Anda di halaman 1dari 25

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR CURSO DE GRADUAO EM ENFERMAGEM NUCLEO UNIVERSITRIO DE TUCURU ENFERMAGEM EM DOENAS TRANSMISSVEIS TURMA 2006

DENGUE & FEBRE AMARELA

Vanilton Lacerda

DENGUE
DEFINIO

Dengue uma doena febril aguda, de etiologia viral e de evoluo benigna, na maioria dos casos. Pode apresentar duas formas clnicas: Dengue Clssico e Febre Hemorrgica do Dengue (FHD) / Sndrome do Choque do Dengue (SCD). a virose urbana mais difundida no mundo. Com exceo da Europa, ocorre em todos os continentes. uma doena de reas tropicais e subtropicais, onde as condies do meio ambiente favorecem o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti.

AGENTE ETIOLGICO O vrus da dengue um arbovrus do gnero Flavivrus, pertencente famlia Flaviviridae. So conhecidos quatro sorotipos: DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4. VETORES HOSPEDEIROS Os vetores so mosquitos do gnero Aedes. Nas Amricas, a espcie Aedes aegypti a responsvel pela transmisso da dengue. Outra espcie, Aedes albopictus, embora presente no Brasil, ainda no tem comprovada sua participao na transmisso.

MODO DE TRANSMISSO
A transmisso se faz pela picada do Aedes aegypti, no ciclo homem - Aedes aegypti - homem. Aps um repasto de sangue infectado, o mosquito fica apto a transmitir o vrus, depois de 8 a 12 dias de incubao. A transmisso mecnica tambm possvel, quando o repasto interrompido e o mosquito, imediatamente, se alimenta num hospedeiro suscetvel prximo. A infeco por um deles d proteo permanente para o mesmo sorotipo.

PERODO DE INCUBAO
Varia de 3 a 15 dias, sendo, em mdia, de 5 a 6 dias.

ASPECTOS EPIDEMIOLGICOS

NAS AMRICAS A dengue ocorreu nas Amricas no sculo XIX, at as primeiras dcadas do sculo XX, quando se observou um silncio epidemiolgico. Em 1963, foi detectada a reemergncia do DENV1 e do DENV2, associados ocorrncia de epidemias de dengue clssica. Nessa dcada, apenas quatro pases notificaram casos, nmero esse que se eleva para nove pases em 1979.

ASPECTOS EPIDEMIOLGICOS
NO BRASIL A rpida expanso do vetor da dengue por todo territrio brasileiro a partir da segunda metade dos anos 1980, alem de revelar que as estratgias de controle adotadas eram ineficazes, criou condies epidemiolgicas para o aparecimento de epidemias da dengue, alem do fato de que no presente o agente circula em 70% do territrio nacional (Dias, 2006).

ASPECTOS EPIDEMIOLGICOS

Dengue Clssico (DC) A primeira manifestao a febre alta (39 a 40C), de incio abrupto, seguida de cefalia, mialgia, prostrao, artralgia, anorexia, astenia, dor retroorbital, nuseas, vmitos, exantema, prurido cutneo. Hepatomegalia dolorosa pode ocorrer, ocasionalmente, desde o aparecimento da febre. Febre Hemorrgica da Dengue (FHD) Os sintomas iniciais so semelhantes aos do DC, porm h um agravamento do quadro no terceiro ou quarto dias de evoluo, com aparecimento de manifestaes hemorrgicas e colapso circulatrio.

MANIFESTAES CLNICAS

Os pacientes que apresentarem um ou mais sinais de alerta, listados abaixo, devem permanecer sob tratamento e observao rigorosa nas 24 horas seguintes, pois sofrem grandes riscos de desenvolver Sndrome de Choque do Dengue. Sinais de Alerta: Dor abdominal intensa e contnua; Vmitos persistentes; Hepatomegalia dolorosa; Derrames cavitrios; Sangramentos importantes; Hipotenso arterial; Diminuio da presso diferencial; Hipotenso postural; Agitao e letargia; Pulso rpido e fraco; Extremidades frias; Cianose; Diminuio brusca da temperatura corprea associada sudorese profusa, taquicardia e lipotmia e Aumento do hematcrito (com variao de 20%).

Febre amarela urbana: ausente do Brasil desde 1942. Transmisso pelo Aedes aegypti. Surtos epidmicos. Prescinde de reservatrio animal.

CONTROLE do Ae.aegypti

Febre amarela silvestre: presente nas bacias do Amazonas e do Paran. Vrias espcies de primatas no-humanos e de mosquitos. Humanos so eventos ocasionais e terminais. Sujeita a ciclos de expanso da rea de transmisso.

VACINAO

doses 18.000.000 16.000.000 14.000.000 12.000.000 10.000.000 8.000.000 6.000.000 4.000.000 2.000.000 0 1995

Vacina de Febre Amarela. Doses aplicadas, Brasil 1995-1999.

1996

1997 ano

1998

1999

reas de risco de febre amarela silvestre


rea endmica rea indene

rea epizotica

Inda tanto nos sobra, por este grandioso pas, de doenas e insectos por cuidar!... Mario de Andrade, em Macunama (1928)

Anda mungkin juga menyukai