Anda di halaman 1dari 42

-2 de Abril - A Argentina invade as Ilhas Malvinas, dando incio Guerra das Malvinas contra o Reino Unido;

-Nessa poca, El Salvador um pequeno pas da Amrica Central estava mergulhada em uma Guerra Civil entre grupos de esquerda e direita;

Chile, a ditadura militar de Pinochet cometem diversas violaes aos direitos humanos com muitas mortes, torturas e prises;

- No

-Brasil e Paraguai inauguram a Usina Hidreltrica de Itaipu tida como a maior do planeta durante diversos anos;

A argentina continua sob o regime de uma Junta Militar liderada por trs membros um por cada fora, um governo igualmente autoritrio e opressor;

O Uruguai tambm estava sob o jugo de uma ditadura militar neste ano, desde 1973 por meio de um golpe de estado.

-Em 1982 o Brasil era o maior devedor do FMI na Amrica Latina;

-Os banqueiros internacionais olhavam com desconfiana nosso pas, com isso era difcil a entrada de capitais estrangeiros;

Brasil estava sob o governo do general Joo Baptista Figueiredo, que fora indicado pelo expresidente Geisel e onde o partido Arena tinha referendado a escolha;

-O

-O crescimento econmico tinha acabado e o Brasil deveria juntar milhes de dlares para pagar seus dbitos, medigando ajuda externa;

-A inflao no ano de 1982 foi de 110.2%, tendo Delfim Netto como ministro do Planejamento;

-O setor industrial de maneira geral teve uma retrao de 52% e a taxa de desemprego foi de 7.5% entre trabalhadores ligados a indstria.

LEONEL DE MOURA BRIZOLA: Nasceu em Carazinho-RS em 22 de janeiro de 1922. Lanado na vida pblica por Getlio Vargas;

Era filho de camponeses migrados de Sorocaba-SP. Formou-se em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul no ano de 1949.

Foi exilado pelo Golpe Militar de 1964, contra o qual foi um dos lderes da resistncia.

Com a anistia brasileira de fins da dcada de 1970, retornou ao Brasil. Participa na eleio para governador do Rio de Janeiro em 1982, primeira aps o exlio;

Por duas vezes foi candidato a presidente do Brasil pelo PDT, partido que fundou em 1980, no conseguindo ser eleito;

Faleceu aos 82 anos de idade na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 2004, vitimado por problemas cardacos.

WELLINGTON MOREIRA FRANCO: Nasceu em Teresina-PI em 19 de outubro de 1944. Ainda jovem mudou-se com a famlia para o Rio de Janeiro.

Foi Deputado Federal pelo estado do Rio de Janeiro por trs vezes. Seu primeiro mandato foi de 1975 a 1976. De 1977 a 1982 foi prefeito da cidade de Niteri.

Com o fim do regime de bipartidarismo, acompanhou Amaral Peixoto e filiou-se ao recm-criado PDS. Por esta legenda foi candidato ao governo do Estado do Rio de Janeiro em 1982

Atualmente o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratgicos da Presidncia da Repblica.

ROBERTO PISANI MARINHO: Nasceu no Rio de Janeiro, 3 de dezembro de 1904. Herdou ainda jovem o jornal O Globo, fundado por seu pai, Irineu Marinho;

Em 26 de abril de 1965, fundou a Rede Globo de Televiso, que se tornou o principal canal de Televiso do Brasil e a terceira maior do mundo;

Foi adversrio de polticos como Getlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Leonel Brizola e o Lula da Silva.

Foi acusado de ter apoiado a Ditadura Militar pelo fato de haver recebido vantagens por meio da mesma, alm de ter dado suporte ao regime;

Com o governo Fernando Henrique, as Organizaes Globo passaram por uma grande crise, retirando o nome do jornalista na lista de bilionrios da revista Forbes.

Faleceu em 6 de agosto de 2003, aos 98 anos tambm no Rio de Janeiro devido a um edema pulmonar.

Seria a primeira aps a reforma poltica que ps fim ao bi-partidarismo e que , alm dos novos partidos(naquele ano apenas cinco:PDS,PMDB,PDT,PTB e PT)contaria com alguns candidatos anistiados partir de 1979.

As eleies seriam para todos os cargos polticos vigentes, j que as eleies municipais de 1980 haviam sido adiadas. S no se votava para presidente da repblica.

