Anda di halaman 1dari 26

EXECUO DAS OBRIGAES DE FAZER, NO FAZER, E DE ENTREGAR.

Premissa Histrica
No h dvida de que o ressarcimento em pecnia, como forma de proteo jurisdicional dos direitos, no est de acordo com os valores do Estado constitucional. O dever estatal de proteger os direitos, especialmente os direitos fundamentais, obviamente demonstra a preocupao com a proteo da integridade dos direitos. Com a proteo da integridade do meio ambiente, do direito do consumidor, do direito sade, do direito educao etc. Na verdade, tais direitos tm uma natureza que no admite a sua transformao em dinheiro. Bem por isso exigem a proteo jurisdicional na forma especfica e no a tutela ressarcitria pelo equivalente. (Marinoni)

Definio da Tutela Especfica Segundo Marinoni


A proteo ou tutela especfica do direito material a que est preocupada com a integridade do direito, e assim no objetiva dar o seu equivalente monetrio ao lesado. Tutela especfica o contrrio de tutela pelo equivalente monetrio, ou melhor, da tutela jurisdicional que protege o direito mediante a entrega de indenizao em pecnia ou da entrega do valor equivalente ao da obrigao descumprida ou cumprida de modo imperfeito. A tutela pelo equivalente (condenatria) se verifica quando constatada a antijuricidade da conduta do acionado assim como a impossibilidade do cumprimento da obrigao na forma especfica, ou quando o seu cumprimento, na forma especfica, no pe de interesse do credor, o mesmo ocorrendo quando se tratar de obrigao instantnea, cujo descumprimento no momento oportuno torna impossvel a outorga da prestao.

Definio da Tutela Especfica Segundo Talamini


... Do ponto de vista processual, genrica toda a forma de tutela que tenda obteno de dinheiro no mbito da responsabilidade patrimonial do devedor seja mediante direta consecuo do numerrio, seja pela transformao de outros bens em pecnia, atravs da expropriao.

Especfica a tutela que tende consecuo de bens jurdicos outros, que no dinheiro. Mais precisamente, tutela especfica a que visa ao exato resultado jurdico que se teria, se no houvesse a necessidade do processo, em todos aqueles casos em que esse resultado final no consista na mera satisfao de uma dvida pecuniria.

A Execuo Especfica das Obrigaes de Fazer, de No Fazer e das Ordens Judiciais


O facere, assim como o no fazer, podem decorrer da lei ou do vnculo obrigacional, e, neste sentido, poder estar inserida em ttulo judicial (CPC, 475N, I), a includos os provimentos liminares antecipativos ou acautelatrios, ou em ttulo extrajudicial (CPC,585,II, c/c CPC,645, 642,643). As tutelas especficas das obrigaes negativas so formadas pelas seguintes possibilidades: (i) obrigao de no fazer algo; (ii) de tolerar fato natural ou atividade alheia; (iii) de consentir a prtica de certo de certo ato dependente de autorizao. As obrigaes de fazer infungveis somente podem ser satisfeitas pelo obrigado, em razo de suas aptides ou qualidades pessoais, enquanto que aquelas fungveis toleram que terceiro reproduza o comportamento objeto do fazer.

Distribuio Legal das Atividades Executivas Lastreadas em Ttulo Judicial


CPC, 475, I : O cumprimento da sentena far-se- conforme os arts. 461 e 461-A desta Lei ou, tratando-se de obrigao por quantia certa, por execuo, nos termos dos demais artigos deste Captulo (475-J e seguintes).

Eficcia Mandamental, Inibitria e Executiva latu sensu do Provimento Previsto no CPC, art.461.
Mandamental - Determinao diretamente dirigida ao ru, em qualquer fase do processo, para cumprir o fazerou o no fazer objeto do dever pretendido pelo autor. Tcnicas de efetivao: multa e priso (execuo indireta). Auto-executiva: Adoo, pelo juiz, de medidas materiais (antecipativas ou finais) destinadas a obter, independentemente da colaborao do ru, o mesmo resultado prtico que o cumprimento geraria (resultado prtico equivalente). Tcnicas de efetivao: fora policial, desapossamento, transformao, busca e apreenso, imisso de posse (execuo direta). Inibitria: Expedio de ordem ao ru para que cesse ou nem sequer inicie a prtica de conduta ilcita - independentemente da considerao do dano. (Preveno ou satisfao?). Tcnicas de efetivao: todas j cogitadas.

Tutelas Especficas e a Redao do CPC, art.461, caput.


Art. 461. Na ao que tenha por objeto o cumprimento de obrigao de fazer ou no fazer, o juiz conceder a tutela especfica da obrigao ou, se procedente o pedido, determinar providncias que assegurem o resultado prtico equivalente ao do adimplemento.

Tanto a tutela especfica quanto a obteno do resultado prtico equivalente mencionados neste dispositivo se enquandram na noo doutrinria de tutela especfica, pois nenhuma se confunde com a figura do ressarcimento em forma especfica, o qual visa reparar as conseqncias do dano derivado da violao, peculiarizando-se apenas por consistir em indenizao em espcie, e no em pecnia.

