Anda di halaman 1dari 24

G.H. 3 ano Prof.

Adriano Costa

Ins Duarte Francisco Ferreira

de todo o interesse para o empreendedor conhecer as fontes de financiamento a que poder aceder para dar continuidade ao seu empreendimento. Para alm das mais conhecidas fontes de financiamento como os capitais prprios, o emprstimo bancrio, entre outros, existem outras formas (algumas menos conhecidas do grande pblico), de obter esse financiamento.

Capitais Prprios
RECURSOS PRPRIOS/FUNDOS PRPRIOS

Tem origem em poupanas pessoais, actividades profissionais paralelas ao projecto empresarial e de bens prprios Esta fonte de financiamento dever ser utilizada com particular

cuidado pelo empreendedor de forma a no por em causa o


patrimnio pessoal e o seu bem-estar;

Pode no ter custos associados;

essencial para obter financiamento externo, uma vez que


traduz o compromisso do empreendedor com o seu projecto.

FUNDOS PROVENIENTES DE FAMILIARES E AMIGOS (F&F FRIENDS & FAMILY)

Recurso frequente de financiamento;

Pode no ter custos associados;


Deve ser abordado com o mesmo profissionalismo que qualquer outro tipo de financiamento. Acordos formais onde constam os

direitos e obrigaes responsabilidades, o montante de capital


investido, as condies de pagamento, etc., ajudam a prevenir problemas futuros.

Capital de Risco

O capital de risco (venture capital), uma forma de financiamento que se traduz na participao temporria e, de modo geral, minoritria de uma determinada entidade no capital social de uma empresa, tendo como objectivo a realizao de mais-valias futuras

relativas ao capital detido, conseguidas atravs da sua venda. Em Portugal a actividade de


capital de risco promovida pelas sociedades de capital de risco, que gerem os seus capitais prprios, os fundos de capital de risco (FCR) e os fundos de reestruturao e internacionalizao (FRIE).

O principal objectivo destas sociedades o de procurar investimentos, com elevado valor acrescentado e potencial de valorizao, por um perodo de tempo limitado, adquirindo capital social dessas empresas para posterior alienao.

As sociedades de capital de risco prestam apoio financeiro, administrativo, econmico, fiscal, mas tambm servem de intermedirios para obteno de crdito junto da banca.

Vantagens do Capital de Risco: a) Possibilita o desenvolvimento do projecto empresarial, durante um determinado perodo de tempo, atravs de capitais prprios, minimizando a utilizao de capitais alheios; b) Conta com um estreito aconselhamento organizacional, administrativo,

financeiro e econmico;
c) Possibilita a parceria com outra empresa disposta a partilhar riscos, mas que constitui uma mais-valia em termos de imagem;

d) No exige, na fase inicial, o pagamento de encargos financeiros, nem


quaisquer outras garantias; e) Pode permitir a garantia e salvaguarda da posio do empreendedor, quando acontecer a sada da sociedade de capital de risco.

O capital de risco pode assumir diferentes designaes conforme os casos. Para exemplificar vejamos as seguintes: - Capital Semente (Seed Capital): tem por objectivo o trabalho prvio de investigao, de avaliao e de desenvolvimento de uma ideia inicial antes de se criar e de se lanar no mercado uma empresa; - Capital de Arranque (Start-up Capital): utilizado para criar e lanar no mercado

competitivo novas empresas;


Capital de Desenvolvimento: tem por objectivo o trabalho de modernizao

das empresas, podendo passar pelo aumento de produtividade, pelo lanamento de novos produtos ou pela conquista de novos mercados; - Capital de Substituio: , como o prprio nome indica, utilizado para substituir um ou mais detentores de capital social da empresa.

Confirming
um servio que, actuando na cadeia produtiva dos clientes, possibilita antecipar aos fornecedores, recursos referentes venda de bens e prestao de servios, sem a necessidade destes possurem linha de crdito no Banco. Este servio proposto por um Banco encarrega-se de notificar os seus fornecedores e de efectuar os pagamentos nas datas acordadas de forma rpida e eficiente sem qualquer custo ou preocupao para a empresa.

Como funciona?
1. A empresa envia ao Banco atravs de layout prprio uma remessa com uma relao das ordens de pagamento, contendo a informao necessria para identificao e processamento da mesma. 2. O Banco envia a cada um dos fornecedores uma notificao, informando sobre o pagamento futuro das facturas e oferecendo os servios de pagamento antecipado das mesmas por concesso de crdito. 3. Aps a recepo da referida carta, o fornecedor poder optar entre duas alternativas: a) Cobrar as facturas na data do seu vencimento; b) Solicitar o pagamento antecipado de uma ou vrias facturas para datas a indicar pelo prprio fornecedor. 4. O Banco proceder liquidao dos montantes que constam das ordens de pagamento, de acordo com as instrues recebidas em cada caso, na data de vencimento original ou antecipadamente atravs dos servios disponibilizados pelo prprio. O envio da remessa feito electronicamente.

