Anda di halaman 1dari 66

LICITAES E CONTRATOS

Lei n 8.666 de 1993

Profa. Carolina Andrade

ADMINISTRAO PBLICA E LICITAO

a atividade desenvolvida pelo Estado e seus delegados, destinada a atender de modo direto e imediato, necessidades concretas da coletividade, como a prestao dos servios pblicos para a gesto dos bens pblicos e dos interesses da comunidade.

LICITAO
Aquisio

Administrao Pblica

Venda Prestao de Servio

Proposta Mais Vantajosa

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA

Princpio da Isonomia Significa a igualdade, determinando que as regras sejam iguais para todos. Igualdade entre os licitantes.
Em igualdade de condies, como critrio de desempate, ser assegurada preferncia, sucessivamente, aos bens e servios: I. produzidos ou prestados por empresas brasileiras de capital nacional; II. produzidos no Pas; III. produzidos ou prestados por empresas brasileiras. IV. produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no Pas.

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA

Probidade Administrativa

A probidade compele a ao do administrador. No basta que ele se paute pelo respeito s normas legais: h normas ticas a acatar e reverenciar, sob pena de o administrador ser incompatibilizado para a funo pblica de que est investido. O licitador e os licitantes devem observar as pautas de conduta honesta e civilizada, interditando conluios para afastar disputantes, acordos para aumentos de preos, decises desleais, etc.

Legalidade

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA


O administrador ou servidor pblico no pode deixar de agir ou agir seno de acordo com a lei. Na atividade particular, tudo que no est proibido permitido. Na Administrao Pblica, tudo o que no est permitido proibido. O servidor pblico est rigidamente preso aos mandamentos da lei.
Vinculao ao Instrumento Convocatrio Art. 41 Lei n 8.666/93

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA

Princpio da Impessoalidade O servidor pblico deve estar apto a servir a todos, sem preferncias, averses pessoais ou partidrias. No pode atuar visando beneficiar ou prejudicar pessoas determinadas, uma vez que o fundamento para o exerccio de sua funo sempre o interesse pblico.
Princpio da Moralidade Ocorre a imoralidade quando o contedo de determinado ato contrariar o senso comum de honestidade, retido, equilbrio, justia.

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA

Princpio da Publicidade A Administrao Pblica tem a obrigao de dar ampla divulgao aos atos que pratica, salvo a hiptese de sigilo necessrio.

Princpio da Eficincia O servio deve ser eficaz e deve atender plenamente a necessidade para a qual foi criado. Custo-benefcio. Melhores resultados possveis com o menor custo.

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA

L I M P E

- Legalidade
- Impessoalidade - Moralidade - Publicidade - Eficincia

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA

Supremacia do Interesse Pblico Supremacia significa eliminao, supresso do direito particular para atender o interesse coletivo. O direito da sociedade indisponvel, porque o servidor pblico lida com o interesse que no dele, mas da coletividade.

Procedimento Formal Exigncias legais previstas em lei e no edital. Formalismo significa procedimentos rgidos adotados para dar notoriedade aos atos.

PRINCPIOS CORRELATOS

Princpio do Julgamento Objetivo Art. 45 - Lei n 8.666/93 Princpio da Competio Art. 3, 1 - Lei n 8.666/93

Princpio da Indistino Art. 3, 1 - Lei n 8.666/93 e Art. 19, III CF/88


Princpio da Inalterabilidade do Edital Arts. 41 e 21, 4 - Lei n 8.666/93 Princpio do Sigilo das Propostas Art. 43, 1 - Lei n 8.666/93 Princpio da Vedao Oferta de Vantagens Art. 44, 2 - Lei n 8.666/93

LICITAO - ORIGEM

Registram os etimologistas que o vocbulo originrio do latim licitatio, a "venda por lances". a atividade desenvolvida na formulao de lances. o ato de licitar, na arrematao, hasta pblica, visando a adjudicao.

Adjudicao o ato privativo da Comisso de Licitao, que indica Autoridade Instauradora, qual foi, dentre as propostas apresentadas pelos fornecedores/prestadores de servio, a proposta que apresentou total compatibilidade com a solicitao do Edital de Licitao. Transmitindo ao vencedor o direito a realizar o contrato administrativo.