Provimento Antecipativo da Tutela Especfica das Obrigaes de Fazer e de No Fazer


Cumprimento por antecipao. Requisitos e aspectos peculiares (provisrio ou temporrio?). Distines da Tutela Antecipada prevista no CPC,273. Distines em relao ao provimento final. Desdobramentos prticos do cumprimento antecipado e aps o trnsito em julgado da deciso definitiva.

Art.461 3 - Sendo relevante o fundamento da demanda e havendo justificado receio de ineficcia do provimento final, lcito ao juiz conceder a tutela liminarmente ou mediante justificao prvia, citado o ru. A medida liminar poder ser revogada ou modificada, a qualquer tempo, em deciso fundamentada.

A Conversibilidade da Tutela Especfica em Tutela Genrica


Art.461 1 - A obrigao somente se converter em perdas e danos se o autor o requerer ou se impossvel a tutela especfica ou a obteno do resultado prtico correspondente. 2 - A indenizao por perdas e danos dar-se- sem prejuzo da multa (art. 287).

A Multa (CPC, art.461,4)


4 - O juiz poder, na hiptese do pargrafo anterior ou na sentena, impor multa diria ao ru, independentemente de pedido do autor, se for suficiente ou compatvel com a obrigao, fixando-lhe prazo razovel para o cumprimento do preceito.

Aspectos Jurdicos da Multa Prevista no CPC, art.461,4



Desnecessidade de requerimento. Possibilidade de reviso de Ofcio. Ausncia de discricionariedade do juiz para decidir se comina a multa. Dever ser adotada toda vez que se evidenciar sua utilidade. Beneficirio do crdito decorrente da incidncia da multa. Outras fontes de previso da multa. Distino da multa prevista CPC, 475-J Natureza Meio de execuo indireta. No tem carter ressarcitrio ou compensatrio. Sede de cominao e falta de cominao. Possibilidade de imposio em fase de cumprimento. Cumulatividade com a indenizao por perdas e danos. Quantificao e periodicidade. Termo inicial e final. A impossibilidade material de cumprimento, o resultado prtico equivalente e a evidncia de ineficcia da tcnica da execuo indireta. Alterabilidade. Coisa julgada material e imutabilidade. Exigibilidade e forma de execuo. Antes ou depois da confirmao? preciso aguardar o trnsito em julgado? Posterior reconhecimento de falta de direito tutela especfica. Multa fixa, com momento nico de incidncia. Noes de utilidade e eficcia. Excluso de incidncia no caso de tutela substitutiva de declarao de vontade.

Meios Coercitivos e Sub-rogatrios de Efetivao das Tutelas Especficas


5 Para a efetivao da tutela especfica ou a obteno do resultado prtico equivalente, poder o juiz, de ofcio ou a requerimento, determinar as medidas necessrias, tais como a imposio de multa por tempo de atraso, busca e apreenso, remoo de pessoas e coisas, desfazimento de obras e impedimento de atividade nociva, se necessrio com requisio de fora policial.

Aspectos Prticos das Tcnicas Subrogatrias de Transformao e Desapossamento


Fontes: decises antecipativas ou sentenas transitadas em julgado. Procedimento ex intervalo. Intimao para cumprimento, por intermdio do advogado do destinatrio do comando. Definio de prazo razovel para cumprimento da ordem. Liquidao da obrigao de fazer ou de no fazer fungvel. As obrigaes negativas. Absteno e desfazimento. Atitudes do obrigado: (a) cumprimento; (b) inrcia; (c) resistncia. Impugnabilidade da fase de cumprimento. Impugnao (?). CPC, 741 ou CPC,475-L, conforme o caso. Suspenso de eficcia da ordem. Atitudes diante do descumprimento: (a) medidas subrogatrias diretas ou por terceiros; (b) converso em tutela de equivalncia (perdas e danos). A infungibilidade da obrigao e o cumprimento parcial. Hipteses autorizadas para a converso em perdas e danos. CPC, 461, 1.

1. A obrigao somente se converter em perdas e danos se o autor o requerer ou se impossvel a tutela especfica ou a obteno do resultado prtico correspondente.

Cumprimento da Obrigao de Entregar Contida em Ttulo Judicial: CPC,461-A


Art. 461-A. Na ao que tenha por objeto a entrega de coisa, o juiz, ao conceder a tutela especfica, fixar o prazo para o cumprimento da obrigao. 1o Tratando-se de entrega de coisa determinada pelo gnero e quantidade, o credor a individualizar na petio inicial, se lhe couber a escolha; cabendo ao devedor escolher, este a entregar individualizada, no prazo fixado pelo juiz. 2o No cumprida a obrigao no prazo estabelecido, expedir-se- em favor do credor mandado de busca e apreenso ou de imisso na posse, conforme se tratar de coisa mvel ou imvel. 3o Aplica-se ao prevista neste artigo o disposto nos 1o a 6o do art. 461.

