Anda di halaman 1dari 41

MOTIVAO

Qual a empresa que no quer ter em seus quadros pessoas altamente motivadas e entusiasmadas com seu trabalho... Pessoas que dem o mximo de si mesmas para lograr alcanar o sucesso organizacional... Pessoas capazes de trabalhar em conjunto e dispostas a ultrapassar elevados padres de excelncia no seu desempenho...

O fato que motivar pessoas a atingir elevados padres de desempenho organizacional hoje uma questo de sobrevivncia das organizaes em um mundo de negcios altamente mutvel e competitivo. A competitividade externa depende basicamente da cooperao e colaborao internas. O desempenho individual que a base de sustentao que conduz ao desempenho organizacional depende fortemente de pessoas motivadas.

Sem dvida, o desempenho individual moldado e condicionado por vrios fatores simultneos, como capacidade e competncia das pessoas, liderana, orientao, dedicao e esforo despendidos. Mas a motivao constitui a sua mola mestra do comportamento das pessoas. Um dos maiores desafios das organizaes motivar as pessoas, faz-las decididas, confiantes e comprometidas intimamente a alcanar os objetivos propostos, energiz-las e estimul-las o suficiente para que sejam sucedidas por meio do seu trabalho.

Conceito:
Apesar da sua enorme importncia, difcil definir a motivao em poucas palavras, e no existe consenso absoluto sobre o assunto. Usualmente, se utilizam termos como necessidades, desejos, vontades, metas, objetivos, impulsos, motivos e incentivos. A palavra MOTIVAO provm do latim MOVERE, que significa mover.

Alguns autores se concentram em alguns fatores que incitam e dirigem as atividades das pessoas. Outros enfatizam metas a serem alcanadas. Outros ainda afirmam que a motivao se relaciona com a maneira pela qual o comportamento comea, recebe energia, mantm-se, dirigido, pra e com o tipo de reao subjetiva que ocorre no organismo quando tudo isso acontece.

Motivao: um processo que comea com uma deficincia fisiolgica ou psicolgica ou necessidade que ativa um comportamento ou com um impulso orientado para um objetivo ou incentivo. A chave para compreender o processo de motivao reside no significado e no relacionamento entre necessidades, impulsos e incentivos. o processo responsvel pela intensidade, direo e persistncia dos esforos de uma pessoa para o alcance de determinada meta. a presso interna surgida de uma necessidade, tb interna, que excitando(via eletroqumica) as estruturas nervosas, origina um estado energizador que impulsiona atividade, iniciando, guiando e mantendo a conduta at que alguma meta seja atingida.

Vrias teorias tentam interpretar de maneira diferente e enfatizar certos aspectos da motivao. O conceito de motivao est intimamente relacionado com o comportamento e desempenho das pessoas. Ela certamente envolve metas e objetivos. Existem diferenas fisiolgicas, psicolgicas e ambientais que so fatores importantes para se explicar este conceito.

A motivao um processo psicolgico bsico. Juntamente com a percepo, atitudes, personalidade e aprendizagem, a motivao sobressai como um importante processo na compreenso do comportamento humano. Ela interage e atua em conjunto com outros processos mediadores e o ambiente. Da mesma forma como ocorre com os processos cognitivos, ela no pode ser visualizada. A motivao um constructo hipottico utilizado para ajudar a compreender o comportamento humano.

A motivao consiste em um processo que depende da direo, intensidade e persistncia dos esforos de uma pessoa para alcanar determinado objetivo. Direo: onde focar o comportamento. Intensidade: representa o esforo que a pessoa aplica na direo definida. Persistncia: significa o quanto tempo a pessoa consegue manter seu esforo. Uma pessoa motivada tende a persistir no comportamento at que seu objetivo seja plenamente alcanado.

Motivao no um trao de personalidade. Ela o resultado da interao da pessoa com a situao que o envolve. As pessoas diferem quanto ao seu impulso motivacional bsico, e o mesmo indivduo pode ter diferentes nveis de motivao que variam ao longo do tempo, isto , ele pode estar mais motivado em um dado momento e menos em outro. A concluso que o nvel de motivao varia entre as pessoas e numa mesma pessoa por meio do tempo.

MOTIVAO:
A sabedoria do Trabalho em EQUIPE consiste em compartilhar o ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES INDIVIDUAIS dos membros com o atendimento das NECESSIDADES DO TIME quando um TIME uma unidade de trabalho ALTAMENTE MOTIVADA. No existe um time quando as aes so feitas por imposio ou obrigao.

A palavra motivao, deriva do latim movere (mover), indica um estado psicolgico caracterizado por um elevado grau de disposio, ou vontade de realizar uma tarefa ou perseguir uma meta.

