Anda di halaman 1dari 62

INOVAES ARTSTICAS NO INCIO DO SCULO XX - MODERNISMO

Kandinsky, Amarelo, vermelho e azul.

Pintura, Amadeo de Sousa Cardoso, 1917


A arte tornou-se uma funo da vida.
Umberto Boccioni

A ltima dcada do sculo XIX e a primeira do sculo XX foram um perodo de inovaes na cincia e na tcnica, as quais tiveram repercusso na literatura, nas artes, nos modos de vida e na mentalidade. No campo das artes, as inovaes traduzem o desejo de mudana de acordo com o progresso cientfico, tcnico, da revoluo dos transportes, das comunicaes, da mquina, da velocidade, da revoluo urbana, da revoluo dos costumes Estas tendncias inovadoras manifestaram-se em todos os campos de atividade (arquitetura, pintura, escultura, dana, msica, literatura, teatro, cinema) e tomaram o nome de Modernismo. O modernismo rene em si vrias correntes ou movimentos de vanguarda.

Modernismo
O incio do sculo XX foi um momento de crise aguda, de dissoluo de muitos valores. Os artistas reagiram ao cepticismo social atravs de: um laxismo prximo do laissez-faire, laissez-passer;

atravs da agresso cultural, pelo sarcasmo, pelo exerccio gratuito das energias individuais, pela sondagem, a um tempo lcida e inquieta, das regies virgens e indefinidas do inconsciente; pela entrega vertigem das sensaes, grandeza inumana das mquinas, das tcnicas, da vida gregria nas cidades.

O fauvismo
Libertar a cor da forma...

Henri Matisse, Mesa posta Harmonia em vermelho - 1908

O retrato da risca verde - 1905

Mulher de Chapu - 1905 Henri Matisse

A ponte de Weatminster - 1906 Andr Derain

Fauvismo: 1905-1908 Surgiu em Frana A expresso fauve (fera) foi utilizada por Louis Vauxcelles aquando da primeira exposio do movimento (Salo de Outono). Foi um movimento plstico restrito pintura. Temtica: variada e de pouco significado (retratos, cenas do quotidiano, paisagens) Formas: simplificadas. Presena da bidimensionalidade. Cor: cores planas, tons puros e quentes, fortemente contrastados. Os fauves pretendiam libertar a cor da forma

o quadro fauve, () vive essencialmente das sensaes plsticas e estticas, sensoriais e emotivas que resultam das formas e das cores sobre a tela

Henri Matisse foi o fundador do fauvismo e o seu principal executante

O movimento congregou vrios pintores: Albert Marquet Maurice Vlaminck Andr Derain Raoul Dufy Puy Manguin

O expressionismo

Kirchner

Senhora com casaco verde - 1913

August Macke

O expressionismo 1905-1930 Surgiu na Alemanha Afirmou-se como uma reao ao academismo e ao impressionismo.

Inspirou-se em Van Gogh, em Edvard Munch e em James Ensor.


Afirmou-se como uma arte do esprito que pretendia revelar o drama interior do Homem, expressando as suas razes espirituais.

Verifica-se o uso expressivo da cor e da forma


Temtica: o expressionismo o reflexo dos tempos conturbados que antecederam e acompanharam a 1 Grande Guerra (rivalidades imperialistas, apressada industrializao, desenraizamento das populaes urbanas, crise de valores, etc.) e da renovao cultural e de mentalidades que ento se operou.

