Anda di halaman 1dari 76

Page 1

A TINTA
O uso de tintas teve sua origem na antiguidade onde o homem com poucos recursos verbais para transmitir experincias, utilizava a pintura como meio de comunicao e perpetuao das mesmas. Como passar dos anos as tintas tomaram outras funes, como, elementos de decorao e proteo de superfcies nas edificaes. A pintura uma das ultimas etapas de uma obra, mas deve ser pensada desde o incio do projeto, pois, ao definirmos o tipo de pintura devemos levar em considerao as condies do ambiente em relao ao clima da regio, o tipo de ocupao e outros aspectos relevantes.

Page 2

CONCEITUAO E FUNO
Neste contexto, entende-se como tinta uma composio qumica lquida pigmentada ou no que, ao ser aplicada em um substrato, se converte em filme slido por mecanismos caractersticos de cada tipo de tinta. Sendo assim, suas funes consistem em: criar uma pelcula protetora de superfcies,sinalizar, distribuir iluminao e ornamentar ambientes, isto , as tintas possuem quatro funes bsicas: higiene, iluminao, proteo e segurana.

Page 3

CLASSIFICAO
Normalmente as tintas de revestimento so classificadas como: Tintas Imobilirias / Linha Imobiliria Tintas Automotivas / Linha Automotiva Tintas Industriais / Linha Industria

Page 4

Constituintes da tinta:
Pigmento e cargas Veculo fixo Veculo voltil solventes e diluentes Aditivos secantes, plastificantes

Page 5

-Pigmentos: Orgnicos produtos vegetais e animais; Inorgnicos terras coloridas. - Quanto natureza: Metlicos; Inorgnicos; Orgnicos. - Quanto ao processo de obteno: Naturais; Sintticos. -Cargas: aumentam a impermeabilidade e elasticidade: Naturais; Artificiais. - Veculo fixo - componentes que permitem a formao de pelcula slida. - leos substncia lquida, de aspecto viscoso. - Resinas substncia com diferentes consistncias, tremo-plstica e termo endurecvel, m condutora de eletricidade,insolvel em gua, podem ser: Naturais; Artificiais; Sintticas. - Veculo voltil evapora no processo de Secagem. - Aditivos alteram determinadas caractersticas das tintas e vernizes.

Page 6

Propriedades dos produtos de pintura e dos filmes de tinta


Opacidade; Poder de cobertura; Acabamento lacagem, brilho, uniformidade e limpeza; Cor tom, pureza e claridade; Estabilidade; Adeso; Espessura; Aplicabilidade e consistncia; Secagem e repintura secagem ao tacto, superficial e em profundidade; Elasticidade e dureza; Penetrao e resistncia penetrao; Durabilidade e deteriorao.

Page 7

Classificao das tintas


- Quanto natureza do veculo voltil:
Tintas em que o veculo voltil a gua ou no . -Quanto natureza do veculo fixo: Tintas a leo; Tintas e vernizes base de leo e resinas naturais ou artificiais, sem leo ou cido gordo; Tintas e vernizes celulsicos, etuminosos ou gua emulsionadas. - Quanto ao fim a que se destinam: Tintas plsticas para a construo civil; Tintas para estruturas metlicas; Tintas anticidas ou antibsicas; Tintas antiderrapantes; Tintas decorativas; Tintas de acabamento; Tintas de elevada resistncia qumica.

Page 8

TIPOS DE TINTA
- Linha Imobiliria:
a linha cujos produtos so indicados para uso em edificaes residenciais e comerciais.

Page 9

TIPOLOGIAS E ACABAMENTOS

Page 10

- Linha Industrial:
A linha industrial caracteriza-se por ter uma alta tecnologia de formulao, rigoroso controle de qualidade das matrias-primas, pelo processo de fabricao e por resistir agressividade do meio. Acrescenta-se ainda que, esta linha difere-se da linha imobiliria ou de construo civil pela adio de resina fenlica que garante um aumento da resistncia destes produtos. .

Page 11

AS TINTAS DISPONVEIS NO MERCADO


Levando em considerao a gama de fornecedores de tintas podemos contar com os seguintes tipos de tintas: - Sistemas Acrlicos: Tinta ltex acrlica (PVA); Tinta acrlica; Tinta texturizada acrlica; Fundo selador acrlico pigmentado; Massa acrlica; Fundo preparador de parede. - Sistemas Vinlicos: Tinta ltex vinlica; Fundo selador vinlico; Massa corrida. - Sistemas Alqudicos: Esmalte sinttico alqudico; Fundo selador pigmentado; Fundo anticorrosivo com cromato; Fundo anticorrosivo com fosfato; Massa a leo; Tinta a leo. - Tintas base de cimento (argamassa decorativa); - Cal hidratada para pintura (caiao); - Silicones (produto de tratamento de superfcie); - Vernizes: Verniz sinttico alqudico; Verniz sinttico alqudico com filtro solar; Verniz poliuretnico; Fundo selador nitrocelulsico..

Page 12

- Pintura a Ltex (PVA):


Composio: base de polmeros de PVA (acetato de polivinila) emulsionados em gua, pigmentada, de secagem ao ar. Dados: Tempo de secagem: de h a 2h (ao toque); de 3h a 6h (entre demos); de 24h (de secagem final para ambientes internos); de 72 h (de secagem final para ambientes externos). Rendimento por demo: de 30m2/galo a 45 m2/galo, sobre reboco; de 40m2/galo a 55m2/galo, sobre massa corrida ou acrlica. Nmero de demos: duas a trs. Cores: as mais diversas. possvel tambm adquirir a tinta na cor branca e mistur-la com corantes diversos, tambm fornecidos (em bisnagas) pelo fabricante. Ferramentas: rolo de l de carneiro, trincha e pincel. Utilizao bsica: superfcies de quaisquer inclinaes, internas ou externas, onde se quer resistncia aos raios solares, s intempries e que estejam sujeitas limpeza freqente. Poder ser aplicada sobre reboco de tempo de cura recente. No se poder utilizar diretamente sobre superfcies metlicas. Base para aplicao: ter de ser lixada, limpa e seca. Em superfcies muito absorventes ou pulverulentas, como tijolos de barro, reboco muito poroso, mole e arenoso, aplicar uma ou duas demos de selador. Em seguida, ser aplicada tinta PVA com rolo, pincel out rincha, diluda em 20% de gua. A primeira demo servir como seladora em superfcies pouco porosas. Duas ou trs demos sero suficientes. Espaar as aplicaes de 3h a 6 h, no mnimo. A segunda demo ser aplicada pura.As tintas sero rigorosamente agitadas dentro das latas. Quando for indicado revestimento com massa corrida, o trabalho ser executado conforme as seguintes indicaes: Duas demos de massa corrida (lixa fina entre uma e outra demo) aplicadas com desempenadeira de ao ou esptula. Intervalo mnimo de 6 h entre as demos. Lixamento da ltima demo. Pintura com tinta ltex, em duas demos, das superfcies j tratadas com massa corrida. Embalagem: galo (0,9 L); galo (3,6 L); lata de 18 L. Orientao: pintar primeiramente as superfcies exteriores e depois as interiores; pintar o prdio de cima para baixo; evitar condensao de vapor de gua nas paredes durante a pintura de superfcies internas; em tempo muito quente, umedecer levemente as paredes de reboco novo.

