Anda di halaman 1dari 42

LADRILHO 4

REVESTIMENTOS A PASTILHA CERAMICA

13-06-2012

Joo Neves

PASTILHAS
So pequenas peas de argila simples ou esmaltada coladas sobre papel grosso para facilitar a sua aplicao. Sua colocao feita sobre massa grossa (com cimento) bem desempenada, usando-se argamassa de cimento branco e caulim. rejuntada com nata de cimento branco, aps a retirada do papel (que fica na face externa) com soda custica e em seguida gua. O papel s deve ser retirado depois da pega (2 dias). O excesso do rejuntamento removido com estopa e, para acabamento final, a parede pode ser lavada com soluo de cido muritico com gua na proporo de 1:3. Logo em seguida (antes do terceiro minuto, segundo alguns autores) deve-se lavar a parede apenas com gua limpa para evitar que o cido ataque as juntas.
13-06-2012 Joo Neves 2

PASTILHA DE VIDRO OU CERAMICAS


O uso do mosaico de vidro em revestimentos interiores e exteriores, remonta s origens da histria da decorao. O mosaico de vidro actualmente, o continuador de uma herana cultural, que conservando as antigas tcnicas usadas na decorao, no deixa de introduzir processos inovadores. A ttulo de exemplo, refira-se a utilizao do computador e do scanner, na reproduo e adaptao de desenhos decorao com mosaico de vidro. Paralelamente e fruto do desenvolvimento tecnolgico, conseguem-se hoje mosaicos de grande qualidade o que faz com que o mosaico se adapte a qualquer tipo de aplicao, quer se trate de interiores ou exteriores, de espaos pblicos ou privados.

13-06-2012

Joo Neves

Brilhante, colorida e fcil de aplicar a pastilha de vidro est a ser mais popular do que nunca. Estes bonitos mosaicos apresentam-se com superfcies lisas ou rugosas, com bordos arredondados ou no, consoante o gosto e o efeito pretendido, podendo ser usados em todas as superfcies, quer se trate revestimento de paredes ou de pavimentos, em interiores. No exterior, no revestimento dos edifcios, em piscinas, fontes e nas mais variadas situaes. Os mosaicos de vidro so tambm ideais para o revestimento de colunas e de outras superfcies curvas.
13-06-2012 Joo Neves 4

PASTILHA DE VIDRO SRIE BIS (BISAZZA) GEMME 10 (10x10 mm) Mosaico de vidro e Avventurina constitudo por peas quadradas, com lados biselados de tamanho 10x10 mm, espessura de 4 mm, colados sobre papel, com junta de 0,73mm, em folhas de 322x322 mm

13-06-2012

Joo Neves

Pastilhas de vidro - Nos tamanhos de 2x2cm ou 1x1cm. As mais populares so as importadas da China. Pastilhas espelhadas - Nos tamanhos de 2x2cm ou 1x1cm. Pastilhas de porcelana - no tamanho 2x2cm (opaca). o material mais resistente do mercado. Pode ser utilizada em reas externas (piso de alta resistncia). A pastilha 2x2 muito interessante por ter 3mm de espessura, recta nos 2 lados e a massa na mesma cor, no dando diferena ao ser quebrada.

13-06-2012

Joo Neves

13-06-2012

Joo Neves

Exemplo e modo de aplicao


Notas / Notes: Em virtude do processo cermico inerente ao fabrico das diversas cores da nossa gama de mosaico porcelanico bem como das matrias-primas utilizadas, as diversas cores tm retraces diferenciadas que conduzem a dimenses individuais dos mosaicos das diversas cores ligeiramente diferentes. No caso dos produtos colados (em papel normal, perfurado ou rede de fibra) essa variao induz larguras de junta nas placas ligeiramente diferentes. Por outro lado, as dimenses da placas so aproximadas e dadas apenas a ttulo indicativo podendo haver, por via do processo de fabrico utilizado, variaes das suas dimenses entre lotes distintos de produo. Para alm disso, as placas de mosaico colado em papel normal apresentam normalmente um lado de dimenso superior, pelo que a sua aplicao dever sempre ser executada cumprindo a orientao das setas impressas no papel. Tendo em considerao os vrios aspectos anteriormente referidos, no caso do cliente pretender efectuar a aplicao conjunta de diversas cores na mesma superfcie dever optar preferencialmente por mosaico colado em rede de fibra ou papel, devendo colocar a sua encomenda na totalidade e contemporaneamente, mencionando explicitamente a sua inteno. Para alm disso, deve de qualquer forma consultar os nossos servios para obter aconselhamento especfico sobre a melhor forma de poder planear e levar a cabo a obra a que sobrepe.
Joo Neves 8

13-06-2012

Colado em papel Placas de 35x35cm; 8 placas: 1m2.