MOTIV AO
Motivo para a Ao Emoes Impulsionam as Pessoas Influenciam seu Jeito de Perceber os Fatos

PORTANTO MOTIVAO:
MOTIVO uma necessidade que atua sobre o intelecto fazendo a pessoa a movimentar-se ou agir. MOTIV AO uma inclinao para a AO que tem origem em um MOTIVO/NECESSIDADE.

MOTIVAO:
SO AS NOSSAS NECESSIDADES QUE ACIONAM NOSSO CEREBRO E ESTE POR SUA VEZ ORGANIZA O NOSSO COMPORTAMENTO. SURGE A AO

SATISFAO:
alguma coisa que satisfaz uma necessidade. o atendimento de uma necessidade. Ex.: gua Motivador a Sede e no a gua Diminuiu a Tenso da Necessidade Elevando o Nvel de Satisfao

Falta de Habilidade. Excessivo Controle. Falta de Recursos. Coao ( presso excessiva). Culpabilidade. Desordem. Insensibilidade. Arrogncia. Ridicularizar. Presuno.

MOTIVAO:
. Valorize as Pessoas . Reconhea Avanos . Encoraje Iniciativas . Oferea Incentivos . Enriquea as Funes . Delegue Autoridade . Faa Avaliao . Promova Mudanas

MOTIVAO X SATISFAO
possvel oferecer fatores de satisfao: gua, comida, reconhecimento, progresso, promoo, etc...

Uma necessidade satisfeita no mais um motivador do comportamento. O QUE MOTIVA O COMPORTAMENTO A PRPRIA NECESSIDADE

MOTIVAO:
NASCE SOMENTE DAS NECESSIDADES HUMANAS EM DECORRENCIA O FALSO PRESSUPOSTO DE QUE UMA PESSOA PODE MOTIVAR A OUTRA CAI POR TERRA

O QUE SE PODE SATISFAZER OU CONTRASATISFAZER

FATORES DE SATISFAO:
Comida gua Reconhecimento Progresso AS NECESSIDADES NO TEM ORIGEM NO MEIO AMBIENTE

Trs dimenses do Processo Motivacional:


Necessidades: so criadas quando surge um desbalanceamento fisiolgico ou psicolgico. So variveis, situadas dentro de cada indivduo, e dependem de variveis culturais. Em suma significa uma carncia interna da pessoa, como sede, insegurana...O organismo se caracteriza por um estado de equilbrio, e este rompido toda vez que surge uma necessidade. Esta um estado interno que, quando no satisfeita, cria tenso e estimula algum impulso no indivduo.

Impulsos: (ou motivos) so os meios que aliviam as necessidades. O impulso gera um comportamento de busca e pesquisa para localizar objetos ou incentivos que, se atingidos, satisfaro a necessidade e produziro reduo da tenso. Quanto maior a tenso, maior o nvel de esforo. So considerados o corao do processo motivacional. Incentivos: ao final do processo, considerado como algo que pode aliviar uma necessidade ou reduzir um impulso. Em geral os incentivos esto situados fora do indivduo e variam enormemente conforme a situao. Estas 3 dimenses do PM bsico constituem o ponto de partida para as teorias da motivao.

Para a grande maioria das teorias, o PM est dirigido para metas ou necessidades. As metas so resultados vitais procurados pelas pessoas e atuam como foras vitais que a atraem. O alcance das metas desejadas conduz a uma reduo das necessidades humanas. Uma pessoa, por ex, pode gostar do seu trabalho pq ele satisfaz suas necessidades sociais e de segurana. Mas devemos lembrar q as necessidades humanas esto sempre mudando. O q motiva algum hoje, pode no motivar amanh. Conceito de necessidade/carncia: so deficincias q a pessoa experimenta em um determinado perodo de tempo. Pode ser fisiolgica, psicolgica, ou social. As necessidades so desencadeadoras das respostas comportamentais.

O processo motivacional:
As necessidades e carncias provocam tenso e desconforto na pessoa e desencadeiam um processo que busca reduzir ou eliminar essa tenso. A pessoa escolhe um curso de ao para satisfazer determinada necessidade, e surge o comportamento focado na meta(impulso). Se a pessoa consegue satisfazer a necessidade, o PM bem-sucedido. Contudo, se por algum obstculo ou impedimento a satisfao no alcanada, ocorre a frustrao, conflito ou estresse. Essa avaliao do desempenho determina o tipo de recompensa(incentivo) ou punio. Desencadeia-se novo PM. Enquanto a necessidade satisfeita gera um estado de contentamento e conseqentemente bem-estar, uma necessidade no satisfeita pode gerar frustrao, conflito, stress.