Page 13

- Pintura a Esmalte:
Os esmaltes so obtidos adicionando pigmentos aos vernizes ou s lacas, resultando da uma tinta caracterizada pela capacidade de formar um filme excepcionalmente liso. O esmalte sinttico fabricado base de resinas alqudicas obtidas pela reao de polisteres e leos secativos. Seu tempo de secagem de 4h a 6h, para o toque, e 24 h para secagem completa. O rendimento de 20 m2/ galo a 50 m2 / galo, por demo. Poder ser utilizada em superfcies de qualquer inclinao, internas ou externas e dever ser aplicada em base seca, livre de gorduras, fungos, ferrugem, restos de pintura velha solto ou p. preciso aplicar a primeira demo de selador (primer) de acordo com o tipo da base (madeira ou ferro), em uma ou duas camadas, espaadas de 18 h a 24 h, conforme o caso. Em seguida, o esmalte sinttico ser aplicado com pincel, rolo, revlver ou por imerso, diludo com solvente, se necessrio, em funo do tipo de base. Sero suficientes duas a trs demos. Os esmaltes se apresentam em trs tipos de acabamento: alto brilho, acetinado e fosco. Recomenda-se somente empregar tintas preparadas industrialmente. Para obteno das tonalidades especificadas, admite-se a mistura na obra, atendida s recomendaes e prescries do fabricante. A tinta dever ser freqentemente revolvida dentro do recipiente. necessrio, em qualquer caso, ser observadas as seguintes determinaes especficas no caso de pintura a leo: Limpeza a seco; Emassamento necessrio correo das superfcies; Duas demos de tinta de acabamento; No caso de a pintura aplicada pelo serralheiro se apresentar danificada, tomar as seguintes medidas: limpeza da superfcie por meios qumicos ou mecnicos; aplicao de uma demo de gua e cal; aplicao de uma ou duas demos de tinta anticorrosiva.

Page 14

- Pintura a leo:
As tintas a leo so constitudas de: Veculos: so leos secativos. Vantagens :adesividade da pelcula resultante, melhor flexibilidade e secagem mais rpida. Solventes: a funo de baixar a viscosidade do veculo de maneira a facilitar a aplicao da tinta em cada caso particular. O solvente mais usado em tintas a leo a aguarrs. Usa-se tambm gasolina sem aditivos. Secantes: processo de secagem. Pigmentos: partculas cristalinas que tm por finalidade dar cor e opacidade pelcula til.. Pintura a leo sobre ferro Determinaes especficas: - Limpeza a seco; - Emassamento necessrio correo das superfcies; - Duas demos de tinta de acabamento;

Page 15

- Pintura base de cal:


Vantagem: Econmica: Pulverulncia da caiao baixa, garantindo uma camada de cobertura homognea, lisa e firme; O poder de cobertura elevado; Facilidade de aplicao elevada; Boa aderncia da caiao quando aplicada sobre argamassa, concreto ou blocos de concreto., Componente principal: calextinta. Cores: podero ser obtidas por incorporao de pigmentos ou corantes resistentes ou estveis em relao cal Para aumentar a aderncia e a durabilidade da pelcula, recomendvel aplicar,como fundo, cola de casena, de peixe, de carpinteiro ou outras. A caiao exige duas demos,aplicadas com broxa ou, excepcionalmente, com pincel, porm nunca com rolo. Para tetos, til a adio de gesso. Recomendvel dos servios de caiao a seguinte: Limpeza e lixamento das paredes e tetos com vassoura, escova ou lixa de calafate; Vedao de fendas ou falhas; Umedecimento das superfcies a pintar, jogando sobre elas gua limpa; Aplicao, por meio de broxa, como primeira demo, da cola, evitando escorrimento; Aplicao, com intervalos de 48 h, de segunda e terceira demos cruzadas de caiao, adicionada do leo, em direes perpendiculares. Utilizao: paredes externas ou internas. Para as paredes internas em ambientes com pouca ventilao, como banheiros, cozinhas e garagens,pois permite a transpirao de paredes, dificultando o aparecimento de manchas de mofo sobre as superfcies pintadas. Page 16

- Pintura com verniz:


Quando a tinta no contm pigmentos, ela chamada de verniz. Por ter pigmentos a tinta cobre o substrato, enquanto o verniz deixa transparente. Os vernizes so: Solues de gomas ou resinas, naturais ou sintticas, em um veculo (leo secativo, solvente voltil), solues essas que so convertidas em uma pelcula til, transparente ou translcida, aps a aplicao em camadas finas. As propriedades: Dependem da natureza da resina e do leo na qual ela se dissolve. necessrio empregar sempre o tipo de verniz adequado para cada caso particular. Verniz com alta resistncia gua poder ser muito quebradio para ser utilizado em soalhos. Verniz utilizado para interiores poder ser inadequado para uso externo. Os elementos de madeira, para receber verniz, devero sofrer lixamento prelimina com lixa n 80 e em seguida com lixa n 120. preciso aplicar ento uma farta demo de imunizante pentaclorofenol, deixando secar e endurecer as resinas durante 24 h. Aps esse perodo, remover o excesso de pentaclorofenol, passando um pano seco sobre a madeira e aplicando uma demo de verniz selador fosco, que ter de secar pelo perodo determinado pelo fabricante. Devem-se tapar os furos de prego e outras imperfeies na superfcie da madeira com massa de pintor, aplicada com esptula e proceder ao lixamento com lixa n 120, seguido de limpeza com pano seco. O acabamento ser dado em duas demos, a primeira com corante para igualar a cor, se for o caso, e com retoques onde necessrios, antes da ltima demo.

Page 17

- Pintura com tinta epxi:


As pinturas com tinta epxi em paredes obedecero s instrues do respectivo fabricante e mais as seguintes: Lixamento da superfcie rebocada para remoo de partculas soltas Cuidadosa remoo do p, preferivelmente com jato de ar, seguida da aplicao de uma demo de primer. Aplicao de duas demos de massa corrida base de epxi, com desempenadeira de ao ou esptula. Lixamento e remoo do p aplicao de duas demos de tinta epxi bicomponente (misturada na obra), com equipamento do tipo airless spray (pistola de pintura a ar comprimido) de alta presso, formando um filme de 140 micrometros.

- Pintura com betume:


Emprego na Construo Civil, como produtos de estanqueidade ou como tintas de proteo de baixo custo, principalmente contra a ao de umidade. Por ser quimicamente inertes so indicados para o emprego em recobrimentos para a proteo de tubulaes de chumbo, zinco, da ao qumica de cal liberada pelas argamassas. Tem boa resistncia umidade, lcoois e cidos. Revestimentos mais baratos disponveis no mercado e so amplamente usados em coberturas, reservatrios de gua e revestimentos externos de subsolos. Revestimentos executados com tintas ao calor e no resistentes maioria dos solventes comuns, limitam sua aplicao. Com a adio de cargas, os revestimentos ganham corpo e reduzem sua tendncia de derreter com a elevao de temperatura. Com a incorporao de leos ou resinas, obtemos revestimentos escuros brilhantes, com excelente resistncia a cidos, lcalis e produtos qumicos, com sensvel melhora da resistncia a solvente e ao calor.

