Anda di halaman 1dari 17

Interveno do Homem nos

Hidrosfera
A gua um recurso natural cada vez mais frgil e escasso. No entanto um factor determinante para o desenvolvimento da vida. Face interveno no ciclo hidrolgico, o Homem tem vindo a alterar progressivamente a qualidade da gua para consumo assim como a reduzir a sua disponibilidade e adequabilidade para outros fins.

A gua na Terra
Cerca de 97,5% da gua que existe na Terra salgada, e corresponde gua dos mares e oceanos, 2,5% restantes so de gua doce. Entretanto, cerca de 68,9% de gua doce no esto disponveis, j que est distribuda em forma de neve e gelo, cobrindo as regies montanhosas, extremidades e glaciares situadas em reas polares; 0,001% est na atmosfera do planeta; 30,8% nas guas subterrneas; e 0,3% nos lagos, rios e a pouca profundidade no solo. Somente essa ltima poro gua que se renova habitualmente com a chuva e as nevadas e , portanto um recurso sustentvel.

Estima-se que a gua doce disponvel para consumo humano varie entre 12.500 e 14.000 km3 de gua por ano.

As principais fontes de poluio da gua


- As guas residuais resultantes da indstria, da agricultura e das actividades domsticas, esto carregadas de sais minerais, substncias no biodegradveis, fertilizantes, pesticidas, detergentes e micrbios. Tornam a gua imprpria para abastecimento pblico e pe em causa a vida dos seres vivos que povoam os rios, ribeiros e lagos. As guas residuais em decomposio produzem gases que, em espaos fechados, como canalizaes ou estaes, podem estar concentrados a nveis perigosos, exigindo o uso de material especial. O gs mais perigoso presente o metano por ser explosivo, j chegou a causar a morte de alguns operrios de companhias de saneamento.

-As mars negras provm de derrames de petrleo e consistem numa enorme mancha que cobre uma determinada superfcie aqutica, com efeitos altamente destruidores provocando uma enorme mortandade na fauna (aves marinhas, peixes ). Todos os anos 600 000 toneladas de petrleo bruto so derramadas em acidentes ou descargas ilegais, com graves consequncias econmicas e ambientais. Tambm a queima de resduos no alto mar, a lavagem de pores dos cargueiros e petroleiros, os derramamentos txicos das indstrias feitos directamente para as praias ou costas, o despejo de lixo radioactivo das centrais nucleares, o funcionamento dos barcos a motor, so grandes dos motivos da morte dos seres aquticos

As ETAR
Estao de Tratamento de guas Residuais (ETAR) so uma infra-estrutura que trata as guas residuais de origem domstica e/ou industrial, comummente chamadas de esgotos sanitrios ou despejos industriais, para depois serem vertidas para o mar ou rio com um nvel de poluio aceitvel atravs de um emissrio, conforme a legislao vigente para o meio ambiente receptor. Numa ETAR as guas residuais passam por vrios processos de tratamento com o objectivo de separar ou diminuir a quantidade da matria poluente da gua.

Nestas estaes, a gua sofre um tratamento que constituindo por quatro fases: coagulao / sedimentao; sedimentao / decantao filtrao desinfeco

Atmosfera
O modelo econmico seguido pelas sociedades dos pases industrializados tem criado uma enorme diversidade de actividades que so responsveis pela produo e emisso de gases poluentes para a atmosfera. Estas emisses, cada vez mais intensas, tm provocado impactes muito significativos ao nvel dos mecanismos reguladores do clima do planeta.

Principais fontes de poluio do ar


Monxido de Carbono (CO) - Escape dos veculos motorizados; alguns processos industriais. Dixido de Enxofre (SO2) - Centrais termoelctricas a petrleo ou carvo; fbricas de cido sulfrico Partculas em suspenso - Escape dos veculos motorizados; processos industriais; centrais termoelctricas; reaco dos gases poluentes na atmosfera Chumbo (Pb) - Escape dos veculos motorizados; centrais termoelctricas; fbricas de baterias xidos de Azoto (NO, NO2) - Escape dos veculos motorizados; centrais termoelctricas; fbricas de fertilizantes, de explosivos ou de cido ntrico Oxidantes fotoqumicos- Ozono (O3) -Formados na atmosfera devido a reaco de xidos de Azoto, Hidrocarbonos e luz solar Dixido de Carbono (CO2) - Todas as combustes

Chuvas cidas
A chuva cida caracterizada por ter um pH cido (abaixo de 4,5) e produz-se quando o Enxofre (S), proveniente da queima dos combustveis fsseis e o Azoto (N) presente no ar se combinam com o Oxignio (O2), formando assim o Dixido de Enxofre (SO2) e Dixido de Azoto (NO2).