Rede de papel Placas de 30x30cm; 11 placas 1m2

Rede de fibra de vidro Placas de 30x30cm; 11 placas 1m2.

13-06-2012

Joo Neves

Argamassa a utilizar
A argamassa a utilizar poder ser constituda por cimento cola normal ou um cimento tipo Portland normal, que dever ser empregue puro, sem qualquer mistura de cal ou areia. Devem ser consultadas as especificaes fornecidas pelo fabricante do cimento, por forma a se conhecer as indicaes do mesmo relativamente aos tempos de amassadura, tempo aberto, etc. Estas indicaes so de extrema importncia na correcta utilizao dos cimentos cola, sendo o seu cumprimento condio fundamental para a obteno de um bom resultado final. No caso de ser utilizado mosaico colado em papel normal, as argamassas a utilizar devero ter uma presa rpida que permita a retirada do papel num espao de tempo relativamente curto, preferencialmente inferior a 3 a 4 horas.

13-06-2012

Joo Neves

10

Condies para o incio dos servios


Verificar as condies do emboo - idade (mnimo de 14 dias), prumo, planeza, nivelamento de detalhes e limpeza (ausncia de restos de argamassa ou outro material); Conferir a quantidade e a uniformidade do lote de peas cermicas; Testar se todos os fios de prumo previstos esto posicionados; Averiguar se as instalaes elctricas e hidrulicas que interferem no revestimento de fachada esto concludas e testadas; Observar se os tacos das janelas esto instalados e conferidos, incluindo o caimento adequado dos peitoris; Verificar se foi concludo o arremate das coifas de cozinhas e das chamins de aquecedores; Certificar-se de que os equipamentos de proteco colectiva esto instalados e conferidos, atentando tambm para os EPIs.
13-06-2012 Joo Neves 11

1-Planeamento do trabalho e preparao da superfcie O planeamento do trabalho deve ser feito de forma a que as operaes referidas a seguir sejam executadas dentro dum espao de tempo tal, que permita a sua concluso dentro de um dia de trabalho completo. regra preferencial de aplicao destes produtos que se trabalhe por partidas completas de forma a que, no fim do dia, o material aplicado esteja limpo, sem papel nem restos de cola (no caso do material fornecido em papel normal) e devidamente rejuntado.
13-06-2012 Joo Neves 12

A superfcie a revestir dever estar bem regularizada, apresentando um reboco de cimento e areia desempenado rgua. Qualquer irregularidade ou fissura do reboco dever ser eliminada antes da aplicao das placas. No caso de grandes reas, para evitar escorrimentos de gua para material j aplicado e pronto, as diversas partidas de assentamento devero ser conduzidas de cima para baixo. Em todo o caso, dentro duma mesma partida de aplicao poder aplicar-se o material de baixo para cima. desaconselhada a aplicao de mosaico na ocorrncia de circunstncias extremas de temperatura, nomeadamente quando a temperatura ambiente seja inferior a 5C ou superior a 30C.
13-06-2012 Joo Neves 13

Colagem e assentamento
2.1-Colocao das placas Preparar apenas a quantidade de argamassa de assentamento que permita a sua utilizao durante a sua vida de trabalho (normalmente cerca de 2 a 3 horas). As indicaes do fabricante do cimento devem ser consultadas para confirmar este valor. Aplicar com uma talocha o cimento cola numa zona considervel daquela superfcie, formando uma camada uniforme de espessura sempre inferior a 3 mm.
Planeamento do trabalho e preparao da superfcie

13-06-2012

Joo Neves

14

Colagem e assentamento
Planeamento do trabalho Aplicar com uma talocha o e preparao da superfcie cimento cola numa zona considervel daquela superfcie, formando uma camada uniforme de espessura sempre inferior a 3 mm. No deve ser aplicada na parede mais argamassa do que aquela que permita o assentamento durante um perodo de cerca de 10 minutos, devendo-se tambm neste caso consultar as indicaes do fabricante do cimento relativamente ao tempo de utilizao da argamassa aps a sua preparao.

