Anda di halaman 1dari 33

A REVOLUO RUSSA

1917

A RSSIA PR-REVOLUCIONRIA
A

QUESTO AGRRIA 80% da populao russa eram de camponeses recm-sados da servido

A QUESTO OPERRIA a tardia revoluo industrial

russa colocava a camada operria em estado de misria


A SITUAO POLTICA o regime czarista vigorava de

forma desptica e centralizadora

Czar Nicolau II

OS PARTIDOS REVOLUCIONRIOS

POSDR:

1-MENCHEVIQUES 2-BOLCHEVIQUES

AS PROPOSTAS
MENCHEVIQUES
PRIMEIRO

BOLCHEVIQUES
ADAPTAR A TEORIA

INDUSTRIALIZAR E CAPITALIZAR A RUSSIA PARA DEPOIS FAZER NASCER O SOCIALISMO

DE MARX, UNINDO O OPERRIO AO CAMPONS FAZENDO UM SOCIALISMO IMEDIATO.

Kadette
Partido constitucional democrata,

formado pela burguesia e por setores da nobreza liberal. Defendiam a modernizao do pas e a implantao de um regime constitucional e parlamentar igual ao ingls.

Agravamento da crise
A GUERRA RUSSO-Japonesa

(1905) conflito entre a Rssia e o Japo provocada pela poltica expansionista no extremo oriente. A Rssia foi derrotada e humilhada, tendo perdido homens, recursos e terras.

O DOMINGO SANGRENTO

Em conseqncia das

manifestaes, o CZAR promete realizar uma Reforma Agrria e convoca a DUMA e os SOVIETES. Era a monarquia constitucional.

A RSSIA E A I GUERRA MUNDIAL:

Muitos soldados.

Tticas antigas. Abastecimento precrio. REVOLTA GERAL DO POVO

O INICIO E AS FASES DA REVOLUO


EM FEVEREIRO DE 1917 OS MENCHEVIQUES TOMAM O PODER E MONTAM UM GOVERNO PROVISRIO EM ALIANA COM O KADETT. ESTA A PRIMEIRA FASE DA REVOLUO.

AS TESES DE ABRIL:

PAZ PO TERRA

OUTUBRO: OS BOLCHEVIQUES NO PODER

A GUERRA CIVIL
EXRCITO

BRANCO: ANTIGOS OFICIAIS MONARQUISTAS E POLTICOS CONSERVADORES, APOIADOS PELOS ALIADOS (Frana, Inglaterra, EUA)

EXRCITO

VERMELHO representantes do poder sovitico

A CRIAO DA NEP
UM PASSO ATRS PARA DAR DOIS NA FRENTE ADOO DE MEDIDAS CAPITALISTAS NA RUSSIA

SOCIALISTAS.
1922-NASCE A URSS. 1924-MORRE LNIN

A MORTE DE LNIN E A POLTICA SUCESSRIA


O STALINISMO
INDUSTRIALIZAA.

TERROR POLITICO CAMPOS DE CONCENTRAO

CULTO PERSONALIDADE.

A PROPAGANDA POLTICA

STLIN: Protetor dos povos

TRTSKY: inimigo do Estado

SOBRE A HISTRIA... Para Marx, toda a histria vivida at aquele momento era a pr-histria da humanidade, porque era a histria vivida sem conscincia. Para ele,

A histria consciente se iniciaria quando os homens tomassem em suas mos as rdeas de seu destino para construir uma sociedade sua imagem e semelhana humana, solidria e livre. (p.68-69).

O MUNDO CONTEMPORNEO ASSUNTO-TEMA: QUE MUNDO ESSE, NA VIRADA DO SCULO XX PARA O XXI? Emir Sader retrata o CAOS do mundo hoje, a saber: Metade da riqueza mundial est nas mos dos norte-americanos. Quanto ao nvel educacional, 670 dois em cada trs no sabem ler nem escrever. De cada dez que morrem, oito so de causas sociais. Desigualdade social provocada pela m distribuio de renda.

Quanto mais aumenta o consumo (nos pases capitalistas avanados), menos se consome nas casas africanas. No mundo todo, 20% da populao foi excluda do crescimento de consumo. 20% no tm energia protenas suficientes. No mundo, h 2 bilhes de pessoas anmicas, incluindo 5,5 milhes nos pases capitalistas avanados. Metade da populao do mundo vive subalimentada: 3 bilhes de pessoas. A desigualdade social aumentou conforme avanou o sculo, apesar das inovaes tecnolgicas e do aumento da produo. A concentrao de renda aumentou nas dcadas de 70, 80 e 90, desenfreadamente.

82,7% da riqueza mundial se encontra nas mos dos pases do capitalismo central, no hemisfrio norte; e 17,3% repartidos nos pases do hemisfrio sul ou da periferia capitalista. Metade dos pobres do mundo vivem no sul da sia, 25% na frica subsaariana, 6,6% na Amrica Latina e no Caribe e 5,9% na Europa, Oriente Mdio e norte da frica. 45 pases vivem abaixo da linha de pobreza. Nos pases do centro do capitalismo a esperana de vida superior a 77 anos e o analfabetismo inferior a 5%. Nos pases mais pobres (periferia do capitalismo), a esperana de vida de 59 anos e a taxa de analfabetismo de 50%. Dcada de 80 pagamento da dvida externa transferncia da riqueza dos pases da periferia para os pases mais ricos do centro capitalista.

O MAIOR ABSURDO !!! 6 bilhes de dlares ao ano para garantir o ensino bsico a todos no planeta os EUA gastam 8 bilhes de dlares ao ano com cosmticos 9 bilhes de dlares ao ano so necessrios para garantir gua e saneamento bsico para todos o consumo anual de sorvete na Europa de 11 bilhes. A sade reprodutiva da mulher garantida mundialmente com 12 bilhes de dlares anuais Gasta-se isso em perfume por ano na Europa e EUA.

Anda mungkin juga menyukai