Foi LUIZ DE GONZAGA FONSECA MOTA pelo PDS com apoio dos coronis Adauto Bezerra, Csar Cals e Virglio Tvora, que assinaram, em maro de 1982, o Acordo dos Coronis ou Acordo de Braslia, com os quais romperia em seguida.

Desde o incio da redemocratizao poltica do pas com as eleies de 1982 que permitia a escolha de todos os canditados exceto presidente foram eleitos no Rio de Janeiro 10 governadores;

Leonel Brizola (primeira

vez)
Moreira Franco

15 de maro de 1983 15 de maro de 1987

15 de maro de 1987 15 de maro de 1991

Governador eleito

Governador eleito

Leonel Brizola (segunda vez) 15 de maro de 1991


Nilo Batista 2 de abril de 1994

2 de abril de 1994
1 de janeiro de 1995

Governador eleito

Vice-governador eleito

Marcello Alencar

1 de janeiro de 1995

1 de janeiro de 1999

Governador eleito

Anthony Garotinho Benedita da Silva Rosinha Garotinho Srgio Cabral Filho Srgio Cabral Filho

1 de janeiro de 1999 6 de abril de 2002 1 de janeiro de 2003 1 de janeiro de 2007 1 de janeiro de 2011

6 de abril de 2002 1 de janeiro de 2003 1 de janeiro de 2007 1 de janeiro de 2011

Governador eleito

Vice-Governadora eleita

Governadora eleita

Governador eleito

atualidade

Governador reeleito

A tentativa de fraude comeou na escolha da empresa que ia contar os votos, a Proconsult.

At um rgo do Governo, o Serpro, se recusou a participar da concorrncia: alegou que no podia dar conta da totalizao de eleies majoritrias, estaduais e municipais, ao mesmo tempo.

Era uma empresa que s existia no papel. Foi criada para se habilitar apurao das eleies [de 1982] no estado do Rio de Janeiro;
Era uma subsidiria da Racimec empresa esta que no regime militar ganhou o monoplio das mquinas de jogos da Caixa Econmica Federal.

A Proconsult tinha concebido um diferencial Delta, que seria o grande eleitor os votos brancos e nulos que desfalcariam o Brizola.

Uma apurao paralela do PDT, liderada por Cesar Maia, notou um fato singular: os primeiros boletins oficiais (e da Proconsult) eram divulgados sem os votos nulos e brancos.

Alm do diferencial Delta, era

importante que, primeiro, entrassem no computador os votos de onde Moreira Franco era forte o interior do Estado.

A entrevista do Procurador Celso Fernando de Barros a Maria Helena Passos demonstra que a Justia no se empenhou em investigar a tentativa de fraude.

O JB investigou e o ento reprter do Jornal do Brasil, Ronald Carvalho fez uma percia da Proconsult.

No sistema de apurao do jornal O Globo os votos dos redutos de Moreira Franco entravam numa proporo maior e mais rpido do que os votos dos redutos de Brizola embora estivessem disponveis.

Cabral chegou a dizer a Roberto Irineu Marinho que era preciso colocar no computador da Globo mais votos da capital, onde havia mais redutos de Brizola.

J que nas ruas do Rio, onde se bradava o povo no bobo, abaixo a Rede Globo, as equipes da Globo no tinham condies de trabalhar.

A eleio foi na segunda-feira, dia 15 de novembro de 1982.

Brizola, na verdade, s ganhou a eleio na quinta feira. Naquele dia, 18 de novembro de 1982, a manchete do Jornal do Brasil era Brizola deve vencer Moreira por 34,1% a 29,5%.

A manchete do Globo foi: Deciso da eleio s com as ltimas urnas. Acima, em letras menores, ainda no Globo, diferena ser inferior a 60 mil votos.

-A revista VEJA; -O Jornal O Povo; -Jornal do Brasil; -Folha de So Paulo; -Livro do Jornal Nacional; -Plim-Plim, a peleja de Brizola contra a fraude eleitoral. -

explica que Brizola ganhou as eleies de 1982 duas vezes, na lei e na marra Fraude nas eleies para governador do Rio de Janeiro em 1982. Os militares, ainda no poder, e a Rede Globo decidem impor, pela fraude mais descarada da histria da Repblica, a vitria do deputado Moreira Franco Moreira Franco, ento figura exponencial do partido do regime, o PDS, ex-Arena. Na madrugada das apuraes, Leonel Brizola, candidato do PDT, e o maior inimigo do regime, recebe ligao revelando que vo roubar dele o resultado. Bicheiros cariocas convidam fiscais de juntas apuradoras a fazer vista grossa. O escndalo Proconsult cresce.

