Anda di halaman 1dari 25

ADMINISTRAO DA PRODUO

CONHECENDO O CHO DE FBRICA Clique para editar o estilo do subttulo mestre

5/17/12

CONCEITOS BSICOS

O ser humano precisa satisfazer suas necessidades:

Alimento Habitao Transporte Vestimenta

Obtidos pela produo

5/17/12

CONCEITOS BSICOS
H

fatores que juntos fazem surgir os produtos e servios:

Terra nada se consegue produzir sem que os primrdios no tenham vindo da natureza. Trabalho esforo do homem to necessrio em qualquer tarefa. Os materiais retirados da natureza o so pela fora do trabalho, tanto atravs das atividades fsicas como empresariais.

5/17/12

CONCEITOS BSICOS
H

fatores que juntos fazem surgir os produtos e servios: continuao...

Capital representando pelos bens materiais produzidos pelo homem e que sero utilizados na produo de outros bens, como mquinas e equipamentos, que so bens de capital; e o capital que tambm pode ser expresso em valores monetrios.

5/17/12

CONCEITOS BSICOS
Recompensa

aos fatores de produo:

Os fatores so administrados por empresrios e pelo governo, buscam retorno financeiro, visando essencialmente continuidade do ciclo produtivo. Proprietrio da terra: exige uma renda (ou aluguel) como compensao para seu uso. Trabalhador: requer salrio pelo seu trabalho.
5/17/12

CONCEITOS BSICOS
Recompensa

aos fatores de produo: continuao...

A administrao direta das empresas feita pelo empresrio que tem como objetivo:
Satisfao do cliente; A responsabilidade sobre os funcionrios; A remunerao do capital investido (lucro).

Onde entra a produo nisso tudo?


5/17/12

CONCEITOS BSICOS
Para

que os objetivos sejam alcanados a empresa precisa se preparar racionalmente. Direta ou indiretamente, para alcanar esses objetivos que se fundamenta o estudo da....

Administrao

da produo

Reduo de custos Melhorar condies de trabalho Refletindo em maior produtividade


5/17/12

CONCEITOS BSICOS
Meios

de produo: o fatores produo do uma macroviso do sistema, enquanto que os meios permitem uma viso voltada para o interior da unidade produtiva. Os meios so:

Matria prima: material necessrio para fabricao dos bens. o meio que transformado, dar origem ao produto ou servio. Mo de obra: esforo humano necessrio ao comando do processo produtivo. o meio atravs do qual a matria-prima transformada.
5/17/12

CONCEITOS BSICOS DEFINIO


A

produo o ato de fazer ou construir algo concreto, e cabe ao administrador maximizar a fabricao, a custos mnimos, utilizando os processos administrativos: planejamento, organizao, direo, controle. a parte da administrao que comanda o processo produtivo, pela utilizao dos meios produo e dos processos administrativos, buscando elevao da produtividade.
5/17/12

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Planejamento:

primeiro passo na tomada de deciso e envolve:

Previso: antecipao dos eventos visando decidir o que ser feito. Estabelecimento de objetivos: definio de metas a serem alcanadas. Elaborao do plano de trabalho: estabelecimento das sequncia de atividades a serem observadas na obteno de metas Realizao do cronograma: determinao das atividades.
5/17/12

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Organizao:

o agrupamento dos recursos, humanos ou no, necessrios obteno dos objetivos planejados. deve ser estabelecida:

Nela

Uma estrutura que ligue as pessoas; Normas para conduo das atividades e atingimento das metas; Distribuio de responsabilidades; Alocao de recursos(material, pessoal etc...)

5/17/12

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Direo:

tomar decises, estabelecer diretrizes a serem seguidas, fazer com que as tarefas se desenvolvam sem que uma atropele as outras, fazer com que tudo esteja integrado.

5/17/12

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Controle:

a ltima fase do sistema. a checagem do sistema, examinando se as etapas foram completadas conforme o planejado. controle abrange:

Estabelecimento dos padres de desempenho: definio dos critrios que sero utilizados na avaliao das atividades. Medio do desempenho: obteno dos dados que 5/17/12 registrem os resultados alcanados.