LICITAO - CONCEITO

A licitao um procedimento administrativo mediante o qual a Administrao Pblica seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse. Como procedimento, desenvolve-se atravs de uma sucesso ordenada de atos vinculantes para a Administrao e para os licitantes. Isso propicia igual oportunidade a todos os interessados e atua como fator de eficincia e moralidade nos negcios administrativos. Por ser um ato pblico, a licitao nunca dever ser sigilosa.

OBJETOS DA LICITAO

Obra Construo Servio Conserto, instalao, montagem, locao, publicidade etc. Compra Aquisio remunerada de bens. Alienao Transferncia de domnio de bens. (Art. 6 Lei n 8.666/93)

MODALIDADES DE LICITAO

Lei n 8.666/93 Concorrncia Tomada de Preos Convite Leilo Concursos

Lei n 10.520/02

Prego

EDITAL

o ato vinculado pelo qual a Administrao divulga as regras a serem aplicadas em determinados procedimentos de licitao. HLM A lei interna da concorrncia e da tomada de preos. Requisitos

Art. 40 - Lei n 8.666/93 Alterao art. 21, 4 - Lei n 8.666/93 Impugnao do Edital - Art. 41 - Lei n 8.666/93

PUBLICAO DE EDITAIS

Os avisos contendo os resumos dos editais das concorrncias, das tomadas de preos, dos concursos e dos leiles, embora realizados na prpria repartio interessada, devero ser publicados com antecedncia e, no mnimo, por uma vez (art. 21): a) Dirio Oficial da Unio, quando se tratar de licitao feita por rgo ou entidade da Administrao Pblica Federal, e quando se tratar de obras financiadas parcial ou totalmente com recursos federais ou garantidas por instituies financeiras. b) Dirio Oficial do Estado, ou do Distrito Federal, quando se tratar respectivamente de licitao feita por rgo ou entidade da Administrao Pblica Estadual ou Municipal, ou do Distrito Federal. c) Jornal dirio de grande circulao no Estado e tambm, se houver, em jornal de circulao no Municpio ou na regio onde ser realizada o empreendimento.

MODALIDADES DE LICITAO
QUADRO LICITAO PRAZOS (art. 21, 2 - Lei n 8.666 e art. 4, inciso V Lei n 10.520/02)
Concurs Concorrncia o 45 dias 45 dias Tomada de Preos 30 dias Leilo Convite
Prego

15 dias 5 dias teis

8 dias teis

Melhor Melhor Tcnica / Tcnica / tcnica e preo tcnica e preo

30 dias Menor preo

15 dias Menor preo

Modalidade Modalida Convite - os de Prego dias so os dias TEIS. so TEIS.

HABILITAO ART. 27

A habilitao representa a admisso, o aceite ou, ainda, o deferimento do proponente como participante do processo. Por meio deste ato, o licitante adquire o direito de ter sua proposta comercial aberta. Para que os licitantes sejam habilitados, ser necessria a apresentao, exclusiva, da documentao relativa a:

Habilitao jurdica Regularidade fiscal Qualificao tcnica Qualificao econmico-financeira

JULGAMENTO DA HABILITAO

Os candidatos entregam 2 envelopes: Um contendo os documentos de habilitao. Outro contendo a proposta.

Examinando-se os envelopes, separam-se os habilitados dos inabilitados. A estes a comisso entre os envelopes das propostas fechados.

MODALIDADES DE LICITAO

CONCORRNCIA uma modalidade de licitao contrataes de grande vulto. adequada a

O Estatuto estabelece duas faixas de valor: uma, para obras e servios de engenharia, e outra para compras e servios.

Art. 23, inciso I, alnea c e inciso II, alnea c - Lei n 8.666/93

MODALIDADES DE LICITAO

CONCORRNCIA uma modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para a execuo de seu objeto. O prazo mnimo at o recebimento das propostas ou da realizao do evento ser de 45 dias, quando o contrato a ser celebrado contemplar o regime de empreitada integral ou quando a licitao for do tipo melhor tcnica ou tcnica e preo; e de 30 dias para uma licitao do tipo menor preo.

MODALIDADES DE LICITAO

CONCORRNCIA uma modalidade de licitao que tem maior formalismo.

MODALIDADES DE LICITAO

TOMADA DE PREOS uma modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderam a todas as condies exigidas para cadastramento at o 3 dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao. Destina-se a obras de vulto mdio.

