Anda di halaman 1dari 32

DIREITO CONSUMIDOR

Da Responsabilidade por Vcio do Produto e do Servio

Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo durveis ou no durveis respondem solidariamente pelos vcios de qualidade ou quantidade que os tornem imprprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicaes constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitria, respeitadas as variaes decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituio das partes viciadas.

vcio uma caracterstica inerente, intrnseca

do produto ou servio em si
defeito um vcio acrescido de um problema

extra, alguma coisa extrnseca, que causa um dano maior (que simplesmente o mau funcionamento, o no funcionamento, a quantidade errada, a perda do valor pago)

Quando

a anomalia resulta apenas em deficincia no funcionamento do produto ou servio, mas no coloca em risco a sade ou segurana do consumidor no se fala em defeito, mas em vcio.

Portanto, fato do produto ou servio est

ligado a defeito, que, por sua vez, est ligado a dano.

Na responsabilidade pelos fatos do produto

e do servio o defeito ultrapassa, em muito, o limite valorativo do produto ou servio, causando danos sade ou segurana do consumidor.
J

na responsabilidade pelos vcios do produto ou servio o vcio no ultrapassa tal limite versando, sobre a quantidade ou qualidade do mesmo.

Para proteger a legtima expectativa que tem o

consumidor na qualidade e utilidade do produto, o Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor (Lei n. 8.078/90) adotou o Princpio da Confiana, segundo o qual o produto deve proporcionar ao consumidor exatamente aquilo que ele esperava ou deveria esperar quando o adquiriu.

1 No sendo o vcio sanado no prazo mximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e sua escolha: I - a substituio do produto por outro da mesma espcie, em perfeitas condies de uso; II - a restituio imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuzo de eventuais perdas e danos; III - o abatimento proporcional do preo.

Cdigo de Defesa do Consumidor. Compra

de veculo novo com defeito de fbrica. Responsabilidade do fabricante. 1. Comprado veculo novo com defeito de fbrica, responsabilidade do fabricante entregar outro do mesmo modelo, a teor do art. 18, 1, do Cdigo de Defesa do Consumidor. 2. Recurso especial conhecido e provido (BRASIL. STJ. REsp 195659/SP, Rel. Min Carlos Alberto Menezes Direito, 3. T, j. em 27.04.2000)

CASO GERADOR: CASO DA FILMADORA

Trata-se da aquisio de uma filmadora no exterior por brasileiro. Tendo o aparelho apresentado vcio, o consumidor pleiteou reparao pela empresa nacional da mesma marca. O caso foi julgado procedente para o consumidor, com a seguinte ementa:

Direito do consumidor. Filmadora adquirida no exterior. Defeito da mercadoria. Responsabilidade da empresa nacional da mesma marca ("Panasonic"). Economia globalizada. Propaganda. Proteo ao consumidor. Peculiaridades da espcie. Situaes a ponderar nos casos concretos. Nulidade do acrdo estadual rejeitada, porque suficientemente fundamentado. Recurso conhecido e provido no mrito, por maioria. I - Se a economia globalizada no mais tem fronteiras rgidas e estimula e favorece a livre concorrncia, imprescindvel que as leis de proteo ao consumidor ganhem maior expresso em sua exegese, na busca do equilbrio que deve reger as relaes jurdicas, dimensionando-se, inclusive, o fator risco, inerente competitividade do comrcio e dos negcios mercantis, sobretudo quando em escala internacional, em que presentes empresas poderosas, multinacionais, com filiais em vrios pases, sem falar nas vendas hoje efetuadas pelo processo tecnolgico da informtica e no forte mercado consumidor que representa o nosso pas. II - O mercado consumidor, no h como negar, vse hoje "bombardeado" diuturnamente por intensa e hbil propaganda, a induzir a aquisio de produtos, notadamente os sofisticados de procedncia estrangeira, levando em linha de conta diversos fatores, dentre os quais, e com relevo, a respeitabilidade da marca. III - Se empresas nacionais se beneficiam de marcas mundialmente conhecidas, incumbe-lhes responder tambm pelas deficincias dos produtos que anunciam e comercializam, no sendo razovel destinar-se ao consumidor as conseqncias negativas dos negcios envolvendo objetos defeituosos. IV - Impe-se, no entanto, nos casos concretos, ponderar as situaes existentes. V - Rejeita-se a nulidade argida quando sem lastro na lei ou nos autos. (BRASIL. STJ. REsp 63.981/SP, Rel. Min. Aldir Passarinho Jnior, Rel. p/ Acrdo Min. Slvio de Figueiredo Teixeira, 4. T, j. em 11.04.2000)