Page 18

- Pintura com borracha clorada


Usada para propsitos especiais, como: Onde contaminao de micro-organismos pode constituir-se em um problema(indstria de alimento, bebidas, hospitais etc.), Onde se deseja baixa permeabilidade a gua e vapor de gua; Onde se deseja dureza e resistncia a agentes qumicos; Uteis como revestimentos de tanques e piscinas, uma vez que a gua proteger o revestimento dos raios ultravioletas e prolongar sua vida til. Requer solvente forte para diluir e limpar ferramentas, limitando assim o seu uso mais especfico. Sua durabilidade em exterior no e muito boa. Pode-se variar o nmero de demos de tinta para alcanar a espessura desejada, de acordo com a finalidade especfica, desde que se observe o tempo de 48 horas entre as demos, para no alterar a polimerizao da demo anterior. A cura da pelcula

Page 19

SISTEMA DE PINTURA
Para que se tenha um perfeito resultado na aplicao das tintas nas superfcies, preciso considerar que a pintura um sistema que envolve vrias etapas a serem seguidas deforma criteriosa, pois delas depende a qualidade do resultado final. primeira vista, uma parede interna, fachada ou ainda superfcies de madeira aparentam a base ideal para receber a pintura. Entretanto, a aplicao de revestimentos sobre superfcies de reboco, concreto ou madeira no um processo to simplificado que se inicia e termina com a simples aplicao da tinta de acabamento na superfcie. Os materiais de construo empregados na preparao e no acabamento das paredes so quimicamente agressivos, podendo atacar e destruir as tintas aplicadas sobre elas. As madeiras podem apresentar-se no totalmente secas, podendo conter grande quantidade de gua ou resina vegetal, caracterstica tpica de algumas madeiras. J os materiais de alvenaria podem conter considervel quantidade de gua, apresentar porosidade excessiva ou irregularmente carbonatada, estando sujeitos degradao progressiva que terminar por reduzir ou destruir a firmeza destas paredes, e com elas o sistema de revestimento empregado.

Page 20

Assim, tendo-se a noo de que a funo de uma tinta vai alm do simples embelezamento da superfcie, tem-se que, a pelcula deve atender tambm funo de proteo, higiene, iluminao e segurana. Neste contexto, alm da tinta propriamente dita so utilizados produtos complementares que atuam em conjunto com a tinta e formam o sistema de pintura. Tais complementos podem ser citados: fundos preparadores, massas e seladores. Os fundos e seladores, tambm chamados de primer, so aqueles que tm a finalidade de preparar a superfcie corrigindo defeitos e uniformizando a absoro da superfcie, proporcionam durabilidade pintura e economia de tinta de acabamento. As massas tm a finalidade de regularizar defeitos ou imperfeies apresentados pela superfcie. O acabamento a parte visvel da pintura e confere ela qualidade, desempenho e beleza.
Esquema do sistema de Pintura:

Page 21

Princpios Gerais para a Execuo de Pintura:

A superfcie a ser pintada precisa ser adequadamente preparada, isto , dever estar isenta de sujeira de qualquer natureza (graxas, leos, poeira, eflorescncia, partculas soltas) e umidade. O modo de preparo depende do tipo de base, do tipo de tinta a ser empregada e da condio da superfcie a ser pintada. As imperfeies existentes na superfcie de base, tais como trincas, fissuras, salincias e reentrncias, sero reparadas com material idntico ao utilizado na base, ou com material apropriado compatvel com a tinta e de acordo com a orientao do fabricante; a textura da rea reparada deve ser semelhante do substrato. A porosidade da superfcie da base pode ser regularizada empregando pintura de fundo, de acordo com recomendao do fabricante da tinta. Antes da aplicao de qualquer revestimento deve-se aguardar pelo menos 30 dias para que ocorra a cura total do cimento, nos casos de alvenaria. Pinturas sobre superfcies mal curadas podem ocorrer problemas que acabam por danificar o revestimento. Em superfcies com histrico de umidade (banheiros, por exemplo) aconselhvel que seja aplicado na superfcie um banho de soluo de hipoclorito de sdio a 50%. importante lavar a superfcie para eliminar resduos de cloro antes de continuar os procedimentos de pintura. As superfcie que apresentarem imperfeies (buracos, salincias etc), devero ser tratadas previamente com massa corrida PVA ou acrlica. Para melhor fixao sobre o substrato, deve-se utilizar massa corrida PVA para pinturas internas e, nas superfcies externas, massa corrida acrlica. Ainda para melhor aplicabilidade e maior durabilidade da pintura, aps a massa corrida pode-se dar uma demo de selador acrlico. A principal causa da curta durabilidade da pelcula de tinta a m qualidade da primeira demo, fundo (primer), ou a negligncia em providenciar boa base para a tinta.

Page 22

As superfcies rebocadas (a receberem pintura) devero ser examinadas e corrigidas de todos e quaisquer defeitos de revestimento, antes do incio dos servios de pintura. Nas paredes com reboco, aplicar as seguintes demos: Selador: composio lquida que visa reduzir e uniformizar a absoro intil e excessiva da superfcie;

Emassado: para fechar fissuras e pequenos buracos que ficarem na superfcie e que s aparecem aps a primeira demo de selador;
Aparelhamento (da base): para mudar as condies da superfcie, alisando-a ou dando-lhe uma textura especial;

A segunda demo e as subsequentes s podero ser aplicadas quando a anterior estiver inteiramente seca, sendo observado, em geral, o intervalo mnimo de 24 h entre as diferentes aplicaes. Aps o emassamento, esse intervalo ser de 48 h. Sero dadas tantas demos quantas forem necessrias, at que seja obtida a colorao uniforme desejada e a tonalidade equivalente, partindo dos tons mais claros para os tons mais escuros.

Page 23

To ou mais importante do que escolher o tipo de tinta a ser utilizado a maneira como aplic-la. necessrio que o profissional tome certos cuidados para que possa obter o melhor resultado atravs do produto e tcnica escolhidos na pintura. A aplicao de tinta a pincel um mtodo relativamente lento. Entretanto, apresenta vantagens quando se quer obter melhor contato da tinta com superfcies muito irregulares ou rugosas. Para que a tinta possa ser considerada boa para ser aplicada a pincel, ela obedecer aos seguintes requisitos: Espalhar-se com pequeno esforo (no poder ser excessivamente viscosa ou espessa) Permanecer fluida o tempo suficiente para que as marcas do pincel desapaream e a tinta no escorra (nas superfcies verticais).

Ferragens, vidros, acessrios, luminrias, dutos diversos etc., j colocados, precisam ser removidos antes da pintura e recolocados no final, ou ento adequadamente protegidos contra danos e manchas de tinta. Devero ser evitados escorrimentos ou respingos de tinta nas superfcies no destinadas pintura, tais como concreto ou tijolos aparentes, lambrequins sero lustrados ou encerados, e outros. Quando aconselhvel essas partes sero protegidas com papel, fita-crepe ou outro processo qualquer, adequado, principalmente nos casos de pintura efetuada com pistola. Os respingos que no puderem ser evitados tero de ser removidos com emprego de solventes adequados, enquanto a tinta estiver fresca.

