Anda di halaman 1dari 31

Trabalho realizado por:

Lus Pacheco n4553 Jos Mesquita n4561 Mrio Carvalho n4563 Rui Barros n4569

Escola Profissional de Felgueiras

Ano Letivo:2011/2012

Introduo
Tradicionalmente, em muitos pases, a energia eltrica tem sido gerada pela queima de combustveis fsseis, mas os tremores sobre o custo ambiental ao planeta e a sustentabilidade do consumo contnuo de combustvel fssil estimularam pesquisas de mtodos menos poluentes, de modo a fornecer eletricidade a partir de fontes alternativas de energia. Essas fontes incluem a radiao solar, energia elica, ondas e mars. Este trabalho tem por objectivo o estudo mais aprofundado de umas das energias marinhas nomeadamente a energia das mars e a energia das ondas.

O que ?
A energia das mars, tambm chamada de energia maremotriz, uma energia renovvel e limpa.

Fig.1

Como funciona?
A combinao de foras produzidas pela atrao do Sol e da Lua e do movimento de rotao da Terra leva subida e descida da gua dos oceanos: as mars. Os movimentos verticais da gua dos oceanos, associados subida e descida das mars acompanhado de um movimento horizontal, denominado por correntes das mars.
Fig.2

http://www.terrasdemouros.pt/flash/showVideo2.asp?id=4

Esta forma de obteno de energia, a partir da energia das mars, sofreram em dois aspectos:
- Aspectos ambientais

- Aspectos econmicos

http://clausinei.blogspot.com/2010/06/simbolo-economia.html

Aspectos Ambientais
Viso positiva

Este tipo de energia, sendo uma energia limpa e renovvel, contribuiu para a reduo das emisses dos gazes de efeito de estufa, reduzindo a poluio no ar, da gua, do solo e da biosfera, limitando os riscos de acidentes.

Viso negativa

A energia das mars constitui uma soluo, a longo prazo, como fonte de produo de electricidade. Quem constri barragens, diques e/ou reservatrios est a pensar numa forma de produzir energia de uma forma mais limpa. No entanto, isto leva ao travar do movimento da Terra, ou seja, a desacelerao da Terra conduz a uma acelerao e afastamento da Lua tambm de forma infinitesimal (relativamente a sua distncia Terra).

Os efeitos climatricos associados a este efeito no foram at a data muito aprofundados, no entanto sabe-se que:

> >

Diminuiria a velocidade do ciclo trmico terrestre, isto , perodos diurnos quentes e nocturnos frios; Aumentaria o espaamento de temperatura entre os dias e as noites, tendo como consequncias o aumento dos movimentos atmosfricos (tempestades).

Aspectos econmicos
Os projectos ligados a este tipo de energia requerem, normalmente, pela sua complexidade elevado capital de investimento, assim como a sua construo demora bastante tempo a ser terminada. A energia das mars no , no momento e na maioria dos casos, competitiva dado que o seu custo bastante superior s outras energias renovveis, sendo que o desenvolvimento de tecnologias que permitam a diminuio do preo do kWh produzido atravs da energia das mars um dos maiores desafios para o futuro.

A energia das mars possui vrios prottipos que hoje em dia esto, ou vo ser, instalados no mar ou nos rios. A partir do nosso conhecimento e pesquisa que efectuamos, podemos constatar que existem turbinas subaquticas, barragens*, Seaflow, Kobold, Tocardo e OpenHydro's Open-Centre Turbine .

*NOTA: As barragens esto aqui includas, uma vez que elas utilizam o desnvel das guas para produzir eletricidade.

Turbinas Subaquticas
O seu princpio parecido com os moinhos de vento, s que so instalados no fundo do mar ou num leito de um rio.
Maior turbina movida a mars do mundo a ser instalada na Esccia.

Como trabalham?
A corrente subaqutica produzida pelas mars faz com que uma espcie de hlices gire. As turbinas esto ligadas a uma caixa de engrenagens, que por sua vez conectada a um gerador eltrico. Esta produz eletricidade, que depois transportada por um cabo eltrico para terra. Quando esse cabo ligado rede eltrica, a eletricidade gerada no mar pode ser distribuda pela vizinhana.

Centrais Hidroeltricas
O que so?
As centrais hidroelctricas permitem satisfazer mais de um tero dos consumos anuais de energia elctrica. As centrais hidroelctricas so instalaes onde se produz energia elctrica a partir da energia potencial das guas contidas nos lagos e rios.

Barragem da Aguieira

Como funciona?
http://www.youtube.com/watch?v=1QDosHWmRcM

Central de energia das mars de La Rance


A central de energia das mars de La Rance, a nica do seu tipo em todo o mundo. Est localizada no norte de Frana, na foz do rio La Rance. Esta uma zona em que a amplitude das mars muito grande.

