Anda di halaman 1dari 20

PRODUZIR UMA CARTA NO VESTIBULAR

A carta uma das modalidades de redao que alguns vestibulares oferecem como opo aos candidatos. O estudante no deve preocupar-se com seu aspecto formal (data, vocativo, fecho); o que se examinar no vestibular o contedo do texto e a destreza com que o assunto discutido.

A abordagem da carta argumentativa, permitindo a exposio ou discusso de determinado assunto. Algumas propostas da Unicamp predispuseram o candidato a assumir um ponto de vista, posicionando-se favorvel ou desfavoravelmente produo independente, ao preconceito contra os mendigos e ainda manuteno do voto obrigatrio.

Nos ltimos vestibulares, alguns vestibulares tm proposto temas que induzem o candidato a adotar um posicionamento definido em relao a questes invariavelmente polmicas. O candidato dever usar argumentos convincentes em sua carta, com a clara inteno de persuadir o interlocutor.

Observe que, utilizando qualquer dos pronomes de tratamento, o verbo dever ficar na 3 pessoa do singular, assim como os demais pronomes. Ex.: Vossa Excelncia poder ocupar o gabinete, to logo seu pedido seja deferido.

Modelo de carta
A carta uma modalidade redacional livre, pois nela podem aparecer a narrao, a descrio, a reflexo ou o parecer dissertativo.

Modelo de carta
O que determina a abordagem, a linguagem e os aspectos formais de uma carta o fim a que ela se destina: um amigo, um negcio, um interesse pessoal, um ente amado, um familiar, um seo de jornal ou revista.

Modelo de carta
A esttica da carta varia consoante a finalidade. Se o destinatrio um rgo do governo, a carta deve observar procedimentos formais como a disposio da data,do vocativo (nome, cargo ou ttulo do destinatrio), do remetente e a assinatura.

Modelo de carta
Quando um exame vestibular surge uma carta como proposta, o aspecto formal, bem como a abertura e o fechamento do texto segundo o jargo, so irrelevantes, pois o que prevalece o contedo e a linguagem.

Modelo de carta
No modelo que se segue, temos uma proposta da Unicamp e a carta que a desenvolve.

Suponha que voc encontre no arquivo municipal de uma cidade mineira, uma caixa contendo documentos inditos relacionados com a atividade de uma imprensa clandestina, que teria funcionado entre 1780 e 1789, em oposio a poltica metrpole portuguesa no Brasil. Suponha, tambm, que voc se interesse por esses documentos e queira desenvolver uma pesquisa sobre o assunto. Escreva uma carta ao Direto de uma entidade incentivadora de pesquisa, contando sua descoberta, expondo o interesse que ela tem enquanto objeto de estudo, comentando as principais questes a que voc procurar responder na sua investigao, se possvel, antecipando alguns dos eventuais resultados.

Enunciado

Nesse modelo, observe que o 1 pargrafo introduz objetivamente o assunto, esclarecendo a finalidade da carta; 2 pargrafo explica a descoberta; 3 e 4 pargrafos expem o interesse do achado enquanto objeto de estudo, antecipando eventuais resultados. O fecho da carta reitera a disposio para pesquisa por parte do emissor.

So Paulo, 30 de novembro de 1989. [local e data] Ilmo. Sr. [destinatrio] Diretor do Conselho Nacional de Ensino e Pesquisa - CNPq [destinatrio] NESTA [destinatrio] Prezado Senhor, [Vocativo]

Venho solicitar do Conselho Nacional de Ensino e Pesquisa - CNPq - informaes referente concesso de subsdios para desenvolver um projeto de pesquisa sobre o valor histrico de publicaes clandestinas do sculo XVIII, encontradas em Minas Gerais. [Introduo: breve exposio do assunto]

Trata-se de uma coletnea de peridicos inditos que obtive consultando o arquivo municipal de Congonhas do Campo, os quais atestam a existncia de uma imprensa marginal cujos panfletos teriam circulado nas cidades de Vila Rica, Mariana, Sabar e So Joo Del Rei, entre 1780 e 1789. [Relato da descoberta]

O Estudo desse material permitir reconstituir fatos Conjurao Mineira no revelados nos autos da devassa, nem registrados pela historiografia oficial, alm de avaliar o carter emancipacionista que norteou os ideais polticos-libertrios do inconfidentes.

Caberia tambm a essa investigao apurar a importncia desses documentos usados pelos conjurados para indispor a populao das cidades mineiras contra abusos da metrpole portuguesa no Brasil. [Proposta da pesquisa e antecipao do eventuais resultados]

Assim, gostaria de inteirar-me sobre o interesse do CNPq em subvencionar esse trabalho, pois tenha a inteno de atuar como pesquisadora. Desde j grata, aguardo oportuna resposta. [fecho]

Assim, gostaria de inteirar-me sobre o interesse do CNPq em subvencionar esse trabalho, pois tenha a inteno de atuar como pesquisadora. Desde j grata, aguardo oportuna resposta. [fecho]

Agora, a sua vez de escrever...

Anda mungkin juga menyukai