Page 24

As superfcies metlicas e outros materiais cobertos por primer durante a fabricao sero limpos para remoo de sujeira, partculas finas, concreto, argamassa, corroso etc., acumulados durante ou aps sua instalao. As superfcies de ferro (a pintar) que apresentarem pontos descobertos ou pontos enferrujados devero ser limpas com escova ou palha de ao e retocadas com o mesmo primer anticorrosivo utilizado, antes da aplicao da segunda camada de fundo na obra. Nas esquadrias de ferro, aps a limpeza da pea, sero aplicadas as seguintes demos:
Fundo antixido de ancoragem (zarco ou cromato de zinco) Selador Emassado Fundo mate (sem brilho)

Os trabalhos de pintura externa ou em locais mal abrigados no podero ser executados em dias de chuva.

O armazenamento do material tem de ser feito sempre em local bem ventilado e que no interfira com outras atividades da construo. Todos os panos, trapos oleosos e outros elementos que possam ocasionar fogo precisam ser mantidos em recipientes de metal e removidos da construo diariamente.

Page 25

ACESSRIOS / EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO SISTEMA DE PINTURA


Entre os procedimentos tcnicos necessrios realizao de uma pintura, encontra-se a aquisio das ferramentas de pintura. Destacam-se, entre elas: pincel, trincha, rolo de l de carneiro, rolo de l para epxi, rolo de espuma, rolo de espuma rgida, esptula, desempenadeira de ao, desempenadeira de plstico, bandeja ou caamba, pistola, lixa e pistola airless.

Acessrio

Utilizao
Aplicao de esmaltes tintas, vernizes e complementos. Pincis de cerdas claras para tintas a base de gua e pincis de cerdas escuras para tintas esmaltes, leos e vernizes.

Limpeza
Retirar o excesso com papel ou jornal - Lavar com solvente (thinner) e, em seguida, com gua e sabo ou detergente.

Page 26

Aplicao de tintas base dgua, ltex PVA, vinil acrlicas e acrlica fosca. Rolos de plo baixo so utilizados para tintas ltex acrlicas.

Lavar com gua e

sabo ou detergente.

Aplicao de tintas base de resina epxi e acrlica acetinada e semi-brilho.

- Limpeza de tintas acrlicas: lavar com gua e sabo ou detergente. - Limpeza de tinta epxi: diluente para epxi.

Aplicao de tintas a leo, esmaltes sintticos, vernizes e complementos. Aplicao acabamentos texturizados. de

Lavar com solvente e depois com gua e sabo ou detergente.

Lavar com gua e sabo ou detergente.

Page 27

Remoo de tintas velhas e aplicao de massa para pequenos retoques. So variados os tipos e os tamanhos. Aplicao de massa corrida e massa acrlica em grandes superfcies. Aplicao de massa corrida, massa acrlica e textura.

***
- Tirar o excesso de massa com uma esptula, lavar com gua e enxugar logo a seguir para evitar ferrugem. - Tirar o excesso de massa com uma esptula e lavar com gua. Tirar o excesso e lavar com gua.

Recipientes que do apoio ao rolo de pintura, facilitando sua molhagem e, assim, a aplicao do produto. Aplicao de esmaltes, vernizes e tintas a leo. A mais utilizada a de presso.

***

Page 28

usada para aumentar a aderncia do produto e uniformizar a superfcie. H quatro tipos de lixas, que so identificadas pelas seguintes cores: bege(madeira), vermelha (massa) e cinzas e pretas(ferro). Aplicao de qualquer tipo de tinta ltex (PVA ou acrlica), esmaltes, vernizes e tinta a leo em ambientes internos e externos nos locais de difcil acesso ou em grandes reas. Importantes ferramentas utilizadas na homogeneizao da tinta, devendo ser retangular, no formato de uma rgua.

***

***

Mexedores

***

importante ressaltar a utilizao de equipamentos de proteo individual (EPIs) no processo de pintura. Recomenda-se o manuseio de determinados produtos utilizando-se mscara contra vapores de solventes e partculas, culos de segurana adequado contra respingos de produtos qumicos e luvas resistentes a solventes durante a aplicao e lixamento dos mesmos. Em casos de aplicao dos produtos por pulverizao, utilizar, preferencialmente, uma cabine Page 29 de pintura com exausto e filtro.

SOLVENTES
composto por hidrocarbonetos aromticos, alcois, steres, cetonas e glicis-steres, isento de benzeno e produtos clorados.
Thinner Acrlico: recomendado para diluio de tintas base de resinas acrlicas nas aplicaes automotivas. Thinner 1000: Devido ao seu alto poder retardante, indicado para aplicao em dias midos (de at 90%), evitando a presena de nvoa (branqueamento da pintura). Em virtude de sua formulao ter um alto percentual de componentes nobres, permite um excelente acabamento em pinturas base de resinas nitrocelulose e sintticas nos diversos usos. Thinner 1010: Indicado para acabamentos finos em repinturas automotivas, pinturas imobilirias, industriais e moveleiras. Sua formulao balanceada composta de solventes nobres, apresentando alto poder de diluio nas tintas e complementos base de resinas nitrocelulose e sintticas, propiciando um timo alastramento, secagem rpida, brilho superior e boa resistncia ao branqueamento.

Page 30

Thinner 1020: Indicado para pinturas que exijam secagem rpida em tinta base de resinas nitrocelulose e sintticas, na repintura automotiva, pinturas imobilirias, industriais e moveleiras. Apresenta timo poder de diluio e alastramento.
Thinner 1030: Indicado para diluio de tintas sintticas imobilirias e industriais nas aplicaes a pistola. Devido sua rpida evaporao, apresenta excelente desempenho em limpeza de ferramentas e equipamentos. AGUARRS: Solvente indicado para diluio de tintas sintticas nas aplicaes a rolo e pincel.

Page 31

PROBLEMAS E SOLUES NO USO DE TINTAS


O processo de pintura de um determinado material exige que todas as normas e procedimentos tcnicos sejam respeitados com rigor, incluindo-se o respeito s datas de validade do produto a ser utilizado. Alguns problemas eventualmente ocorrem, apesar de todos os cuidados tomados geralmente decorrentes de condies de armazenamento deficientes, condies climticas adversas ou falhas no preparo da superfcie, durante a aplicao ou durante a secagem. Destacam-se erros como: sedimentao da tinta, diferena da cor na embalagem para a cor apresentada na cartela de cores, secagem diferente, cobertura deficiente, dificuldade de aplicao e mau cheiro. Tais erros sero detalhados a seguir: Sedimentao no caso da sedimentao, ocorre um acmulo da parte slida da tinta no fundo da embalagem em funo do longo tempo de armazenamento da mesma. Este problema pode ser resolvido atravs da homogeneizao do produto com um instrumento ou equipamento adequado. A homogeneizao dever ser feita sempre com um mexedor de forma retangular.

