Anda di halaman 1dari 30

Formao Social e Econmica do Brasil

Clique para editar o estilo do subttulo mestre

5/29/12

Colnia Versus Trabalho Escravo

O trabalho escravo uma substncia venenosa na histria do Brasil que, ainda hoje, mancha, corri e rasga em banda nosso tecido social. Voc acha que exagero? Preste ateno em sua volta e testemunhar inmeras e diversas ocorrncias advindas do antigo e persistente veneno produzido pela escravido. A instituio foi decretada extinta em 1888, mas nem por isso se extinguiu nas almas, porque as estruturas, quando desaparecem, deixam o rastro de suas culturas espreita de outras formas de manifestao e sobrevivncia. E, se no ficarmos atentos para impedir, sempre haver o risco de algum renascimento.
5/29/12

Colnia Versus Trabalho Escravo

Para voc ter idia dessa dimenso, diria que, no caso do trabalho escravo no Brasil, ela cabe na escala de uma biografia. Eu mesma (professora da disciplina) que estou dentro dos sessenta, como se costuma dizer, ouvi, l pelos anos de 1970, minha bisav paterna conta casos de sua infncia, na serra de Baturit, onde era hbito, a negra dormir no cho, sob a rede da senhora. Esta, quando queria urinar, acordava a escrava com o p, a fim de que a mesma fosse beira do fogo esquentar o urinol, em vista do frio que fazia noite, nos stios do alto da serra. E cabe tambm nas referncias de sua prpria biografia, caro/a aluno/a, pois muitas vezes, nos dias de hoje, a imprensa tem denunciado a existncia de trabalho escravo em propriedades rurais, entre outras prticas de explorao das pessoas pelo pas afora, sejam essas prticas menos ou mais explcitas.
5/29/12

Duas caractersticas da escravido moderna precisam ser destacadas em vista de suas consequncias para a sociedade brasileira: Primeiro, seu carter unilateral, que se manifesta na devastao provocada s populaes indgenas e africanas, sendo, portanto, destituda de qualquer elemento construtivo do ponto de vista cultural e humano, prestando-se puramente realizao material de uma empresa de comrcio, um negcio apenas; Segundo, a utilizao meramente fsica que faz dos povos escravizados: pertencendo estes a etnias especficas, a escravido econmica, sobretudo em relao aos africanos, incorporou prontamente o preconceito de cor.
5/29/12

Reflexo

Voc lembra alguma cena das telenovelas Escrava Isaura e Sinh Moa que ressaltava isso? Voc sabia que crianas negras encontram muito mais dificuldade para serem adotadas? Voc j se deu conta de que, quase sempre, o trabalho de catao do lixo nas cidades feito por pessoas negras, inclusive, crianas?

5/29/12

Os primeiros escravos foram feitos entre as populaes indgenas. Uma srie de razes, porm, fez com que os colonizadores mudassem de alvo, entre as quais, as catstrofes demogrficas, ou seja, a morte indgena em massa causada pelas epidemias produzidas no contato com os brancos, entre os anos de 1562 e 1563. A morte da populao indgena, que em parte se dedicava plantao de gneros alimentcios, resultou em uma terrvel fome na regio nordeste e em perda de braos para o trabalho compulsrio.

5/29/12

Em vista disso, a partir de 1570, a coroa portuguesa comeou a tomar medidas legais para impedir o morticnio e a escravizao desenfreada de ndios, tendo incio a importao de africanos como mo de obra escrava. Mesmo assim, somente em 1758 que foi decretada a libertao definitiva dos indgenas

5/29/12

sculo XVI os portugueses haviam comeado o trfico de africanos, de modo que, no s o comrcio negreiro estava razoavelmente montado, como dava mostras de sua lucratividade. Alm disso, os africanos escravizados provinham de culturas que j utilizavam bem o ferro como instrumento de trabalho, e onde a criao de gado era j usual. Sua capacidade produtiva era, portanto, maior do que a dos indgenas, os quais viviam praticamente das atividades extrativas no seio da natureza.

