Anda di halaman 1dari 105

Aparelhos

Do Descobrimento dos Raios X at 1920

1902 Radioatividade (P. e M. Curie)

1895 Raios X (Rntgen)

1940 1960

1940 Betatron (Kanz)


1951 Unidade de Cobalto-60 (Johns e Col.)

Acelerador Linear
1953 Inglarerra

1955 - Stanford

Exposio da Fonte

Penumbra do Cobalto

Cobalto-60
Energia de 1,25 MV. Taxa de dose (atividade) decai a 50% em 5 anos. Maior penumbra. O cobalto-60 leva mais de 100 anos para que a atividade esteja em nveis que no representam perigo.

Ortovoltagem
(Tubo de RX)

Curvas de Energia

Tubo Acelerador e Bend Magnet

Distribuio a 50 kV

Distribuio 20 MeV

Multileaf Colimator

Multileaf

Multileaf

Multileaf

Multileaf Dinmico - IMRT

IMRT de Alta Resoluo

Feixe de Eltrons

Feixe de Ftons

Penetrao em O.S. ou paciente

Dose na Superfcie
Campo 10x10
30% do mximo Co 60. 15% do mximo 6 MV. 10% do mximo 18 MV.

Contribuies:
Espalhamento colimador, filtro achatador e ar. Retroespalhamento no paciente. Eltrons de alta energia produzido por interaes de ftons no ar e nas colimaes.

Profundidade de Mxima Dose


Dependncia:
Energia. Tamanho do campo:
Maior zmx para 5x5 cm2. Para maiores zmx decresce devido espalhamento no colimador (Co e AL) e filtro achatador (AL).

Co: zmx= 0,5 cm.

Feixe de 6 MV: zmx= 1,5 cm.


Feixe de 10 MV: zmx= 2,5 cm. Feixe de 25 MV: zmx= 5 cm.

Variao no Tamanho de Campo


Componente primria: no muda se o tamanho do campo mudar. Componente espalhada no colimador: se aumentarmos o campo maior a probabilidade de se ter Sc, maior ngulo slido, maior a liberdade angular. Componente espalhada no paciente.
FATOR CAMPO (INCLUI AS COLIMAES)

Fator Campo
Montagem experimental:

% Dose Profunda
PDP PDP( z, A, f , h )

Dz PDP 100 Dzmx

% Dose Profunda
Deposio de dose e- depende do alcance.

TAR
TAR (z, AQ, h)

paciente ou meio

ar

TMR
Quando z = zmx

Off-Axis e Perfil do feixe


Distribuio ao redor do eixo central. Dependncia:
Energia dos eltrons que incidem no alvo. Nmero atmico do alvo. Filtro achatador.

Medidas: zmx e 10 cm. Normalizao no centro. Regio de penumbra: perfil muda rapidamente depende do tamanho de campo (transmisso), tamanho da fonte (fsica) e desequilbrio eletrnico lateral (espalhamento).

SSD efetivo
eixo central

Considerao: h << f Desconsiderar dependncia do SSD

Detectores

Preciso e Exatido

Exatido e Preciso associada com a medio frequentemente expressada em funo das incertezas.

Detectores a Gs

A interao das radiaes com os gases provoca principalmente ionizao dos seus tomos. A coleta dos eltrons e dos ons positivos formados no volume sensvel do detector, feita por meio de campos eltricos e dispositivos apropriados, e serve como uma medida da radiao incidente no detector.

Detectores a Gs

+
+ +

+
+

+
+

e e
+ + +

+ +

Cmara Tipo Farmer

Cavidade de gs rodeado por um condutor externo (parede) e com um eletrodo coletor central

Cmara Tipo Farmer

Cmara de Placas Paralelas

Recomendado para feixes de eltrons com energia menor que 10 MeV. Medida na superfcie. Para ftons Medidas na regio de mxima dose.

Cmara Placas Paralelas

Cmara e Eletrmetro
Funo Amplificar.

