Anda di halaman 1dari 53

LEGISLAO APLICADA - EMPRESARIAL

PESSOAS JURDICAS
CDIGO CIVIL Art. 40 As pessoas jurdicas so de direito pblico, e de direito privado. Art. 41 So pessoas jurdicas de direito pblico interno: I a Unio; II os Estados, o Distrito Federal e os Territrios; III os Municpios; IV as autarquias;

V- as demais entidades de carter pblico criadas por lei. ART. 44. So pessoas jurdicas de direito privado: I as associaes; II as sociedades; III as fundaes.

ART. 45 Comea a existncia legal das pessoas jurdicas de direito privado com a inscrio do ato constitutivo no respectivo registro, precedida quando necessrio de autorizao ou aprovao do Poder Executivo, averbando-se no registro todas as alteraes por que passar o ato constitutivo.

PESSOAS JURDICAS DE DIREITO PRIVADO

Registro
Art. 46. O registro declarar: I a denominao, os fins, a sede, o tempo de durao e o fundo social, quando houver; II o nome e a individualizao dos fundadores ou instituidores, e dos diretores; III o modo por que se administra e representa ativa e passivamente, judicial e extrajudicialmente;

IV se o ato constitutivo reformvel ou no, subsidiariamente, pelas obrigaes sociais, V se os membros respondem, ou no subsidiariamente, pelas obrigaes sociais; VI as condies de extino da pessoa jurdica e o destino de seu patrimnio, nesse caso.

ASSOCIAO
ART. 53 do Cdigo Civil FUNDAO ARTS. 62 A 66 do Cdigo Civil

ATIVIDADE EMPRESARIAL
1. CONCEITO Trata-se de atividade econmica organizada, exercida com habitualidade para a produo, circulao de bens ou prestao de servios objetivando o lucro. Art. 966 (CC) Considera-se empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou servios.

2. CARACTERSTICAS
HABITUALIDADE; ATIVIDADE DE PRODUO; CIRCULAO DE BENS OU PRESTAO DE SERVIOS; FINALIDADE LUCRATIVA; ORGANIZAO.

REGISTRO DO ESTABELECIMENTO COMERCIAL


Art. 967 obrigatria a inscrio do empresrio no Registro pblico de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do incio de sua atividade.

Art. 968 A inscrio do empresrio far-se- mediante requerimento que contenha: I o seu nome, nacionalidade, domiclio, estado civil e, se casado, o regime de bens; II a firma, com a respectiva assinatura autgrafa; III o capital; IV o objeto e a sede da empresa.

DOCUMENTOS PARA A CONSTITUIO DE UMA EMPRESA / MICRO-EMPRESA

1. 2. 3. 4.

Alvar de funcionamento. Alvar sanitrio (quando exigido). Cadastro municipal (CAE). Carto de Inscrio no Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica (CNPJ).

5. Carto de ponto (obrigatrio para empresas com mais de dez empregados). 6. Comprovante de quitao da taxa de licena para funcionamento. 7. Contrato social da empresa. 8. Espelho de inscrio estadual.

8. Livro ou ficha de registro de empregados. 9. Livro de inspeo do trabalho (dispensado para as micro empresas e empresas de pequeno porte). 10. Quadro de horrio de trabalho (dispensado para as micro empresas e empresas de pequeno porte).

1. ALVAR DE FUNCIONAMENTO
PEDIDO POR MEIO DA INTERNET CNPJ EMISSO - 10 DIAS Cadastro Sincronizado Nacional que rene dados do municpio e da Receita Federal. Toda a documentao relativa aos pedidos de inscrio ou alterao das pessoas jurdicas encaminhada Prefeitura para conferncia e o pedido deferido simultaneamente pela Prefeitura de Curitiba e Receita Federal do Brasil.

PROCEDIMENTO
A solicitao deve ser feita no site www.curitiba.pr.gov.br link Consulta Comercial. Ao inserir o nmero do protocolo da Consulta Comercial na Ficha Cadastral de Pessoa Jurdica (FCPJ), o Programa Gerador de Documentos (PGD), faz a checagem e a validao das informaes automaticamente, em nvel municipal e federal.

Por meio do Cadastro Sincronizado so transmitidas as informaes dos documentos, (ato constitutivo ou alterador, consulta comercial e as licenas sanitria e ambiental e o laudo do Corpo de Bombeiros), que so recepcionados na Prefeitura para validao, dando incio a um processo totalmente automtico de envio das informaes para a Receita Federal do Brasil.

