Anda di halaman 1dari 35

Pais presentes, pais ausentes Regras e Limites

Sumrio 1. A importncia das regras 2. O humor instvel 3. A punio fsica 4. A superviso estressante 5. A monitoria positiva 6. A negligncia 7. O modelo moral

Como estabelecer limites


Estabelecer limites no precisa ser to complicado como muitos imaginam. claro que no existem receitas nicas, padronizadas, pois as caractersticas familiares e individuais (tanto dos pais como dos filhos) so importantes para definir as escolhas e decises a serem tomadas. Mas algumas orientaes bsicas so teis para a maioria dos pais. Antes de tudo, alguns aspectos que precisam estar claros ao estabelecer limites: a) Reconhecer que dificuldades no so por culpa dos filhos (contestar os limites uma atitude normal em crianas e adolescentes). b) Ter muita pacincia, persistncia e dedicao. preciso ser mais persistente que a criana. c) Ter afeto e amor incondicional, mesmo nas horas mais difceis. d) Reconhecer que educar um processo longo, repetitivo e cujos resultados no so imediatos. f) Reconhecer as prprias limitaes (os erros, o fato de algumas vezes estar cansado e que normal perder a calma em algumas situaes). g) Combater o sentimento de culpa por no atender a todos os desejos dos filhos e frustr-los quando necessrio.

Por que os problemas comeam na pradolescncia? Negociaes: como so feitas. A troca como relao humana fundamental. Castigo fsico: a desconstruo da autoridade e a dissoluo do medo. Elaborar dinmica de colagens.

10 Dicas de Ouro
1) Agir de acordo com a idade da criana: preciso conhecer a sua fase do desenvolvimento e sua capacidade cognitiva para transmitir informaes, regras e limites. necessrio reconhecer a capacidade do filho em entender as regras e as conseqncias do no cumprimento das mesmas e ter expectativas coerentes e de acordo com a idade e caractersticas individuais da criana. No exigir nem demais nem de menos.

2) Iniciar o mais cedo possvel, antes de um ano de idade, quando a criana comea a perceber o significado de certas palavras, inclusive o no!

3) Manter a coerncia entre os pais e demais familiares. A dificuldade grande quando pai corrige e a me perdoa (ou vice-versa). Um no pode desautorizar o outro. E os demais familiares (como tios ou avs) no devem interferir nas decises e atitudes dos pais. Os pais sabero que esto agindo certos quando os filhos disserem: isto no justo, vocs dois esto contra mim!.

4) Dar o exemplo a melhor forma de educar (melhor do que dar conselhos). Nas pequenas atitudes do dia a dia, como em filas, ao manifestar respeito s demais pessoas, ao exercer comportamento tico e honesto possvel mostrar s crianas quais comportamentos so corretos e quais so inadequados ou inaceitveis. A criana aprende, primeiro e principalmente pela imitao.

5) As regras devem ser claras, definidas e estveis. Estabelecer de forma clara o que pode e o que no pode. No d para ficar mudando as regras com freqncia, pois isto confunde a criana em seu aprendizado. No possvel mudar de atitude como quem muda de roupa. E as regras devem ser estabelecidas pensando na adequada educao da criana e no apenas no benefcio dos pais. A grande questo que muitos pais de hoje no tem mais certeza dos seus prprios valores. Assim, como ensinar o certo e o errado se no h uma definio?

Guia para os Pais / Encarregados de Educa o Lajeosa do Do, 2008/2009

A Famlia tambm ensina. Como assim???Ensina como? Ensina com os hbitos que adquiriu, com os valores que pratica, com a linguagem que usa, com os exemplos que d, com as regras que institui

Sucesso na Escola, um Guia para os Pais, Matias Alves et al , 2005

6) preciso ser persistente (mais do que as crianas). Se a criana insistir mil vezes em fazer algo errado, preciso corrigi-la mil e uma vezes.

7) Cumprir o que foi dito. Se houve a ameaa de que o filho ficaria sem assistir TV se no fizesse os temas, preciso cumprir a penalidade se a criana realmente no fez os temas. Sem voltar atrs ou perdoar, ficar com peninha. Os pais precisam ser claros, firmes, determinados, confiantes e tranqilos. No d para ficar com pena porque a criana chorou ou ficou triste se voc estiver confiante de que tomou a atitude correta.

