Anda di halaman 1dari 18

SEITA OU RELIGIO?

Origem da Perfecty Liberty


A origem da Igreja Perfeita Liberdade foi a Seita Hito-no-

michi, mas antes dela ainda existiu uma outra. Tinha os ensinamentos de Tokumitsu Kanada. Ele tinha uma grande admirao e afeio por Kobadaishi (um conhecido sacerdote budista que morreu por volta de 837. Desde ento, ainda muito jovem ele seguiu os ensinamentos de Kobodaishi passando por vrios e difceis treinamentos para assim tornar-se seu discpulo. Ele finalmente alcanou o contedo de seus ensinamentos e fundou a organizao religiosa Mitake-Kyo Tokumitsu Daikyokay (segundo a lei do Japo, esta organizao seria uma das ramificaes da Shintoismo)

Fundamentos doutrinrios
1) os ensinamentos (e sua origem Vida Arte);
2) a Obra-Divina de Oshiey-sam(Patriarca da

Instituio)e beno espiritual SHIKIRI

3)a MIOSHI ensinamento individualizado, baseado

nos preceitos da PL, que elucida a raiz espiritual das desventuras sofridas pelo adepto, no momento de sua solicitao

Vida Arte
O ensinamento fundamental da PL faz uma

comparao dos atos cotidianos do homem com a realizao de obras de arte. "A alegria do homem no consiste em apoderar-se daquilo que almeja, nem que as pessoas ao redor comecem trat-lo bem. A alegria quando o homem utiliza a criatividade e acumula esforos para relacionar-se bem com as coisas e pessoas, tornando sua expresso bela e agradvel. Esta a alegria mais profunda do homem."

SMBOLOS DA PL
Omitam. Disco solar smbolo de Deus, representando em seus 21 raios, os 21 preceitos da Perfect Liberty.
Torre da Grande Paz (180 metros)monumento queles que perderam suas vidas em todas as guerras da humanidade, no seiti ( Terra Sagrada) em Tondabayashi, provncia de Osaka, Japo.

Seiti(Terra Sagrada) da Amrica do Sul. Cerimnia no auditrio campal em frente ao Altar Externo; em Aruj, Estado de So Paulo.

Altar Externo;

21 PRECEITOS DA PL
1 - Vida Arte.

2 - A vida do homem auto-expresso. 3 - O Eu a manifestao de Deus. 4 - H sofrimento se no se expressar. 5 - Ao se deixar levar pela emoo, perde-se o Eu. 6 - Voc existe na ausncia do ego 7 - Tudo existe em relatividade. 8 - Viva radiante como o sol. 9 - Todos os homens so iguais. 10 - Felicite a si e aos outros.

11 - Faa tudo confiando em Deus. 12 - H uma funo conforme o nome. 13 - H um caminho para o homem e um para a mulher. 14 - Tudo e existe para a Paz Mundial. 15 - Tudo espelho. 16 - Tudo progride e se desenvolve. 17 - Capte o ponto central. 18 - Postamo-nos sempre na bifurcao entre o bem e o mal. 19 - Faa ao perceber. 20 - Viva no estado de perfeita unio materialespiritual. 21 - Viva na Verdadeira Liberdade.

FUNDADORES DA PL
Tokumitsu Kanada: Pai Espiritual (1863-1919) que nasceu em 1863 na cidade de Yao, Osaka. Desde pequeno, teve grande venerao pelo Ko-Bo-Daishi (bonzo budista) e, depois de vrios auto-aprimoramentos, foi contemplado com uma Verdade e fundou a Igreja MitakekyoTokumitsu Daikyokai em 1912. O Primeiro Fundador, Tokuharu Miki, nasceu em 1871 na cidade de Matsuyama Japo.
Crescendo tornou-se bonzo zen budista da Seita Oubaku. (1871-1938). Instituio Religiosa Hito-No-Michi

2 Fundador Tokuchika Miki 1900-1983 O Segundo Fundador a muito vinha se dedicando em sua elevao espiritual. No dia 12 de junho de 1929, fora nomeado Junso (atual Yusso), pois foi reconhecido que alcanou o estado espiritual de Mioshi. Houve um desenvolvimento expansivo onde provocou um choque com o governo militar da poca e no dia seguinte posse do Segundo Fundador, no dia 27 de setembro de 1936, o governo comeou a oprimir intensamente a Instituio e dissolveu-a em 1937. O Segundo Fundador, embora inocente, foi preso sob a acusao de Lesa Majestade. Protestou e lutou na justia, convicto de sua inocncia e pela f nos Ensinamentos. Em 9 de outubro de 1945, com o trmino da Segunda Grande Guerra, foi libertado. No ano seguinte, correspondendo ao anseio dos seguidores da Igreja Hito-No-Michi , reestabeleceu a Igreja com o nome de Instituio Religiosa Perfect liberty.