Aspectos Prticos
Coisa certa e coisa incerta. Coisa incerta no sinnimo de fungibilidade. Incidente de concentrao ou de individualizao. Identificao do titular da escolha, pelo ttulo ou pela lei (CC,244,primeira parte). Aplicao subsidiria do CPC,630 (CPC, 475-R). Impugnao escolha. Execuo imediata e sincrtica. Opes do obrigado: (a) permanecer inerte; (b) entrega da coisa; (c) resistir. Transformao da execuo pela frustrao do meio executrio. Hipteses: (a) no entrega; (b) no for encontrada; (c) deteriorou; (d) no for reclamada do terceiro adquirente. Tcnicas de desapossamento: busca e apreenso e imisso de posse. Aplicabilidade das premissas procedimentais do CPC,461. A possibilidade da priso e a figura do depositrio.

Execuo da Obrigao de Fazer Com Base em Ttulo Extrajudicial


Petio inicial: CPC, 282 c/c CPC,614 e 615. Requisitos aplicveis: Ttulo; Prova de que se verificou a condio, ou ocorreu o termo (art. 572); Indicao da espcie de execuo que prefere, quando por mais de um modo pode ser efetuada; Prova de que adimpliu a contraprestao, que Ihe corresponde, ou que Ihe assegura o cumprimento, se o executado no for obrigado a satisfazer a sua prestao seno mediante a contraprestao do credor.

Execuo da Obrigao de Fazer Com Base em Ttulo Extrajudicial


Despacho inicial:

Expedio do mandado executivo, com fixao do prazo de cumprimento, caso este no conste do ttulo; Cominao de multa por dia de atraso, independentemente de constar no ttulo.

Execuo da Obrigao de Fazer Com Base em Ttulo Extrajudicial


Citao do executado:

Por Oficial de Justia, podendo, excepcionalmente, se dar por edital ou por hora certa

Execuo da Obrigao de Fazer Com Base em Ttulo Extrajudicial


Opes do Executado aps regular citao:

Cumprimento espontneo + pagamento de custas e honorrios; Prope Embargos Execuo no prazo de 15 dias, cujos efeitos devero ser definidos de acordo com as hipteses legais (no h imposio de garantia do juzo); Fica inerte, permitindo o prosseguimento da execuo com incidncia da multa, se ainda for possvel o respectivo cumprimento.

Execuo da Obrigao de Fazer Com Base em Ttulo Extrajudicial


Fase executiva propriamente dita, considerando a fungibilidade da prestao:

Se fungvel e aps a incidncia da multa diria por algum tempo:

escolha do credor:
Converso em perdas e danos, com liquidao e execuo de

obrigao de pagar; Pedir o cumprimento da obrigao por terceiro, custa do executado.

Seleo comparativa de propostas para prestar o fato e em que condies, de acordo com a proposta mais vantajosa, cujas despesas sero adiantadas pelo exeqente. Prazo de cinco dias, contados da seleo da melhor proposta, para o exeqente exercer a preferncia de prestar o fato, ou providenciar quem o preste sob sua vigilncia, pelo preo da proposta selecionada.

Execuo da Obrigao de Fazer Com Base em Ttulo Extrajudicial


Se infungvel por conveno ou por especificidade da obrigao (CPC,638):

Insistncia pelo cumprimento, como elevao da multa; Liquidao e execuo por quantia.

Execuo da Obrigao de No Fazer Com Base em Ttulo Extrajudicial


Expedio do mandado de abstinncia, de interrupo da conduta ou de desfazimento dos resultados da conduta proibida. Cominao de multa diria, independentemente de previso no ttulo ou de pedido do exeqente.

Execuo da Obrigao de No Fazer Com Base em Ttulo Extrajudicial


Condutas possveis do executado:

Atender ao mandado, arcando com custas e honorrios (se o fizer espontaneamente, execuo por quantia); Prope embargos em 10 dias (CPC,738,IV), suspendendo a rota da execuo at o julgamento definitivo (no h exigncia de garantia do juzo); Inrcia que d ensejo incidncia da multa e s medidas executivas de desfazimento ou de imposio da abstinncia.

Execuo da Obrigao de No Fazer Com Base em Ttulo Extrajudicial


Evoluo episdica, de acordo com a fungibilidade da obrigao de desfazer:

Desfazimento que s possvel pelo obrigado, ou cuja cessao ainda possvel incidncia da multa a ser fixada pelo juiz, independentemente de pedido do autor e com possibilidade aumento ou reduo caso esteja prevista no ttulo; Desfazimento por terceiro (aplicam-se as mesmas regras da obrigao de fazer);

Converso em perdas e danos (CPC, 643, nico);

Execuo da Obrigao de No Fazer Com Base em Ttulo Extrajudicial


Termo final de incidncia da multa:

Quando tornar-se objetivamente impossvel a obrigao; Quando o credor optar pela converso em perdas e danos;

Se a obrigao ainda pode ser cumprida e se no h pedido de converso, o juiz deve aumentar a multa e, se ainda assim, no houver cumprimento, sendo infungvel a obrigao dever converter em perdas e danos

Anda mungkin juga menyukai