Se atingir a natureza: -As rvores morrem e os seres vivos que vivem nos lagos so destrudos. Isso leva a um desequilbrio da natureza, uma vez que tanto peixes, como aves e mamferos acabam por morrer tambm. Mas no so s as florestas e os lagos que so afectados por estas chuvas, as pedras tambm so destrudas. As catedrais, os monumentos, as esttuas e edifcios antigos ao serem atingidos pelas chuvas cidas podem transformar-se em p e desaparecer.

Se nos atingir: A chuva liberta materiais txicos que estavam no solo. Esses metais podem atingir rios e ser utilizados pelo homem causando srios problemas de sade. - Mais casos de asma e sinusite; -Maior probabilidade de conjuntivite; - Maior predisposio broncopneumonia; - Riscos de enfisema; - Mais doenas cardiovasculares.

Efeito de estufa
A temperatura mdia do globo terrestre e da troposfera (camada da atmosfera entre a superfcie do globo e cerca de 12 km de altitude) de cerca de 15C. No entanto, se a atmosfera no contivesse vapor de gua, dixido de carbono, metano ou outros gases de menor concentrao, a temperatura mdia global seria de 18C! A esta temperatura a gua estaria congelada no seriam possveis as formas de vida existentes no nosso planeta. Isto evitado por causa do efeito de estufa cuja denominao se deve analogia com o que acontece com uma estufa para plantas. Numa estufa, o vidro ou o plstico que a cobre funciona como um captador de energia enquanto que no caso da Terra a atmosfera que tem esse papel.

Vejamos o que se passa com o nosso planeta


A radiao solar que chega ao topo da atmosfera e nela penetra vai ser, em parte, absorvida (pelos gases atmosfricos e vapor de gua), difundida (pelas molculas dos gases atmosfricos e pelas partculas em suspenso no ar) e reflectida (principalmente pelas nuvens). Ento s uma parte (cerca de 47%) da radiao que chega ao topo da atmosfera que alcana o globo terrestre (oceanos e continentes). Essa radiao corresponde quase totalmente a radiao visvel (para a qual a atmosfera quase transparente, como j vimos). Por sua vez, o globo tambm emite radiao mas no domnio dos infravermelhos.

Os gases da atmosfera que mais contribuem para o efeito de estufa, para alm do vapor de gua, so o dixido de carbono (60% da contribuio dos gases para o efeito de estufa), o metano (15%), o xido nitroso (5%), o ozono da baixa atmosfera (8%), os clorofluorometanos (12%). Estes quatro ltimos existem em concentraes muito mais baixas na atmosfera do que o dixido de carbono e s por isso que as respectivas contribuies para o efeito de estufa so menores do que a deste gs. Nos ltimos 100 anos a temperatura da superfcie da Terra aumentou cerca de 0,5 C.

A emisso de determinados gases na atmosfera, est provocando o aquecimento geral do planeta. H previses de que, se este processo continuar, poderemos sofrer catstrofes de dimenses globais.

Destruio da camada de ozono


http://www.youtube.com/watch?v=NgtaQ61o7g4

PARA!
Olha para o mundo, v como ele est

PENSA
o nosso lar, a nossa casa! Foi aqui, que todos aqueles que amas que conheces todos de quem j ouviste falar todos os seres que j existiram, viveram as suas vidas! A Terra at agora o nico planeta conhecido que abriga vida, no existe nenhum outro lugar para onde a nossa espcie possa migrar

Para qu prejudicares-te? Para qu prejudicares aqueles que gostas? Vamos ser a gerao decisiva, vamos preservar o Planeta!
Lembra-te, os prximos sero os teus filhos

AVANA!

Anda mungkin juga menyukai