5/29/12

Diviso do trabalho entre Igreja e Estado


Estado Cabia ao Estado o papel fundamental de garantir a soberania portuguesa sobre a Colnia, dot-la de uma administrao, desenvolver uma poltica de povoamento, resolver problemas de natureza prtica, como o suprimento de mo de obra, por exemplo, estabelecer o tipo de relacionamento que deveria existir entre a metrpole e a colnia etc. Essa tarefa pressupunha o reconhecimento da autoridade do Estado lusitano por parte dos colonizadores que se instalariam no territrio brasileiro, fosse pela aceitao pacfica dessa autoridade, pela fora, ou por meio de ambas as formas.
5/29/12

Diviso do trabalho entre Igreja e Estado


Igreja igreja catlica cabia o relevante papel de controle das almas, digamos assim, estando diariamente presente na vida e na morte das pessoas. Tendo em suas mos, portanto, a educao dos sditos, a igreja catlica tornouse um instrumento muito eficaz para veicular a idia geral da obedincia e, em especial, a obedincia ao Estado.

5/29/12

A preferncia pelas almas dos indgenas, digamos assim, por parte dos religiosos em sua misso de educar com vistas formao de novos cristos, em detrimento das almas dos africanos, podemos supor que estivesse ligada diretamente ao trabalho de uns e de outros. Podemos dizer que o trabalho escravo de natureza totalitria, pois em decorrncia dele, o escravo destitudo completamente da propriedade de seu prprio corpo, alm de sua subjetividade, diferentemente do processo de alienao que ocorre no caso do trabalho livre

5/29/12

A Companhia de Jesus fora fundada em 1534, por Incio de Loiola, integrando o movimento de contra-reforma da igreja catlica, tendo por objetivo no s a necessria educao das novas geraes crists europias, mas, tambm, a integrao, por meio da ao missionria de converso f crist, dos povos conquistados no almmar.

5/29/12

justamente a esse processo de integrao que as primeiras experincias de educao formal no Brasil vo servir, por meio da ao dos jesutas, no perodo de 1549 a 1759. Durante esses dois sculos os jesutas fundaram cerca de trinta e seis misses, ou escolas de ler e escrever em que eram desasnados os indgenas, ao mesmo tempo em que recebiam o ensinamento cristo. Aos filhos dos brancos era oferecida a Ratio Studiorium, que contemplava os estudos de letras, filosofia, cincias e teologia, destinados preparao para o sacerdcio ou para a carreira jurdica, complementada em Coimbra.
5/29/12

Como sabemos a coroa portuguesa no permitia a formao de uma elite letrada na prpria colnia, ao contrrio da colonizao espanhola, que j no sculo XVI, criou vrias universidades, como a de So Domingos, em 1538, e a de So Marcos, em Lima, e a do Mxico, em 1551. Quando Dom Jos I assumiu o trono, em 1750, seu ministro Sebastio Jos de Carvalho e Melo, futuro Marqus de Pombal, representou um grande esforo no sentido de tornar mais eficaz a administrao portuguesa e introduzir modificaes no relacionamento entre a metrpole e a colnia

5/29/12

A Chegada da Corte Portuguesa ao Brasil

Aps a morte de Dom Jos, em 1797, e a consequente queda do Marqus de Pombal, a coroa continuou realizando reformas na tentativa de se adaptar aos novos tempos e salvar o colonialismo mercantilista, desta feita, em condies bem mais favorveis em vista da expanso econmica da colnia. Nesta, alm da valorizao do acar favorecida pela insurreio dos escravos em So Domingos, tambm tomou fora a cultura do algodo desenvolvida pela companhia de comrcio pombalina e incentivada pela guerra de independncia dos Estados Unidos, transformando o Maranho na zona mais prspera da Amrica portuguesa no perodo.
5/29/12

Apenas em 1827, com Dom Pedro I, que foi promulgada uma lei que determinava a criao de escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e povoados, a cargo dos respectivos governos provincianos. Mesmo assim, o ensino foi pouco difundido, pois os oramentos locais eram escassos, os escravos eram proibidos de frequentar a escola, e as primeiras letras nem eram exigidas para a continuidade dos estudos dos poucos que ingressavam no ensino secundrio. Dom Joo ainda criou algumas escolas de ensino superior, voltadas para a formao das elites governantes, todas elas, entretanto, localizadas no Rio de Janeiro ou na Bahia:

5/29/12

Rio de Janeiro

Academia da Marinha (1808); Academia Real Militar (1810); Cursos de Anatomia e Cirurgia (1808); Laboratrio de Qumica (1812); Curso de Agricultura (1814) Escola Real de Cincias, Artes e Ofcios (1816) Curso de Cirurgia; Cadeira de Economia (1808); Curso de Agricultura (1814); Curso 5/29/12 de Qumica (1817)

Igreja

Repblica Versus Trabalho Livre

A palavra repblica vem do latim res publica que significa coisa pblica. Aqui, o termo utilizado para definir uma forma de organizao do Estado que tem em vista servir coisa pblica, ao interesse comum. Em cincia poltica, o termo pode ser empregado para caracterizar as formas diferenciadas do Estado quanto s relaes de poder estabelecidas entre as classes sociais (por sua vez, determinadas pelas relaes de trabalho existentes na sociedade em questo) podendo designar, a partir da, seja a repblica burguesa, a repblica democrtica ou a repblica popular.