2 Podero as partes convencionar a reduo ou ampliao do prazo previsto no pargrafo anterior, no podendo ser inferior a sete nem superior a cento e oitenta dias. Nos contratos de adeso, a clusula de prazo dever ser convencionada em separado, por meio de manifestao expressa do consumidor. 3 O consumidor poder fazer uso imediato das alternativas do 1 deste artigo sempre que, em razo da extenso do vcio, a substituio das partes viciadas puder comprometer a qualidade ou caractersticas do produto, diminuir-lhe o valor ou se tratar de produto essencial. 4 Tendo o consumidor optado pela alternativa do inciso I do 1 deste artigo, e no sendo possvel a substituio do bem, poder haver substituio por outro de espcie, marca ou modelo diversos, mediante complementao ou restituio de eventual diferena de preo, sem prejuzo do disposto nos incisos II e III do 1 deste artigo.

5 No caso de fornecimento de produtos in natura, ser responsvel perante o consumidor o fornecedor imediato, exceto quando identificado claramente seu produtor. 6 So imprprios ao uso e consumo: I - os produtos cujos prazos de validade estejam vencidos; II - os produtos deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos vida ou sade, perigosos ou, ainda, aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricao, distribuio ou apresentao; III - os produtos que, por qualquer motivo, se revelem inadequados ao fim a que se destinam.

Se a mercadoria adquirida pela consumidora

apresenta defeito que a torna imprpria para o uso a que se destina, todos os fornecedores, inclusive o comerciante, so responsveis, solidariamente, pelos vcios apresentados, razo pela qual a r deve restituir a quantia paga pela autora por ocasio da aquisio do eletrodomstico defeituoso. (BRASIL. TJRJ. Ap. Civ. 2008.001.10938. rel. Des. Heleno Ribeiro P. Nunes. J. 26/03/2008. 2. CC.)

Art. 19. Os fornecedores respondem solidariamente pelos vcios de quantidade do produto sempre que, respeitadas as variaes decorrentes de sua natureza, seu contedo lquido for inferior s indicaes constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou de mensagem publicitria, podendo o consumidor exigir, alternativamente e sua escolha: I - o abatimento proporcional do preo; II - complementao do peso ou medida; III - a substituio do produto por outro da mesma espcie, marca ou modelo, sem os aludidos vcios; IV - a restituio imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuzo de eventuais perdas e danos.

Na responsabilidade pelos fatos do produto ou

servios o comerciante responde subsidiariamente, pois os obrigados principais so o fabricante, o produtor, o construtor e o importador.
Somente ser responsabilizado quando aqueles

no puderem ser identificados, quando o produto fornecido no for devidamente identificado, ou ainda, quando no conservar os produtos perecveis adequadamente (art. 13, CDC).

Na

responsabilidade pelos vcios do produto ou servio, por sua vez, o comerciante responde solidariamente, juntamente com todos os envolvidos na cadeia produtiva e distributiva (art. 18, CDC).


a reparao do dano integral tanto para a

hiptese de acidente de consumo (responsabilidade pelo fato do produto ou servio), quanto para os vcios de adequao.
poder o consumidor reparar todos os danos,

sejam pessoais (morais aqueles que afetam a paz interior da pessoa, abrangendo tudo aquilo que no tem valor econmico, mas causa dor e sofrimento -) ou materiais (patrimoniais : englobam o prejuzo consumado dano emergente e aquilo que se deixa de ganhar lucro cessante ).