Na Receita gerado um nmero de CNPJ, quando necessrio, e a informao retorna eletronicamente para o Municpio, que gera um nmero de Inscrio Municipal. A partir da, o contribuinte, ou seu representante, pode imprimir o Alvar de Funcionamento e o comprovante de inscrio perante o CNPJ de qualquer computador e pode iniciar as atividades.

Alerta
As empresas devem estar atentas ao preenchimento da Ficha Cadastral de Pessoa Jurdica (FCPJ), que feita por meio do Programa Gerador de Documentos da Receita Federal do Brasil (PGD). Qualquer divergncia entre os dados informados na FCPJ registrada na Junta Comercial ou Cartrio e nas permisses na Consulta Comercial levam ao indeferimento do pedido.

o caso, por exemplo, de nomes com grafias distintas, endereos diferentes, inclusive nmero predial e complementos - ou outras informaes que no coincidam. Nestes casos, o contribuinte deve entrar com o pedido novamente. Cabe ao contribuinte acompanhar o andamento do processo de abertura, pelo site da RFB (www.receita.fazenda.gov.br ).

2. ALVAR SANITRIO
QUANDO EXIGIDO SER SOLICITADO PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA. NA

3. CADASTRO MUNICIPAL
EMISSO PELA PREFEITURA DE CURITIBA

Documentao necessria: a) Ficha Cadastral da Pessoa Jurdica - FCPJ acompanhada, no caso de sociedades, do Quadro de Scios e Administradores - QSA, gerada por intermdio do Programa Gerador de Documentos do CNPJ (PGD CNPJ). A transmisso deve ser feita exclusivamente pela Internet por meio do programa Receitanet; b) Os documentos abaixo relacionados: b-1) original do DBE (Documento Bsico de Entrada do CNPJ) , assinado pela pessoa fsica responsvel perante o CNPJ ou seu procurador constitudo em instrumento pblico (registrado em cartrio) ou particular (com firma reconhecida do outorgante), ou protocolo de transmisso da FCPJ. A assinatura no DBE dever ter firma reconhecida em cartrio;

4. CARTO DE INSCRIO NO CADASTRO NACIONAL DE PESSOA JURDICA (CNPJ).

b-2) No caso de DBE assinado por procurador, cpia autenticada da procurao pblica ou particular; b-3) em se tratando de scio pessoa fsica ou jurdica domiciliada no exterior, cpia autenticada da procurao nomeando representante legal, observado que, quando outorgado no exterior, dever conter visto do consulado brasileiro do domiclio civil do outorgante e ser acompanhada de traduo feita por tradutor juramentado. Se procurao consta do ato constitutivo, a apresentao do mesmo supre a exigncia desse documento; b-4) cpia autenticada do ato constitutivo / deliberativo devidamente registrado no rgo competente. No caso de entidades da administrao pblica apresentar o ato legal de sua criao.

5. CARTO DE PONTO
OBRIGATRIO PARA EMPRESAS COM MAIS DE 10 FUNCIONRIOS.

6. Comprovante de quitao da taxa de licena para funcionamento. 7. Contrato social, registrado e atualizado na Junta Comercial do Estado;

8. Livro ou ficha de registro de empregados. 9. Livro de inspeo do trabalho (dispensado para as micro empresas e empresas de pequeno porte). 10. Quadro de horrio de trabalho (dispensado para as micro empresas e empresas de pequeno porte).

ESTABELECIMENTO COMERCIAL
Complexo de bens reunidos pelo empresrio ou sociedade empresria, organizados para o desenvolvimento da atividade empresria. (art. 1142 do CC)

Ponto comercial
o espao fsico no qual ocorre a atividade empresarial. Tal atividade que acrescenta o valor econmico ao ponto comercial. A lei 8245/91 protege o ponto comercial obtido a partir de um contrato de locao. Arts. 51 e 52 da Lei 8245/91.

SOCIEDADES
1. CONCEITO a pessoa jurdica de direito privado que tem por objeto social a explorao de atividade econmica. Constitui-se por meio de um contrato entre duas ou mais pessoas, que se obrigam a combinar esforos e recursos para atingir bens comuns.

