Anda di halaman 1dari 15

ROTEAMENTO, BLOQUEIOS CONGESTIONAMENTO EM REDES COMPUTADORES

E DE

ROTEAMENTO
Roteamento o mecanismo atravs do qual duas mquinas em comunicao acham e usam um caminho (o melhor) atravs de uma rede. O processo envolve:

Determinar que caminhos esto disponveis; Selecionar o melhor caminho para uma finalidade particular; Usar o caminho para chegar aos outros sistemas;

VANTAGENS DO ROTEAMENTO

Melhor escolha de rota, de acordo com critrios especificados pelo administrador da rede ou dos prprios softwares envolvidos; Confiana e controle: roteadores normalmente no propagam dados oriundos de difuso (broadcast ou multicast); Reportagem de erro.

MECANISMOS DE ENTREGA DE DADOS


ENTREGA DIRETA: feita encontra-se na mesma rede caso faz-se o mapeamento endereo fsico (Ethernet, entrega dos dados. quando a mquina destino fsica da mquina origem; nesse do endereo lgico (IP) para o Token-ring, ATM), seguido da

ENTREGA INDIRETA: feita quando a mquina destino no encontra-se na mesma rede fsica da mquina origem; nesse caso os dados so enviados para o roteador (gateway) mais prximo, e assim sucessivamente at atingirem a mquina destino.

BLOQUEIOS (DEADLOCKS)

Os deadlocks acontecem quando um conjunto de processos/theads disputam por um ou mais recursos. Estes recursos podem ser:

Um arquivo; Uma impressora; Um pedao da memria; Vrios arquivos.

CONDIES PARA UM DEADLOCK

Excluso mtua; Posse durante espera; Espera circular.

SOLUO PARA DEADLOCK


Evite deadlocks antes que eles ocorram Detecte quando um deadlock ocorre e recupere o sistema a um estado aceitvel Ignore o problema e faa de conta que eles nunca acontecem

O JOGO DA LARANJA
Cada criana precisar de :
Bolas

de isopor ou duas laranjas; Etiqueta com letra.

Esse um jogo de resoluo cooperativa de problemas. O objetivo cada pessoa terminar segurando as laranjas etiquetadas com sua prpria letra.

O JOGO DA LARANJA
1. 2.

3.

4.

Grupos de cinco ou mais crianas sentam formando um crculo. A cada criana associa-se uma letra do alfabeto. H duas laranjas com a letra de cada criana etiquetada nelas, exceo de uma criana, que tem apenas uma laranja correspondente sua letra para assegurar que haver sempre uma mo vazia. Distribua as laranjas aleatoriamente para as crianas no crculo. Cada criana fica com duas laranjas, exceto a criana que tem apenas uma com sua letra. (Nenhuma criana deve ficar com uma laranja com sua letra). As crianas passam as laranjas entre si at algum pegar a laranja etiquetada com sua letra do alfabeto. Voc deve seguir duas regras: a) Apenas uma laranja deve estar em cada mo. b) Apenas uma laranja pode ser passada para uma mo vazia de um vizinho imediato no crculo (Uma criana pode passar uma das duas laranjas ao seu vizinho).

DISCUSSO

Quais estratgias as crianas usaram para resolver o problema ? Onde na vida real voc experimentou uma situao de bloqueio (deadlock) ?

Anda mungkin juga menyukai