Anda di halaman 1dari 24

1

APRESENTAO

AMBIENTE INTERNO
Direo

Planeja , organiza, dirige e controla a empresa, com competncias administrativas. Consiste em tomar decises, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organizao, mantendo alinhados com a misso do negcio, e com olhos na viso de futuro.

Departamento Financeiro
Obtm receitas, levanta fundos e investimentos com recursos prprios ou de terceiros da forma mais apropriada. Avalia solicitaes de crdito, diminui custos, gerencia e monitora o fluxo de caixa.

Departamento de Produo
Rene estratgias destinadas a produo de seus bens atravs de recursos humanos, insumos e maquinrios.

AMBIENTE INTERNO
Departamento de Recursos Humanos

A rea de Recursos Humanos investe em capacitao e treinamento qualificado aos funcionrios da GROOVE , investindo em um quadro de profissionais capacitados com uma experincia positiva em suas carreiras dentro da Empresa.

Marketing
O Marketing da GROOVE divulga a venda dos produtos com qualidade e preos atrativos, visando a satisfao de nossos clientes e expanso de nossos negcios , a partir de um atendimento tcnico e qualificado, tendo como foco atender a demanda de construtoras e servios pblicos.

Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento


Deste setor emana novos produtos com inovaes, processo mais elaborados e com menores custos ou servios mais atraentes para o consumidor. Trabalhamos com trs atividades: pesquisa bsica, pesquisa aplicada e desenvolvimento experimental.

AMBIENTE EXTERNO
Fatores externos que afetam a GROOVE:

Tecnolgicos: Tecnologias Verdes em forte desenvolvimento na regio (Tecnolgico ) Manchete: Brasil o 5 no mundo em selo verde para construo sustentvel. Possibilidade de aprendizado, aprimoramento e incluso de matrias-primas tecnolgicas que amplia qualidade de nosso produto e servio. ( Tecnolgico ). Ter um responsvel tcnico registrado no CREA ( Tecnolgico ). Logstica cada vez mais apurada, onde a indstria est pronta para mandar os kits de materiais na hora determinada pelo cliente. A empresa trata a obra como um kit. ( Tecnolgico ) Econmicos: A demanda aumentada por residncias e obras pblicas , em razo do aumento da economia do Pas. ( Econmico ) Manchete: Construo Civil brasileira vive boa fase e crescer 8,6% em 2011. Mercado aquecido da construo, financiamento da casa prpria ( Econmico ) Manchete: A exploso do mercado imobilirio. Concorrncia grande, mas o principal determinante o preo ( Econmico ). Manchete: Falta imvel na faixa de R$ 130 mil. Recentemente houveram problemas com relao a insumos (pedras, areia, etc.), j que estes fornecedores passaram a dar preferncia a grandes obras pblicas e no para indstrias de blocos de concreto. (econmico) Obras do PAC e PPP ( Poltico ) Manchete: Obras do PAC Santa Cruz comeam a sair do papel. Forte concorrncia com empresas j fortificadas e reconhecidas no ramo, impulsionando-nos a nos destacar pelo diferencial de nosso trabalho ( Econmico ). Utilizao cada vez maior de peas pr-moldadas como alternativa aos mtodos de construo, estabelecendo um novo conceito na construo da habitao. Uma nova viso de construo montadora, como peas de Lego ou Mosaicos. (Econmico ) Crdito imobilirio para financiar a construo e comercializao( Econmico ).

Polticos:

AMBIENTE EXTERNO
Fatores externos que afetam a GROOVE:
Naturais:

Utilizao de matria-prima ecologicamente correta ( natural ). Manchete: Empresas gachas divulgam projetos integrados com o meio ambiente. Boa disponibilidade de produtos e recursos trazem boas redues de custos ao negcio. ( Natural ). Matria prima abundante. ( Natural ).

Demogrficos: Falta de mo-de-obra qualificada, forte disputa por pessoal ( Demogrfico ). Manchete: Construo civil puxou emprego formal de 2003 2010. Consumidores de todas as classes sociais e empresas de construo civil. ( Demogrfico ). O sistema de alvenaria estrutural com blocos de concreto exige mo-de-obra especializada, com o crescimento acelerado pode faltar mo-de-obra. (demogrfico). Recentemente houveram problemas com relao a insumos (pedras, areia, etc.), j que estes fornecedores passaram a dar preferncia a grandes obras pblicas e no para indstrias de blocos de concreto. (econmico)

Culturais: Investimento em marketing para tornar o produto conhecido e confivel. ( Cultural) . Mudana da mentalidade dos clientes, relacionado a aceitao ( Cultural ).

PLANEJAMENTO
Misso da GROOVE para 2020:

Tornar a GROOVE como a maior e mais solidificada empresa no ramo de blocos de concretos e pisos intertravados do estado e da regio do Sul do pas sendo reconhecida e filiada ao Programa do Selo de Qualidade da ABCP ( Associao Brasileira de Cimento Portland ) para blocos de concreto qualificando-se para atender as obras financiadas pelo governo federal, estadual e municipal bem como a todo tipo de edificao cujo empreendedor exija o atendimento ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat ( PBQP-H ), e ao Cdigo de Defesa do Consumidor.

Viso da GROOVE para 2020:

Construir Caminhos Sustentveis e Ecologicamente Corretos.

