Anda di halaman 1dari 20

ANESTSICOS LOCAIS

Definio

So substncias que em contato com a fibra nervosa, interrompem transitoriamente o desenvolvimento e a progresso do impulso nervoso.

Mecanismo de Ao
Seu mecanismo de

ao est ligado ao bloqueio dos canais de sdio, impedindo a despolarizao neuronal, mantendo a clula em estado de repouso. A anestesia local atua paralisando as terminaes nervosas sensitivas perifricas, ou ento, interrompendo a transmisso da sensibilidade dor entre terminaes (nociceptores) e o enceflo.

Aes Gerais
SNC: sedao e sonolncia; Ap. respiratrio: efeito antitussgeno; estimulam/ deprimem a respirao; Cardiovascular: _diminui FC;

_so vasodilatadores = facilita sua absoro, diminui tempo de analgesia e aumenta a possibilidade de intoxicao . Para evitar esses inconvenientes associa-se adrenalina (1:200.000).

Metabolismo
Relaciona-se com sua estrutura qumica: steres (procana) so hidrolisados no fgado

e plasma; Amidas (lidocana, bupivacana) so destrudas no fgado.

Tipos de Anestsicos Locais


Aminas: procana, tetracana

Amidas: lidocana, bupivacana, etidocana;


Derivado da quinolina: dibucana ou nupercana.

Procana
Vem sendo substituda pelas amidas; Dose mxima = 10 mg/Kg ( associada a

adrenalina) ou 7 mg/Kg ( no associada a adrenalina). No indicada para anestesias tpicas pois seu poder de penetrao nas mucosas insignificante.

Tetracana
Potncia e toxicidade mais elevadas que a

procana; Nas infiltraes dose mxima de 1,4 mg/Kg; Alta capacidade de penetrao nas mucosas; timo anestsico de superfcies; Devido a pequena margem de segurana vem sendo substituda pela lidocana a 4% nas anestesias tpicas.

Lidocana

Uso generalizado devido baixa toxicidade,

curto tempo de latncia, grande difusibilidade, intensa atividade bloqueadora e ausncia de irritao dos tecidos. Dose mxima de 10 mg/Kg ( com adrenalina) ou 7 mg/Kg (sem adrenalina).

Bupivacana

Anestsico de escolha para anestesia de

longa durao; Longo tempo de latncia; Dose mxima no deve exceder 2mg/Kg.

Etidocana

Apesar de efeito duradouro, possui curto

tempo de latncia; Produz boa analgesia e timo relaxamento muscular (cirurgias abdominais). Anestesia local infiltrativa 0,25%.

Reaes txicas: Preveno e tratamento

A intoxicao proporcional toxicidade da

droga, sua concentrao no sangue e a rapidez com que se acumula no SNC;

No uso de um anestsico local deve-se levar em conta:


-

Natureza da droga; Concentrao e volume das solues; Grau de absoro nos tecidos Velocidade de injeo; Condies do paciente; Gravidez.

Natureza do Anestsico
Ordem crescente de toxicidade: Procana< lidocana< mepivacana< bupivacana< tetracana< dibucana. Obs: drogas mais potentes costumam ser mais txicas e produzir maior tempo de analgesia, porm so injetadas em menor concentrao.

Absoro
proporcional vascularizao dos tecidos; Mucosas possuem > absoro; A fixao nos rgos efetua-se segundo a

avidez; Crebro, pulmes, fgado e miocrdio absorvem com mais rapidez que tecido adiposo e muscular. Solues de uso tpico so mais concentradas.

Importncia dos Vasoconstritores


Destinam-se a retardar a absoro do anestsico e consequentemente, prolongar a analgesia e reduzir a possibilidade de intoxicao.

Obs: Doses altas de adrenalina podem desenvolver leses isqumicas locais.

Sintomatologia da intoxicao
Sonolncia, sensao de frio, opresso

torcica, distrbios auditivos, cefalia, insensibilidade nos lbios e na lngua, disartria, podendo evoluir para convulses e paradas cardio-respiratrias.
Se paciente apresentar esses sintomas

suspende-se a anestesia por algum tempo a fim de verificar desaparecimento dos mesmos.

Preveno e tratamento da intoxicao


1- Monitorizar o paciente; 2- Sedar o paciente; 3- Selecionar o anestsico e sua respectiva dose; 4- Ajustar a dose de acordo com a idade, o peso, o porte e as condies fsicas do doente; 5- Aspirar com mbolo antes de injetar o anestsico;

6- Suspender a injeo se sinais de superdosagem; 7- Se a situao se agravar, utilizar recursos existentes no momento; 8- Medicar possvel queda da presso arterial; 9- Em caso de parada cardaca instituir massagem.

Anda mungkin juga menyukai