Logo aps o falecimento do Segundo Fundador em fevereiro de 1983, Takahito Miki se tornava o Terceiro Fundador continuando a propagar os ensinamentos da PL. Oshieoy, baseando-se no elevado estado espiritual uno a Deus, sob a verdade "Vida Arte", nos ensina o caminho para a felicidade, para o progresso e desenvolvimento, para, enfim, vivermos a verdadeira liberdade. Apesar de declararem que Takahito ocupa a posio de "um ser humano e no Deus." Porm, acreditam que ele "est num estado que pode ser chamado de "Estado Uno a Deus", considerado o nico intermediador entre Deus e os homens, "representa Deus perante os homens".

Prticas Cotidianas - a doutrina peelista em ao


A PL tem seu enfoque na prtica diria. Na vida

cotidiana do adepto, deve haver uma verdadeira reinterpretao de seus sentimentos, na forma como expressa suas emoes e pensamentos. Tal autoexpresso se d atravs dos cinco atos bsicos: ver, ouvir, pensar, falar e fazer O homem no tem o controle sobre os resultados de suas aes; por mais que deseje e se esforce e faa planejamentos, inmeros fatores exteriores e interiores a sua pessoa concorrem para alterar tais resultados, independentemente de sua vontade.

So prticas comuns:
1. o pedido de perdo a Deus pela orao, ao perceber suas

falhas; 2. o agradecimento, tanto s pessoas, como a Deus, pelos fatos dirios, tanto bons como maus; 3. o "oferecimento espontneo" (esprito de missassagu), onde o adepto procura fazer em suas tarefas dirias, alm do que seria exigido no senso comum, para que assim consiga uma verdadeira "obra de arte" nas mnimas coisas; 4. a auto-reflexo baseada no Mioshi, para adequar sua expresso e torn-la positiva e harmoniosa para si e para os outros;

5. as preces matinal e da noite, onde, ao orar a Orao da

PL, o adepto declara em sntese, toda a doutrina, perante o Omitam, ou o Aramitam, "oratrio", com o fim de incorporar os ensinamentos e torn-los sua referncia tica; 6. a busca da felicidade e harmonia do adepto e de seu prximo, como ensina o 10 preceito. 7. a interpretao de fatos desagradveis como "espelho", reflexo do comportamento emocional-espiritual inadequado do adepto; o auto-aprimoramento d-se ento pela prtica dos ensinamentos, buscando a "mudana de sentimento" pela eliminao de seu ego.

SOBRE DEUS
A doutrina de Deus na PL ambgua, ora pantesta, ora desta. O que eles dizem sobre Deus: "Compreendemos que DEUS a "Fonte", a "Fora" que rege o UNIVERSO...Vivemos pois, como parte deste UNIVERSO e, portanto, como parte de Deus..." (Folheto: Vida Arte - em busca da paz). Seja qual for o deus adorado na PL, uma coisa certa: ele no se preocupa com o ser humano porque afirmam que "Deus em si mesmo completamente frio. O deus pantesta da PL se fundo com a prpria criao, por isso um deus "frio" que no fundo um dolo.

DINHEIRO
Um peelista tem um conceito de que "dinheiro trs felicidades, e a mais importante doutrina

deles. A vrios tipos de contribuio: Hosh - a principal delas. Consiste numa contribuio financeira do adepto seita. Hoshi-in - uma outra contribuio o Hoshi-in que uma contribuio destinada expanso da seita.

Vocabulrio
Mishirass - " um aviso divino que surge quando

manifestamos sentimentos errneos". PL para se obter graas.

Oyashikiri - no tem significado prprio " a prece da

Oshieoy -Sam - significa Pai dos Ensinamentos o

patriarca da PL que dizem estar representado nesta gerao por Takahito Miki correto na nossa conduta. So considerados mishirass: doenas, desventuras e alguns acontecimentos na vida cotidiana

Mishirass = um aviso divino de que algo no est

SHIKIRI:"fazer shikiri" com o significado de orar, fazer

uma orao.A diferena est na atitude do adepto: no apenas orar, mas orar com a inteno de agir e a deciso de realizar o contedo da orao / pedido, enfrentando os obstculos que venham surgir.
Doshi = mestre ou assistente de mestre Mioyaookami = significa Deus.

Anda mungkin juga menyukai