Anda di halaman 1dari 16

UNIVERSIDADE CATLICA DE ANGOLA CURSO DE EDUCAO MORAL E CVICA

RENDIMENTO ESCOLAR NO ENSINO ESPECIAL: ESTUDO DE CASO EM DUAS INSTITUIES DE ENSINO ESPECIAL
Por: Carlos Elavoko Jos Orientador: Prof: Lucas Luciano

INTRODUO
A escolha desse tema se deu em virtude de uma motivao natural relacionada com a existncia de alunos com necessidades especiais, sobretudo com a informao bibliogrfica disponvel. Formulamos o problema nas seguintes questes: - Como avaliar o rendimento escolar dos alunos com n.e.e`s? - Quais os factores associados ao rendimento escolar dos alunos com n.e.es? Tivemos como objectivo compreender o desempenho e rendimento escolar dos alunos com n.e.es.

Supomos como hiptese primria, que so vrios os factores associados ao rendimento escolar dos alunos com n.e.es. Em relao a metodologia utilizamos o mtodo hipottico-dedutivo, a nossa abordagem de natureza qualitativa, com finalidade exploratria, com procedimentos bibliogrficos e local de realizao foram duas escolas onde realizamos o estudo de caso. A populao estudada compreende professores e alunos em instituies de ensino especial, temos uma amostra de 185 pessoas, colectamos os dados por meio da pesquisa bibliogrfica, observao directa, entrevista no estruturada e questionrio.

Como referncia terica utilizamos autores como: Celso Antunes, Hugo Beyer, Lus Correia, Lusa veiga e Vygotsky.
Sendo assim o nosso trabalho foi desenvolvido da seguinte forma:

CAPTULO 1: Educao especial


Neste captulo vimos que a educao especial uma modalidade de ensino destinada aos com n.e.es, ou seja, alunos com deficincia e superdotados. Tendo em conta as suas condies estas crianas necessitam de recursos pedaggicos especializados para desenvolver as suas capacidades. Actualmente a grande aposta da educao especial est na insero do educando com n.e.es na classe regular, sempre que possvel, onde ele deve receber uma educao que satisfaa as suas necessidades e desenvolva suas capacidades.

Captulo II: Avaliao do rendimento escolar: dos alunos com necessidades educativas especiais.
Vimos que na educao de crianas com n.e.es os objectivos de aprendizagem devem ser adequados aos alunos individualmente e a avaliao deve ser feita segundo estes objectivos. Para explicar os factores associados ao rendimento escolar utilizamos 3 teorias: Teoria do dom: as capacidades individuais do aluno determinam o seu desempenho ou rendimento escolar.

Teoria do handicap cultural: o contexto familiar determina o rendimento do aluno. Teoria do socio-interaccionismo: segundo Vygostsky a interaco de todos intervenientes do processo educativo determina o desenvolvimento ou rendimento do educando.
Nos posicionamos na teoria de Vygotsky, pois, acreditamos que todos agentes educativos so responsveis pelo desenvolvimento do educando.

CAPTULO IV-APRESENTAO, ANLISE E INTERPRETAO DE DADOS.


Constatamos que maior parte das pessoas questionadas considera a avaliao como acompanhamento de todo processo de ensinoaprendizagem e verificao dos objectivos.
Maior parte dos professores considera a avaliao no ensino especial como um processo mais individualizado e especfico e identificam como principal problema da avaliao, a falta de profissionais qualificados para avaliar as especificidades.

Maior parte dos professores considera todos intervenientes do processo educativo responsveis pelo sucesso ou fracasso escolar, aproximando-se assim a teoria de Vygotsky.

A criana tem melhor aproveitamento escolar se for ajudada pelo professor, famlia, colegas, e ambiente. (MARQUES, Ramiro.2000)

CONCLUSO
Atravs desta pesquisa, conclumos que os alunos
com necessidades educativas especiais precisam de

recursos

especializados,

formas

de

interaco

pedaggica e a avaliao do rendimento escolar deve ser realizada segundo suas possibilidades e particularidades do aluno.

Conclumos que so vrios os factores associados ao rendimento e desenvolvimento do educando, entre eles, os mtodos e tcnicas, o prprio aluno, o professor, os gestores escolar, a famlia, a sociedade

e o Estado.

Todavia acreditamos, que s com um trabalho que


abarque e possibilite a interaco de todas os intervenientes atingir com e deste processo o dos conseguiremos desenvolvimento educandos com

sucesso integral

harmonioso

necessidades educativas especiais e no s.

Sugestes
Dentre as quais, destaca-se a necessidade de: Envolver todos intervenientes do processo educativo e desenvolver mais projectos de investigao cientfica na rea da educao especial;

Estimular a formao continua e especfica do professor;

Constituir programas curriculares flexveis, susceptveis de serem adoptados e alargados assim como a criao de mtodos avaliativos diversificados; Avaliar todo processo educativo, incluindo: o ensino, metodologia, alunos, professores, gestores escolares, familiares e sociedade de modos a melhorar as condies de desenvolvimento dos alunos;

Assim

considera-se foram

que

os e

objectivos

da

pesquisa

alcanados

encontramos

respostas para o problema estudado. Porm ainda h um longo caminho a percorrer, pois, so vrios os temas que brotaram desta pesquisa.

Gostaria de agradecer as pessoas, escolas, profissionais que contriburam para a realizao do trabalho, no podendo esquecer de agradecer aos professores da banca que esto avaliando e assim encerrar com a frase que sintetiza esse momento.

Os alunos com necessidades educativas especiais so iguais a todos em sua condio de ser humano, mas diferente em sua forma de aprendizagem. Mnica Menezes da Costa

MUITO OBRIGADO

Anda mungkin juga menyukai