Page 32

Cor diferente da cartela de cores quando a cor da tinta se encontra diferente da cor presente da cartela de cores, esta diferena pode se dar atravs das alteraes de cor sofridas durante a impresso das cores sobre o papel da cartela. Portanto, preciso considerar que a cartela de cores apenas uma referncia da cor e no o resultado apresentado nas superfcies podero apresentar pequenas variaes de tonalidades.
Secagem diferente uma secagem diferente da tinta decorre, possivelmente, da baixa temperatura (abaixo de 15C) ou da excessiva umidade relativa do ar, retardando, assim, a secagem. Alm disso, o preparo incorreto de superfcies com contaminantes, tais como leo, cera, graxas e outros prejudicam a eficincia do produto. Faz-se necessria a leitura das orientaes constantes nas embalagens das tintas.

Cobertura deficiente a diluio excessiva, a no homogeneizao do produto no ato da aplicao ou at mesmo a utilizao de um solvente inadequado pode causar uma cobertura insuficiente de uma determinada superfcie. Para evitar transtornos como este, devem-se observar previamente as informaes tcnicas do produto utilizado.

Page 33

Dificuldade de aplicao havendo uma diluio insuficiente, a aplicao do produto por se tornar pesada. Esta dificuldade de alastramento pode, ainda, decorrer da aplicao de camadas bastante finas. Alm disso, um armazenamento prolongado ou incorreto do produto pode gerar reaes qumicas, trazendo outras dificuldades na aplicao do mesmo. Mau cheiro alm dos problemas supracitados, a proliferao de fungos nas tintas pode ocasionar mau cheiro, decorrente da decomposio do produto por estes.

Page 34

PATOLOGIAS
A prtica incorreta e o uso de produtos inadequados em uma determinada superfcie podem trazer ao consumidor uma srie de transtornos com o resultado obtido pela pintura. Os principais sinais observados em uma aplicao de pintura inadequada so: Calcinao Eflorescncia Manchas amarelas em paredes e tetos Bolhas Desagregamento Fissuras Oxidao Descascamento Mofo Escorrimento Mal alastramento Manchas foscas e no uniformes no filme Enrugamento Trincas de estrutura Manchas causadas por pingos de chuva Page 35

Calcinao/Saponificao

A calcinao se caracteriza pelo aparecimento de manchas na superfcie pintada, provocando a destruio e o descascamento do filme da tinta ltex ou o retardamento da secagem em esmaltes sintticos e em tintas a leo, resultando em uma superfcie pegajosa (saponificao). Este problema resulta da aplicao do produto sobre superfcie alcalina (cal ou reboco no curado) na presena de umidade. Essa alcalinidade reage com a acidez de alguns tipos de veculos (resina). A correo a ser feita, quando em se tratando de pinturas com tinta PVA ou acrlica lixar ou raspar a superfcie, eliminando as partes soltas, aplicando, em seguida, uma demo de fundo preparador, geralmente diludo na proporo de 1:1 com thinner, finalizando com uma nova aplicao do acabamento.

Page 36

Eflorescncia

A eflorescncia caracteriza-se pelo surgimento de manchas esbranquiadas na superfcie pintada decorrente da aplicao de produtos sobre reboco mido, havendo uma migrao de umidade de dentro para fora, levando consigo os sais solveis. Sugere-se a observao das infiltraes existentes com a correo das mesmas. Deve-se aguardar a secagem da superfcie, raspa-la e aplicar uma demo de um fundo acrlico preparador de paredes, diludo na proporo de 1:1 com thinner. Proceder, posteriormente, com uma repintura da superfcie.

Page 37

Manchas amarelas em paredes e tetos

A presena de manchas amareladas em paredes e tetos geralmente se d pela disposio de gordura, leo ou alcatro sobre a pelcula de tinta. A soluo recomendada neste caso a lavagem da superfcie com uma soluo a 10% de amonaco em gua ou a utilizao de detergente neutro com o mesmo agente.

Page 38

Bolhas

. O surgimento de bolhas em uma superfcie pintada sinal de cinco possveis erros: 1 - Aplicao da massa PVA em exteriores; 2 - Repintura sobre uma tinta de m qualidade; 3 - No eliminao de poeira aps o lixamento da massa corrida; 4 Diluio insuficiente da tinta; 5 Superfcies pulverulentas (ex.: cal, gesso); Nestes casos, recomenda-se a remoo da massa aplicada, aplicando-se uma demo de fundo acrlico preparador de paredes, diludo na proporo de 1:1 com thinner. Em seguida, deve-se aplicar uma massa acrlica apropriada e, posteriormente, pintar. Pode-se tambm raspar a rea afetada, aplicar uma demo de fundo acrlico preparador de paredes diludo com thinner numa proporo de 1:1 e repinta-la. Uma outra opo seria lixar a superfcie, raspar as partes soltas, eliminar o p, aplicar, em interiores, uma demo de selador PVA e, em exteriores, aplicar uma demo de selador acrlico e repintar por ltimo.

Page 39

Desagregamento

O desagregamento sinal de que a pintura foi destruda (esfarelada), destacando-se da superfcie juntamente com partes do reboco. A causa principal deste processo a aplicao direta do produto (sem uma utilizao prvia de um fundo preparador de paredes acrlico, base solvente) sobre o reboco novo, no curado, por um perodo mnimo de 30 dias. Corrige-se este problema com a raspagem das partes soltas, efetuando-se a correo do reboco. Em seguida, deve-se aplicar uma ou duas demos de fundo preparador de paredes, diludo na proporo de 1:1 com thinner, finalizando-se com uma repintura.

Page 40

Fissuras

A aplicao do produto sobre resduos de soda custica ou removedor pode causar fissuras em uma superfcie. Em casos como este, deve-se remover a pintura. Se a superfcie conter resduos de soda custica: lavar com gua; em casos de resduos de removedores, lavar com solvente, aguardar a secagem da superfcie para repint-la.

Page 41

Oxidao

Uma superfcie de madeira esbranquiada sinal de que esta se encontra oxidada. Este processo se d por duas causas: a utilizao de um thinner inadequado (frio) em perodos chuvosos (ou em perodos de umidade elevada) ou pela aplicao do produto sobre superfcies midas. Soluciona-se este problema com a remoo do produto com o auxlio de uma lixa para que se possa aplic-lo novamente.

Page 42

Descascamento

A aplicao de produtos de pintura sobre superfcie poeirentas ou partes soltas, como gesso ou reboco novo no selado a principal causa do descascamento das mesmas. A correo indicada neste caso a remoo das partes soltas e mal aderidas, aplicando-se, em seguida, uma demo de fundo acrlico preparador, diludo na proporo de 1:1 com thinner, deixando a superfcie preparada para uma repintura.

Page 43

Mofo

Uma superfcie com mofo apresenta-se com manchas de cor e odor caracterstico. O aparecimento do mesmo causado por ambientes excessivamente midos e/ou quentes, com pouca circulao de ar ou pouco iluminado, favorecendo o desenvolvimento dos microorganismos, que se alimentam nestas superfcies. Em condies normais, as tintas devem apresentar boa resistncia a esses microorganismos. Soluciona-se este problema lavando-se a superfcie com uma soluo de gua sanitria diluda 1:1 em gua potvel.

