Anda di halaman 1dari 17

RDIO

ABERT: Associao Brasileira de Emissoras de Rdio e Televiso. Entidade que congrega as emissoras de rdio e televiso. AM: Sigla de Amplitude Modulada. Sistema de transmisso de sinais eletromagnticos realizado atravs da modulao da amplitude ou comprimento das ondas, em freqncias que variam de 550 a 1600 Khz. AMBIENTE: Sons que do ideia do local da transmisso. Podem ser ouvidos ao fundo das narraes, ou entrevistas, ou isolados em pequenos trechos no meio das matrias. Som ambiente. NCORA: O principal apresentador de um programa. Alm de ler o noticirio, ele chama os reprteres que esto na rua, os comentaristas e os entrevistados no estdio. AO VIVO: Transmisso feita no exato momento do acontecimento.

APURAO: Levantamento de dados e acontecimentos que sero transformados em notcia ou matria. Investigao dos fatos. AQURIO: Estdio de locuo envidraado. ARQUIVO: Pasta ou arquivo de computador com notcias antigas que servem como referncia para a cobertura de novos acontecimentos. Podem ser arquivadas em forma de texto ou de gravaes. UDIO: Som. A expresso usada em algumas emissoras para designar uma gravao de um acontecimento que deve ser colocado no ar. ASSINATURA MUSICAL: msica de identificao musical tocada no comeo e no fim de um programa ou insero regular.

BLOCO: segmento da programao, composto de notcias, matrias, msica etc. BOLETIM: Breve informativo sobre assunto abordado em entrevista, ou baseado em informaes que no foram gravadas. BREAK: expresso inglesa que significa parar, significa o intervalo comercial. CABEA DA MATRIA: o lide da matria, informaes mais importantes que abrem o assunto. CABEALHO: dados que devem constar no alto da lauda redator, retranca, data, tempo de durao da matria.


CAMPANHA: srie de reportagens e notcias transmitidas com finalidade social. CHAMADA: flash gravado sobre matria ou programa, transmitida vrias vezes durante a programao, para despertar o interesse do ouvinte. CHECAR: verificar se a informao verdadeira. CHEFE DE REPORTAGEM: profissional encarregado de supervisionar e coordenar o trabalho de reportagem. CHEQUE-LISTE: trabalho de verificao dos pontos bsicos de uma cobertura. CITAO: transcrio de frase de alguma personalidade durante notcia ou boletim. CLAREZA: qualidade essencial do texto radiofnico. Nitidez. CLICH: expresso que deve ser evitada no rdio por ser usada com exagerada freqncia. CLMAX: ponto culminante de um texto ou reportagem.


COBERTURA: reportagem completa sobre um acontecimento importante, no local de sua ocorrncia. COERNCIA: qualidade exigida em texto jornalstico. COLABORADOR: especialista em determinada rea que presta servios emissora sem pertencer ao quadro profissional. COMENTRIO: texto opinativo que no deve aparecer nas notcias e sim aps as informaes, sempre desenvolvido por um comentarista. COMPACTO: edio sucinta de um programa j transmitido pela emissora. CONCISO: qualidade do texto de rdio. Sntese. CORRESPONDENTE: jornalista encarregado de fazer a cobertura de determinada cidade ou regio, dentro ou fora do pas e de enviar regularmente matrias e boletins para a emissora. COZINHA: trabalho de reescrever textos adaptar, atualizar, condensar.

CRDITO: identificao dos profissionais responsveis por trabalho jornalstico de real importncia: reprter, produtor, agncia noticiosa, etc. CRTICA: entrevista opinativa sobre fato jornalstico emitida por especialista ou ouvinte. CRNICA: texto radiojornalstico desenvolvido de forma livre e pessoal a partir de fatos da atualidade. A crnica de rdio tem preocupao com aspectos sonoros do texto e assinada pelo redator. DAB: em ingls Digital Audio Broadcasting, as Transmisses Sonoras Digitalizadas, tecnologia de alta qualidade sonora, sem interferncias, com maior nmero de emissoras transmitindo em determinada rea.

DAT: Digital Audio Tape, Gravador Digital de Sons. Aparelho que permite gravaes de alta qualidade. DEIXA: palavras finais da matria que indicam ao operador e ao locutor o momento em que outro segmento dever entrar. Trechos de gravao que constam da matria editada. DECUPAGEM: processo de registro da ordem e da durao das diversas seqncias de uma reportagem gravada, anotando-se frases que identifiquem essas seqncias para edit-las. DESTAQUE: a notcia mais importante de um noticirio. DJ: Disc-jockey, apresentador de programas musicais. ECO: efeito desagradvel ao ouvido, provocado pela dico prxima e sucessiva de palavras com mesma terminao.


EDIO: preparo das gravaes originais antes de serem transmitidas; montagem de uma matria, aps selecionar, cortar e emendar trechos da gravao. EDIO ESPECIAL: produo de um programa em edio diferente das edies habituais. EDIO EXTRAORDINRIA: trabalho radiojornalstico que no estava programado, diante de fato importante e atual. Precedida de sinais sonoros bem marcantes. EDITOR: profissional encarregado da edio. Editor de matria: executa a edio de matrias. Editor de programa: produo total de determinado programa. Editor de rea: responsvel por determinada rea ou setor. EDITOR RESPONSVEL: pessoa que assume para efeitos jurdicos a responsabilidade total sobre o contedo de uma matria.