J o Editorial da Folha de S. Paulo, por exemplo, afirmava:


O verdadeiro fiasco em que se envolveu a Rede Globo de Televiso durante a fase inicial das apuraes no Rio de Janeiro torna ainda mais presentes as inquietaes quanto ao papel da chamada mdia eletrnica no Brasil [...]. Houve uma tentativa grave e indita, posta a efeito pela maior cadeia de TV do pas, no sentido de turvar o resultado das apuraes e enfraquecer politicamente o candidato da oposio pedetista ao governo fluminense (Folha de S. Paulo, 1982).

A revista Veja na poca dava ateno a uma outra candidata Sandra Cavalcanti:

Nessa mesma revista a simples meno ao nome de Leonel Brizola era rarssima, mesmo com o crescimento de sua candidatura. E quando era mencionado, era com deboche, com baixeza, com evidente esprito de dio.

Jornal O povo do estado do Cear publicado no dia 2 de dezembro de 1982 sobre o caso:

Jornal O povo do estado do Cear publicado no dia 5 de dezembro de 1982 sobre o caso:

O interesse da Globo e Proconsult em manipular as eleies se encontra na ligao direta dessa emissora com o governo ditatorial militar;

O canditato Moreira franco seria o ideal para vencer as eleies porque pertencia ao PDS partido favorvel ao governo militar, j que era sucessor da extinta ARENA.

Segundo o depoimento de Homero Icaza Snchez, editor de anlises e pesquisas da TV Globo, Roberto Irineu Marinho, filho de Roberto Marinho decidiu que ele e Roberto Medina (ligado a Wellington) elegeriam Moreira Franco de qualquer jeito.

Embora a entrevista citada de Homero Sanchez seja muito rica em detalhes sobre o envolvimento da RGTV na tentativa de fraude, vale destacar o seguinte trecho:

O Brizola perguntou o que eu achava. Eu disse: Est parecendo fraude. [Pergunta do Brizola]: O que tu acha que devo fazer? [Resposta]: Bota a boca no mundo. Essa a atitude que eu tomaria se fosse voc, como candidato. Bota a boca no mundo. Brizola inclusive me perguntou se devia falar com a TV Globo. Nesse momento eu disse para ele no te convm falar com a TV Globo porque l agora toda a questo da apurao est sob as ordens de Roberto Irineu e ele acredita que pode eleger o Moreira Franco de qualquer maneira. Eu no te aconselharia a fazer isso. Ento ele procurou a TV Bandeirantes nesta mesma quarta-feira noite.

Brizola era inimigo poltico de Roberto Marinho desde o golpe de 1964, o qual o dono da emissora apoiava e Brizola por ter conspirado uma resistncia ao regime foi obrigado ao exlio;

Brizola tinha ideologias socialistas, no governo Jango era a favor das reformas de Base que propunha aplicar medidas a favor das classes mais desfavorecidas da populao como a Reforma Agrria.

-Mas o que ele significa na mdia?

- O poder para o capital; a credibilidade para o servio.

- O interesse particular sobre o bem pblico da informao

Thompson explica:

- Modo de operao da DISSIMULAO: ocultao dos fatos reais e desvio da ateno para outra realidade.

WIKIPEDIA: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caso_Proconsult OBSERVATRIO DA IMPRENSA: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/a-historia-da-noticia PGIMA DO DIRIO DO COMRCIO COM VRIOS LINKS: http://www.muco.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=352:c aso-proconsult&catid=34:sala-de-escandalos&Itemid=53 PGINA DO SITE PDT: http://www.pdt.org.br/index.php/memoriapdt/livros/plim-plim-a-peleja-de-brizola-contra-a-fraude-eleitoral MEMRIA GLOBO - PROCONSULT: http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,5270-p-21750,00.html TEXTO - CHAVE DE P.H. AMORIM: http://plogdopaulohenrique.zip.net/ http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2005/02/308819.shtml

Anda mungkin juga menyukai