Anda di halaman 1dari 37

rgos de Regulao e Fiscalizao

Instituies Financeiras Captadoras de Depsitos Vista

Bancos Mltiplos com Carteira Comercial Bancos Comerciais Caixas Econmicas Cooperativas de Crdito Bancos Mltiplos sem Carteira Comercial Bancos de Investimento Bancos de Desenvolvimento

Demais Instituies Financeiras

Sociedades de Crdito, Financiamento e Investimento Sociedades de Crdito Imobilirio Companhias Hipotecrias Associaes de Poupana e Emprstimo Sociedades de Crdito ao Microempreendedor Bolsas de Mercadorias e de Futuros

Banco Central do Brasil

C M N Conselho Monetrio Nacional

Bolsas de Valores Agncias de Fomento ou de Desenvolvimento Comisso de Valores Mobilirios Outros intermedirios ou Auxiliares Financeiros Sociedades Corretoras de Ttulos e Valores Mobilirios Sociedades Distribuidoras de Ttulos e Valores Mobilirios Sociedades de Arrendamento Mercantil Sociedades Corretoras de Cmbio Superintendncia de Seguros Privados Representaes de Instituies Financeiras Estrangeiras Agentes Autnomos de Investimento Entidades Fechadas de Previdncia Privada Entidades Ligadas aos Sistemas de Previdncia e Seguros Entidades Abertas de Previdncia Privada Sociedades Seguradoras Sociedades de Capitalizao Sociedades Administradoras de Seguro-Sade Fundos Mtuos Clubes de Investimentos Carteiras de Investidores Estrangeiros Administradoras de Consrcio Sistema Especial de Liquidao e de Custdia - SELIC Sistemas de Liquidao e Custdia Central de Custdia e de Liquidao Financeira de Ttulos - CETIP Caixas de Liquidao e Custdia

Secretaria de Previdncia Complementar

Entidades Administradoras de Recursos de Terceiros

CMN Conselho Monetrio Nacional


* Funes: - Definir a poltica a ser observada na organizao e no funcionamento do mercado de valores mobilirios; - Regular a utilizao do crdito nesse mercado; - Fixar a orientao geral a ser observada pela Comisso de Valores Mobilirios no exerccio de suas atribuies; - Definir as atividades da Comisso de Valores Mobilirios que devem ser exercidas em coordenao com o Banco Central do Brasil.

A criao da CVM Comisso de Valores Mobilirios


* Lei 6385/76
Da Comisso de Valores Mobilirios: - Art. 5 Instituda a Comisso de Valores Mobilirios, entidade autrquica em regime especial, vinculada ao Ministrio da Fazenda, com personalidade Jurdica e patrimnio prprios, dotado de autoridade administrativa independente, ausncia de subordinao hierrquica, mandato fixo e estabilidade de seus dirigentes, e autonomia financeira e oramentria.

CVM Comisso de Valores Mobilirios


- Art. 6: A Comisso de Valores Mobilirios ser administrada por um Presidente e quatro Diretores, nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovados pelo Senado Federal, dentre pessoas de ilibada reputao e reconhecida competncia em matrias de mercado de capitais.
Caput com redao dada pela Lei n 10.411 de 26.02.2002

- 1 O mandato dos dirigentes da Comisso ser de cinco anos, vedada a reconduo, devendo ser renovado a cada ano um quinto dos membros do Colegiado.
1 com redao dada pela Lei n 10.411 de 26.02.2002

CVM Comisso de Valores Mobilirios


-Sede no Rio de Janeiro; -Superintendncia Regional de So Paulo; -Superintendncia Regional de Braslia.

Competncias da CVM
DISCIPLINAR / REGULAMENTAR/FISCALIZAR

- Regulamentar com observncia da poltica definida pelo Conselho Monetrio Nacional, as matrias expressamente previstas na Lei 6385/76 e na Lei de sociedade por aes 6404/76; - Administrar os registros institudos pela Lei 6.385/76; - Fiscalizar permanentemente as atividades e os servios do mercado de valores mobilirios, bem como a veiculao de informaes relativas ao mercado, s pessoas que dele participem, e aos valores nele negociados; - Instaurar Processos Administrativos Sancionadores, aplicando penalidades quando houver prtica de ilcitos.