EDITORIAL: texto opinativo, escrito de maneira impessoal, sem identificao do redator, sobre assunto nacional ou internacional, que define ou expressa a opinio da emissora. EFEITO ESPECIAL: artifcio sonoro produzido pelo sonoplasta chuva, vento, passos, etc. EMENDAR: unir um trecho de gravao a outro. ENCERRAMENTO: trecho final de um programa ou de uma matria. ENQUETE: levantamento de testemunhos pblicos. O mesmo que fala povo. ENVIADO ESPECIAL: reprter que viaja para apurar determinado acontecimento e produzir matrias especiais. ENXUGAR: redigir um texto, eliminando todos os elementos suprfluos. ESTOURAR: ultrapassar o tempo programado para a transmisso. EQUALIZAO: correo eletrnica de sinais de gravao e de reproduo, corrigindo as deformaes na intensidade das freqncias, para diminuir a distoro e fazer com que o som reproduzido seja semelhante ao original. FADE: efeito que consiste no aparecimento ou desaparecimento gradual do som. FADE IN: elevao gradual do volume de um som (msica, fala ou rudos) FADE OUT: diminuio gradual do volume de um som.


FLASH: rpida informao sobre um fato, dado pelo reprter. FM: Freqncia Modulada. Sistema de transmisso em que a onda portadora, na faixa de 88 a 108 Mhz, modulada em freqncia. As transmisses em FM sofrem menos incidncia de rudos e apresentam melhor fidelidade de resposta. FONTE: fonte de informao. Pessoa, rgo, entidade ou mesmo uma documentao que gerou o fato noticiado. FUNDO: o mesmo que background ou BG. FURO: notcia divulgada em primeira mo. FUSO: mistura de dois temas musicais diferentes, ou vozes, rudos que indicam mudana de ambiente, tempo ou situao. Mistura de sons.


GANCHO: elemento que justifica a matria e a torna oportuna. a relao da matria com o ouvinte. HIATO: unio de vrias vogais, o que provoca um efeito desagradvel. IDENTIFICAO: texto gravado que deve ser irradiado pela emissora com a indicao do nome da empresa, localidade, freqncia e tipo de emisso, alm do prefixo. INFORMALIDADE: caracterstica da linguagem de rdio, importante para estabelecer aproximao com o ouvinte. JANELA: intervalo que se deixa em programas de rdio para a insero de um ou mais comerciais. LAUDA: folha padronizada na qual redigido o texto do programa e que ser lida pelo locutor. LIDE: forma aportuguesada de lead. Abertura de uma notcia ou reportagem.


MANCHETE: notcias em destaque no incio dos radiojornais ou de cada uma de suas sees, ressaltando, em no mais que uma linha de texto, os aspectos mais importantes ou mais recentes das informaes contidas no noticirio que vem a seguir. MATRIA: assunto desenvolvido pela reportagem. MIXAGEM: processo de misturar e combinar vrias entradas de som. NOTA: pequena notcia, destinada informao rpida. NOTCIA: relato de um fato jornalstico de interesse e importncia para a populao. OFF: informao confidencial prestada ao jornalista, com a condio de no ser divulgada. OFF TUBE: tipo de transmisso em que o acontecimento visto pelo locutor atravs do vdeo da televiso.

PASSAGEM: breve trecho musical que separa duas notcias. PAUTA: roteiro dos assuntos a serem focalizados pela reportagem. PINGUE-PONGUE: perguntas feitas pelo apresentador a um reprter, dentro ou fora do estdio. Tambm pode ser uma entrevista baseada em perguntas curtas e diretas, com respostas rpidas. PONTUAO: srie de sinais que indicam as pausas e a entonao que o locutor deve seguir. PRODUTOR: profissional responsvel pela coordenao das tarefas necessrias realizao de um programa.


PBLICO: conjunto de pessoas ao qual se destina a mensagem. PBLICO-ALVO: parcela da populao qual dirigida a mensagem. Segmento do pblico que se pretende atingir e sensibilizar. PUFF: rudo provocado pelo excesso de presso acstica sobre o diafragma do microfone. Ocorre geralmente na articulao de consoantes explosivos como o p e o b. RADIOESCUTA: profissional que acompanha o noticirio das emissoras concorrentes ou de outras cidades, e as faixas de servio para coletar informaes que possam gerar pautas para sua redao. REDE: termo usado para identificar uma transmisso conjunta e simultnea de uma mesma programao feita por duas ou mais emissoras. REDAO: ato de redigir um texto informativo. A redao no radiojornalismo peculiar porque se destina a ser falada.


RETRANCA: expresso retirada do meio impresso - palavraschave que identificam a matria. RITMO: variao de intensidade, emoo e pausas na fala, conforme o assunto que est sendo tratado. RODAR A INFORMAO: introduzir a mesma informao no decorrer da programao, variando a forma de transmiti-la. Pelos relatrios, a chefia verifica como a matria deve ser reaproveitada. ROTEIRO: texto que apresenta o desenrolar total do programa de rdio; tambm significa a relao de comerciais que devem ser veiculados em ordem de horrio, no jargo radiofnico o mesmo que tripa. SEGUNDO PLANO: voz transmitida a certa distncia, em volume menor, na mixagem, para dar a sensao de distncia ao ouvinte.


SRIE DE REPORTAGENS: matrias independentes relacionadas entre si pelo mesmo tema. SETOR: rea de ao de um reprter. SETORISTA: reprter encarregado de cobrir determinado setor: aeroporto, cmara municipal, bolsa de valores, etc. SILNCIO: ausncia temporria de falas e rudos em primeiro plano. SOM AMBIENTE: msica, vozes e rudos que aparecem de fundo em uma reportagem. SONOPLASTA: tcnico responsvel pela sonoplastia. SUTE: continuidade de um fato jornalstico com o acrscimo de novos elementos que o atualizem. TEXTO MANCHETADO: notcia escrita em takes ou manchetes. Cada manchete deve conter uma informao, eliminando-se os suprfluos. Cada take ou manchete possui no mximo duas linhas e meia.

Anda mungkin juga menyukai