At primeira guerra mundial, o Expressionismo foi desenvolvido pelos artistas de dois grupos alemes: 1 o grupo Die Brcke (a ponte) 1905-1913
Criado na cidade de Dresda Artistas:

2 o grupo Der Blaue Reiter (O cavaleiro azul) 1910-1914/15


Criado em Munique Artistas:

Ernst Ludwig Kirchner Heckel Schimdt-Rottluff Otto Muller Max Pechstein


Caractersticas: pintura violenta e espontnea Desenho anguloso e deformante Cores arbitrrias, estridentes e sujas Temas: cenas sociais, do mundo urbano, retratos; h a presena de crtica e de denncia sociopolticas

Wassily Kandinsky Franz Marc August Macke Paul Klee

Caractersticas: arte mais lenta e reflexiva Comunho com a Natureza, onde predominam as paisagens e/ou os animais Valorizao da mancha cromtica sobre o desenho Uso de cores mais suaves, menos contrastadas, de sentido lrico e musical

Os ideais expressionistas tiveram expresso noutras artes, como no cinema, teatro, msica e arquitetura

O cubismo

Les Demoiselles dAvignon - 1907 Pablo Picasso

Cubismo 1907 1914 Surgiu com Pablo Picasso (Espanha) e Georges Braque (Frana) Fase cezanniana ou cezannista 19071909
Caractersticas: Geometrizao das formas Eliminao da profundidade e do claro-escuro Sobreposio dos planos Objetos representados em mltiplos pontos de vista, numa rotao, sobreposio e intercepo de planos

Fase analtica ou hermtica 19091912


Caractersticas: Anlise exaustiva dos objetos, decompondo-os e reduzindoos bidimensionalidade Espao fragmentado

Fase sinttica 19121914


Caractersticas: Reduo do espao e das formas a uma sntese e acumulao de planos, cada vez mais esquematizados, pela introduo das collages (colagens de recortes de revistas, papis coloridos e outros materiais) e da aplicao de letras impressas.

Georges Braque Juan Gris

A MUMIA, Fernando Pessoa


Andei lguas de sombra Dentro em meu pensamento... Esquece-me de subito Como o espao, e o tempo Em vez de horizontal vertical A alcova Desce no sei por onde At no me encontrar. Ascende um leve fumo Das minhas sensaes...

Futurismo*
Arte + aco + vida = Futurismo
Em termos simplistas, Futurismo significa dio ao passado, o nosso objectivo combater e destruir energicamente o culto do passado.
F. T. MARINETTI (1909)

* Este movimento nasceu a partir de um manifesto literrio e artstico assinado por Filippo Marinetti.

FUTURISMO
Cantaremos s grandes multides que esto entusiasmadas como trabalho, prazer ou revolta; cantaremos a inundao multicolor das revolues nas capitais modernas.
F. T. Marinetti

Declaramos que a glria do mundo foi enriquecida por uma nova beleza: A BELEZA DA VELOCIDADE.
F. T. Marinetti

Representao das mquinas, do movimento, da velocidade, das massas urbanas e do futuro, cujos smbolos eram as fbricas, os arsenais, as pontes, as locomotivas, os avies, a vida ruidosa das cidades.

O RUGIR DE UM AUTOMVEL TEM MAIS BELEZA DO QUE A ESTTUA DA VITRIA DE SAMOTRCIA


F. T. MARINETTI

FUTURISMO
AGORA ESTAMOS SACIADOS (COM A MSICA TRADICIONAL E
ENCONTRAMOS BEM MAIOR DIVERTIMENTO NA COMBINAO DOS SONS DOS CARROS ELCTRICOS, MOTORES DE

EXPLOSO, CARRUAGENS E NO GRITO DAS MULTIDES DO


QUE,POR EXEMPLO, ENSAIAR A HERICA OU A PASTORAL GOSTAMOS DE CRIAR ORQUESTRAES MENTAIS DO RUDO DAS ESTAES, DAS VIAS FRREAS, DE FUNDIES, DE RODAS A GIRAR, IMPRESSORAS A TRABALHAR, CENTRAIS ELCTRICAS E CAMINHOS DE FERRO

LUIGI RUSSOLO

ODE TRIUNFAL, lvaro de Campos


rodas, engrenagens, r-r-r-r-r eterno! Forte espasmo retido dos maquinismos em fria! Em fria fora e dentro de mim! () Ah, poder exprimir-me todo como um motor se exprime! Poder ir na vida triunfante como um automvel ltimo-modelo!