Competncias da CVM
DISCIPLINAR / REGULAMENTAR - A emisso e distribuio de valores mobilirios no mercado; - A negociao e intermediao no mercado de valores mobilirios e no mercado de derivativos; - A organizao, funcionamento e operaes das bolsas de valores e de mercadorias e futuros; - A administrao de carteiras e a custdia de valores mobilirios; - A auditoria das companhias abertas; - Os servios de consultor e analista de valores mobilirios; - A atividade de agente autnomo de investimento.

Competncias da CVM
FISCALIZAR

- Fiscalizar e inspecionar as companhias abertas dando prioridade s que no apresentem lucro em balano ou s que deixem de pagar o dividendo mnimo obrigatrio; - Fiscalizar e inspecionar as atividades e os servios do mercado de valores mobilirios, bem como a veiculao de informaes relativas ao mercado, s pessoas que dele participem e aos valores negociados; - A fiscalizao da CVM no exclui a competncia das Bolsas de Valores, das Bolsa de Mercadorias de Futuros, e das entidades de compensao e liquidao com relao aos seus membros e aos valores mobilirios nelas negociados.

CVM
* Proteger os titulares de valores mobilirios contra: - Emisses Irregulares; - Atos ilegais de administradores de companhias; - Atos ilegais de acionistas controladores; - Atos ilegais de administradores de carteira de valores mobilirios. * Assegurar o acesso do pblico a informaes sobre valores mobilirios negociados e sobre quem os tenha emitido; * Evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulao destinadas a criar condies artificiais de demanda, oferta ou preo de valores mobilirios; * Assegurar a observncia de prticas comerciais eqitativas no mercado de valores mobilirios; * Estimular a formao de poupana e sua aplicao em valores mobilirios; * Assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balco; * Promover a expanso e o funcionamento eficiente e regular do mercado de aes; * Estimular as aplicaes permanentes em aes do capital social das companhias abertas.

Esfera de Competncias da CVM


- Companhias Abertas; - Emissores de Valores Mobilirios; - Auditores Independentes; - Integrantes do Sistema de Distribuio; - Investidores; - demais segmentos que giram na rbita do mercado de valores mobilirios.

Valores Mobilirios sob a


Jurisdio da CVM
- Aes, Partes Beneficirias, Debntures; - Cupes, direitos, recibos de subscrio; - Certificados de depsito de valores mobilirios; - Cdulas de debntures; - Cotas de fundos de investimentos ou de clubes de investimento; - Notas comerciais; - CRI Certificados de Recebveis Imobilirios; - CEPAC - Certificados de Potencial Adicional de Construo.

CVM: Auto-Regulao
- Art. 17 As Bolsas de Valores, as Bolsas de Mercadorias e Futuros, as entidades do mercado de balco organizado e as entidade de compensao e liquidao de operaes com valores mobilirios tero autonomia administrativa, financeira e patrimonial, operando sob a superviso da Comisso de Valores Mobilirios. Lei 6385/76 redao Lei 10.303/01 - 1 s Bolsas de Valores, s Bolsas de Mercadorias e Futuros, s entidades do mercado de balco organizado e s entidades de compensao e liquidao de operaes com valores mobilirios incumbe, como rgos auxiliares, as operaes com valores mobilirios nelas realizadas.

Banco Central do Brasil BACEN


- O Banco Central do Brasil tem como misso institucional a estabilidade do poder de compra da moeda e a solidez do sistema financeiro; - Os sistemas de liquidao esto sujeitos autorizao e superviso do Banco Central do Brasil, inclusive aqueles que liquidam operaes com ttulos, valores mobilirios, moeda estrangeira e derivativos financeiros; - Os sistemas que liquidam operaes com ttulos e valores mobilirios esto sujeitos tambm autorizao da CVM, competindo ao Banco Central do Brasil, nesse caso, com exclusividade, a anlise dos aspectos relacionados com o controle do risco sistmico. Os sistemas que liquidam ttulos pblicos e ttulos emitidos por bancos esto sujeitos superviso exclusiva do Banco Central do Brasil.