No faltam teorias sobre motivao., nem estudos sobre o assunto. O fato q o assunto complexo. Sabemos q cada pessoa atrada por um conjunto de metas. Podemos classificar as teorias sobre motivao em trs grupos: teorias de contedo, teorias do processo, e teorias de reforo. Vejamos as principais, baseadas no contedo da motivao. Elas partem do princpio de que os motivos do comportamento humano residem no prprio indivduo. A motivao para agir e se comportar deriva de foras que existem dentro dele.

Teorias Motivacionais:
Hierarquia de necessidades de Maslow: se baseia na hierarquia de necessidades. O fundamento desta teoria de que as necessidades podem ser distribudas em uma hierarquia de importncia e de influncia do comportamento humano.

Modelo da pirmide das necessidades humanas e suas implicaes.

PIRMIDE MOTIVACIONAL DE MASLOW


Necessidades de Auto-realizao

Necessidades de Estima

Necessidades de Pertencimento

Necessidades de Segurana

Necessidades Fisiolgicas

NECESSIDADES FISIOLGICAS:
Necessidades Bsicas Para Manuteno da Vida Nvel Mais Baixo Denominada Biolgicas ou Bsicas Exige Satisfao Cclica e Incessante Para Garantia da Sobrevivncia. Necessidade de Alimentao Fome e Sede Sono e Repouso Abrigo (Frio e Calor)

Desejo Sexual (Reproduo da Espcie). Caracterstica Principal a Premncia Enquanto a Necessidade No Esta Satisfeita A Mesma Domina a Direo do Comportamento.
Nas Organizaes: Salrio, Vale-Refeio, Refeitrio, Caf da Manh e Construo Civil.

NECESSIDADES DE SEGURANA:
Levam a Pessoa a Se Proteger de Qualquer Perigo Real ou Imaginrio, Fsico e Abstrato.
Busca de Proteo Contra Ameaas ou Privaes. Leva a Pessoa a Fugir de Perigos. Ex.: Grades de Proteo nas Casas. Nas Organizaes: Aes Gerenciais Arbitrrias, Conflitivas, Climas de Instabilidade Provocam nas Pessoas Sintomas de Insegurana Que Podem Ser Sinais de Doenas Psicossomticas. Benefcios, Salrio Educao, Seguro Sade

NECESSIDADES SOCIAIS:
As Relacionadas Com A Vida Social Do Individuo Com Outras Pessoas. Necessidade De Participar De Grupos e de Ser Aceito Por Estes, De Trocar Sentimentos De Amizade, Afeto e Amor. Laos Afetivos Lugar Em Um Grupo.

Quando Com Problemas Nesta rea A Pessoa Pode Apresentar Traos De Hostilidade E Agressividade Em Relao s Pessoas De Convvio
Nas Organizaes: Fazer Parte de Equipes De Trabalho, Grupos e Comisses, Associaes, Clubes de Esportes, Grupos de Solidariedade. Administrao Participativa, Grupos de Qualidade, etc...

NECESSIDADES DE ESTIMA:
So As Necessidades Relacionadas Com A Maneira Como A Pessoa Se Avalia Valorizao Pessoal O Conceito Que A Pessoa Faz Sobre Si Mesma. Fora, Status, Capacidade e Utilidade. Desejo de Ser Reconhecida No Grupo. Envolve As Necessidades de Aprovao Social, De Reconhecimento, De Status, De Prestgio E De Considerao. A Satisfao Dessas Necessidades Gera Sentimentos de Utilidade, De Auto-Confiana, De Poder. Nas Organizaes: Cargo Ocupado na Empresa, Prestigio, Profisso, Cargos Pblicos, Representatividade na Comunidade. Tipo e Tamanho de Empresa, Fama.

NECESSIDADES DE REALIZAO:
So As Necessidades Humanas Mais Elevada E Se Encontram No Topo da Hierarquia. A Necessidade De Realizar O Mximo Do Potencial Da Pessoa, A Utilizao Plena Dos Talentos Pessoais. A Necessidade De Um Maior Grau de Autonomia E De Escolhas A Respeito De Si Mesmo, De Conquistas, De Sucesso. Criatividade, Idias. Nas Organizaes: Cargo Ocupado na Empresa, Negcio Prprio, Realizao dos Sonhos, Crescimento Profissional

