Anda di halaman 1dari 33

ASSDIO MORAL E SEXUAL

Prof .Adriano Cordeiro

I CONCEITO LEGAL DE ASSDIO SEXUAL:

- Previsto como crime no art. 216-A do Cdigo Penal: (Lei n. 10.224/01) Constranger algum com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente de sua condio de superior hierrquico ou ascendncia inerentes ao exerccio de emprego, cargo, ou funo.
- Pena: deteno de 1 a 2 anos.

II REQUISITOS DE CONFIGURAO:
a)constrangimento provocado por agente que assim age favorecido pela ascendncia exercida sobre a vtima; b) ao dolosa e reiterada que visa vantagem sexual.

Observaes:
- Agente sempre o empregador ou um colega de trabalho que seja superior hierrquico da vtima; - Agente e vtima podero ser do sexo masculino ou feminino, hetero ou homossexual.

III CONCEITO DE ASSDIO MORAL:


(Mrcia Novaes Guedes)

- mobbing (ou bullying) significa todos aqueles atos e comportamentos provindos do patro, do superior hierrquico ou dos colegas, que traduzem uma atitude de contnua e ostensiva perseguio que possa acarretar danos relevantes de ordem fsica, psquica e moral da vtima.
(*) GUEDES, Mrcia Novaes. Terror psicolgico no trabalho. So Paulo: LTr,
2003, pg. 33.

- Requisitos de configurao:
-O assdio moral agrega 3 elementos:

A) abuso de poder; B) manipulao perversa; C) discriminao;


Cludio Couce de Menezes:
aquele que assedia busca desestabilizar a sua vtima. Por isso mesmo, o processo continuado e de regra sutil, pois a agresso aberta desmascara a estratgia insidiosa de expor a vtima a situaes incmodas e humilhantes.

- O constituinte guindou o meio ambiente (art. 225) categoria de bem de uso comum, impondo-se ao empregador a obrigao de assegurar ao empregado um ambiente de trabalho hgido e equilibrado (art.200, VIII,CF).

A tortura psicolgica, destinada a golpear a auto-estima do empregado, visando forar sua demisso ou apressar a sua dispensa atravs de mtodos em que resultem em sobrecarregar o empregado de tarefas inteis, sonegar-lhe informaes e fingir que no o v, resultam em assdio moral, cujo efeito o direito indenizao por dano moral, porque ultrapassada o mbito profissional, eis que minam a sade fsica e mental da vtima e corri a sua auto-estima. No caso dos autos, o assdio foi alm, porque a empresa transformou o contrato de atividade em contrato de inao, quebrando o carter sinalagmtico do contrato de trabalho, e por conseqncia, descumprindo a sua principal que a de fornecer o trabalho, fonte de dignidade do empregado. (TRT, 17a. R., RO 1315/2000.00.17.00-1, Rel. Sonia das Dores Dionsia)

- OBSERVAES:

Tanto o assdio sexual, quanto o moral, s so admitidos:

a) de forma dolosa;
b) pelo comportamento reiterado do agente e pela postura indesejada da vtima.

IV DISTINO:
- No AS o agente visa dominar a vtima pela chantagem, visando vantagens sexuais;
- No AM o assediante visa a eliminao do assediado do mundo do trabalho atravs do psicoterror; - comum que o AS constitua a razo para desencadear uma ao de AM; - No AS o agente sempre um superior hierrquico da vtima, enquanto no AM a vtima poder ser o prprio chefe e o agente um grupo de subalternos.

Assdio moral organizacional


conjunto de condutas abusivas, ostensivas e continuadas, em que o empregador objetiva a sujeio de um trabalhador, ou de um grupo de trabalhadores, s sua exorbitante poltica de produtividade. O AM tem como objetivo discriminar e estigmatizar a vtima, visando a sua excluso do mundo do trabalho; O AMG tem como objetivo submeter a fora o trabalhador rigorosa poltica de resultado; Sndrome de burn-out: combustao completa (esgotamento) do trabalhador decorrente de intenso estresse no ambiente do trabalho;
vdeo: aumento de produtividade

Saiu na Folha de So Paulo:

No PR, o Sindicato dos Metalrgicos acusa a multinacional Bosh de utilizao do assdio moral para pressionar os empregados a aceitar reduo salarial em troca da manuteno do empregobilidade.
Fonte:www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi3001200923.htm maro/2009

Casos de assdio moral crescem na crise Desde fim de 2008, mais de mil trabalhadores entraram na Justia paulista alegando humilhaes e ameaas no emprego. Dificuldades nas empresas por causa da crise podem gerar situaes de assdio.
Fonte: Folha SP: 23 de maro de 2009

MPT move ACP n. 500/2008 denunciando assdio moral organizacional no Banco do Brasil. Relatos de humilhaes, de isolamento de funcionrios (vg: proibio de almoar junto com colegas) e outras perseguies.