CBLC - Companhia Brasileira de Liquidao e Custdia S/A


* Auto - reguladora, supervisionada pela Comisso de Valores Mobilirios (CVM); * Funo: - Prestar servios de guarda centralizada, compensao, liquidao e controle de risco das operaes realizadas nos mercados da BM&FBOVESPA, segmento Bovespa ( vista, derivativos, balco organizado, renda fixa privada, etc.)
* Os participantes da Central Depositria de Ativos so as instituies financeiras em geral, denominados Agentes de Custdia responsveis perante os investidores, seus clientes, pela guarda e movimentao dos ativos;

CBLC - Companhia Brasileira de Liquidao e Custdia S/A


- Depois que as operaes so fechadas pelas Corretoras no MEGA BOLSA (o sistema eletrnico de negociao da BOVESPA), elas precisam ser liquidadas, ou seja, os vendedores devem entregar as aes aos compradores e estes devem efetuar o pagamento aos vendedores. a CBLC que coordena esse processo; - A entrega das aes e o correspondente pagamento no ocorrem diretamente * entre os participantes da operao, mas sim por meio dos Agentes de Compensao da CBLC; - Alm disso, quando um investidor compra aes ou outros ttulos na Bolsa, eles * ficam guardados na CBLC em uma conta de custdia aberta em seu nome pelo seu Agente de Custdia, que semelhante a uma conta corrente, mas, em vez de guardar dinheiro, guarda aes.

CBLC - Companhia Brasileira de Liquidao e Custdia S/A


*Agentes de Compensao: So scios e participantes diretos da CBLC, responsveis por receber aes e dinheiro das Corretoras que intermediaram as operaes e repass-los para a CBLC. Algumas vezes so as prprias Corretoras que atuam como Agentes de Compensao da CBLC e, em vrios casos, essa funo terceirizada para outras instituies, como os bancos que se especializaram na prestao desse servio. *Agente de Custdia: o participante direto da CBLC, responsvel pela manuteno da conta de custdia do investidor. Usualmente, as prprias Corretoras desempenham o papel de Agente de Custdia dos seus clientes perante a CBLC.

CBLC - Companhia Brasileira de Liquidao e Custdia S/A


- Compensao e Liquidao: A Companhia Brasileira de Liquidao e Custdia responsvel pela compensao e liquidao de operaes feitas nos mercados a vista, a termo e de opes da BOVESPA. As atividades de compensao e liquidao so realizadas por seus Agentes de Compensao. Todas as operaes realizadas na BOVESPA devem ter o investidor final identificado pelas corretoras que atuam como seus intermedirios. Essa informao confidencial, sendo seu acesso restrito apenas aos funcionrios responsveis pelo monitoramento do mercado. medida que os ttulos so entregues, mediante instrues dos Agentes de Compensao, o Servio de Custdia CBLC transfere os mesmos da conta do titular vendedor ao titular comprador. A entrega das aes feita com base na quantidade bruta negociada, ou seja, operao por operao. * Os pagamentos so feitos por meio da CETIP (Central de Custdia e Liquidao Financeira de Ttulos). A CETIP opera em todo o pas por intermdio de uma rede prpria de comunicao eletrnica, que conecta quase todas as instituies financeiras brasileiras, inclusive o Banco Central do Brasil. A CBLC possui um acordo com a CETIP para a viabilizao dos pagamentos relativos s operaes. O ciclo de liquidao de operaes na Companhia Brasileira de Liquidao e Custdia completado em trs dias. A entrega dos ttulos e o pagamento ocorrem em D+3. As aes transferidas aos vendedores ficam bloqueadas na CBLC at que o pagamento seja concludo.