ODE TRIUNFAL, lvaro de Campos


Eu podia morrer triturado por um motor Com o sentimento de deliciosa entrega duma mulher possuda. Atirem-me para dentro das fornalhas! Metam-me debaixo dos comboios! Espanquem-me a bordo de navios! Masoquismo atravs de maquinismos! Sadismo de no sei qu moderno e eu e barulho!

FUTURISMO
Na pintura, para aumentar os efeitos de velocidade e de transparncia das formas, as telas eram atravessadas por raios de cores vivas, ortogonais ou angulares, que representam as direes das formas-cor.

Menina a correr na varanda 1912 (Giacomo Balla)

FUTURISMO
Uso de decomposio geomtrica das formas, interpenetrao de planos, para obter efeitos de multiplicidade e de movimento de formas, como nas sequncias flmicas.

Dinamismo de um ciclista, de Umberto Boccioni, 1913.

visvel a decomposio dos planos formais e das posies, na tentativa de materializar o movimento.

Formas nicas em continuidade no espao, de Umberto Boccioni, 1913. (escultura em bronze)

Na Poesia: Chuva Oblqua, Fernando Pessoa


O vulto do cais a estrada ntida e calma Que se levanta e se ergue como um muro, E os navios passam por dentro dos troncos das rvores Com uma horizontalidade vertical, E deixam cair amarras na gua pelas folhas uma a uma dentro...

Abstracionismo:
Teve o seu grande desenvolvimento entre 1918-1933. Definiu-se como rejeio da linguagem do visvel. uma arte da alma, capaz de expressar de forma autntica as realidades espirituais, logo, imatricas.

Kandinsky

Abstracionismo Lrico ou Expressivo Criado por Kandinsky e derivado do expressionismo de O Cavaleiro Azul

Abstracionismo Geomtrico Influenciado pelo cubismo e pelo futurismo

Caractersticas:

Caractersticas:
Arte mais racional e matemtica.

Uso de pontos, linhas, planos de cores puras, vivas e lisas. Formas orgnicas irregulares Pretende expressar contedos espirituais.

Uso de formas geomtricas e cores puras e planas. Pretende expressar uma linguagem mais pura, objetiva, mental

O binmio de Newton to belo


O binmio de Newton to belo como a Vnus de Milo. O que h pouca gente para dar por isso. --- --- (O vento l fora.)
LVARO DE CAMPOS

Dadasmo

Fonte, de Marcel Duchamp, 1917

Gioconda com bigodes, de Marcel Duchamp, 1917

Dadasmo ou Dada: 1916 Nasceu em Zurique

impressionados pelo clima de sofrimento e de caos espiritual criado pela guerra, pretendia negar os conceitos de arte e de objeto, bem como as tcnicas artsticas: a autntica arte seria a antiarte.
O que determina o valor esttico de algo um acto mental. Este grupo abrangeu a literatura, o cinema, o teatro, a pintura, a escultura e a fotografia. Este movimento foi precursor do Surrealismo.

Surrealismo

Persistncia da memria, de Salvador Dal, 1931.

O sono, de Salvador Dal.

Surrealismo: (1924-1939/40) nasceu em Zurique Foi um movimento literrio e artstico (envolvendo a pintura, a escultura, a fotografia, o cinema e influenciou a moda, a decorao, a publicidade) Comeou na Europa (Frana) mas abrangeu tambm as Amricas e o Extremo Oriente. Caractersticas:

Negao da representao do mundo real, substituindo-a pela viso deformada, gerada no sonho e no inconsciente.
Desejo de explorar o inconsciente atravs da livre associao de ideias

A criao artstica deveria guiar-se unicamente pelos ditames irracionais do inconsciente.


O Surrealismo est diretamente ligado doutrina psicanalista de Freud.