PRODUTIVIDADE

definida como a relao entre a quantidade produzida e os recursos utilizados na sua obteno. Quando a produo aumenta e obtida com a utilizao dos mesmos recursos, tem-se maior produtividade. medio da produtividade fica difcil envolver todos os recursos simultaneamente.

Na

5/17/12

Sistemas de Produo
Conjunto

de atividades e operaes interrelacionadas envolvidas na produo de bens e servios.

Sistema de produo contnua (fluxo de linha): apresentam uma sequncia linear para fazer o produto ou servio; produtos so bastante padronizados e fluem de um posto de trabalho a outro numa sequncia prevista. Sistema de produo intermitente: a produo feita em lotes. Termina a produo de um lote de produto, outros produtos tomam seu lugar.
5/17/12

Administrao do Estoque
Crise

do petrleo em 1970 levou os Estados Unidos a desenvolverem alternativas para reduzir drasticamente seus estoques tanto de produtos em andamento quando de mercadorias para revenda. estabelecer estoque ideal com a margem de segurana para imprevistos. reduo dos custos de estocagem e giro mais constante evitando perdas ocorridas no processo de 5/17/12 armazenagem.

Objetivo

Benefcios:

Administrao do Estoque
Sistema

just-in-time: Consiste em fornecer materiais aos vrios setores produtivos de determinada organizao no momento em que esta necessidade realmente existir. um estudo para aquisio e produo de materiais para um curto perodo de tempo. Menor capital de giro estagnado e menos chances de perdas durante a estocagem.
5/17/12

Feito

Benefcios:

Planejamento e Controle da Produo


Objetivos:

Permitir que os produtos tenham a qualidade especificada. Fazer com que as pessoas e as mquinas operem em nveis desejados de produtividade. Reduzir os estoques e custos operacionais. Manter ou melhorar o nvel de atendimento ao cliente. 5/17/12

Planejamento e Controle da Produo


Planejar

a produo:

Distribuio das operaes pelos vrios centros de trabalho e determinar a ordem nas quais as operaes sero realizadas.

Controlar

a produo:

Assegurar que as ordens de produo esto sendo cumpridas da forma certa na data certa.

5/17/12

Planejamento e Controle da Qualidade


Qualidade

como vantagem competitiva a longo prazo. percebida pelo cliente. e percepes:

Qualidade

Expectativas

Maior expectativa e menor percepo=qualidade pobre. Expectativa e percepo casam= qualidade aceitvel. Expectativa menor e percepo maior= encantamento.
5/17/12

Planejamento e Controle da Qualidade


Passos

para o planejamento e controle da qualidade:

Definio das caractersticas da qualidade (funcionalidade, aparncia, confiabilidade, durabilidade etc..) Decidir como medir cada uma das caractersticas de qualidade. Estabelecer padres de qualidade para cada caracterstica.
5/17/12

Controle Estatstico de Processo


Funo

bsica do controle estatstico de processo padronizar a produo de forma a evitar a variabilidade. da estatstica efetua-se coleta de dados no processo e formaliza-se uma padronizao que dever ser acompanhada de perto pelos envolvidos no processo de produo. ser escolhido processos cujos produtos possuem grandes ndices de rejeio ou 5/17/12 necessitam de grande controle de inspeo.

Atravs

Deve

Manuteno
Problemas

de falhas e erros so uma parte inevitvel e intrnseca da vida da produo. Os erros so os mais diversos:

Erros nos produtos e servios; Falha global no projeto; Instalaes fsicas que param de funcionar; Erro humano;

5/17/12

Manuteno
Manuteno

corretiva: fazer funcionar as instalaes at que quebrem e ento consert-las. preventiva: manter regularmente as instalaes, mesmo se no pararem, de forma a prevenir a possibilidade de paradas futuras. sistematica: monitorar minuciosamente as instalaes para tentar predizer quando a parada pode ocorrer e 5/17/12 antecip-la atravs de reparos na instalao.

Manuteno

Manuteno

Fechamento
Vantagem

baseada na produo:

Fazer certo na primeira vez, isto , no cometer erros. Fazer as coisas com rapidez: menor prazo entre o pedido do cliente e o recebimento do produto. Fazer as coisas em tempo: manter os compromissos de entrega assumidos com os consumidores.
5/17/12

Anda mungkin juga menyukai