Introduo ao Mercado de Capitais


SFN
Subsistemas: - rgos Normativos, Supervisores (CMN, BACEN, CVM) - Intermedirios Financeiros (Instituies Financeiras Bancrias, No Bancrias)

Ofertantes

Instituies

Tomadores
- Mercado de Capitais - Mercado Monetrio - Mercado de Crdito - Mercado Cambial

Mercado Financeiro

Introduo ao Mercado de Capitais


Mercado de Capitais

Bolsas

Corretoras

Instituies Financeiras autorizadas

- Aes - Debntures - Commercial Papers

Introduo ao Mercado de Capitais


Bolsas
CVM, BACEN

Compra/Venda de Ttulos e Valores Mobilirios

BM&F BOVESPA

Bolsa Balco Organizad o

Introduo ao Mercado de Capitais


Funo das Bolsas:
- Levantar capital para negcios; - Mobilizar o direcionamento das poupanas para investimentos; - Facilitar o crescimento de companhias; - Redistribuir renda; - Aprimorar a Governana Corporativa; - Criar oportunidades de investimento para pequenos investidores; - Atuar como Termmetro da Economia; - Ajudar no financiamento de projetos sociais.

BM&F BOVESPA
Criada em maio de 2008 atravs da integrao entre a Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) e a Bolsa de Valores de So Paulo (BOVESPA). Bovespa BM&F

- Antes: entidades oficiais corporativas, vinculadas s secretarias de finanas dos governos estaduais e compostas por corretores nomeados pelo poder pblico; - Aps as reformas: transformaram-se em associaes civis sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, A figura do corretor de fundos pblicos foi substituda pela da sociedade corretora; - Em 2007: torna-se uma sociedade por aes (S/A).

Preges VivaVoz

Mega bolsa

BM&F BOVESPA
Conselho de Administrao
- integrado por 10 conselheiros efetivos, sendo 6 representantes das sociedades corretoras membros. Desse grupo, so eleitos o Presidente e o Vice-Presidente do Conselho, com mandatos de 1 ano; - Inclui ainda 3 conselheiros efetivos que representam, respectivamente, os investidores individuais, os investidores institucionais e as companhias de capital aberto; - O Superintendente Geral da BM&F BOVESPA membro nato do Conselho de Administrao. exceo do Superintendente Geral, os demais membros do Conselho tm mandatos de 3 anos, renovando-se a representao, anualmente, em 1/3; - Cabe ao Conselho de Administrao da BM&F BOVESPA traar a sua poltica e zelar por sua boa execuo. O Superintendente Geral responsvel pela equipe profissional que executa a gesto tcnico-administrativa; - A Assemblia Geral das Corretoras Membros se rene duas vezes por ano, e o rgo deliberativo mximo da BM&F BOVESPA, para deliberar sobre proposta oramentria, aprovao das demonstraes financeiras do exerccio anterior e eleger os membros do Conselho de Administrao.

BM&F BOVESPA
Auto-regulao
- Faculdade para estabelecer normas e procedimentos (inclusive de conduta) e para fiscalizar seu cumprimento, os quais devero ser observados pelas corretoras, as empresas listadas e investidores (Lei 6.385 de 07/12/76, artigo 8, pargrafo primeiro e artigo 17 e o Regulamento Anexo Resoluo n 2.690, de 28/01/00, do CMN- Conselho Monetrio Nacional); - Pode aplicar penalidades corretora e seus administradores, empregados, operadores e prepostos. Tambm pode penalizar os seus prprios administradores e funcionrios; - Pode suspender a negociao dos ttulos e valores mobilirios emitidos pela empresa ou cancelar o seu registro para negociao, sendo que a BM&F BOVESPA no dispe de poderes para punir os administradores, empregados e prepostos da empresa; - Nos mercados a termo e de opes, dispe de poderes de carter operacional, sendolhe facultado: proibir que suas posies excedam a determinados limites; determinar o encerramento de suas posies; ou proibir que operem nesses mercados; - Tem poderes para cancelar negcios j executados, caso se constate irregularidade na transao; - Pode cancelar negcio j executado caso constate que foi realizado pelo mesmo cliente como comprador e vendedor em corretoras distintas, o que caracteriza operao com o mesmo comitente e pode ser inclusive considerada como manipulao de preos da ao.

