Anda di halaman 1dari 20

Prof Walter Riehm

Alunas: Camila Ferreira Ribeiro


Juliana Mac Arthur Rafaella Moraes de Miranda

O sistema nervoso humano compe-se do encfalo, da medula espinhal, dos nervos e dos gnglios nervosos.

Principal componente do sistema nervoso, o neurnio, um tipo de clula altamente especializada em receber, conduzir e transmitir mensagens a outras clulas. Comunicam-se atravs de sinapses e por eles propagam-se os impulsos nervosos.

Anatomicamente o neurnio formado por: dendrito, corpo celular e axnio. A transmisso ocorre apenas no sentido do dendrito ao axnio.

O Sistema Nervoso Central responsvel por receber e processar informaes. Ele constitudo de Encfalo e Medula Espinhal, protegidos por crnio e coluna vertebral, respectivamente.

Todas as partes do encfalo, bem como a medula espinhal, so envolvidas por trs membranas de tecido conjuntivo, as meninges.

O espao entre as meninges e o sistema nervoso preenchido pelo lquido cefalorraquidiano, o Lquor, um fluido que amortece eventuais choques do encfalo e da medula espinhal contra os ossos que os envolvem.

Pesa cerca de 1,4 Kg em adultos e preenche totalmente a caixa craniana. Se forma no incio do desenvolvimento embrionrio, a partir de uma dilatao da regio anterior do tubo nervoso, que se diferencia em 3 regies, denominadas:

Prosencfalo

Mesencfalo
Robemcfalo

As principais partes do encfalo humano so:


Crebro telencfalo e diencfalo. Cerebelo Mesencfalo

Ponte
Bulbo Raquidiano

TRONCO ENCEFLICO

Mesencfalo: Recebe e coordena informaes relativas ao tnus muscular e postura corporal. Ponte: Entende-se do mesencfalo at o bulbo. E tambm auxilia em relao ao tnus muscular, postura e equilbrio. Bulbo: O bulbo raquidiano, tambm chamado de medula oblonga, conecta a medula espinhal com a ponte.

a poro anterior e principal do encfalo que formada de dois hemisfrios. De um modo geral, o

crebro direito recebe


informaes sensoriais e controla os movimentos do lado esquerdo do corpo e o mesmo acontece em

relao ao crebro direito.

Origina-se do diencfalo embrionrio. Compe-se de duas massas ovoides de substncia cinzenta, encaixadas na base do crebro. Todas as mensagens sensoriais, com exceo das provenientes dos receptores de olfato, passam pelo tlamo antes de atingir o crtex cerebral.

Estrutura aproximada de um gro de ervilha, localizada sob o hipotlamo. Muito importante na homeostase corporal, ou seja, ajuste do organismo s variaes externas. Controla a temperatura do corpo, apetite, equilbrio hdrico, alm de ser o principal centro da expresso emocional e do comportamento sexual. Faz a integrao entre os sistemas nervoso e endcrino, atuando na ativao de diversas glndulas produtoras de hormnios.

A medula espinhal se localiza em nossas vrtebras, na regio onde estas so perfuradas.


Ela quem recebe primeiramente as informaes transmitidas das mais diferentes regies do corpo, para depois encaminh-las para o encfalo. Da mesma forma, as informaes oriundas deste passam por ela, para depois serem conduzidas s regies especficas.

Malformao congnita decorrente do no fechamento do neuroporo anterior, ocorrendo ausncia ou formao defeituosa dos hemisfrios cerebrais.

Nascimento fora do termo, sem testa, orelhas de implantao baixa, boca pequena, pescoo curto, sobra de pele nos ombros, base craniana diminuda, fenda palatina, anomalias das vrtebras cervicais, reflexos primitivos.

Afeco no qual os hemisfrios cerebrais, e muitas vezes, os ncleos da base so destrudos na vida intrauterina, so reabsorvidos e substitudos por lquor.

Tem chances de nascimento, mas em semanas h parada no desenvolvimento, descerebrao, hipertonia e hiperreflexia.

Caracterizada pela presena de uma quantidade anormal de LCR nos ventrculos ou no espao subaracnideo. Pode ser congnita ou adquirida.

Crnio aumentado, deficincia mental, estrabismo divergente, convulses, atraso no aprendizado. No entanto, possvel a sobrevivncia pelo implante de uma vlvula reguladora.

Caracterizada por permetro ceflico menor que dois desviospadro sobre a mdia para idade e sexo crnio anormalmente, pequeno e fechamento, precoce das suturas.

Deficincia mental, fronte pequena, occipital achatado

http://www.youtube.com/watch?v=98WUUSDq0_Y&feature=related http://www.infoescola.com/biologia/sistema-nervoso/ http://www.bioaulas.com.br/aulas/2006/anatomia_e_fisiologia_humana/apo stilas/sistema_nervoso_central_periferico_apostila/sistema_nervoso_centr al_periferico_demo.pdf

http://www.auladeanatomia.com/neurologia/medulaespinhal.htm http://www.cpep-fisio.com.br/PDF/semmalformasnc.pdf Amabis e Martho; Fundamentos da Biologia Moderna; Editora Moderna; 4 edio; Volume nico.

Sadava, Heller, Orians, Purves, Hillis; Vida- A Cincia da Biologia; Editora

Artmed; 8 edio; Volume III.

Anda mungkin juga menyukai