Anda di halaman 1dari 11

Agrupamento Escolas Serra da Gardunha

Trabalho elaborado por : Ana Margarida n3 Bernardo Martins n7 Jos Francisco n14 Pedro Raposo n16

O rudo um som, ou mesmo um conjunto de vrios sons, indesejvel ou desagradvel.

A sua intensidade medida em decibis. O rudo uma das consequncias da deteriorao da qualidade do meio ambiente (poluio sonora).

A legislao em vigor sobre o rudo o Decreto -Lei n182/2006, de 6 de Setembro. Este decreto visa melhorar a sade e a segurana nos locais de trabalho.
Outros dos assuntos referidos no decreto so: - a avaliao dos riscos. - a formao e colaborao dos trabalhadores. - a adopo de medidas destinadas a prevenir os riscos.

Esta ltima legislao (Decreto-Lei n. 182/2006, de 6 de Setembro) determina: - Valores limites de exposio: 87 dB - Valores de aco superiores: 85 dB - Valores de aco inferiores: 80 dB Recomenda-se que o rudo existente no local de trabalho no ultrapasse os 70 dB

A exposio ao rudo provoca vrias consequncias a nveis fsicos e psicolgicos dependendo da intensidade e da durao:

Disfunes digestivas;
Dores de cabea; Stress; Surdez permanente ; Fadiga; Distrbios cardiovasculares e hormonais; Loucura

Os nveis de rudo aceitveis numa sala de aula so aproximadamente 40 dB a 50 dB. Os nveis de rudo mximos numa biblioteca cerca de 30 dB.

Num quarto de dormir, os nveis de rudo mximo ronda os 20 ou 30 dB.

Medidas organizacionais :
Limitao da durao do trabalho em ambientes muito ruidosos; Execuo dos trabalhos mais ruidosos fora do horrio de trabalho; Utilizao de protectores de ouvidos

Medidas de proteco individual :


Uso de isoladores antivibrticos; Utilizao de materiais amortecedores; Substituio ou lubrificao das mquinas Cobertura das fontes de rudo; Insonorizao dos locais em relao ao exterior;

Medidas de engenharia:
Colocao de barreiras acsticas; Rotao peridica do pessoal exposto; Separao das actividades ruidosas por diferentes espaos ;

Local Sala de aula Beb a chorar Piano Clarinete Coro Cantina

Nvel de Intensidade Sonora (dB) 78,7 117,2 101,5 102,7 86,3 121,5

Corredor da escola
Grito

113,0
133,9

Jogo de Turma

125,3

Para diminuir o rudo na nossa escola, vamos tentar mudar o toque actual da campainha, para uma msica composta pelo nosso grupo e tambm produzir panfletos que visam informar os alunos cerca das consequncias deste.

Como vimos, este trabalho resultado de um estudo minucioso que exigiu, no decorrer do mesmo, muita anlise, sntese e reflexo. Uma das vantagens que consideramos a mais importante foi a do conhecimento que ficmos a ter sobre esta desagradvel perturbao (rudo). Foi um trabalho realmente, muito interessante e instrutivo.

Anda mungkin juga menyukai