Vantagens
Para a empresa: Reduo de custos administrativos inerentes emisso e controlo de ordens de pagamento, uma vez que o banco se encarrega do envio da documentao necessria; Melhoria do controle de pagamentos com possibilidade de reconciliao bancria; Aumento da segurana na emisso de ordens de pagamento, pela validao efectiva de dados; Melhoria da capacidade de negociao das compras. Para o fornecedor: Acesso a um crdito automtico e simples: basta a devoluo da carta de notificao devidamente assinada por pessoas que obriguem a sociedade; Sistema de acesso a crdito que no obriga a apresentao de elementos financeiros, nem apresentao de garantias adicionais; A antecipao efectuada pela Banco definitiva e sem recurso sobre o fornecedor; A obteno de crdito via CONFIRMING no apresenta endividamento adicional. Assim, o fornecedor dar imediatamente baixa das respectivas contas a receber no seu balano, melhorando de forma substancial a sua liquidez; Condies financeiras mais favorveis; Grande flexibilidade: o fornecedor pode solicitar a antecipao de uma ou vrias facturas e em datas distintas; O fornecedor pode domiciliar estas antecipaes em qualquer instituio bancria; no condio necessria que seja cliente do Banco em questo.

Business Angels

Investidores informais com capital que realizam investimentos em oportunidades nascentes (tipo start-up ou early stage); Aportam capacidade financeira, assim como a sua experincia e network de negcios (smart money); Os investimentos normalmente variam entre os 25 000 e 500 000 euros; Podem ou no envolver-se na gesto quotidiana da empresa e/ou na definio da estratgia da empresa; O reembolso do capital investido usualmente efectuado de uma nica vez e no perodo de sada da sociedade;

Como aceder? Business Angels Individuais: O empreendedor necessita partida de identificar na sua cidade e regio os potenciais investidores. Faa uma lista de possveis investidores a contactar para conseguir uma entrevista, com vista a apresentao do projecto de negcio. Por exemplo, procure um empresrio que necessite os produtos/servios dos quais dispe ou que possua uma experincia prvia e um gosto especial no ramo de mercado a investir.
Empresas/Fundos de investimento de Business Angels: partida, mais fcil, aceder a esta forma de fundo, considerando que as Empresas/Fundos de Investimento actuam no mercado com a misso de investir em empresas de sucesso e de promover o empreendedorismo; Associaes de Business Angels: Entidades como a Associao Portuguesa Business Angels (APBA) e da Federao Nacional de Associaes de Business Angel (FNABA),so facilmente contactadas atravs do Portal e mediante o preenchimento de um formulrio de candidatura. Neste processo, o indivduo submete o seu projecto de negcio a uma avaliao com o intuito de ser seleccionado para uma apresentao presencial.

Prepare-se para a entrevista com os investidores externos. Pense nas seguintes questes:

O que que voc quer? Quanto dinheiro precisa para comear o investimento? Consegue explicar e justificar cada rubrica do plano de investimento? Consegue suportar com dados reais as suas estimativas de mercado? Qual a taxa de juros que pretende pagar? Quais as garantias reais que tem para oferecer pelo valor do emprstimo? Porque o investidor lhe h-de emprestar o dinheiro a si? Porque voc de confiana? Alis, quem voc? Quer um scio para a empresa? Qual a participao que este scio poder vir a ter na empresa?

Mas como atrair a ateno de um possvel investidor?Element os como uma ideia slida, um plano de negcios estruturado e um perfil de empreendedor credvel, so cartes de visita ideais.

Leasing
A locao financeira o contrato atravs do qual uma das partes, o locador (bancos ou sociedades de locao financeira), se compromete, mediante uma determinada retribuio, a ceder outra, o locatrio, (uma empresa, um empresrio em nome individual, um profissional liberal ou um particular) o gozo temporrio de uma coisa, mvel ou imvel, adquirida ou construda por indicao desta, e que o locatrio poder comprar, decorrido o perodo acordado, por um preo nele determinado ou determinvel mediante simples aplicao dos critrios nele aplicados.

O processo de locao financeira envolve as seguintes fases: a) Aquisio - o locador adquire o bem a financiar ou f-lo construir por sua conta, para permitir a operao; b) Utilizao - o locador, mantendo a propriedade do bem, coloca-o disposio do locatrio que assume todos os riscos e encargos por um perodo fixo de tempo, perodo esse em que se escalonam os pagamentos a efectuar pelo locatrio; c) Resoluo - no fim do perodo, o locatrio dispe de uma opo de compra por um preo igual ao valor residual do bem pr-estabelecido.

Vantagens das operaes de locao financeira: a) Permite o financiamento integral a mdio ou longo prazo dos investimentos desejados; b) Acesso e processo simplificados; c) O locador rpido na resposta a solicitaes; d) Melhora a estrutura de balano da empresa locatria; e) Permite ultrapassar dificuldades de obteno de capital no mercado financeiro; f) Permite empresa evitar a obsolescncia de equipamentos.