Exemplo:
o caso concreto de dois amigos, "A" e "B", que vo em uma loja

de carros importados e compram um Porsche modelo 911 turbo cada um e que depois de sarem da loja pilotando suas "mquinas" se deparam com o fato do sistema de freio de seus veculos no funcionar em um cruzamento, de maneira que "A" acaba batendo seu carro em um poste, fraturando a perna esquerda, e "B", por sorte, consegue parar seu carro e sair ileso, teremos aqui as duas modalidades de responsabilidades previstas no CDC. A responsabilidade da loja, como comerciante, ser solidria em relao "B", pois se trata de um vcio do produto, e subsidiria em relao "A, por se tratar de um fato do produto, afinal houve danos sade do consumidor.

1 Aplica-se a este artigo o disposto no 4 do artigo anterior.


2 O fornecedor imediato ser responsvel quando fizer a pesagem ou a medio e o instrumento utilizado no estiver aferido segundo os padres oficiais.

Art. 20. O fornecedor de servios responde pelos vcios de qualidade que os tornem imprprios ao consumo ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade com as indicaes constantes da oferta ou mensagem publicitria, podendo o consumidor exigir, alternativamente e sua escolha: I - a reexecuo dos servios, sem custo adicional e quando cabvel; II - a restituio imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuzo de eventuais perdas e danos; III - o abatimento proporcional do preo 1 A reexecuo dos servios poder ser confiada a terceiros devidamente capacitados, por conta e risco do fornecedor. 2 So imprprios os servios que se mostrem inadequados para os fins que razoavelmente deles se esperam, bem como aqueles que no atendam as normas regulamentares de prestabilidade.

Art. 21. No fornecimento de servios que tenham por objetivo a reparao de qualquer produto considerar-se- implcita a obrigao do fornecedor de empregar componentes de reposio originais adequados e novos, ou que mantenham as especificaes tcnicas do fabricante, salvo, quanto a estes ltimos, autorizao em contrrio do consumidor. Art. 22. Os rgos pblicos, por si ou suas empresas, concessionrias, permissionrias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, so obrigados a fornecer servios adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contnuos. Pargrafo nico. Nos casos de descumprimento, total ou parcial, das obrigaes referidas neste artigo, sero as pessoas jurdicas compelidas a cumpri-las e a reparar os danos causados, na forma prevista neste cdigo.

Art. 23. A ignorncia do fornecedor sobre os vcios de qualidade por inadequao dos produtos e servios no o exime de responsabilidade. Art. 24. A garantia legal de adequao do produto ou servio independe de termo expresso, vedada a exonerao contratual do fornecedor.

Art. 25. vedada a estipulao contratual de clusula que impossibilite, exonere ou atenue a obrigao de indenizar prevista nesta e nas sees anteriores.
1 Havendo mais de um responsvel pela causao do dano, todos respondero solidariamente pela reparao prevista nesta e nas sees anteriores. 2 Sendo o dano causado por componente ou pea incorporada ao produto ou servio, so responsveis solidrios seu fabricante, construtor ou importador e o que realizou a incorporao.

Antes do advento da Lei n 8078/90, a responsabilidade

do fornecedor era regida pelo art. 156 CC/1916 (art. 189 do CC/02) - a responsabilidade era e continua sendo subjetiva. Cabia ao consumidor lesado o nus de provar a culpa do demandado. O art. 178, 2 do CC/1916 (art.441 ss) ficava sujeito ao prazo dos vcios redibitrios - 15 dias a contar da data da tradio para as coisas mveis. A vtima deveria ingressar com a ao contra o fabricante no local de sua sede, o que pela dimenso do nosso pas tornava-se de difcil efetivao. Era, ainda, comum no se saber contra quem ingressar com a ao, se contra o fabricante estrangeiro, o importador ou o comerciante.

Evoluo CDC
a responsabilidade do fornecedor passa a

ser objetiva, com a possibilidade da inverso do nus da prova (arts 12 e ss). O CDC no faz distino entre responsabilidade contratual e extracontratual
invertem-se os plos, pois, com o intuito de reparar os vcios do

produto ou do servio, o consumidor passa a figurar no plo ativo da relao de responsabilidade e o fornecedor no plo passivo

responsabilidade

objetiva funda-se na teoria do risco para a qual so irrelevantes os elementos da teoria clssica, quais sejam: antijuridicidade, culpa, dano, imputabilidade, nexo de causalidade entre a conduta danosa e o dano. O que importa verificar se houve o evento e se dele emanou o prejuzo, sem se cogitar se houve culpa, em sentido latu, por parte do agente.