PLANEJAMENTO
Barganha dos Fornecedores
Oferta de matria prima abundante Desenvolvimento de outros elementos

Concorrentes
D'Agostini Indstria de Concreto 10% do mercado Tecmold Ind e Com. 40% do mercado Artefatos de Cimento Taba Ltda 10% do mercado Bento Concretos 10% do mercado Outros 10% do mercado

Produtos Entrantes
Blocos sintticos, Estruturas metlicas,

Barganha dos Clientes


Existem vrios fornecedores Qualidade do produto baixa

Substitutos
Pisos cermicos, Porcelanato, Asfalto, Blocos cermicos

MATRIZ DE PORTER

PLANEJAMENTO
PISO ARQUITETNICO COLORIDO PISO PERMEVEL BLOCO SPLIT (DECORAO PAISAGISMO ) PISOS COM RESDUOS INDUSTRIAIS

MEIO -FIO

PISO INTERTRAVADO 8 CM (PAVIMENTAO URBANA) BLOCO ESTRUTURAL DE 14 CM ( CONSTRUO RESIENCIAL) BLOCO ESTRUTURAL DE 19 CM ( CONSTRUO INDUSTRIAL)

9
MATRIZ ANSOFF

PLANEJAMENTO

PISO INTERTRAVADO PERMEAVEL

10

PLANEJAMENTO

Objetivos da Direo GROOVE


Direcionar e gerenciar uma equipe altamente qualificada, com fortes xitos em sua estrutura operacional, fortificando um time com uma perspectiva revolucionria e audaciosa em um mercado altamente competitivo. Disponibilizar ao mercado uma alternativa sustentvel e econmica visando o crescimento e a qualidade dos servios e produtos oferecidos.

11

ORGANIZAO

Atividades da Direo GROOVE


A direo da GROOVE responsvel pela tomadas de decises, estabelecimento de metas, definio de diretrizes e aplica atribuies aos integrantes da organizao, de modo a planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar para que a GROOVE esteja em uma seqncia lgica de atividades e desenvolvimento de seus produtos e servios.

12

PLANEJAMENTO

Objetivos de Finanas
Buscar fundos para novos investimentos para ampliao da produo; Gerenciar , em excelncia, o fluxo de caixa para pagamentos dos seus fornecedores.

13

ORGANIZAO

Atividades de Finanas
Buscar financiamentos junto ao BNDES; Gerir fluxo para compra de insumos; Obter negativas junto a RECEITA; Manter balancetes atualizados e estar vinculado a uma companhia seguradora para garantias de contrato.

14

PLANEJAMENTO

Objetivos da Produo
Produzir mais com menos recursos, gerando o produto final; Qualificao de insumos e/ou fornecedores.

15

ORGANIZAO

Atividades da Produo
Aplicar os processos na linha produo utilizando os desenvolvimentos de P&D; Reduo de consumo de cimento; Definio de padro de matrias-primas junto ao ensaio de materiais nos fornecedores; Ensaio do produto acabado.

16

PLANEJAMENTO

OBJETIVOS DA REA DE MARKETING:


Fazer um trabalho, difundindo a marca da GROOVE Blocos, com a inteno de conquistar, manter e trazer novos cliente, a partir de produtos de alta qualificao. Desenvolver uma relao prxima com o consumidor, os disponibilizando atendimento qualificado. Aumentar o faturamento, e buscar o crescimento e desenvolvimento da empresa.

17

ORGANIZAO

ATIVIDADES DA REA DE MARKETING:


A GROOVE Blocos visa a satisfao de seus clientes, e para isso disponibiliza de vendedores tcnicos divididos por regies, os quais visitam as empresas consumidoras, com a inteno de trazer um atendimento diferenciado e de qualidade superior. Os vendedores alm de serem divididos por regies, so divididos por tipos de clientes. Na regio em que atendem, existe o vendedor responsvel por atender entidades particulares, como construtoras, e o vendedor responsvel por rgos pblicos, sendo na maioria das vezes a partir de licitaes do governo.

18

PLANEJAMENTO

Objetivos P&D
O setor de Pesquisa e Desenvolvimento da GROOVE tem como objetivo conduzir projetos de pesquisa visando o desenvolvimento de novos produtos e processos utilizados na produo e no controle de qualidade.

19

ORGANIZAO

Atividades de P&D
Pesquisar novos componentes para utilizao nos produtos atravs de ensaios em laboratrio Pesquisar novas formas e design para aplicar nos produtos Desenvolver novos processos de produo visando reduo de custo e aumento de produtividade.

20

PLANEJAMENTO

Objetivos Recursos Humanos


Captar e qualificar mo-de-obra; Atrair e reter a mo-de-obra transformando o quadro funcional em profissionais qualificados por excelncia.

21

ORGANIZAO

Atividades de Recursos Humanos


Busca e captao de mo-de-obra; Cursos para qualificao profissional; Avaliao do Ambiente Interno e suas influncias na rotina trabalhista; Busca e investimento de novos benefcios visando reteno dos colaboradores; Intermediao dos interesses entre a organizao e colaboradores;

22

DIREO

DIRETORA

RECURSOS HUMANOS

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

MARKETING

FINANAS

PRODUO E LOGSTICA

LABORATRIO

PESQUISA

VENDEDORES

OPERADORES Mantenedores

23

CONTROLE

Indicadores da Empresa
Planilha de controle de fluxo de caixa; Pesquisa de satisfao dos clientes; Planilha de ndice de produtividade; Planilha de controle de qualidades de insumos.

ndice de satisfao dos colaboradores;

24

As oportunidades normalmente se apresentam disfaradas de trabalho rduo, e por isso que muitos no as reconhecem.
Ann Landers (Escritora e Jornalista Americana)

Anda mungkin juga menyukai