13-06-2012

Joo Neves

15

Colagem das placas


No caso da aplicao de mosaico fornecido colado em papel normal, deve-se tambm barrar o reverso das placas com a argamassa de rejuntamento que tenha sido escolhida para dar o aspecto final s juntas, podendo esta ser eventualmente realizada com cimento normal ou cimento branco. A placa poder ento ser colocada sobre a superfcie a revestir.
Colocao das placas

13-06-2012

Joo Neves

16

Colagem das placas


2.1.1-Mosaico colado em papel normal No caso de se estar a proceder aplicao de material fornecido colado em papel normal, a superfcie com papel dever ficar voltada para o lado visvel (uma vez que o papel ser retirado mais tarde) tendo o cuidado de manter as setas nele impressas todas na mesma direco.
13-06-2012 Joo Neves 17

Colagem das placas


2.1.2-Mosaico colado em papel perfurado ou rede de fibra Se estiver a ser utilizado mosaico colado em papel perfurado ou rede de fibra, a placa dever ser colocada com o lado da rede (de papel ou fibra) voltada para a parede. Neste caso, no h orientao preferencial das placas. Em qualquer dos casos, entre cada placa deve ser sempre deixado um intervalo de dimenso igual a uma junta.
13-06-2012 Joo Neves 18

Colagem das placas


2.2-Colocao das placas Bater fortemente as placas para nivelar os mosaicos, utilizando um batedor rigorosamente plano. Nesta operao possvel efectuar pequenas correces no posicionamento da placa na parede, antes da argamassa de assentamento comear a ganhar presa. Aps aplicao de 3 ou 4 metros quadrados, lavar com esponja hmida as juntas entre as placas para retirar o excesso de cimento das mesmas.

13-06-2012

Joo Neves

19

13-06-2012

Joo Neves

20

Controle do assentamento
Averiguar a altura do cordo de argamassa colante (8mm), o seu tempo de abertura (teste do dedo) e a ocorrncia de regies sem aderncia (som oco aps 24h).
FIGURA 1 - Espalhamento da argamassa colante

13-06-2012

Joo Neves

21

Controle do assentamento

13-06-2012

Joo Neves

FIGURA 2 - Formao dos cordes


22

Controle do assentamento
FIGURA 3 - Aplicao da argamassa de rejunte no tardoz das placas

13-06-2012

Joo Neves

23

Controle do assentamento

FIGURA 4 Posicionamento das placas

13-06-2012

Joo Neves

24

Controle do assentamento

FIGURA 5 - Rebatimento com o martelo de borracha

13-06-2012

Joo Neves

25

13-06-2012

Joo Neves

26

Desvios geomtricos e regularidade


Verificar, visualmente, o nivelamento entre as pastilhas, o desempeno do revestimento, a esquadria das janelas, com especial ateno inverso de caimentos, e a variao na espessura das juntas; Avaliar a presena de dentes ou salincias por meio de rgua de alumnio. Juntas de controle Verificar a espessura e a profundidade das juntas de controle, atentando para a conformidade com o projecto; Observar a limpeza da base no momento de aplicao do mstique elstico.

13-06-2012

Joo Neves

27

Retirada do papel
Conferir a remoo completa do papel sem o descolamento de pastilhas ou remoo do rejunte; Atentar para a diluio adequada de soda custica (1:20).
FIGURA 6 - Molhagem do papel com soluo de soda custica

13-06-2012

Joo Neves

28

FIGURA 7 - Retirada do papel

13-06-2012

Joo Neves

29

FIGURA 7 - Limpeza da superfcie

13-06-2012

Joo Neves

30

Descolagem do papel
3-Descolagem do papel (Apenas no caso de mosaico colado em papel normal) A cola utilizada no mosaico fornecido em placas com papel normal uma cola solvel em gua uma vez que se trata duma cola tipo goma arbica. Assim sendo, os eventuais excessos desta cola so normalmente de fcil remoo apenas com recurso a gua. A operao de descolagem do papel deve ser efectuada na sequncia da operao de assentamento devendose organizar o trabalho por forma a que no se deixe ficar o papel sobre o mosaico assente mais de 8 horas aps o assentamento.

13-06-2012

Joo Neves

31

Descolagem do papel
Esta operao s deve ser executada quando houver garantias que as placas no se movimentem ou descolem com facilidade, situao que ocorre depois do cimento cola ter ganho presa suficiente, o que normalmente ocorre cerca de 2 a 3 horas (dependendo dos cimentos) aps a preparao da argamassa. Para retirar o papel, deve em primeiro lugar molh-lo tendo o cuidado de no o encharcar, utilizando para o efeito uma esponja molhada e deixando-o de seguida amolecer bem durante cerca de quinze minutos a meia hora, de forma a que toda a cola existente esteja completamente dissolvida. A gua no dever ser muito fria e, no caso de ter uma dureza elevada, poder ser utilizado um agente amaciador do tipo dos utilizados nas mquinas de lavar loua como anti-calcrio. O papel deve ser retirado no sentido diagonal da placa, a comear numa ponta e lentamente, devendo ser removidos de imediato quaisquer resduos de excesso de cola.