Em suma, existem duas classes de necessidades: as de baixo nvel ou primrias(fisiolgicas e de segurana) satisfeitas externamente, e as necessidades de alto nvel ou secundrias(sociais, de estima e de auto-realizao), satisfeitas internamente, ou seja, dentro do indivduo.
Os argumentos da Teoria de Maslow so os seguintes: as necessidades no satisfeitas influenciam o comportamento, dirigindo-o para metas individuais. Uma necessidade satisfeita no motivadora de comportamento; cada pessoa nasce com uma bagagem de necessidades fisiolgicas herdadas, para as quais o comportamento de incio est voltado para a satisfao destas necessidades; com o passar dos anos vo surgindo as necessidades fisiolgicas e de segurana; o comportamento passa a ser influenciado por um grande nmero de necessidades concomitantes que se articulam na hierarquia.

medida que uma necessidade mais baixa no satisfeita, ela se torna imperativa e passa a predominar provisoriamente no comportamento at que seja parcial ou totalmente satisfeita. As pessoas procuram primeiro satisfazer as necessidades bsicas antes de focalizar seu comportamento nas mais elevadas. As mais baixas requerem um PM mais rpido(fome, sede), enquanto as mais elevadas requerem um ciclo extremamente mais longo.

Teoria dos dois fatores de Herzberg: para este estudioso a


motivao das pessoas depende de dois fatores intimamente interligados: Fatores higinicos: refere-se s condies que rodeiam a pessoa enquanto trabalha.(fsicas, ambientais, salrio, benefcios, regulamentos internos, relacionamento interpessoal...) Correspondem ao contexto de trabalho. So geralmente utilizados pelas empresas para fins de motivao do quadro funcional. Contudo, so limitados em sua capacidade de influenciar as pessoas. Chamados de fatores insatisfacientes. Fatores motivacionais: referem-se ao contedo do cargo, s tarefas e s atividades relacionadas com o cargo em si. Produzem efeito duradouro de satisfao e de aumento de produtividade em nveis de excelncia. Chamados fatores satisfacientes. Esto relacionados com as condies internas do indivduo que conduzem a sentimentos de satisfao e auto-realizao.

Teoria das necessidades de McClelland: de acordo com esta


teoria existem 3 necessidades bsicas na dinmica do CH: Necessidade de realizao: de xito competitivo, de busca pela excelncia, de se realizar em relao a determinados padres e lutar pelo sucesso. Os grandes realizadores se diferenciam pelo desejo de fazer melhor as coisas. Buscam situaes em que possam assumir a responsabilidade de encontrar solues para os problemas. Necessidade de poder: a necessidade de controlar ou influenciar outras pessoas, de fazer com que as pessoas se comportem de uma maneira que no o fariam naturalmente. Representa o desejo de impactar, de ter influncia e de estar no comando. Pessoas com estas caractersticas preferem situaes competitivas e de status e tendem a se preocupar mais com o prestgio e influncia do que com o desempenho eficaz.

Necessidade de afiliao: a necessidade do relacionamento humano, de manter relaes interpessoais prximas e amigveis. Representa o desejo de ser amado e aceito pelos outros. As pessoas que possuem essa necessidade buscam amizade, preferem situaes de cooperao em vez de competio e desejam relacionamentos que envolvam compreenso mtua. Essas trs necessidades so aprendidas e adquiridas ao longo da vida como resultado das experincias de cada pessoa. Como as necessidades so aprendidas, o comportamento recompensado tende a repetir-se com mais freqncia. Como resultado desse processo de aprendizagem, as pessoas desenvolvem padres nicos de necessidades que afetam seu comportamento e desempenho.

1.

2.

3.

Em geral so aplicados questionrios para avaliar as necessidades de cada pessoa. As pesquisas a respeito da motivao revelam as seguintes concluses: As pessoas com elevada necessidade de realizao do preferncia a atividades com muita responsabilidade, e algum grau de risco. Os realizadores so pessoas que alcanam xito em atividades empresariais ou em tocar seu prprio negcio. A necessidade de realizao um forte desempenho como executivo em grandes organizaes. Em geral, o realizador est mais orientado em fazer as coisas pessoalmente do que influenciar as pessoas a um melhor desempenho. As pessoas podem ser treinadas para desenvolver sua necessidade de realizao por meio de programas de treinamento que focalizam conquistas, lutas, vitrias de sucessos. Tais programas estimulam o lado realizador, omitindo as demais necessidades.

Cada teoria aborda um aspecto especfico de um conceito extremamente complexo. Para entend-la melhor, precisamos partir do modelo que envolve quatro passos: esforo individual, desempenho individual, recompensas organizacionais e metas pessoais. As teorias da motivao oferecem inesgotveis oportunidades para as organizaes elevarem o moral e melhorar o clima de trabalho. O importante extrair meios para sua aplicabilidade no mundo real das pessoas. Como ex, citamos 4 aplicaes prticas: as recompensas monetrias, as no monetrias, o enriquecimento de tarefas e a modificao da semana de trabalho.

Anda mungkin juga menyukai