Cmara tipo Poo

Geiger-Muller

Funcionam de modo semelhante a uma cmara de ionizao. Eles so constitudos basicamente de um tubo metlico contendo um gs em presso (ampola). Aterramento (ctodo) Fio central carregado positivamente (nodo). Em uma das faces do cilindro existe uma janela de entrada para as radiaes, feita com uma pelcula muito fina de vidro ou metal.

Filme Radiogrfico

(1) Base plstica de polister transparente ou triacetato (2) Emulso, parte sensvel do filme sendo composta de haletos de prata, principalmente brometo de prata (AgBr). (3) Camada de gelatina feita de osso ou cartilagem bovina que protege o filme.

Filme Radiogrfico

Radiao arranca um e- do nion brometo (Br-) que se torna neutro, desfazendo assim sua ligao com o Ag+. e- arrancado capturado por armadilhas na superfcie do filme (imperfeies do cristal). O on de prata, por meio de dissociao inica, encontra o eltron na armadilha transformando-se em prata neutra (Ag metlica). A prata metlica possui colorao negra, assim o filme escurece Imagem latente.

Processamento

O processo de migrao do on prata e sua neutralizao so muito lentos procedimento qumico (revelao) para aceler-los.

Hidroquinona interage tanto na prata sensibilizada quanto na no sensibilizada (a velocidade muito maior nos gros j sensibilizados). cido actico diludo interrompe rapidamente o processo de formao da prata metlica. tiosulfato de sdio (hipo) remove os gros de AgBr no revelados, que so aqueles que no contm a imagem latente.

Fixao:

Banho e secagem.

Sensibilidade

Quanto maior for exposio do filme a radiao, mais prata ser produzida, e mais escuro ser o filme. O enegrecimento do filme tambm diretamente proporcional energia da radiao incidente. A sensibilidade depende de alguns fatores como o tamanho do gro, a densidade do mesmo e o tipo de substncia encontrada na emulso.

Leitura

A mensurao do escurecimento de um filme chamada de densidade tica (D.O.), que expressa em funo da intensidade da luz incidente (I0) e da transmitida (I):

I0 OD log I

A luz que atravessa o filme captada por um fotodiodo que indica a intensidade do feixe transmitido.A transmisso da luz atravs do filme revelado funo da prata metlica ainda depositada e o processo de quantificao desta luz transmitida conhecido como densitometria (ou sensitometria).

Curva Caracterstica

TLD

A radiao incidente transfere a energia aos eltrons que decaem de um estado excitado (banda de conduo) para o estado metastvel (armadilhas). Quando estes materiais so aquecidos os eltrons do estado metastvel retornam para o estado excitado (banda de conduo) e depois decaem para o fundamental emitindo luz.

Sistema de Leitura

Curva Caracterstica

Curva Caracterstica

Picos podem ser relacionados com profundidades de armadilhas responsveis pela emisso TL. Pico dosimtrico do LiF:Mg, Ti: entre 180C e 260C. Pico de leitura:

Suficientemente alto para no ser afetado pela temperatura ambiente. Suficiente baixo para no interferir com emisso de corpo negro proveniente da prancheta.

Curva Caracterstica

rea total sobre o pico est relacionada com a dose, com devida calibrao. Boa reprodutibilidade dos ciclos de aquecimento fundamental para uma dosimetria precisa.

Dosimetria Gel

Dosimetria 3D. Alanina gel: radiao produz modificao na cadeia polimrica. Fricke gel: ionizao do on Fe+2 (Fe+2 radiao Fe+3). Deteco atravs de densitmetro tico, RMN.

Cintiladores

Transformao da energia cintica da radiao incidente ou dos produtos da interao em luz detectvel. A luz produzida proporcional energia depositada.

Cintiladores

O mecanismo de cintilao em materiais inorgnicos depende dos estados de energia definidos pela rede cristalina do material. Distribuio discreta de energia (nem todo lugar pode ser ocupado). Banda de valncia: eltrons que esto essencialmente ligados aos stios da rede cristalina. Banda de conduo: eltrons que tm energia suficiente para migrar livremente atravs do cristal. Banda proibida: onde os eltrons nunca esto.

Cintiladores

Cintiladores

FIM

Anda mungkin juga menyukai