Desvantagens das operaes de locao financeira: a) No faculta o direito de propriedade do bem durante o perodo contratual ao locatrio; b) Impede priori o proprietrio de dispor do bem de locao antes de terminado o prazo do contrato; c) Impede a denncia unilateral.

Crdito Bancrio
Uma dvida financeira consiste na obteno de um emprstimo junto

de um credor, normalmente um banco, durante um perodo de tempo prdeterminado. Quando contrai uma dvida a empresas est, no s obrigada restituio do capital emprestado, como tambm ao pagamento de juros, fixados com base numa taxa que aplicada ao valor do emprstimo. Os emprstimos bancrios podem ser de curto prazo (que implica a amortizao da dvida at um ano aps a contratao do emprstimo) ou de longo prazo (emprstimos por um perodo superior a um ano). As instituies bancrias tendem a preferir

empresas com experincia ou negcio, cujas equipas de gesto mantenham


boas relaes com a instituio e que apresentem planos de negcio que demonstrem capacidade para cumprir o servio da dvida.

Normalmente, o crdito bancrio uma forma de financiamento adequada no caso da empresa estar moderadamente endividada e com boa capacidade de gerar cash flows. Empresrios com negcios nestas condies podem recorrer a emprstimos bancrios para financiarem as suas operaes e programas de expanso com condies muito vantajosas sem cederem parte do controlo da empresa. Como natural, os bancos so mais receptivos e emprestarem dinheiro a empresas slidas e j estabelecidas no mercado, do que a empresas emergentes. Assim, o financiamento bancrio pode ser aconselhvel nas seguintes condies:

Expanso de um negcio lucrativo; Financiamento de uma grande aquisio (equipamentos, instalaes, etc.); Quando o cash flow da empresa forte e seguro

Ao contrrio, o recurso ao financiamento bancrio no aconselhvel quando a empresa demasiado jovem ou no lucrativa. Nestes casos, ter muitas dificuldades para obter financiamento, pois a relao riscos versus retorno de um empresrio desinteressante na ptica do banco. Alm disso, mesmo que consiga obter o desejado emprstimo devido ao seu historial de crdito muito positivo, devero serlhe exigidas garantias pessoais que podero ser

incomportveis, assim como juros demasiado elevados.

Subsdios
O empreendedor s vezes pode obter recursos fornecidos pelo

governo para desenvolver e lanar uma ideia inovadora, ou uma


nova empresa que crie postos de trabalho e contribua para o desenvolvimento econmico local. Cada instituio tem os seus prprios critrios sobre quais so as reas de atividade que apoiar. Cada instituio tem tambm as suas exigncias especficas quanto ao modelo de apresentao do plano de negcios. O empreendedor deve apresentar a sua proposta diretamente instituio a que recorre, mas antes deve-se informar sobre todos os pormenores necessrios a essa candidatura.

O pedido de subsdios um processo razoavelmente claro.

As agncias anunciam as reas que apoiam e especificam a


documentao necessria, datas de comisso da

candidatura, e os critrios de seleo e avaliao dos projetos. A agncia avalia as candidaturas em aspetos como o seu mrito comercial, tcnico e de criao de emprego. No entanto, o empreeendedor deve estara avisado que nem sempre estes subsdios so dados imediatamente, podendo ter desfasamentos temporais de vrios meses.

Crowdfunding

Este sistema surgiu como forma de conseguir financiamento para a realizao de projectos, nomeadamente projectos de baixo investimento. Desta forma, as pessoas podem obter informao online sobre o projecto, atravs de divulgao do prprio em sites e tambm nas redes sociais e, posteriormente, podem apresentar o seu interesse em investir com determinado montante.

O objectivo reunir pequenas contribuies financeiras, de um elevado nmero de potenciais interessados, de forma a conseguir o financiamento necessrio para iniciar o projecto divulgado. Torna-se ainda necessrio divulgar junto dos investidores as contrapartidas pela sua contribuio, que se podem reflectir quer em termos monetrios, quer atravs de benefcios, como a utilizao de determinado servio ou produto, que seja do interesse do investidor.

Proporciona:

Recursos aos seus promotores Ajuda na divulgao dos seus projectos/Ideias Importante forma de interaco com futuros fs

Este sistema vantajoso para propostas de projectos que no atraiam os meios financeiros tradicionais, nomeadamente porque hoje em dia se tornou mais difcil a obteno de crdito junto das entidades bancrias, ou ainda porque o projecto pode ser pouco atractivo para grandes investidores. Uma empresa que surja desta forma tem como garantias o capital necessrio para iniciar a actividade, mas tambm o nmero de potenciais interessados nos produtos/servios que disponibilizam. Pode ainda beneficiar das opinies e discusses geradas em torno do conceito e do projecto publicado.

Concursos de ideias

Anda mungkin juga menyukai