2. CARACTERSTICAS - Contrato firmado entre duas ou mais pessoas; - ter personalidade jurdica ou no, dependendo se so ou no registrados na Junta Comercial (sociedades empresrias); - Registro no cartrio de Registro civil de pessoas jurdicas (sociedades simples); - A pessoa jurdica tem personalidade distinta da de seus scios;

- representada por pessoa designada no contrato ou estatuto social; - possuem titularidade negocial e processual; - a formao do nome e responsabilidade variam conforme o tipo de sociedade; - as sociedades podem ser de pessoas ou de capital; - responsabilidade dos scios sempre subsidiria.

TIPOS DE SOCIEDADE
A) SOCIEDADE COMUM

Trata-se de sociedade no personificada, que no possui registro, no tem personalidade jurdica nem nome empresarial. Os scios respondem ilimitada e solidariamente pelas obrigaes sociais, mas s podem ser atingidos depois de terminado o patrimnio da sociedade (art. 986 e ss. Do CC).

B) SOCIEDADES EM CONTA DE PARTICIPAO Sociedade no personificada. Os negcios sero realizados pelo scio ostensivo, que aparecer perante terceiros e responder ilimitadamente. O scio participante no aparece perante terceiros e nem responder perante terceiros. (art. 991 e ss do CC).

C) SOCIEDADES EM NOME COLETIVO Sociedade composta apenas por pessoas fsicas. Todos os scios respondem ilimitada e solidariamente, depois que os bens da sociedade estiverem esgotados. O nome ser por firma ou razo social, composta pelo nome pessoal de um dos scios seguido da terminao & CIA. Art. 1039 e ss do CC.

D) SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES Sociedade composta por scios comanditados (pessoas fsicas) que respondem ilimitadamente, depois que os bens da sociedade estiverem esgotados, e os scios comanditrios que respondem pela integralizao das cotas adquiridas, no limite de suas cotas. O nome se dar por firma ou razo social, nome dos scios comanditados (arts. 1045 e ss do CC).

Nome Fantasia
Nome comercial, nome de fachada. a designao popular de Ttulo de Estabelecimento utilizada por uma instituio (empresa, associao, etc), seja pblica ou privada, sob a qual ela se torna conhecida do pblico. Esta denominao ope-se razo social, que o nome utilizado perante os rgos pblicos de registro das pessoas jurdicas.

O registro de um nome fantasia feito perante os rgos de registro de marcas e patentes, sendo resguardado o direito sua utilizao ao primeiro que registra. A utilizao do nome de fantasia se d em diversos momentos, desde a sua colocao na fachada do estabelecimento comercial at sua aposio nos produtos fabricados, passando pela veiculao do material de publicidade.

DOS ATOS ILCITOS


Art. 186. Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito.

Art. 187. Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes.

Art. 188. No constituem atos ilcitos: I - os praticados em legtima defesa ou no exerccio regular de um direito reconhecido; II - a deteriorao ou destruio da coisa alheia, ou a leso a pessoa, a fim de remover perigo iminente. Pargrafo nico. No caso do inciso II, o ato ser legtimo somente quando as circunstncias o tornarem absolutamente necessrio, no excedendo os limites do indispensvel para a remoo do perigo.

RESPONSABILIDADE CIVIL
DA OBRIGAO DE INDENIZAR

Art. 927. Aquele que, por ato ilcito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo. Pargrafo nico. Haver obrigao de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

Art. 928. O incapaz responde pelos prejuzos que causar, se as pessoas por ele responsveis no tiverem obrigao de faz-lo ou no dispuserem de meios suficientes. Pargrafo nico. A indenizao prevista neste artigo, que dever ser eqitativa, no ter lugar se privar do necessrio o incapaz ou as pessoas que dele dependem. Art. 929. Se a pessoa lesada, ou o dono da coisa, no caso do inciso II do art. 188, no forem culpados do perigo, assistir-lhes- direito indenizao do prejuzo que sofreram.

Art. 930. No caso do inciso II do art. 188, se o perigo ocorrer por culpa de terceiro, contra este ter o autor do dano ao regressiva para haver a importncia que tiver ressarcido ao lesado. Pargrafo nico. A mesma ao competir contra aquele em defesa de quem se causou o dano (art. 188, inciso I). Art. 931. Ressalvados outros casos previstos em lei especial, os empresrios individuais e as empresas respondem independentemente de culpa pelos danos causados pelos produtos postos em circulao.

