Anda di halaman 1dari 16

Universidade Federal do Amazonas Instituto de Cincias Biolgicas ICB Cincias Biolgicas - Licenciatura Psicologia da Educao II Ana Suel Cardoso

o Gomes Raline Aparecida Moraes Guimares Renata da Silva Loureiro

Os Educadores so a chave para a incluso

Voc sabe o que o Autismo?

O Autismo um Transtorno Global do Desenvolvimento (tambm chamado de Transtorno do Espectro Autista), caracterizado por alteraes significativas na comunicao, na interao social e no comportamento da criana.

Sndrome de Asparger
Uma curiosa e complexa disfuno neurolgica Ela se diferencia do autismo tpico, de baixa funcionalidade, porque no ltimo o desenvolvimento da linguagem e da inteligncia se encontram profundamente comprometidos. J a linguagem da pessoa com SA permanece suficientemente preservada, sendo a inteligncia normal ou acima do normal.

ALGUNS DISTRBIOS ASSOCIADOS AO AUTISMO DEL = Distrbio Especfico da Linguagem. TOC = Transtorno Obsessivo Compulsivo. SD = Sndrome de Down, antigamente chamada de mongolismo. PC = paralisia cerebral, atualmente chamada de leso cerebral. Depresso. TB = transtorno bipolar. Epilepsia - tem caractersticas como convulses e/ou ausncias. Sndrome de Angelman tem caractersticas como andar desajeitado, riso frequente, microcefalia, convulses. Deficincia no cromossomo 15. Sndrome ou sequncia de Mebius. Caracteriza-se por fuso de juntas, retardo do crescimento e paralisia facial. Sndrome de Savant So pessoas com associao de deficincia com genialidade em alguma rea. Sndrome de Rett - est sendo revista a classificao entre os TGD. um distrbio degenerativo que s ocorre em meninas e se inicia mais ou menos na mesma poca que o autismo infantil, na primeira infncia. Sndrome de West - caracteriza-se por convulses constantes.

A causa principal est relacionada a alteraes biolgicas, sejam hereditrias, ocorridas na gestao e/ou parto, entretanto uma definio exata ainda no possvel.

Como saber se uma criana autista ?

Aspecto Social :
No olha o que voc olha; abraa e beija pessoas estranhas; no atende quando chamada; busca interesses s dela; no brinca com outra criana; s fala quando de seu interesse;

Linguagem e comunicao :
Dificuldade ou impropriedade na comunicao. A criana pode no olhar nos olhos, no se comunicar nem mesmo por gestos e expresses faciais, ou ainda apresentar postura corporal "estranha".

Imaginao :
Se fixa em detalhes dos objetos ou brinquedos; no brinca com as outras crianas; prefere brincadeiras que envolvam o prprio corpo: ccegas, rodopiar, "cavalinho"; prefere fazer sempre as mesmas coisas, da mesma forma, ir pelo mesmo caminho, sentar no mesmo lugar.

Tratamento

No existe tratamento padro que possa ser utilizado. Cada paciente exige acompanhamento individual, de acordo com suas necessidades e deficincias.

TEACCH
Autistas so diferentes. Partindo dessa premissa, o movimento ento seria em direo ao respeito pelas diferenas que o autismo cria em cada pessoa singular e na promoo do apoio e facilitao que eles precisam, justamente devido as tais diferenas.

ABA Applied Behavior Analysis (Anlise Aplicada do Comportamento)


Aumentar, diminuir, criar, eliminar ou melhorar o comportamento. Criar as situaes de acertos, sempre auxiliando nas dificuldades. Ignorar o errado, registrar sempre, reforar a conduta correta.

Excluso
A lei do mais forte!
Grcia : crianas espartanas com deficincia eram jogadas de um precipcio. Dcadas atrs pessoas eram escondidas e excludas por serem diferentes das demais.

O que incluso?
conjunto de meios e aes Significa direito ao exerccio da cidadania.

Polticas pblicas de Educao Especial Declarao Universal dos Direitos Humanos (1948) Declarao de Salamanca (1994) Declarao de Guatemala (1991 ) Lei n. 9394 de Diretrizes e Bases da Educao (1996)

Contra ou a favor da incluso?


Ser que de fato a incluso beneficiar os alunos autitas? Tentativa de incluso(mau estruturada) poder levar a uma maior excluso.
Bullying : maior isolamento, estresse e etc.

Contra ou a favor da incluso?


Preconceito por parte de pessoal desprovida de conhecimento. Falta de preparo: famlia e ambiente escolar professores e outros profissionais especializados(psiclogo, fonoaudilogo, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta)

Contra ou a favor da incluso?


Por outro lado... Se feita com competncia, amor e respeito, a incluso possibilitar melhorias na vida dos autistas. A literatura comprova que a incluso desenvolvi a cognio dos autistas. Promovendo maior interao social, melhor comportamento e etc.

Educadores so a chave para incluso!


Quem so os educadores?
Pais

Autista

Professores

Profissionais especializados

Educadores so a chave para incluso!


Incluso de autistas tarefa da vida. Aceitao e diagnstico rpido pelos pais. Professores com preparao adequado(teoria e prtica). Trabalho em conjunto.

REFERNCIAS

Varella,D. drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/autismo 20/04/12 Grupta,A.R; State,M.W .Autismo: gentica -Rev Bras Psiquiatr. 2006;28(Supl I):S29-38 Orru,S.E ; A Formao de professores e a educa de autistas OEIRevista Iberoamericana de Educacin (ISSN: 1681-5653) Machado,M.L.S ; Educao e terapia da criana autista . Gomes, C.S ; Incluso escolar de crianas com autismo.

Anda mungkin juga menyukai