Nas artes plsticas, o surrealismo deu origem a duas linhas de concretizao paralelas: Surrealismo abstrato Recorre a tcnicas j usadas pelo cubismo e pelo dadasmo, como as colagens, as assemblages, as fotomontagens e as grattages ou explora o dinamismo de manchas cromticas e de linhas Surrealismo naturalista ou figurativo Utiliza tcnicas acadmicas, clssico-renascentistas, na construo das formas e/ou espao, associando-as a contedos inslitos, ilgicos e/absurdos

O surrealismo representa uma reao dos artistas e inteletuais s duras condies de vida do ps-1 guerra mundial e ao absurdo da prpria existncia humana no mundo capitalista, desumano e catico que a guerra desencadeara.

Na Poesia: Chuva Oblqua, Fernando Pessoa


No sei quem me sonho... Sbito toda a gua do mar do porto transparente E vejo no fundo, como uma estampa enorme que l estivesse desdobrada, Esta paisagem toda, renque de rvores, estrada a arder em aquele porto, E a sombra de uma nau mais antiga que o porto que passa Entre o meu sonho do porto e o meu ver esta paisagem E chega ao p de mim, e entra por mim dentro, E passa para o outro lado da minha alma...

Suprematismo e Neoplasticismo

Pintura Suprematista, de Malevitch, 1916

Quadro II, 1921-25, de Mondrian

Suprematismo e Neoplasticismo

Suprematismo: Pintura pura, de formas geomtricas bsicas, regulares e irregulares, pintadas com cores puras, primrias e secundrias, organizadas em composies que visam ritmo e movimento

Neoplasticismo: Formas puras, geomtricas, planas, estticas, pintadas a cores puras e primrias e delimitadas por linhas ortogonais a negro.

Modernismo Gerao de Orfeu

Este movimento empreendido pela gerao de:

Fernando Pessoa

Almada Negreiros Mrio de S Carneiro

Em unssono com a arte e a literatura mais avanadas na Europa.

O modernismo rompia com o provincianismo, com as tradies acadmicas, defendendo a liberdade de criao e pesquisa esttica. Vivem em ns inmeros

O Modernismo apresenta-se como: uma nova linguagem esttica aberta renovao constante (Paul Klee, Diana no Vento de Outono)

O Modernismo na Literatura
Fernando Pessoa Mrio de S Carneiro Almada Negreiros Jos Rgio Teixeira de Pascoaes

Fernando Pessoa: A maior revelao de Orfeu


O seu gnio manifestou-se na sua personalidade fragmentria

Caeiro, por Almada Negreiros

Ricardo Reis, fragmento de Almada

lvaro de Campos, fragmento de Almada Negreiros

O Modernismo na Poesia
O poema constitui uma fico; O prprio eu torna-se fictcio, falso, plural; O eu espelha-se em si mesmo; O eu persegue em jogos vrios, misturando planos mltiplos; Refletindo sobre si prprio, o eu, a cada passo, constri e destri as imagens mscaras que de si mesmo prope; Tendncia para a transposio: expresso paradoxal das emoes e dos sentimentos.

Pied-de-Nez, Mario de S-Carneiro


L anda a minha Dr s cambalhotas... (...) - O Erro sempre a rir-me em destrambelho Falso mistrio, mas que no se abrange... De antigo armrio que agoirento range, Minhalma actual o esverdinhado espelho... Chora em mim um palhao s piruetas; O meu castelo em Espanha, ei-lo vendido ...

Apontamento, lvaro de Campos


A minha alma partiu-se como um vaso vazio. Caiu pelas escada excessivamente abaixo. Caiu das mos da criada descuidada. Caiu, fez-se em mais pedaos do que havia loia no vaso. Asneira? Impossvel? Sei l! Tenho mais sensaes do que tinha quando me sentia eu Sou um espalhamento de cacos sobre um capacho por sacudir...

http://www.youtube.com/watch?v=gQ LeqkGgBgs&feature=related

Anda mungkin juga menyukai