Anda di halaman 1dari 14

ESTADOS DE CHOQUE

Instituto de Tecnologia da Bahia Medicina do Trabalho e Primeiros Socorros

ESTADOS DE CHOQUE

Equipe Adivan Santana Daiane Lima Dinalva Guimares Gilv Santos Humberto Falco Juraci Barreto Ludimila Sousa Tiago Cavalcante

Definio
o conjunto de sinais e sintomas resultantes da falta ou da diminuio da irrigao sangnea (falta de circulao perifrica) nos tecidos, originada pela perda de volume sangneo ou pelo aumento da capacidade dos vasos (perda de presso sangnea).

O estado de choque causado geralmente por: hemorragia aguda, queimadura extensa, ferimento grave, envenenamento, exposio aos extremos de calor e frio, fratura, choque eltrico, emoo violenta, distrbios circulatrios, dor aguda e infeco grave.

CHOQUE HIPOVOLMICO
a diminuio do volume sangneo (perda de lquido), tambm conhecido como choque hemorrgico, isto , uma condio onde o corao incapaz de fornecer sangue suficiente para o corpo devido a perda de sangue, distrbio circulatrio ou volume sangneo inadequado que pode ser causado por: Hemorragias internas e externas. Queimaduras e Peritonites. Vmitos e Diarrias.

CHOQUE CARDIOGNICO
a deficincia da bomba impulsora do sangue; ocorre uma diminuio no ritmo cardaco, por isso, o corao no pode enviar sangue suficiente para a corrente circulatria provocando quebra da tenso arterial. Possui as seguintes causas: infarto agudo do miocrdio, arritmia cariaca ou cardiopatias devido aos problemas valvulares, hipertenso arterial no corrigida de longa durao. Os sintomas so semelhantes aos do choque hipovolmico mas as veias do pescoo, incham.

CHOQUE NEUROGNICO
causado pela dor. Geralmente provocado por traumatismos que afetam a coluna cervical. Pode ter diversas causas, mas todas devido danificao do sistema nervoso autnomo, particularmente o sistema nervoso simptico.
Este sistema importante no controle da taxa e fora de contraes cardacas em resposta a fatores como stress e outros. O dano nervoso pode ocorrer por leso da medula espinhal ou efeitos adversos reversveis de frmacos como anestsicos locais na medula ou outras medicaes.

Choque SPTICO
causado por uma infeco. Ocorre devido a incapacidade do organismo em reagir a uma infeco provocada por bactrias ou vrus que penetram na corrente sangnea liberando grande quantidade de toxinas. Essa condio anormal e grave, resulta em presso sangunea baixa e reduo da produo de urina, que ocorre por insuficincia do fluxo sanguneo corporal. Os fatores de risco incluem as doenas subjacentes como diabetes, cnceres hematolgicos, doenas do trato genitourinrio, fgado ou via biliar e trato intestinal. O tratamento feito com antibiticos em altas doses para destruir as bactrias.

CHOQUE ANAFILTICO
O choque anafiltico uma reao alrgica aguda que acontece quando um indivduo entra em contato com algum agente que excite de mais o sistema imunologico, fazendo com que ocorra uma reao exagerada produzindo convulses, perda do controle vesical, inconscincia ou acidente vascular cerebral num perodo de 1 a 2 minutos. Os agentes mais comuns promotores do choque anafiltico so medicamentos, venenos de insetos e determinados alimentos. O choque anafiltico fatal, a menos que o indivduo receba o tratamento de emergncia imediatamente.

COMO SE MANIFESTAM OS CHOQUES


Alm das manifestaes clnicas da doena ou da situao que provocou o choque, existem elementos comuns a todos os tipos, seja qual for causa:
Paciente costuma ficar consciente, se no tiver sofrido uma leso que propicie a perda da conscincia (politraumatizados). Pele fica fria e pegajosa, aumenta a sudorese na testa e nas palmas das mos. Nuseas, vmitos, ventilao curta, rpida e irregular, perturbao visual com midrase, perda do brilho dos olhos, pulso fraco e rpido. Hipotenso arterial grave. Respirao rpida e superficial, tosse e espirros. Sensao de frio, chegando s vezes a ter tremores. Aperto e inchao na garganta; Aperto no peito; cianose e face palida . Coceira, queimao, empolao, erupo severa ou vermelhido; Face, plpebras, lngua e boca inchadas; Cibras abdominais.

ATUAO DO SOCORRISTA
Colocar paciente em posio horizontal, pondo a cabea mais baixa que os ps, sem almofada e com as extremidades inferiores um pouco elevadas (posio antichoque) aumenta e favorece o fluxo de sangue ao crebro. No sentar o paciente em estado de choque; pois reduz e dificulta muito o fluxo do sangue ao crebro. Controlar as funes vitais em caso do acidentado ter sofrido uma parada cardiorrespiratria e iniciar imediatamente as manobras bsicas de suporte vital. Tratar das leses que a vtima possa ter sempre e quando for possvel e tranquilizar a vtima.

Libertar a vtima das roupas ou de todo e qualquer objeto que a aperte para facilitar a circulao sangnea.
Remover a vtima urgentemente para o hospital mais prximo, controlando sempre as funes vitais, j que a evoluo do choque tem sempre tendncia a piorar at chegar ao estado de coma.

FUTURO TCNICO EM SEGURANA DO TRABALHO


A Segurana do Trabalho uma atividade que busca introduzir no setor produtivo, incluindo a os trabalhadores e a direo da empresa, conceitos fundamentais sobre a preveno de acidentes. Sabe-se que so elevados os ndices de acidentes de trabalho, e que este quadro, para ser revertido, deve ter uma ao compartilhada de todos os segmentos de uma organizao. Por esta razo, cabe ao Tcnico em Segurana do Trabalho promover a conscientizao coletiva na busca de resultados nesta rea e saber vender que a preveno da integridade fsica e da sade das pessoas no ambiente de trabalho tarefa de todos, no s dele.

ReferNCIAS BIBLIOGRFICAS
http://pt.wikipedia.org/wiki/Choque_circulat%C3%B3%rio

http://www.saudeemovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia= 1134
http://www.tuasaude.com/choque_anafilatico/ http://www.saudeesocorrismo.blogspot.com/2008/05/capitulo_viii_estado-dechoque.html http://cne392.no.sapo.pt/tecnica.html http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/1255/choque_cardiogenico.htm Rosales, Dr. Santiago, Manual de Primeiros Socorros e Preveno de Grandes Catstrofes e Terremotos; ed. 2002, editora Cultural S.A, p. 363 a 365. Tomita, Rbia Yuri, Atlas Visual Compacto do Corpo Hmano, 1 ed. 1999, editora Rideel, So Paulo.

MUITO OBRIGADA !!!!!!!

Anda mungkin juga menyukai