8) Criticar o ato cometido em si e no o indivduo ou sua personalidade. Deve-se reclamar que o quarto est bagunado, mas no necessrio dizer que o filho relaxado ou bagunceiro. Quando ele briga no dizer que mau, se no estuda que preguioso. Deve-se ressaltar o comportamento em si e no utilizar rtulos. Criticar e corrigir o gesto ou atitude, no a criana. Frases do tipo voc (egosta, impossvel, no tem jeito) qualificam a criana e no a sua atitude. E ela com certeza no merecem estes carimbos ou rtulos. Ex: A criana precisa saber exatamente o que deve mudar, o que os pais esperam dela. Se ao aplicarmos um castigo usamos frases como voc vai ficar no quarto porque no quero ver a sua cara, odeio voc, voc s faz coisas erradas, preferia que no tivesse nascido claramente no vai surtir um efeito educativo.

9) E tambm, muito importante, lembrar que elogiar os bons comportamentos fundamental, pois geralmente o mais comum reclamarmos quando os filhos fazem coisas erradas. Lembrar que premiar no dar coisas materiais, mas sim elogiar e demonstrar afeto. No economizar elogios (um elogio vale muito mais que vrias crticas). Uma criana sente que est sendo elogiada antes mesmo de aprender a falar.

Os "prmios" so imprescindveis na socializao da criana, principalmente o sorriso de aprovao, o elogio verbal, o gesto afetuoso de um adulto querido. No entanto, a criana dever se comportar de determinada forma, conscientemente, por opo e no para conquistar determinado prmio.

Chegamos at aqui e sua participao fundamental. Agora nos diga qual seria o seu 10 passo.

Algumas respostas :
Preservar um momento para a famlia e demonstrar real interesse sobre a vida dos filhos; Estabelecer um canal de confiana e dilogo a ponto da referncia dos pais serem uma voz interior que impeam de fazer alguma coisa que nao esteja certa.

A indisciplina na escola consequncia da falta de limites em casa? ( ) sim ( ) no ( ) o que indisciplina na escola?

Ajuda do Calvin...

O humor instvel
A variao de humor dos pais influncia na educao dos filhos? Como este estado de humor afeta nossa tarefa educativa e como afeta os nossos filhos? Como isto ocorre? Quais as consequncias desta maneira de educar? O que os filhos aprendem quando recebem castigos em funo do humor dos pais, seja ele positivo( alegria), seja negativo(raiva)? Primeiro efeito Quando aplicamos ou no uma punio em funo de nosso estado de humor e no em funo de um mau comportamento, estamos ensinando a discriminar(perceber) nosso humor e no a reconhecer o mau comportamento. Exemplos - A criana aprende que como o pai est bravo ou mal-humorado o castigo ser severo. Aprende que quando a me est na TPM ela pode perder o controle e castigar fisicamente de maneira desproporcional. O que a criana ou adolescente faz? Se tiver chance ela foge de casa ou se esconde, esperando que o humor melhore. - Se ela percebe que, quando o pai est alegre, ele no ir castig-la, tenha feito o que for. Possivelmente, ele ir at brincar a respeito do mal feito.

Consequncias: - Discriminar o estado de humor dos pais no ajuda a criana a aprender valores e nem o que certo ou errado; - Crianas e adolescentes que vivem sob esse tipo de prtica educativa no sabem reconhecer quais os comportamentos desejados pelos pais; Precisa ficar claro para a criana o que exatamente desejamos dela! - Aprendem apenas que o humor de seus pais varia e que precisam se livrar dos momentos ruins. Interessante perceber que: Quando os pais castigam sob o efeito de forte emoo, muita raiva, por exemplo, em geral, se arrependem assim que a raiva passa. Nesses casos comum pedirem desculpas ao filho, sentido pena da criana e de si mesmos(!). Novamente a criana aprende que, nesse momento, chantagear emocionalmente os pais vantajoso. A aprendizagem se d em virtude das emoes envolvidas e no dos maus ou bons comportamentos que desejamos ensinar. Filho de peixe, peixinho . Se o pai reage de forma agressiva, violenta, diante dos problemas familiares, e sua reao tem o efeito desejado(impede que a esposa cobre algo dele, afasta os filhos que solicitam sua ateno, intimida etc.) a criana aprende a se comportar desta maneira, por imitao. No futuro, quando estiver em uma situao problema, poder usar a agressividade como forma de enfrentar a questo. Por outro lado, se o modelo dado pelos pais for o de conversar sobre as dificuldades ou problemas familiares, incluindo a as desobedincias das crianas, a imitao ser a de usar o dilogo como maneira de solucionar dificuldades.