Podemos admitir, de incio, que o regime republicano no compatvel com o trabalho escravo. Efetivamente, o Brasil libertou seus escravos em maio de 1888 e proclamou sua repblica em novembro de 1889, ou seja, 5/29/12 um ano e meio depois.

Em 1850, logo aps a extino do trfico negreiro, foi aprovada a Lei de Terra, na tentativa de regulamentar a propriedade rural, determinando que, dali em diante, o acesso s terras pblicas s poderia ser feito mediante a compra e no mais por doao, como acontecera com as antigas sesmarias.

5/29/12

No ano da abolio o governo de So Paulo concluiu a construo da Hospedaria de Imigrantes do Brs, com capacidade para quatro mil pessoas. Alm da hospedagem, o subsdio inclua o deslocamento para as fazendas. Para termos uma idia do fenmeno, a imigrao subvencionada, oriunda de diversos pases da Europa para o estado de So Paulo, saltou de 6.500 pessoas, em 1885, para 91.826, em 1888, de modo que a colheita do caf no ano da abolio dos escravos foi feita sem nenhum problema quanto disponibilidade de mo de obra. Para onde teriam ido os escravos? Para a frica que no retornaram.

5/29/12

Limites e Possibilidades da Construo Republicana


Repblica (1889-1930)

Ao iniciar-se a Repblica, no tnhamos um sistema nacional articulado de educao pblica. Foi durante o perodo republicano que, principalmente a partir de 1930 em diante, se construiu o sistema educativo brasileiro, inscrito nas constituies a partir do ano de 1934. A maior parte das proposies que compuseram o sistema educacional brasileiro foi desrespeitada na prtica.

5/29/12

Gratuidade e obrigatoriedade do ensino de 1 grau. Gratuidade e obrigatoriedade aparecem juntas pela primeira vez na constituio de 1934, que em seu artigo 150 instituiu o ensino primrio gratuito e a freqncia obrigatria. Direito a Educao. Aparece pela primeira vez na constituio de 1934, artigo 149, que estabelece que a educao direito de todos. Esse artigo foi eliminado na carta de 1937, voltando apenas em 1946. Liberdade de Ensino. Esse quesito tratou muito mais de dispositivos relativos autonomia das instituies particulares e empresas em vender a educao como produto do que mesmo a independncia de opinio e a livre manifestao de pensamento em relao ao ensino.
5/29/12

Obrigao do Estado e da famlia no tocante educao. Esse tema aparece na constituio de 1934, que estabelece responsabilidade famlia e aos poderes pblicos pela educao. Obriga tambm ao Estado um investimento de pelo menos 10% do seu oramento no desenvolvimento dos sistemas educativos (art. 156). O ensino religioso de carter interconfessional. A constituio de 1934 d ao ensino religioso um carter facultativo para os alunos.

5/29/12

Revoluo de 30 (1930-1937)

Uma das primeiras iniciativas da revoluo de 1930 no campo da educao foi a criao do Ministrio da Educao e das Secretarias Estaduais de Educao. A constituio de 1934 foi a primeira a estabelecer um captulo especial sobre educao, estabelecendo alguns pontos importantes: a educao como direito de todos; a obrigatoriedade da escola primria; a gratuidade do ensino primrio. Contudo, para no fugir a tradio, o novo governo dedicou-se, inicialmente a reforma do ensino secundrio e superior. O ensino secundrio passou a ter uma dupla finalidade: formao geral e preparao para o ensino superior.
5/29/12

Estado Novo (1937-1945)

5/29/12

medida que se aproximava o final do seu mandato constitucional, tornava-se urgente para Vargas e os setores que o apoiavam encontrar um meio para suspender as eleies presidenciais de 3 de janeiro de 1938. O pretexto para a suspenso das eleies foi um documento forjado pelo servio secreto brasileiro que atestava a instalao de suposto governo comunista no Brasil e o assassinato de centenas de polticos brasileiros. Getlio Vargas decretou Estado de guerra, que permitia prender qualquer pessoa sem ordem judicial, e procurou o apoio das foras armadas e dos governadores para o golpe. Foram fechados os edifcios do Senado e da Cmara. O golpe foi promulgado em 10 de novembro de 1937.