Art. 23, inciso I, alnea b e inciso II, alnea b - Lei n 8.666/93

MODALIDADES DE LICITAO

TOMADA DE PREOS O prazo mnimo at o recebimento das propostas ou da realizao do evento ser de 30 dias, quando a licitao for do tipo melhor tcnica ou tcnica e preo, e de 15 dias para licitao do tipo menor preo.

TOMADA DE PREOS

Registro Cadastral Os rgos pblicos devem manter um cadastro de fornecedores. O cadastro deve ser atualizado ao menos uma vez por ano. Deve-se dar a ele ampla divulgao.

Art. 34 - Lei n 8.666/93

A Pessoa Jurdica cadastra recebe um certificado da repartio, atestando sua condio de inscrito no registro pblico.

Art. 36, 1 - Lei n 8.666/93

TOMADA DE PREOS - CARACTERSTICAS

Inscrio So os registros cadastrais. Habilitao prvia Enquanto na concorrncia a habilitao constitui uma fase autnoma, na tomada de preos a aferio, em sua maior parte, se faz com antecipao, ao momento da inscrio nos registros cadastrais. Art. 27 Lei n 8.666/93 Substituio a possibilidade de optar pela concorrncia. O inverso no possvel.

MODALIDADES DE LICITAO

CONVITE a modalidade de licitao que comporta menor formalismo, destinando-se a contrataes de menor vulto.

Art. 23, inciso I, alnea a e inciso II, alnea a Lei n 8.666/98

Nessa modalidade no h edital. O instrumento convocatrio denomina-se carta-convite.

Art. 22, 3 e 7 - Lei n 8.666/98

MODALIDADES DE LICITAO

CONVITE a modalidade de licitao efetuada entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou no, escolhidos e convidados, em nmero mnimo de 3 pela unidade administrativa. Esta unidade afixar, em local apropriado, cpia do instrumento convocatrio e o estender aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedncia de at 24 horas da apresentao das propostas. Existindo na praa mais de 03 possveis interessados, a cada novo convite realizado para objeto idntico ou assemelhado obrigatrio estend-lo a, no mnimo, mais um interessado.

MODALIDADES DE LICITAO

CONVITE A Administrao no est obrigada a convidar exclusivamente os interessados que estiverem cadastrados. O Poder Pblico pode convidar qualquer possvel interessado que esteja apto a atender sua necessidade e que no esteja impedido de realizar negcios com a Administrao (que no esteja cumprindo pena de suspenso, no tenha sido declarado inidneo e no esteja em dbito com o sistema de seguridade social, conforme o art. 195, 3, da CF). Quando, por limitaes do mercado ou manifesto desinteresse dos convidados, for impossvel a obteno do nmero mnimo de licitantes exigidos por lei, essas circunstncias devero ser devidamente justificadas no processo, sob pena de repetio do convite. Os licitantes devem apresentar apenas o envelope-proposta, visto que nesta modalidade existe somente uma fase: so considerados pr-habilitados j na fase de escolha.

MODALIDADES DE LICITAO

CONCURSO uma modalidade de licitao entre quaisquer interessados para escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico, mediante a instituio de prmios ou remunerao aos vencedores, conforme critrios constantes no edital. O edital deve ser publicado na imprensa oficial com antecedncia mnima de 45 dias. O concurso a que se refere o 4 do art. 22 deve ser precedido de regulamento prprio, a ser obtido pelos interessados no local indicado pelo edital, e cuja publicidade segue as normas do art. 21.

MODALIDADES DE LICITAO

CONCURSO Do regulamento devero constar: qualificao exigida dos participantes; diretrizes e forma de apresentao do trabalho; condies de realizao do concurso e prmios a serem concedidos.

Em caso de projeto, o vencedor dever autorizar a Administrao a execut-lo. importante esclarecer que esta modalidade de licitao nada tem a ver com concurso pblico.

MODALIDADES DE LICITAO

CONCURSO Prmio

O prmio ou a remunerao s podero ser pagos se o autor do projeto ceder Administrao os direitos patrimoniais a ele relativos e a ela permitir a utilizao, de acordo com sua convenincia, na forma do que estabelecer o regulamento ou o ajuste para a elaborao deste. Art. 111 Lei n 8.666/93

MODALIDADES DE LICITAO

LEILO uma modalidade de licitao que a Administrao utiliza para efetuar uma venda. Quaisquer interessados em comprar bens mveis inservveis para a Administrao ou produtos legalmente apreendidos ou penhorados ou na alienao de bens mveis prevista no art. 19. A compra ser efetuada por quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliao (art. 22, 5 - Lei n 8.666/93). O leilo pode ser realizado por leiloeiro oficial ou servidor pblico devidamente designado pela Administrao, procedendo-se na forma da legislao pertinente.