A obra foi terminada em 1967, com 24 turbinas bolbo, cada uma capaz de produzir 10 MW. A barragem em si tem 750 m de comprimento e 13 m de altura. Foram necessrios 25 anos de estudos e 6 anos de construo at esta central estar pronta. Esta central encontra-se equipada com sistema de bombagem, o que permite bombear gua para a bacia quando o mar est fechado. Pode dizer-se que esta central um caso de sucesso. Alguns dos impactos ambientais potencialmente esperados no se verificaram.

OpenHydro's Open-Centre Turbine


Este sistema um dos primeiro do mundo nas tecnologias da energia das mars para chegar etapa de desenvolvimento da implantao permanente no mar. Foi concebido para ser implantado diretamente no fundo do mar.

http://www.openhydro.com/images.html

Seaflow

Kobold

Tocardo

O que ?

o resultado da combinao de foras exercidas pela gravidade, pela presso superficial da gua e pelos ventos, que leva subida e descida da superfcie da gua do mar e a sua propagao: as ondas. A profundidade do mar influencia a velocidade das ondas, junto costa. As ondas junto costa aumentam de altura e inclinao at rebentarem.

As ondas possuem energia cintica devido ao movimento da gua e energia potencial devido sua altura. Os modelos que at agora esto a ser utilizados, no mbito da criao de energia eltrica so: - Sistemas shoreline, que so na linha de costa; - Sistemas near-shore, que esto perto da costa; - Sistemas off-shore, que so sistemas em guas mais profundas.

http://www.energiasrenovaveis.com/images/upload/flash/anima_como_funciona/ondas1

Sistema Shoreline
O principal tipo deste sistema o de Coluna de gua Oscilante. Consiste numa estrutura oca, em beto, parcialmente submersa, exposta s ondas por baixo da linha de gua. O movimento alternado da superfcie do mar ( as ondas), pressuriza e despressuriza o ar contido na estrutura, isto cria um fluxo recproco na turbina de wells, criando energia.

Sistemas Near-shore
Estes sistemas so instalados em guas pouco profundas, perto dos 20m. Atualmente no existe nenhuma construda, visto que a nica que tinha sido feita foi destruda, mas j esto a ser feitos estudos e projetos para a criao de um novo modelo, mais eficiente que o anterior.

Sistemas Off-shore
So sistemas que se situam em alto mar, em que alguns so instalados entre 40 a 60 metros de profundidade. Existe o sistema Pelamis, AWS, McCabe Wave Power Vessel, PAWEC Salter Duck e Wave Drangon.

Pelamis
O PELAMIS um dispositivo articulado semi-submerso, composto por seces cilndricas, ligadas por juntas articuladas. O movimento induzido pelas ondas, faz com que seja bombeado leo das juntas atravs dos motores hidrulicos. Estes esto ligados a gerados que transformam a energia mecnica em energia eltrica. Este sistema est instalado no Parque de Ondas da Aguadoura, na Pvoa de Varzim. Atualmente o nico que existe no mundo.

Centrais de captao de energia das ondas


A maioria das instalaes existentes tm uma potncia reduzida, que se situam no alto mar ou junto costa para fornecimento de energia eltrica, a faris ou para carregamento de baterias de bias de sinalizao.

As instalaes de centrais de mdia potncia, apenas tem interesse econmico em casos especiais de geometria da costa. O nmero de locais no Mundo em que esta situao ocorre reduzido. Em Portugal foi construda uma central na ilha do Pico nos Aores. A central do tipo de coluna de gua oscilante, com uma turbina Wells de eixo horizontal que aciona um gerador elctrico de velocidade varivel com a potncia de 400kW. A central fez os primeiros ensaios de funcionamento em 1999.

Vantagens e Desvantagens
Vantagens: esto menos dependentes das condies de costa, e (em longas sries ao longo da costa) so os mais adequados para o aproveitamento da energia das ondas em grande escala. Desvantagens: As dificuldades associadas sua maior complexidade, transporte de energia para terra, amarrao ao fundo e acesso para manuteno tm impedido que o seu grau de desenvolvimento atingisse o da coluna de gua oscilante e impacto dos sistemas offshore est associado a interferncias com a navegao e pesca.

Concluso
Estes tipos de energia poluem menos o ambiente do que as energias no renovveis, e para alm desta grande vantagem temos outra, que so infinitas. Se algum dia as energias no renovveis acabarem, as renovveis podem-nas substituir, j que so infinitas e no poluem tanto o ambiente. Ento podemos concluir que este tipo de energias so uma tima para termos um futuro melhor. Penso que o nosso objetivo ao fazer este trabalho foi bem sucedido.

Webgrafia

Informaes relativas energia das mars retiradas de um arquivo em PDF; Informaes referentes energia das ondas retiradas da Wikipdia, sites relativos ao tema e de empresa dos modelos.

Anda mungkin juga menyukai