Repblica Populista (1945-1964)

A constituio de 1946, que restabeleceu o regime democrtico no pas, em seu captulo sobre a educao reintroduziu alguns princpios que haviam sido suprimidos pela carta ditatorial de 1937. Entre esses princpios, que j haviam figurado na constituio de 1934, temos os seguintes: a educao como direito de todos, a escola primria obrigatria, a assistncia aos estudantes e a gratuidade do ensino oficial para todos os nveis ulteriores, para quantos provassem falta ou insuficincia de meios. A primeira lei brasileira a estabelecer as diretrizes e bases para a educao nacional, em todos os nveis, do prprimrio ao superior, foi a lei N 4024, de 20 de dezembro de 1961. 5/29/12

Ditadura Militar (1964-1985)

O regime militar instalado no pas em 1964, com a deposio do presidente Joo Goulart, pretendeu frear os avanos e as conquistas populares que estavam se verificando no perodo anterior. No campo polticoadministrativo, numerosos membros do poder legislativo tiveram seus mandatos cassados e muitos foram presos e exilados; milhares de funcionrios pblicos foram destitudos de seus cargos, o movimento intelectual e artstico foi perseguido, alm de professores e estudantes presos, torturados e/ou assassinados. Em 09 de novembro de 1964 foi baixada a lei 4.464, que acabava com o movimento estudantil, ao transformar as entidades de estudantes em rgos dependentes de verbas 5/29/12 e orientaes do Ministrio da Educao. A Unio

A reabertura democrtica (de 1985 pra c...)

Aqueles que esperavam mudanas radicais com a posse do primeiro presidente civil, aps 21 anos de governos militares se desiludiram amargamente, pois as eleies de 15 de maro de 1985 foram indiretas. Somente em 1989 que tivemos eleies diretas para presidente. No bojo das transformaes polticas da dcada de 1980 permaneceram na nova repblica velhos polticos, o clientelismo e as prticas de corrupo. A nova constituinte, promulgada em 5 de outubro de 1988 intensificou o papel do Estado, famlia e sociedade no desenvolvimento da educao nacional. As competncias do Estado eram: Ensino fundamental obrigatrio e gratuito; Progressiva extenso e obrigatoriedade do ensino mdio; Atendimento educacional especializado aos portadores de necessidades especiais; Atendimento em creche e pr-escola s crianas de 0 a 6 anos de idade; A fixao de contedos mnimos para o ensino fundamental e; Investimento de pelo menos 18% dos recursos da unio em ensino. 5/29/12

Por ltimo, em 20 de dezembro de 1996 foi sancionada pelo presidente da repblica a lei de diretrizes e bases da educao nacional LDB / lei 9394-96. Esse documento permanece em vigor at os dias de hoje. Entre as principais orientaes da nova lei de diretrizes e bases esto: Gesto democrtica do ensino pblico e progressiva autonomia pedaggica e administrativa das unidades escolares. (art. 3 e 15) Ensino fundamental obrigatrio e gratuito. (art. 4) Carga horria mnima de oitocentas horas distribudas em duzentos dias na educao bsica. (art. 24) Prev um ncleo comum para o currculo do ensino fundamental e mdio e uma parte diversificada em funo das peculiaridades locais. (art. 26)

5/29/12

Formao de docentes para atuar na educao bsica em curso de nvel superior, sendo aceito para a educao infantil e as quatro primeiras sries do fundamental formao em curso Normal do ensino mdio. (art. 62) Formao dos especialistas da educao em curso superior de pedagogia ou ps-graduao. (art. 64) A Unio deve gastar no mnimo 18% e os estados e municpios no mnimo 25% de seus respectivos oramentos na manuteno e desenvolvimento do ensino pblico. (art. 69) Dinheiro pblico pode financiar escolas comunitrias, confessionais e filantrpicas. (art. 77) Prev a criao do Plano Nacional de Educao .(art. 87)
5/29/12

Anda mungkin juga menyukai