As variaes de humor nas interaes educativas desencadeiam enorme instabilidade emocional nas crianas deixando-as ansiosas e agressivas, em funo das frustraes decorrentes de no saber o que fazer para agradar aos pais. Esta instabilidade emocional tem tambm como consequncia a perda da autoridade paterna. Os filhos percebem a instabilidade e aprendem que os pais no tm segurana em seus valores e propsitos educativos. Passam a rejeitar orientaes vinda dos pais e no os reconhecem como modelos morais adequados.

A punio fsica
Qual o limite entre dar palmadas, bater e espancar? Existem consequncias negativas para crianas que apanham? Bater sempre prejudicial? At que ponto? Bater um comportamento agressivo dos pais para com os filhos ou um procedimento educativo, disciplinar? Primeiro Efeito Na grande maioria das vezes os pais batem com raiva e, naquele momento, o que menos importa o carter educativo do meio disciplinar utilizado. Se, ao bater, o pai ou a me demonstra raiva, diz palavres, agride verbalmente o filho, humilhando-o, a criana aprender que ela errada e nao o seu comportamento(!). Comportamento e personalidade so coisas diferentes porm relacionveis. O que significa que dizer criana, quando ela est sendo castigada com raiva, que ela burra, idiota, porca, capeta, etc, gera a introjeo, a assimilao, a incorporao destes valores. Isso diminui sua auto-estima e a torna insegura.

"A criana no deve ser punida fisicamente. Deve ser educada. Se ela cresce sendo repreendida com violncia, vai ser violenta tambm. Educao antes de tudo, repetio".
Voz e postura firmes so suficientes para repreender os pimpolhos e que apontar os motivos da bronca fundamental para que o processo de educao seja efetivo. "No adianta colocar de castigo ou gritar. Se voc no mostra o erro, nada ir funcionar, alm do mais, a criana aprende o que ensinado a ela. Se ensinar conversa, ela aprender conversa. Se ensinar com tapas, pode receber tapas em troca um dia",

De acordo com a idade


Conversar com uma criana de dois anos no a mesma coisa do que conversar com uma de 6 anos. Crianas muito pequenas entendem que esto sendo repreendidas, mas no conseguem perceber os motivos da bronca, por isso, recomenda a pacincia e a mudana de hbitos dos pais. "Tente mostrar por meio de atitudes o que est tentando explicar com palavras. Se ela no deve brincar na tomada, tire-a de l e diga que no pode. Se ela bagunou o brinquedo, tire-o dela e mostre onde ele deve ser colocado. Elas aprendem pela memria visual e pela repetio, falar no vai adiantar",

Os pais ficam confusos, decepcionados, pois, afinal de contas, fizeram tudo para educar, foram enrgicos, surraram. E mesmo assim aqueles ingratos no aprenderam. Medo diferente de respeito, uma surra grande no Interessante perceber que: Os pais pensam que ensinaram criana, por meio da surra, pois apenas naquele momento o comportamento cessa. No entanto, os estudiosos da punio j demonstraram, a partir de pesquisas, que o comportamento reprimido reaparece assim que a criana estiver fora do alcane dos pais ou daquele que a puniu. A punio, geralmente s capaz de controlar o mau comportamento diante daquele que pune. A criana nao aprende que no para fazer alguma coisa; aprende que no para fazer tal coisa diante dos pais. Longe deles ela continuar fazendo. E quando no tiver medo dos pais, ir enfrent-los ou fugir de casa. Para complicar a situao, os pesquisadores identificaram que crianas e adolescentes com baixa auto-estima procuram as drogas e grupos delinquentes, onde mediante atos anti-sociais, infratores, proibidos, conseguem melhorar a sua auto-estima. Isso acontece porque este tipo de atitude, de alguma forma, necessita de coragem, criatividade, desafio ou inteligncia para o seu desempenho. Todos estes valores so reforados pelo grupo. Os pais sem saberem desta sria consequncia negativa, em contraposio, continuam a diminuir a auto-estima de seus filhos pela humilhao ou agresso. Ex: pichadores, gangues(ritos de passagem), assaltos, furtos, txicos, etc.