O defeitos decorrentes de projeto, fabricao, construo,

montagem, frmulas, manipulao, apresentao ou acondicionamento, bem como por informaes insuficientes ou inadequadas sobre sua utilizao e riscos (art.12) - trs modalidades :
1) defeito de concepo ou criao
nesse caso os vcios podem ser resultantes de erro no

projeto, ou por uso de produtos inadequados ou nocivos sade. o defeito atinge todos os produtos da mesma srie, podendo se ter como exemplo o caso dos medicamentos defeituosos que so retirados do mercado de consumo.

2) defeitos de produo ou de fabricao:


que resultam de falhas, mecnica ou manual, no

processo produtivo e assinalam sua inviabilidade. os vcios aparecem em alguns exemplares refletindo o controle de qualidade dos produtos. 3) os defeitos de informao ou de comercializao: os quais decorrem de informaes vinculadas ao produto que so inadequadas ou insuficientes sobre sua utilizao e riscos.

As duas primeiras categorias de vcios

configuram os defeitos intrnsecos e a ltima os vcios extrnsecos, tendo em vista que estas dizem respeito s informaes que acompanham o produto, externamente, como os rtulos, bulas, embalagens, publicidade, etc.

a periculosidade inerente ao produto no configura

um defeito do mesmo.
Um veneno de rato, por exemplo, eficaz quando satisfaz

o fim a que se destina. A periculosidade da sua essncia e, por isso, no configura defeito do produto.
Com

isso, o fornecedor somente poder ser responsabilizado caso deixe de fazer, devidamente, as advertncias necessrias quanto periculosidade, utilizao, conservao do produto, efeitos colaterais (no caso dos medicamentos) entre outros

uso e os riscos que razoavelmente se esperam expresso no inc. II.


Isso significa que quando o fornecedor anuncia

a utilidade, a qualidade ou os riscos que possui o bem, este deve cont-los de modo que sirva ao que efetivamente se prope.
Assim, se o produto oferecer mais riscos que o

divulgado ou no tiver a qualidade que divulgada, responder o fornecedor pelos possveis danos e frustraes causados ao consumidor.

Existe divergncia na doutrina - se pode o

comerciante ser responsabilizado como tal. Herman de Vasconcellos e Beijamin, consoante Denari (1999, p.166), defendem o pensamento de que mesmo tendo responsabilidade subsidiria o comerciante faz parte da relao de consumo, no podendo, por isso, o fabricante, o fornecedor ou importador alegar culpa exclusiva do comerciante para no serem responsabilizados pelos danos ocorridos.

Responsabilidade pelo vicio do produto


Para fins da proteo relativa ao vcio do

produto e do servio somente o consumidor em sentido estrito (art. 2, caput, do CDC) possui proteo.
No entanto, em nome da facilitao dos

direitos do consumidor a responsabilidade solidria a todos os fornecedores da cadeia produtiva. (arts. 18, 19 e 20 do CDC)

Empresas emitiro comprovante para consumidor que atender

recall Sistema de Alertas de Recall foi lanado pelo DPDC na semana passada. rgo tambm anunciou Rede Consumo Seguro e Sade, que unificar informaes sobre produtos inseguros de toda a Amrica
Novas regras para ventiladores Testados 6 modelos - baseado nas normas ABNT, todos eles foram

reprovados em pelo menos um quesito de segurana. Entre os perigos potenciais identificados estavam pegar fogo, dar choque devido ao fcil acesso fiao do motor, tombamento, fcil acesso ao mecanismo de oscilao (dispositivo que confere movimento ao aparelho) e hlices no protegidas devidamente. Em abril de 2011 o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial) divulgou uma portaria (n 153/2011) que regulamenta as exigncias de segurana para ventiladores de mesa, coluna e circuladores de ar. Os fabricantes e importadores tero at abril de 2012 para se adaptar aos novos requisitos tcnicos. A comercializao de produtos anteriores regulamentao estar proibida integralmente em outubro de 2013.

Anda mungkin juga menyukai