BM&F BOVESPA
Horrios dos Preges

- Prego Diurno : 10 s 17h; - After Market : 17:30 s 19h; - A BM&F BOVESPA conta ainda com o SPOT - Sistema Privado de Operaes por Telefone, que um servio de telefonia disponvel para as corretoras, com o objetivo de baratear e racionalizar a comunicao telefnica entre as Corretoras e a BM&F BOVESPA; * * - Em 1999, a BM&F BOVESPA lanou o Home Broker e o After - Market, cuja finalidade possibilitar a participao do pequeno e do mdio investidor no mercado. O Home Broker uma conexo pela Internet que permite ao investidor, por meio do site das Corretoras na Internet, transmitir suas ordens de compra ou de venda diretamente ao Mega Bolsa.
* *

O After-Market a sesso noturna de negociao eletrnica.

BM&F BOVESPA
* After - Market
- Por que existe? Visando a incluso de pequenos investidores pessoa fsica na bolsa de valores, foi criado em 1999. - Quais as diferenas com relao ao prego principal? No possvel operar opes e nenhum outro tipo de derivativo. Apenas as operaes no mercado vista so autorizadas; S permitida a negociao de papis pertencentes aos ndices calculados pela BM&F Bovespa e que tenham sido negociados, no mesmo dia, durante o prego principal; Os valores de negociao dos ativos no podero ultrapassar o limite de 2%, para mais ou para menos, em relao ao preo de fechamento do prego principal; A data de liquidao dos negcios segue os mesmos critrios do prego principal; As cotaes do after - market no interferem nas variaes de preo do prximo dia, ou seja, essas variaes sero calculadas com base nos preos de fechamento do prego principal do dia anterior.

BM&F BOVESPA
Lote Padro e Lote Fracionrio
- Lote Padro a quantidade mnima de um ttulo/ao, determinada pela Bolsa de Valores, para negociao no mercado principal, em que as ordens devem ter quantidade mnima de 1 lote padro, ou mltiplos do mesmo. - Quantidades abaixo da quantidade mnima sero negociadas no Mercado Fracionrio (F).

BM&F BOVESPA
BM&F BOVESPA
- Maior Bolsa da Amrica Latina; - Segunda maior das Amricas; - Terceira maior do Mundo.

- Aes; - Ttulos Privados de Renda Fixa; - Derivativos Agropecurios; - Derivativos Financeiros; - Outros Valores Mobilirios.

Ttulos e Valores Mobilirios


Corretoras

Investido r

BM&F BOVESPA
Novo Mercado

Nveis Diferenciados de Governana Corporativa

Governana Corporativa o sistema pelo qual as organizaes so dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietrios, conselho de administrao, diretoria e rgos de controle. As boas prticas de governana corporativa convertem princpios em recomendaes objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organizao, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade. (Instituto Brasileiro de Governana Corporativa IBGC)

- Melhoria da qualidade das informaes prestadas pela companhia e a ampliao dos direitos societrios; - Reduo das incertezas no processo de avaliao e de investimento e, consequentemente, do risco. - Aumento da confiana, eleva-se a disposio dos investidores em adquirir aes da companhia, tornando-se scios desta; - Melhor precificao das aes, o que incentiva novas aberturas de capital e novas emisses, fortalecendo o mercado acionrio como alternativa de financiamento s empresas.

Sociedades Corretoras de Ttulos e Valores Mobilirios


- So as instituies intermediadoras das operaes de compra, venda e distribuio de Ttulos e Valores Mobilirios por conta de terceiros; - Constitudas sob a forma de sociedade annima ou por quotas de responsabilidade limitada; - Supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (Resoluo CMN 1.655, de 1989), sua constituio est condicionada autorizao do mesmo; - Reguladas pela CVM, o exerccio de suas atividades depende de autorizao da mesma; - Atividades: Operaes nos recintos das Bolsas de Valores e de Mercadorias; Administrao e custdia de carteiras de Valores Mobilirios; Participao de lanamentos pblicos de aes; * Organizao e administrao de Fundos de Investimento; Operaes no Mercado Aberto e intermediao de operaes de cmbio.