Page 44

Escorrimento

O escorrimento da tinta em uma superfcie pode ser causado por excessiva diluio, aplicao no uniforme, utilizao de solvente muito lento, repintura sobre a primeira demo ainda mida ou temperatura muito baixa. Em casos como estes, sugere-se que se faa uma observao das informaes tcnicas do produto nas embalagens ou boletins tcnicos.

Page 45

Mau Alastramento

O mau alastramento causado pela diluio insuficiente, m aplicao, utilizao de solvente muito rpido ou aplicao de camadas bastante finas. A soluo apontada neste caso a observao das informaes tcnicas do produto nas embalagens ou boletins tcnicos.

Page 46

Manchas foscas e no uniformes no filme

A presena de manchas foscas e desuniformes sinal de superfcie contaminada, massa ou primers excessivamente absorventes ou em ambientes fechados, com pouca circulao de ar. Limpando-se bem a superfcie, selando-a antes da aplicao do acabamento e mantendose o ambiente com uma boa circulao de ar durante o processo de secagem so medidas profilticas eficazes na correo de erros como este.

Page 47

Enrugamento

A aplicao de grossas camadas, a secagem sob a luz do sol ou a repintura sobre a primeira demo no convenientemente seca so fatores que favorecem o aparecimento de enrugamentos numa superfcie pintada. Antes de realizar qualquer pintura, deve-se ler o boletim tcnico das tintas, para que se saiba a espessura recomendada das demos a serem aplicadas. A cura total da primeira demo deve ser respeitada e ressalta-se que algumas tintas no devem ser aplicadas sob luz solar.

Page 48

Trincas de estrutura

O surgimento de trincas em uma estrutura o resultado do movimento da mesma. Corrige-se este problema em 5 passos: 1 Abrir a trinca e escova-la eliminando o p. 2 Aplicar uma demo de fundo acrlico preparador diludo na proporo de 1:1 em thinner. 3 Repassar esta soluo 24h aps a primeira aplicao. 4 Aplicar massa acrlica, aguardar sua secagem e estender uma tela de nylon, aplicando trs demos de impermeabilizante acrlico. 5 Repintar a superfcie.

Page 49

Manchas causadas por pingos de chuva

Superfcies pintadas com tinta ltex podem apresentar manchas causadas, normalmente, por pingos de chuva, antes que as mesmas estejam totalmente secas. Evita-se este problema atravs da realizao de pinturas externas somente com a segurana de que no vai chover. Aps a ocorrncia deste problema, pode-se minimiza-lo lavando-se por igual as superfcies machadas (sem esfregar).

Page 50

EFEITOS ALCANADOS PELA PINTURA NOS AMBIENTES


, Lacy (2002:13)destaca que, [...] a sabedoria das cores foi transmitida atravs dos tempos, observada por muitos videntes e sentida por outros. As descobertas nos levaram a compreender que o uso de uma ou vrias cores no ambiente pode alterar a comunicao, as atitudes e a aparncia das pessoas presentes; a cor pode acalmar, reduzir stress e a violncia ou aumentar a vitalidade e a energia [...] Contudo, a cor quando utilizada de forma indiscriminada e sem um estudo sistemtico de suas influncias, poder causar sensaes desagradveis e, at mesmo, a verso por certos ambientes.

Page 51

VISO GERAL DAS REAES A ALGUMAS CORES


COR

CARACTERISTICA GERAL
VIVO QUENTE QUENTE LUZ DO SOL NATUREZA

REAES EMOCIONAIS
SUPER ESTIMULANTE ENERGIZANTE/ EXCITANTE EXPANSIVIDADE/ AUSENCIA DE LIMITES CALMA/ QUIETUDE

REAES MENTAIS
ATIVAO /PERTURBAO CRIATIVIDADE/COMUNIO PRONTIDO/ IRRADIAO RECEPTIVIDADE/CRESIMENTO

VERMELHO LARANJA AMARELO VERDE

TURQUES A
AZUL

REPOUSANTE

RELAXAMENTO/TRANQUILIDADE

AMPLIAO DO ESPAO/ LIBERAO

FRIO PROFUNDO MAJESTOSO CLARO ESCURO NUBLADO

CALMA/DISTANCIAMENTO DEVOO/RESPEITO INSPIRAO/ELEVAO BRILHO/FRIEZA DEPRESSO/MEDO INFELICIDADE/SEM AMOR-PRPRIO

REFLEXO/INSTROSPECO MEDITAO/MAGIA CONTROLE/ CONSCIENCIA ESPIRITUAL LIMPEZA/PUREZA DESCONHECIDO/VCUO NEGATIVIDADE/INDECISO

VIOLETA MAGENTA BRANCO PRETO CINZA

Page 52

EFEITOS DECORATIVOS

Efeitos decorativos de pintura da linha Suvinil

Page 53

Page 54

Cor

NR 26: SINALIZAO DE SEGURANA Funo / Locais e utilizao

VERMELHO

Usado para distinguir e indicar equipamentos e aparelhos de proteo e combate a incndio. Excepcionalmente, a cor vermelha dever ser usada como indicadora de perigo salvo nas seguintes situaes: -Nas luzes a serem colocadas em barricadas, tapumes de construes e - quaisquer outras obstrues temporrias; - Em botes interruptores de circuitos eltricos para paradas de emergncia; Locais e utilizao: Caixas de alarme de incndio Hidrantes Bombas de incndio Sirene de alarme de incndio Caixas com cobertores para abafar chamas Extintores e sua localizao Indicaes de extintores Localizao de mangueiras de incndio Baldes de areia ou gua Tubulaes, vlvulas e hastes do sistema de asperso de gua Transporte com equipamentos de combate a incndio Portas de sadas de emergncia Rede de gua para incndio Mangueira de acetileno

AMARELO

Usado para indicar CUIDADO! em canalizaes, deve-se usar esta cor como identificar lquidos liquefeitos. Listras (verticais e inclinadas) e quadrados pretos sero usados sobre o amarelo quando houver necessidade de melhorar a visibilidade da sinalizao. Locais e utilizao: Partes baixas de escadas portteis Corrimes, parapeitos, pisos e partes inferiores de escadas que apresentem riscos Espelhos de degraus de escadas Bordos desguarnecidos de aberturas no solo e de plataformas que no possam ter corrimes Bordas horizontais de portas de elevadores e plataforma que se fecham verticalmente Faixas no piso da entrada de elevadores e plataformas de carregamento Meios-fios, onde haja necessidade de chamar ateno Paredes de fundo de corredores sem sada Vigas colocadas baixa altura Equipamentos de transporte e manipulao de material tais como: empilhadeiras, tratores industriais, pontes-rolantes, vagonetes, reboques, etc Pilastras, vigas, postes, colunas e partes salientes da estrutura e equipamentos em que se possa esbarrar Cavaletes, porteiras e lanas de cancelas

Page 55

NR 26: SINALIZAO DE SEGURANA (cont.) Cor Funo / Locais e utilizao

AMARELO (CONT.)