Art. 931. Ressalvados outros casos previstos em lei especial, os empresrios individuais e as empresas respondem independentemente de culpa pelos danos causados pelos produtos postos em circulao. Art. 932. So tambm responsveis pela reparao civil: I - os pais, pelos filhos menores que estiverem sob sua autoridade e em sua companhia; II - o tutor e o curador, pelos pupilos e curatelados, que se acharem nas mesmas condies; III - o empregador ou comitente, por seus empregados, serviais e prepostos, no exerccio do trabalho que lhes competir, ou em razo dele;

IV - os donos de hotis, hospedarias, casas ou estabelecimentos onde se albergue por dinheiro, mesmo para fins de educao, pelos seus hspedes, moradores e educandos; V - os que gratuitamente houverem participado nos produtos do crime, at a concorrente quantia.

Art. 933. As pessoas indicadas nos incisos I a V do artigo antecedente, ainda que no haja culpa de sua parte, respondero pelos atos praticados pelos terceiros ali referidos.

Art. 934. Aquele que ressarcir o dano causado por outrem pode reaver o que houver pago daquele por quem pagou, salvo se o causador do dano for descendente seu, absoluta ou relativamente incapaz.

Art. 935. A responsabilidade civil independente da criminal, no se podendo questionar mais sobre a existncia do fato, ou sobre quem seja o seu autor, quando estas questes se acharem decididas no juzo criminal. Art. 942. Os bens do responsvel pela ofensa ou violao do direito de outrem ficam sujeitos reparao do dano causado; e, se a ofensa tiver mais de um autor, todos respondero solidariamente pela reparao. Pargrafo nico. So solidariamente responsveis com os autores os co-autores e as pessoas designadas no art. 932. Art. 943. O direito de exigir reparao e a obrigao de prest-la transmitem-se com a herana.

DA INDENIZAO
Art. 944. A indenizao mede-se pela extenso do dano. Pargrafo nico. Se houver excessiva desproporo entre a gravidade da culpa e o dano, poder o juiz reduzir, eqitativamente, a indenizao.

Art. 945. Se a vtima tiver concorrido culposamente para o evento danoso, a sua indenizao ser fixada tendo-se em conta a gravidade de sua culpa em confronto com a do autor do dano.

Art. 946. Se a obrigao for indeterminada, e no houver na lei ou no contrato disposio fixando a indenizao devida pelo inadimplente, apurar-se- o valor das perdas e danos na forma que a lei processual determinar. Art. 947. Se o devedor no puder cumprir a prestao na espcie ajustada, substituir-se- pelo seu valor, em moeda corrente.

Art. 948. No caso de homicdio, a indenizao consiste, sem excluir outras reparaes: I - no pagamento das despesas com o tratamento da vtima, seu funeral e o luto da famlia; II - na prestao de alimentos s pessoas a quem o morto os devia, levando-se em conta a durao provvel da vida da vtima. Art. 949. No caso de leso ou outra ofensa sade, o ofensor indenizar o ofendido das despesas do tratamento e dos lucros cessantes at ao fim da convalescena, alm de algum outro prejuzo que o ofendido prove haver sofrido.

Art. 950. Se da ofensa resultar defeito pelo qual o ofendido no possa exercer o seu ofcio ou profisso, ou se lhe diminua a capacidade de trabalho, a indenizao, alm das despesas do tratamento e lucros cessantes at ao fim da convalescena, incluir penso correspondente importncia do trabalho para que se inabilitou, ou da depreciao que ele sofreu. Pargrafo nico. O prejudicado, se preferir, poder exigir que a indenizao seja arbitrada e paga de uma s vez. Art. 951. O disposto nos arts. 948, 949 e 950 aplica-se ainda no caso de indenizao devida por aquele que, no exerccio de atividade profissional, por negligncia, imprudncia ou impercia, causar a morte do paciente, agravar-lhe o mal, causar-lhe leso, ou inabilit-lo para o trabalho.

Art. 953. A indenizao por injria, difamao ou calnia consistir na reparao do dano que delas resulte ao ofendido. Pargrafo nico. Se o ofendido no puder provar prejuzo material, caber ao juiz fixar, eqitativamente, o valor da indenizao, na conformidade das circunstncias do caso.

Anda mungkin juga menyukai