Os professores devem suspeitar que uma criana espancada quando observarem alunos com baixa responsavidade. Alunos que nao se interessam por atividades agradveis, que sorriem pouco, que no mantm contato visual, podem ser crianas espancadas. Um dos grandes segredos da educao o equilbrio entre aplicar as regras e manter o afeto. Mostrar ao filho que est sempre disponvel pra o afeto e jamais dizer a um filho que no o ama mais ou que preferia que ele no tivesse nascido. So frases capazes de gerar srios problemas para a criana, problemas que vo desde a depresso ou apatia at o uso de drogas e delinquncia.

Superviso estressante
Superviso estressante= exagerada vigilncia+ fiscalizao + alta freqncia de instrues repetitivas. Exs:
Telefonar a cada hora ao filho para verificar se ele est mesmo na casa do amigo; Ir at o quarto para ouvir a conversa dele com os amigos, escutar telefonemas, ler o dirio; Repetir insistentemente para que ele arrume o quarto; Dizer todos os dias que ele no estudou e que no passar de ano, etc

O que significa? sinal de que a educao realizada pelos pais est sendo ineficaz, alm de demostrar a todo momento a no confiana nos filhos. O que os filhos fazem? Os filhos percebem a desconfiana dos pais e passam a burlar a fiscalizao com aes de mentir , desligar o telefone celular, fingir que no ouviram a ordem, ocultar seus objetos pessoais, conversar baixinho, se esconder, etc. Os filhos precisam para se desenvolver e querem liberdade e privacidade. A liberdade se conquista, no uma coisa dada. A privacidade facilita o contato consigo mesmo.

Os pais acreditam que repetindo vrias vezes as ordens arrume a cama, estude, chegue cedo por um passe de mgica o filho obedecer. Os pais acreditam que o filho no obedece porque desobediente a me est cansada de orientar e dizer o que para ser feito. Queixa: J fiz de tudo, ele no obedece mesmo. No sei mais o que fazer. Importante! Os pais que fazem a superviso estressante no estabelecem regras, apenas repetem ordens. Os filhos no ouvem a instruo como algo que deva ser cumprido, ela ouve como uma ladainha que dita todos os dias, que no tem consequencia alguma. preciso se interessar pelos filhos. Fiscalizar e investigar no faz parte da tarefa educativa, pois a desconfiana um mau mediador para a educao. J o afeto um excelente mediador para a aprendizagem. O 1 passo reconhecer e identificar em que situao se est utilizando a a superviso estressante. 2 entender que este tipo de disciplina gera estresse na familia e na capaz de obter resultados positivos. 3 Os pais devem se propor a mudar. 4 Contrato de regras entre as partes: as regras e as consequencias do no cumprimento devem ser discutidas com as crianas antes e que o casal precisa estar de acordo entre si, pois nada pior para a educao infantil do que a me estabelecer o castigo e o pai descumprir para o filho.

A monitoria positiva
Os pais so os principais mediadores entre a criana e o mundo. A criana aprende sobre o mundo pelos olhos dos pais, de suas reaes, de suas experincias. So os pais que ensinam as crianas a serem seguras, a terem boa auto-estima, a resolverem problemas. Existe o hbito da famlia fazer ao menos uma refeio conjunta diariamente? Revelar interesse estar disponvel para ouvir aquilo que o filho gostaria de relatar, compartilhando suas conquistas e colocando-se disposio para resolver os problemas que surgirem. Importante! As broncas devem sempre acontecer em particular e os elogios publicamente. A vantagem dessa separao evitar os constrangimentos dos irmos aproveitarem a situao para tirar um sarro, prejudicando o entendimento, a reflexo e o posterior arrependimento do ato. A bronca em pblico no serve de exemplo para os outros, o elogio sim, estimula os demais para repetirem o ato elogiado. As principais pesquisas na rea de educao infantil tm demonstrado que em famlias nas quais os pais acompanham de forma positiva as atividades das crianas e adolescentes no so encontrados usurios de drogas e indivduos com comportamentos anti-sociais. Os pesquisadores esto apontando para este tipo de educao como o mais eficaz na preveno dos mais frequentes problemas que surgem na adolescncia, como o uso de alcol ou drogas, baixo desempenho escolar, abandono da escola ou comportamentos agressivos em geral.

O conversar adequado, aquele conversar em que existe uma troca de idias, em que h interao, em que se compartilham sentimentos est perdendo espao na relao familiar. Todo o espao est ocupado pela superviso estressante e pela conversa tipo bronca. Filhos crescem sem que as mes saibam o que eles pensam, sentem ou gostam.

Anda mungkin juga menyukai