Bandeiras como sinal de advertncia (combinado com o preto) Comandos e equipamentos suspensos que ofeream riscos Pra-choque para veculos de transporte

BRANCO

Locais e utilizao: Passarelas e corredores de circulao por meio de faixas (localizao e largura) Direo e circulao, por meio de sinais Localizao e coletores de resduos Localizao de bebedouros reas em torno dos equipamentos de socorro de urgncia, de combate a incndio ou outros equipamentos de emergncia reas destinadas armazenagem Zonas de segurana

PRETO

Empregado para indicar as canalizaes de inflamveis e combustveis de alta viscosidade. Poder ser usado como indicar CUIDADO! ficando seu uso combinado com o branco quando existirem condies especiais.
Utilizado para indicar CUIDADO! tendo, contudo, seu emprego limitado a avisos contra uso e movimentao de equipamentos, que devero permanecer fora de servio. Locais e utilizao: Barreiras e bandeirolas de advertncia a serem localizadas nos pontos de comando, de partida ou fontes de energia dos equipamentos; Canalizaes de ar comprimido; Preveno contra movimento acidental de qualquer equipamento em manuteno; Avisos colocados no ponto de arranque o fontes de potncia;

AZUL

VERDE

Usado para indicar SEGURANA! Locais e utilizao: Canalizaes de gua; Caixas contendo equipamentos de socorro de urgncia; Caixas contendo mscaras contra gases; Chuveiros de segurana Macas Fontes lavadoras de olhos Quadros para exposio de cartazes, boletins, avisos de segurana, etc; Portas de entrada de salas de curativos de urgncia; Localizao de EPI; caixas contendo EPI; Emblemas de segurana; Mangueiras de oxignio

Page 56

Cor

NR 26: SINALIZAO DE SEGURANA (cont.) Funo / Locais e utilizao Empregado para identificar: Canalizaes contendo cidos; Partes mveis de mquinas e equipamentos; Partes internas das guardas de mquinas que possam ser removidas ou abertas; Faces internas de caixas protetoras de dispositivos eltricos; Faces externas de polias e engrenagens; Botes de arranque de segurana; Dispositivos de corte, bordas de serras e prensas.

LARANJA

PRPURA

Usada para indicar os perigos provenientes das radiaes eletromagnticas penetrantes de partculas nucleares. Locais e utilizao: Portas e aberturas que do acesso a locais onde se manipulam ou armazenam materiais radioativos ou materiais contaminados pela radioatividade; Locais onde se tenham sido enterrados materiais e equipamentos contaminados; Recipientes de materiais radioativos ou refugos de materiais e equipamentos contaminados; Sinais luminosos para indicar equipamentos produtores de radiaes eletromagnticas penetrantes e partculas nucleares.

LILS

Usado para indicar canalizaes que contenham lcalis. As refinarias de petrle o podero utilizar o lils para a identificao de lubrificantes.

CINZA

a) Claro usado para identificar canalizaes em vcuo; b) Escuro usado para identificar eletrodutos;

ALUMNIO

Utilizado em canalizaes contendo gases liquefeitos, inflamveis e combustveis de baixa viscosidade.

MARRON

Adotado a critrio da empresa para identificar qualquer fluido no identificvel pelas

demais cores.

Fonte: MANUAIS DE LEGISLAO ATLAS, 1997:285

Page 57

DICAS COLORIDAS
A tinta permite inmeras possibilidades de criao para inovar a decorao da uma casa. Encurtando o Ambiente - para uma sala retangular muito comprida, por exemplo, pinte as paredes menores com uma cor mais escura. Alongando Ambiente Quadrado - aplique cor mais escura em duas paredes, uma de frente para a outra. Escondendo Objetos - pinte a parede no mesmo tom do objeto que voc quer esconder. Destacando Objetos - aplique uma cor intensa ou contrastante na parede de fundo. Rebaixando o Teto - pinte o teto com uma cor mais escura do que a das paredes. Elevando o Teto - pinte o teto com uma cor mais clara que a das paredes. Alargando o Corredor - pinte as extremidades do corredor (paredes menores) e o teto com uma cor mais escura do que a das paredes que acompanham o sentido do corredor.

Page 58

Alongando a Parede - nesse caso, fundamental que a parede seja bicolor, com a divisa entre as duas cores meia altura (nessa separao, pode-se inclusive aplicar um barrado). Na parte de cima da parede, o tom deve ser mais claro do que a cor da parte de baixo. Encurtando a Parede - exatamente a situao inversa do item acima. A parte de cima da parede deve ser de um tom mais escuro que a cor da parte de baixo.

Page 59

ORAMENTO DE PINTURA

Page 60

EXEMPLO:

Page 61

TABELA DA REA DE PINTURA EM METROS QUADRADOS

Page 62

A CAL
Introduo:
A cal possui vrias aplicaes. utilizada na indstria qumica, petroqumica, alcoolqumica, alimentcia, farmacutica, metalrgica, e sobretudo na construo civil. Pode ser utilizada na produo de argamassas para revestimento, pinturas, na estabilizao de solos, na pavimentao asfltica, e inclusive no saneamento bsico, para tratamento de gua.

Definio:

A cal virgem, na verdade o xido de clcio, tambm conhecida como cal viva, quando em contato com gua, torna-se o que chamamos de cal hidratada, na reao CaO+H2O+Ca(OH)2. Este processo de transformao libera muito calor, conhecido popularmente como caldeamento. alternativa barata para produo de argamassa de revestimento, assentamento de tijolos, ou pintura. A cal um material de baixo custo, disponvel no mercado, e de larga utilizao na construo civil, sobretudo na pintura.

Page 63

Caractersticas:
Estado Fsico: Forma: Cor: Odor: Peso: Densidade: Solubilidade: Pureza: SLIDO P FINO BRANCO INODORO 74,1g/ MOLCULA 2,34 g/cm GUA, GLICEROL 90%

Page 64

Em funo de algumas propriedades que possui, devemos ter em conta algumas caractersticas importantes para sua utilizao: Endurece facilmente em contato com o ar; Quando utilizada com argamassa de revestimento, no deve receber outra camada superior antes de alguns dias, para que endurea; A cal reduz a permeabilidade da argamassa, aumenta a sua plasticidade e a trabalhabilidade; Diminui o custo da argamassa.

Page 65

PINTURAS CAL
A cal para pintura deve ser a mais fina e pura do mercado, especfica para pintura. De acordo com a norma brasileira NBR-7175, a cal deve possuir certa composio qumica, deve-se observar se a embalagem possui o selo da ABPC (Associao Brasileira dos Produtores de Cal) Em geral, quanto menos a incidncia de chuva na rea pintada, maior a sua durabilidade.

Page 66

PROCEDIMENTOS BSICOS
Cuidado com incndios provocados pelo alto calor resultante da sua hidratao; Deve-se manter em local seco, livre de intempries, e longe do alcance de crianas; No deve ser utilizada quando misturada outro material distinto; No deve-se pintar o concreto diretamente com a cal. Podem surgir manchas devido a porosidade da pintura, que possibilita a passagem do dixido de carbono, causando a corroso dos ferros. Observar, ao adquirir a cal, que possui as indicaes CH-I, CHII e CH-III na sua embalagem; Observar se a embalagem no possui avarias

Page 67

EXPERIMENTO
O experimento apresentado foi motivado pela necessidade de apresentar alternativas prticas para solucionar dificuldades tcnicas, culturais e, principalmente, econmicas de comunidades de baixa renda quando h a necessidade de realizar servios de pintura em seus imveis. necessrio compreender que, atualmente, o valor praticado pelo mercado de tintas e solventes industrializados tornou-se inacessvel para comunidades carentes.