MODALIDADES DE LICITAO

LEILO PAGAMENTO - Art. 53 da Lei n 8.666/93


O 1 determina a avaliao e fixao do preo mnimo do bem a ser leiloado. O 2 determina que os bens arrematados sejam pagos vista ou no percentual estabelecido no edital. Esses bens sero entregues ao arrematante, imediatamente aps a assinatura da respectiva ata lavrada no local do leilo. O arrematante, por sua vez, obrigar-se- ao pagamento do restante no prazo fixado no edital, sob pena de perder o valor j recolhido em favor da Administrao. O 3 determina que, nos leiles internacionais, o pagamento vista se faa em at 24 h. O 4 confirma o princpio da isonomia do conhecimento e exige a ampla divulgao do edital, principalmente no municpio onde vai ser realizado o leilo (art. 21, 2, III). O art. 18, nico, prev a venda, em leilo, de bens mveis avaliados em quantia no superior ao limite do art. 23, II, b (ou seja, tomada de preos para compras e servios).

MODALIDADES DE LICITAO

PREGO Lei n 10.520/02


uma modalidade de licitao, adotada para dar celeridade ao processo licitatrio, quando se tratar de certame de menores valores. O prego a modalidade de licitao para aquisio de bens e servios comuns em que a disputa pelo fornecimento feita em sesso pblica, por meio de propostas e lances, para classificao e habilitao do licitante com a proposta de menor preo.

MODALIDADES DE LICITAO

PREGO Lei n 10.520/02


PRAZOS

Apresentao das propostas 8 dias teis antes da abertura art. 4, inciso V da Lei n 10.520/02
Validade das Propostas 60 dias art. 6 da Lei n 10.520/02

MODALIDADES DE LICITAO

PREGO Lei n 10.520/02


O pregoeiro faz a leitura dos envelopes com o preo ofertado de cada participante, o qual ser registrado no sistema informatizado e projetado em tela, ou, alternativamente, ser anotado em quadro-negro, assegurando perfeita visualizao e acompanhamento por todos os presentes.

O pregoeiro anunciar a proposta por escrito de menor preo e em seguida aquelas cujos preos se situem dentro do intervalo de 10% acima da primeira. art. 4, inciso IX da Lei n 10.520/02

REGISTRO DE PREOS

Art. 15 - Lei n 8.666/98

um sistema de aquisio de bens e contratao de servios, realizado por meio de uma nica licitao, na modalidade de concorrncia, em que as empresas, concordando em fornecer nas mesmas condies do 1 colocado, disponibilizam os bens e servios a preos e prazos registrados em Ata especfica e que, a aquisio ou contratao feita quando melhor convier aos rgos/entidades que integram a Ata.

REGISTRO DE PREOS APLICAO

O Sistema de Registro de Preos preferencialmente, nos seguintes casos:

aplicvel,

Quando, pelas caractersticas do bem ou servio, houver a necessidade de aquisies freqentes. Quando for mais conveniente a aquisio de bem ou prestao de servio de forma parcelada. Quando a aquisio do bem ou prestao do servio destinar-se ao atendimento de mais de um rgo ou unidade.

REGISTRO DE PREOS - VANTAGENS

Este Sistema permite a reduo de custos operacionais e a otimizao dos processos de aquisio e contratao de bens e servios pelo Estado. Reduz custos de: Processos - porque permite que mediante a realizao de poucos processos licitatrios anuais (sempre Concorrncia Pblica do tipo menor preo) seja contratada a aquisio de todos os bens e servios de uso geral e constante. Tal fato implica na reduo de custos com publicaes, de trmite de processos, arquivamento, mo de obra, etc. Armazenagem - porque dispensa a manuteno de estoques rotativos, com a conseqente eliminao dos custos de armazenagem, seguros de estoques, equipamentos, instalaes, mo de obra de manejo de cargas, etc. Otimizao de processos - porque reduz consideravelmente o nmero de processos licitatrios, bem como permite a renegociao de preos registrados sem a necessidade de novos eventos licitatrios.