A 7 VT de Braslia reconheceu os fatos denunciados e determinou ao banco, em 11 de maro ltimo, que constitua "comisso para fins de recebimento e apurao de denncias, investigao, preveno e saneamento de prticas de assdio moral, com preservao de sigilo da fonte".
http://portalctb.org.br/site/index.php?option=com_content&Itemi d=&task=view&id=4552

Dra. Margarida Barreto, em artigo publicado no portal www.adital.org.br, elucida:

"Ferramenta utilizada por muitos empregadores na busca da maior produtividade e lucratividade tem ensejado intervenes do MPT e aes judiciais em que o assdio usado como (...) busca da "motivao" de atos de gesto. Assim, algumas empresas tm adotado, de forma reiterada, prendas e castigos como forma de forar os trabalhadores a atingirem metas estabelecidas em seus cronogramas de produo. Normalmente a penalidade para aqueles que no atingem os patamares fixados, a exposio vexatria perante os demais integrantes do grupo tais como, vestir-se com roupas do sexo oposto, danar ao som de msicas de conotao ertica, submeter-se a corredor polons, etc".

V EFEITOS CONTRATUAIS do Assdio:

1. Dano Moral:
O assdio: - ofende a dignidade do trabalhador (1, III,CF); - afeta a honra objetiva e subjetiva (5, X, CF);

Dano Extrapatrimonial:
A) residual: so todos os danos que no tm repercusso de carter patrimonial B) pretium doloris: aquele que causa uma dor moral vtima

Savatier: todo sofrimento humano no resultante de uma perda pecuniria


*vdeo (tragdia)

O melhor conceito de dano moral:


C) caracteriza-se pela simples leso a um direito de personalidade (Paulo Netto Lobo);

Comprovao em juzo: (presuno hominis) Assim, provada a existncia de fato que normalmente ofende a pessoa em seu mago, (...) presume-se o dano moral. (TRT 3 R. RO

00754-2003-086-03-00-0 8 T. DJMG 28.08.2004 p. 18)

Precisa provar concretamente o prejuzo moral? "Dispensa-se a prova do prejuzo para demonstrar a ofensa ao moral humano, j que o dano moral, tido como leso personalidade, ao mago e honra da pessoa, por sua vez de difcil constatao, haja vista os reflexos atingirem parte muito prpria do indivduo o seu interior. De qualquer forma, a indenizao no surge somente nos casos de prejuzo, mas tambm pela violao de um direito."
(STJ, Resp. 85.019, 4 Turma, Rel. Min. Slvio de Figueiredo Teixeira, julgado em 10.3.98, DJ: 18.12.98)

"Na concepo moderna da reparao do dano moral, prevalece a orientao de que a responsabilidade do agente se opera por fora do simples fato da violao, de modo a tornar-se desnecessria a prova do prejuzo em concreto."
(Resp. 173.124, 4 T., julgado em 11.9.01, DJ: 19.11.01)

Dupla funo da indenizao do dano moral:


a) Compensatria (necessidade da vtima); b) Pedaggica-preventiva (capacidade da empresa)

A indenizao por dano moral deve ser fixada em valor razovel, de molde a traduzir uma compensao, para a vtima (empregado) e, concomitante, punir patrimonialmente o empregador, a fim de coibir a prtica reiterada de atos dessa natureza.
(TRT 3 R 5 T RO n 9891/99 Tasa M. M. de Lima DJMG 20.05.2000 p. 16)

Jurisprudncia:

Demonstrada a conduta de conotao sexual no desejada, praticada pelo chefe, de forma repetida, acarretando conseqncias prejudiciais ao ambiente de trabalho da obreira e atentando contra sua integridade fsica, psicolgica e, sobretudo, a sua dignidade, resta caracterizado o assdio sexual, sendo devida a correspondente indenizao por danos morais.
(TRT, 17a. R., RO 1118/97, Ac. 02/07/98, Rel. Carlos Rizk)

V EFEITOS CONTRATUAIS do Assdio:


1. Resciso Indireta, art. 483, d e e, CLT:
Art. 483: O empregado poder considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenizao quando:
d no cumprir o empregador as obrigaes do contrato; e praticar o empregador ou seus prepostos, contra ele ou pessoas de sua famlia, ato lesivo da honra e da boa-fama.

Jurisprudncia:

Considerando os fatos e circunstncias constantes dos autos a respaldar a narrativa da inicial no sentido da prtica de assdio sexual pelo gerente da reclamada, sem que esta tomasse providncia acerca do noticiado pela autora, plenamente justificado o motivo da resciso indireta do contrato de trabalho, com o conseqente deferimento das verbas rescisrias pertinentes, bem como de indenizao por danos morais.
(TRT 3 Regio, 4a. T., RO 8703/2001, Rel. Caio L.de A.Vieira de Mello, DJMG: 15-09-2001, pg 10)

VI JUSTA CAUSA DO ASSEDIANTE:


Art. 482 Constituem justa causa para resciso do contrato de trabalho pelo empregador: b) incontinncia de conduta ou mau procedimento; j) ato lesivo da honra ou da boa-fama praticado no servio contra qualquer pessoa ou ofensas fsicas, nas mesmas condies, salvo em caso de legtima defesa, prpria ou de outrem.

jurisprudncia:
Assdio sexual. Tipificao como incontinncia de conduta. Requisitos. O assdio sexual grosseiro, rude e desrespeitoso, concretizado em palavras ou gestos agressivos, j fere a civilidade mnima que o homem deve mulher, principalmente em ambientes sociais de dinmica rotineira e obrigatria e que nestes ambientes (trabalho, clube, etc.) o constrangimento moral provocado maior, por no poder a vtima desvencilhar-se definitivamente do agressor.