Sociedades Corretoras de Ttulos e Valores Mobilirios


* Os FUNDOS DE INVESTIMENTO, administrados por corretoras ou outros intermedirios financeiros, so constitudos sob forma de condomnio e representam a reunio de recursos para a aplicao em carteira diversificada de ttulos e valores mobilirios, com o objetivo de propiciar aos condminos valorizao de quotas, a um custo global mais baixo. A normatizao, concesso de autorizao, registro e a superviso dos fundos de investimento so de competncia da Comisso de Valores Mobilirios.

Sociedades Corretoras de Ttulos e Valores Mobilirios

*
*

Sociedades Corretoras de Ttulos e Valores Mobilirios


* O AGENTE AUTNOMO DE INVESTIMENTO, a pessoa fsica que obtm registro na Comisso de Valores Mobilirios - CVM - para exercer a atividade de distribuio e mediao de valores mobilirios, sob a responsabilidade e como preposto de instituio integrante do sistema de distribuio de valores mobilirios.

Sociedades Corretoras de Ttulos e Valores Mobilirios


* O CLUBE DE INVESTIMENTO uma aplicao financeira criada por um grupo de pessoas que desejam investir seu dinheiro em aes das empresas, ou seja, tornar-se scias delas. - Para criar o Clube de Investimento, necessrio um administrador que deve ser uma Corretora de Valores, uma distribuidora de ttulos ou um banco; - A Corretora escolhida cuidar de todos os documentos e dos registros legais e vai zelar pelo bom funcionamento do clube alm de direcionar os investidores para a criao de um estatuto social, ou seja, o regulamento para criao do clube; - O Clube de Investimento pode ter no mximo 150 participantes, porm, no caso de um clube que rena funcionrios, empregados ou contratados de uma mesma entidade, empresa ou qualquer grupo de sociedade, o nmero de membros pode ser maior que 150; - Um nico participante no pode ter mais de 40% do total das cotas; - Todo Clube de Investimento deve ter no mnimo 51% do seu dinheiro aplicado em aes. Os 49% restantes podero ser investidos, por exemplo, em ttulos de renda fixa; - A BM&FBOVESPA quem registra o clube e o fiscaliza, em conjunto com a Comisso de Valores Mobilirios (CVM).

Sociedades Corretoras de Ttulos e Valores Mobilirios


Qual a diferena entre Fundo e Clube de Investimento? Ambos tm a mesma dinmica: a unio de um grupo de investidores, que juntam seus recursos para aplicar em um portflio de aes diversificado sob a fiscalizao da Comisso de Valores Mobilirios (CVM). - Quanto a gesto dos recursos: Fundo - fica por conta de um profissional do mercado, que aloca os recursos da forma que julgar mais conveniente, sempre buscando a melhor rentabilidade; Clube - os scios podem contar com um especialista do mercado para obter orientaes sobre as empresas, porm, so eles que decidem em quais aes vo aplicar seus recursos. - Quanto parte financeira: Fundo no h cobrana de corretagem quando se vende ou compra aes, mas a taxa de administrao costuma ser mais alta do que 2% ao ano; Clube h cobrana de corretagem a cada operao de compra e venda de aes. O valor acertado com a corretora e deve constar no estatuto do clube, porm, a taxa de administrao cobrada pela corretora fica no mximo em 2% ao ano. - Quanto poltica de investimentos: Fundo - devem possuir um mnimo de 67% do Patrimnio Lquido (PL) em aes; Clube - necessitam de um mnimo de 51%.

Sociedades Corretoras de Ttulos e Valores Mobilirios

- Outra diferena que em um clube de investimento, geralmente o grupo de scios se conhece, diferente do fundo de investimento; - O Custo do Clube de Investimento mais baixo j que a manuteno barata e simples, alm disto a CVM exerce um bom controle sobre operaes dos clubes, exigindo que o administrador seja um profissional certificado e com no mnimo 5 anos de experincia, o que diminui a possibilidade de erros e fraudes;

Anda mungkin juga menyukai