Page 68

COMPOSIO DE UMA COR


N BASE GOTAS COR 1A (*) 5 VERMELHO 1B (*) 10 VERMELHO 1C (*) 15 VERMELHO 1D (*) 20 VERMELHO 2A (*) 5 MARROM 2B (*) 10 MARROM 2C (*) 15 MARROM 2D (*) 20 MARROM 3A (*) 5 LARANJA 3B (*) 10 LARANJA 3C (*) 15 LARANJA 3D (*) 20 LARANJA 4A (*) 5 AMARELO 4B (*) 10 AMARELO 4C (*) 30 AMARELO 4D (*) 20 AMARELO 5A (*) 5 VERDE 5B (*) 10 VERDE 5C (*) 15 VERDE 5D (*) 20 VERDE 6A (*) 5 AZUL 6B (*) 10 AZUL 6C (*) 15 AZUL 6D (*) 20 AZUL

(*) A Base composta por: 1kg de CAL; 2Litros de gua; 100ML de cola branca; Esses elementos misturados consistem no preparo para todas as bases nas composies com uma cor, e as gotas so para uma amostra de 100ml.

Page 69

COMPOSIO DE DUAS CORES


N BASE GOTAS COR 1 GOTAS COR 2 7A (*) 5 VERMELHO 10 LARANJA 7B (*) 10 VERMELHO 10 LARANJA 7C (*) 15 VERMELHO 10 LARANJA 7D (*) 20 VERMELHO 10 LARANJA 8A (*) 5 MARROM 10 AMARELO 8B (*) 10 MARROM 10 AMARELO 8C (*) 15 MARROM 10 AMARELO 8D (*) 20 MARROM 10 AMARELO 9A (*) 5 VERMELHO 10 AMARELO 9B (*) 10 VERMELHO 10 AMARELO 9C (*) 15 VERMELHO 10 AMARELO 9D (*) 20 VERMELHO 10 AMARELO 10A (*) 5 VERDE 10 AMARELO 10B (*) 10 VERDE 10 AMARELO 10C (*) 15 VERDE 10 AMARELO 10D (*) 20 VERDE 10 AMARELO 11A (*) 2 AZUL 1 VERDE

11B (*) 4 AZUL 2 VERDE 11C (*) 6 AZUL 3 VERDE 11D (*) 8 AZUL 4 VERDE

Page 70

N BASE GOTAS COR 1 GOTAS COR 2 12A (*) 2 AMARELO 1 VERMELHO 12B (*) 4 AMARELO 2 VERMELHO 12C (*) 6 AMARELO 3 VERMELHO 12D (*) 8 AMARELO 4 VERMELHO 13A (*) 4 AMARELO 1 LARANJA 13B (*) 8 AMARELO 2 LARANJA 13C (*) 12 AMARELO 3 LARANJA 13D (*) 16 AMARELO 4 LARANJA 14A (*) 2 VERMELHO 1 AZUL 14B (*) 4 VERMELHO 2 AZUL 14C (*) 6 VERMELHO 3 AZUL 14D (*) 8 VERMELHO 4 AZUL 15A (*) 3 AMARELO 1 AZUL 15B (*) 10 AMARELO 2 AZUL 15C (*) 20 AMARELO 3 AZUL 15D (*) 30 AMARELO 4 AZUL 16A (*) 3 AMARELO 1 VERMELHO 16B (*) 10 AMARELO 2 VERMELHO 16C (*) 20 AMARELO 3 VERMELHO 16D (**) 30 AMARELO 4 VERMELHO (**) A Base composta por: 1kg de CAL; 2Litros de gua; 200ML de cola branca; Esses elementos misturados consistem no preparo para todas as bases nas composies com uma cor, e as gotas so para uma amostra de 100ml.

Page 71

PREPARANDO A SUPERFCIE
RECEITA: 1 saco de cal para pintura (8Kg); 16 litros de gua; 1 lata de 900ml de cola branca (PVC); Junte a cola com a cal e misture; Adicione gua conforme a espessura da mistura desejada; Aplique no mnimo duas demos, a primeira mais diluda, e a outra mais grossa; Quanto mais camadas forem passadas, maior ser a durabilidade no local. Como fixador, se optou pela utilizao decola branca (PVA), em dosagens variadas, buscando assim, definir a quantidade ideal de acordo com a quantidade de pigmentos utilizados posteriormente. A adio de cola branca mistura, trouxe um excelente acabamento para as pinturas, uma vez que as mesmas deixaram de se depreender como comum em pinturas base de Cal.

Page 72

QUANTO AOS PIGMENTOS


Quanto aos pigmentos, neste experimento, optou-se por pigmentos industrializados encontrados facilmente em lojas de material de construo e principalmente de fcil dosagem. As bisnagas de pigmentos lquidos oferecem uma boa diluio, tendo a contagem por gotas, facilitando assim, a obteno de frmulas especficas para cada tom ou cor encontrada. Uma vez tendo sido realizada a mistura da base (Cal + gua + Cola) adicionou-se os pigmentos puros ou conjugados, variando gradativamente as concentraes e quantidades at a obteno de uma escala de intensidade de tons e cores. Em uma parede j pintada com uma base de cal branca, se definiu quadrantes que foram numerados de acordo com as misturas preparadas. Para cada quadrante, se definiu uma dosagem especfica que expressa pela tabela demonstrada. importante mencionar, que para cada quadrante, foram aplicadas 4 demos da mesma dosagem, observando que os sentidos das demos fossem alternados sucessivamente entre horizontal e vertical. O produto final obtido, foi uma tabela policromtica que contempla variadas cores e tonalidades, permitindo que partir de sua numerao, seja identificada com preciso a dosagem necessria para a obteno de cada cor ou tom.

Page 73

TABELA POLIGROMTICA

Page 74

NORMAS BRASILEIRAS
Algumas normas tcnicas devem ser observadas para melhor conhecimento de sua utilizao:

NBR 6453/87 - Cal Virgem para Construo; NBR 6471/72 - Cal Virgem e Cal Hidratada - Retirada e Preparao de Amostra. - NBR 6472/67 - Cal -Determinao do Resduo de Extino; NBR 6473/94 - Cal Virgem e Cal Hidratada - Anlise Qumica Mtodo de Ensaio. NBR 7175/92

Page 75

Referncias

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NR 26 SINALIZAO DE SEGURANA. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 11702 CLASSIFICAO DAS TINTAS ASSOCIAO BRASILEIRA DOS FABRICANTES DE TINTAS. TINTAS E VERNIZES. Cincia e Tecnologia. 2. ed. vol 1. Disponvel em: http://www.abrafati.com. MANUAL DE PRODUTOS E APLICAES: SUVINIL.

Sites:
http://pt.scribd.com/doc/36144431/apostila-01-tintas-e-vernizes www.tintascoral.com.br www.suvinil.com.br www.ypiranga.com.br www.abrafati.com www.iquine.com.br www.hidracor.com.br

Page 76

Anda mungkin juga menyukai