a deusa Ttis, comunica-lhe que lhe restam duas opes possveis: assegurar kleos, morrendo em Tria, ou regressar ptria, vivendo uma longa vida sem glria. 4. Aquiles responde que regressar sua ptria e aconselha os seus homens (os mermides) a fazerem o mesmo. 5. Acaba por no partir, mas reafirma a sua deciso de no lutar.

Homero Ilada
B. No Canto XVI narra-se a participao de Ptroclo, o grande amigo de Aquiles, no campo de batalha. 1. Ptroclo veste-se com a armadura de Aquiles e morto por Heitor. 2. A sua morte o ponto de mudana decisivo na ao narrativa da Ilada.

Homero Ilada
IX. Depois da morte de Ptroclo, narrada no Canto XVI, e da luta pelo resgate do seu corpo, no livro XVII, Aquiles muda radicalmente de atitude, mudando tambm a narrativa do curso dos acontecimentos militares, at a favorveis aos troianos. A. Aquiles deixa de ter em linha de conta os valores de tim e kleos para apenas agir sob uma incontrolvel vontade de vingana. 1. O foco narrativo entre os Cantos XVIII e XXIII incide sobre o regresso de Aquiles ao combate. 2. Alimenta-o uma cega vingana de matar Heitor. 3. Os dois heris defrontam-se num combate corpo a corpo, e Aquiles mata Heitor. 4. O desejo selvagem de vingana de Aquiles persiste para alm da morte do heri troiano, arrastando e trucidando, em sinal de desprezo, o cadver de Heitor.

Homero Ilada
B. O desenlace da narrativa da Ilada nos dado no Canto XXIV, no episdio do encontro entre Aquiles e o pai de Heitor, Pramo. 1. Pramo desloca-se tenda de Aquiles para resgatar o cadver do seu filho. 2. Aquiles acede em lhe entregar o cadver e a Ilada termina com o relato do funeral de Heitor.

Homero Ilada
X. Neste enredo bsico da narrativa da Ilada, um dos temas mais importantes que nele se destaca o da natureza da condio humana, qual o significado de se ser humano e o paradoxo da kleos aphthiton, da imperecvel glria. A. A imperecvel glria a nica forma de imortalidade significativa que os heris homricos podem aspirar. 1. A existncia da psyche, aps a morte, vaga e insubstancial. 2. Esta concepo da ps morte no oferece consolo para a morte fsica. 3. Apenas kleos confere significado ideia de imortalidade; o heri homrico continua a viver no que os outros dele diro aps a sua morte.

Homero Ilada
B. uma concepo semelhante ideia de imortalidade na Epopeia de Gilgamesh. 1. Mas a concepo de kleos na Ilada mais limitada do que na que ocorre em Gilgamesh. 2. Gilgamesh pde afirmar a sua forma de kleos no interior das muralhas de Uruk, mas os heris da Ilada conquistam kleos apenas no campo de batalha, perdendo a sua vida ou tirando a vida ao inimigo. 3. Assim, a nica forma de imortalidade reconhecvel na Ilada no radica em nenhuma proeza humana mas na morte e na matana. Obs. Gilgamesh foi um rei da Sumria, de carter semi-lendrio, mais conhecido atualmente por ser o personagem principal da Epopeia de Gilgamesh, um pico mesopotmico preservado em tabuletas escritas com caracteres cuneiformes.

Homero Ilada
XI. H pois que aceitar a nossa prpria condio mortal, em ns e nos que amamos. A parte final da Ilada aborda este tema no tratamento narrativo que confere reao de Aquiles morte de Ptroclo. A. Do Canto XVIII ao XXIII, Aquiles movido por um desejo incontrolvel de vingana e recusa-se a reconhecer a morte de Ptroclo. 1. Pe a sua prpria vida em perigo ao se recusar a comer, a dormir, a lavar-se, a ter relaes sexuais. 2. descrito em termos que se adquam aos guerreiros mortos e no aos guerreiros ativos. 3. Rejeita totalmente a proposta de Heitor de prestar as devidas honras funerrias ao que for morto no combate que vo travar. 4. Desonra o cadver de Heitor, atrelando-o e arrastando-o ao longo das muralhas de Tria.

Homero Ilada
B. Mesmo aps matar Heitor, Aquiles mostra-se incapaz de aceitar a morte de Ptroclo. 1. Aquiles recusa-se a fazer os ritos funerrios adequados ao enterro de Ptroclo, at que o fantasma deste lhe aparece e lhe pede que lhe faa o funeral 2. Aquiles aceita os termos colocados pelo fantasma e promove uma grandiosa cerimnia funerria. 3. Mas mesmo depois do enterro, Aquiles continua a fazer jejum, a no se lavar e a arrastar o cadver de Heitor volta do tmulo de Ptroclo.

Homero Ilada
XII. Zeus ordena a Ttis que apazige a ira de Aquiles e pede a Iris que incite Pramo a visitar Aquiles e a resgatar o corpo de Heitor. De algum modo, esta visita do seu inimigo induz Aquiles a aceitar a realidade da morte e da perda de Ptroclo como nenhuma outra ao o fizera antes. A. Pramo entra na tenda de Aquiles e implora-lhe, em nome do seu pai, que mostre piedade e lhe entregue o corpo de Heitor. 1. Aquiles reage com admirao, compaixo ao pedido de Pramo. 2. Os dois inimigos choram juntos, Pramo por Heitor e Aquiles por Ptroclo. 3. Aquiles conforta Pramo, recordando-lhe que todos os humanos tm de sofrer e suportar adversidades. 4. O prprio Aquiles carrega o cadver de Heitor at carroa de Pramo.

Homero Ilada
B. Ao reconhecer a humanidade do seu inimigo, Aquiles aceita finalmente a mortalidade e assume a sua condio humana. 1. O prprio Aquiles serve uma refeio a Pramo; depois de comerem, Aquiles promete assegurar uma trgua de onze dias para que se realize o funeral de Heitor. 2. Aquiles prepara uma cama para Pramo, e ele adormece junto a Briseida. Esta a ltima imagem de Pramo na Ilada. 3. O paradoxo culminante que Aquiles regressar ao combate e morrer o campo de batalha.

Anda mungkin juga menyukai