13-06-2012

Joo Neves

32

Retirada do papel na aplicao de pastilhas

13-06-2012

Joo Neves

33

Descolagem do papel
Para tal dever utilizar uma esponja humedecida, tendo o cuidado de no permitir que os resduos de cola se vo alojar nas juntas. Uma vez solubilizada, de forma alguma se deve deixar a cola voltar a secar sobre o mosaico aps a retirada do papel. Os eventuais excessos de cola devem de imediato ser removidos logo aps a operao de remoo do papel. No caso improvvel de maior dificuldade na remoo dos excessos de cola poder ser utilizado como agente facilitador da dissoluo da cola, um agente de limpeza do tipo do utilizado na lavagem de vidros que seja base de amnia. Todavia, se forem seguidas as instrues anteriores, essa dificuldade no dever existir.
13-06-2012 Joo Neves 34

TIPOS DE JUNTAS:
juntas de assentamento: entre as peas que compem o revestimento. So necessrias devido ao desbitolamento dos revestimentos cermicos, devido necessidade de alinhamento das peas alm de impedirem a propagao de tenses de uma pea para outra, afastando o risco de flambagem do revestimento. Alm disso, as juntas de assentamento exercem funo de higiene, esttica e facilitam a remoo de peas danificadas. juntas estruturais: oriundas da estrutura de concreto. juntas de movimentao ou juntas de expanso/contraco
13-06-2012 Joo Neves 35

BETUMAGEM
Aplique a massa de juntas ou o cimento branco s aps as peas estarem perfeitamente firmes, (pelo menos 2 dias aps o assentamento, espalhando-a com uma esptula de borracha. Limpe as peas no as deixando secar em demasia, com uma esponja ou de preferncia com sisal. Corrija a massa em excesso das juntas recorrendo a uma pequena cunha de madeira. Limpe toda superfcie com um pano seco no final.

13-06-2012

Joo Neves

36

Enchimento das juntas


4-Preenchimento das juntas Fazer o completo enchimento das juntas com o mesmo cimento ou argamassa de rejuntamento que se utilizou para barrar o reverso das placas (no caso do mosaico colado em papel normal) ou com a argamassa de rejuntamento seleccionada para dar acabamento s juntas, usando-se para esse efeito um rodo de borracha. Os excessos de argamassa devem ser eliminados durante o enchimento da junta. Esta operao s dever ser conduzida quando as placas tenham ganho presa suficiente para que no se movimentem durante o rejuntamento.

Preenchimento das juntas

13-06-2012

Joo Neves

37

Rejuntamento
Verificar a homogeneidade do preenchimento das juntas por inspeco visual; no devem haver falhas por falta ou excesso de rejunte.

13-06-2012

Joo Neves

38

Limpeza
Verificar o aspecto visual do pano revestido, atentando para restos de papel ou cola ainda ligados superfcie e manchas de argamassa de assentamento e de rejunte deixadas por falha de limpeza
13-06-2012 Joo Neves 39

Limpeza
5-Limpeza dos mosaicos Aps a remoo do excesso do cimento com o mesmo rodo, deitar sobre os mosaicos um pouco de cimento em p igual ao utilizado na junta e limp-los com uma esponja ou sisal at ficarem completamente limpos. Aps a operao de tomao da junta e uma vez esta seca (cerca de 24 a 48 horas depois da aplicao) efectuar a limpeza final dos mosaicos, utilizando para tal uma soluo de cido clordrico diludo a 10% em gua. Aps a lavagem anterior executar a lavagem final dos mosaicos utilizando-se para tal apenas gua limpa.
13-06-2012 Joo Neves 40

13-06-2012

Joo Neves

41

Limpeza das superfcies revestidas Dadas as suas caractersticas tcnicas o mosaico porcelnico no se suja com facilidade. As superfcies exteriores, e nomeadamente as fachadas, mantm-se limpas quase indefinidamente pois quaisquer poeiras so normalmente lavadas pelas chuvas. Em interiores e pavimentos aconselha-se para a sua limpeza a utilizao de detergentes ligeiramente abrasivos, do mesmo tipo daqueles que so normalmente utilizados para a limpeza das louas sanitrias.
13-06-2012 Joo Neves 42

Anda mungkin juga menyukai