(TRT, 3a. Reg. RO 2211/94, Rel. Maurcio Godinho Delgado. DJMG: 23/04/94).

Justa Causa. Mau procedimento. Constitui justa causa para a dissoluo do contrato laboral a Violao no consentida da privacidade de uma colega de trabalho.
(TRT, 12a. Reg., RO 596/85, 12/05/85, Rel. Cmara Rufino)

VII RESPONSABILIDADE DIRETA E INDIRETA DA EMPRESA:


- Assediante = pessoa do empregador = responsvel direto pela reparao;

Art. 186: Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. Art. 187: Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes. Art. 927: Aquele que, por ato ilcito (art. 186 e 187) causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo.

-Assediante = superior hierrquico= responsabilidade por ato de terceiro;


Art. 932: So tambm responsveis pela reparao civil: III o empregador ou comitente, por seus empregados, serviais e prepostos, no exerccio do trabalho que lhes competir, ou em razo dele;

-Teoria da representao delitual:


empregado = longa manus do empregador
- presuno juris et de jure de culpa in eligendo e in vigilando; - Art. 933, Cdigo Civil: responsabiliza o empregador ainda que no haja culpa (direta) de sua parte.

Ao empregador incumbe a obrigao de manter um ambiente de trabalho respeitoso, pressuposto mnimo para a execuo do pacto laboral. A sua responsabilidade pelos atos de seus prepostos objetiva (art. 1.521, III, do CC e Smula 341 do STF), presumindo-se a culpa. A prova dos atos atentatrios da intimidade da empregada muito difcil, pois geralmente so perpetrados na clandestinidade, da porque os indcios constantes dos autos tm especial relevncia, principalmente quando apontam para a prtica reiterada do assdio sexual com outras empregadas. Tal conduta tem como conseqncia a condenao em indenizao por danos morais (art. 5o., X, da CR/88) e a resciso indireta do contrato de trabalho (art. 483, e, da CLT).
(TRT 3 Reg., 5a. T., RO n . 4269/2002, Rel. Rogrio Valle Ferreira, DJMG: 06-07-2002, pg. 14)

Bibliografia:

Responsabilidade Civil no Direito do Trabalho


3a. edio, 2a. Tiragem, maro de 2009. Editora LTr

Perfil dos agressores segundo trabalhadores

Profeta: Sua misso "enxugar" o mais rpido possvel a "mquina", demitindo indiscriminadamente os trabalhadores/as. Refere-se s demisses como a "grande realizao da sua vida". Humilha com cautela, reservadamente. As testemunhas, quando existem, so seus superiores, mostrando sua habilidade em "esmagar" elegantemente.

Mala-babo: aquele chefe que bajula o patro e no larga os subordinados. Persegue e controla cada um com "mo de ferro". uma espcie de capataz moderno.

Perfil dos agressores segundo trabalhadores

Pitt-bull: o chefe agressivo, violento e perverso em palavras e atos. Demite friamente e humilha por prazer.

GRANDE IRMO.

trabalhadores

Aproxima-se dos trabalhadores/as e mostra-se sensvel aos problemas particulares de cada um, independente se intra ou extra-muros. Na primeira "oportunidade", utiliza estes mesmos problemas contra o trabalhador, para rebaix-lo,
Afast-lo do grupo, demiti-lo ou exigir produtividade.

Tigro: Esconde sua incapacidade com atitudes grosseiras e necessita de pblico que assista seu ato para sentir-se respeitado e temido por todos. o chefe brusco, grotesco. Implanta as normas sem pensar e todos devem obedecer sem reclamar. Sempre est com a razo. Seu tipo : "eu mando e voc obedece".

Tasea:
"Ta se achando".

Confuso e inseguro. Esconde seu desconhecimento com ordens contraditrias: comea projetos novos, para no dia seguinte modific-los. Exige relatrios dirios que no sero utilizados. No sabe o que fazer com as demandas dos seus superiores. Se algum projeto elogiado pelos superiores, colhe os louros. Em caso contrrio, responsabiliza a "incompetncia" dos seus subordinados

Garganta: o chefe que no conhece bem o seu trabalho, mas vive contando vantagens e no admite que seu subordinado saiba mais do que ele. Submete-o a situaes vexatrias, como por exemplo: coloc-lo para realizar tarefas acima do seu conhecimento ou inferior sua funo

Anda mungkin juga menyukai