REGISTRO DE PREOS

Permite uma pondervel otimizao de procedimentos e de reduo de custos operacionais, medida que viabiliza a habilitao de fornecedores e respectivos preos cotados por um perodo no superior a doze meses, mas no obriga aquisio ou contratao, por parte do Estado, das quantidades licitadas; ou seja, , durante a vigncia do registro de preos poder-se- contratar apenas o que for efetivamente necessrio, ou o que os recursos disponveis permitirem, sem a necessidade de efetuar novas licitaes.

REGISTRO DE PREOS

Tal sistemtica, pela sua inerente rapidez, torna desnecessria, tambm, a formao de estoques, uma vez que os materiais so comprados somente quando e nas quantidades necessrias.

O registro de preos obrigatoriamente efetuado mediante um processo licitatrio na modalidade Concorrncia Pblica, independentemente do valor estimado da aquisio/contratao.
A Lei n 10.520/2002 (art. 11) autoriza a realizao do Prego pelo sistema de Registro de Preos.

DISPENSA DE LICITAO

Licitao dispensvel aquela que a Administrao pode dispensar se assim lhe convier. A lei enumerou 21 casos (art. 24, incisos I a XXI). Licitao dispensada aquela que a prpria lei declarou como tal (art. 17, incisos I e II), nos casos de dao em pagamento, venda de aes ou ttulos e, condicionadas a determinados requisitos, de doao e de permuta. A dispensa de licitao caracteriza-se pela circunstncia de que, em tese, poderia o procedimento ser realizado, mas que, pela particularidade do caso, decidiu o legislador no torn-lo obrigatrio.

INEXIGIBILIDADE DE LICITAO

A licitao inexigvel quando, concretamente, se caracterizem as circunstncias referidas em dispositivo legal (art. 25). Distingue-se dispensa e inexigibilidade:

Quando h possibilidade de dispensa, em princpio, a licitao seria exigvel. Todavia, as peculiaridades da situao fazem com que a Administrao possa contratar diretamente. Na inexigibilidade, afasta-se o dever de licitar, pela impossibilidade ftica, lgica ou jurdica do confronto licitatrio. Ou seja, na dispensa, a licitao materialmente possvel, mas em regra inconveniente; na inexigibilidade, invivel a prpria competio.

DISPENSA E INEXIGIBILIDADE JUSTIFICATIVA

Em caso de dispensa ou inexigibilidade, deve a hiptese ser justificada e comunicada em 3 dias autoridade superior, a esta cabendo ratificar e publicar a justificativa no prazo de 5 dias, a fim de que o ato tenha eficcia.
Art. 26 - Lei n 8.666/98

HOMOLOGAO E ADJUDICAO

Homologao Situa-se no mbito do poder hierrquico da autoridade superior e tem a natureza jurdica de ato administrativo de confirmao. Adjudicao uma conseqncia da homologao. Atribui ao vencedor do certame a atividade.

EMPENHO

O artigo 58 da Lei n 4.320/64 define empenho da seguinte forma: "O empenho da despesa o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio". Administrativamente pode ser definido tambm assim: "Ato emanado de autoridade competente que determina a deduo do valor da despesa a ser executada da dotao consignada no oramento para atender a essa despesa. uma reserva que se faz, ou garantia que se d ao fornecedor ou prestador de servios, com base em autorizao e deduo da dotao respectiva, de que o fornecimento ou o servio contratado ser pago, desde que observadas as clusulas contratuais e editalcias".

NOTA DE EMPENHO

Nota de empenho o documento que materializa o empenho, ou seja, empenho o ato enquanto a nota de empenho o documento que o materializa. O 1 do artigo 60 da Lei n 4.320/64 menciona que em casos especiais, previstos em legislao especfica, poder ser dispensada a emisso da nota de empenho.

LICITAO - PROCEDIMENTO
Formalizao Instaurao do Processo Administrativo Edital

Habilitao Julgamento da Habilitao Julgamento das Propostas Classificao Resultado Homologao e Adjudicao No competncia da C.L. Art. 43, inciso VI - - Lei n 8.666/98

LICITAO - ETAPAS

2 FASES
a) Interna, que refere-se preparao do processo b) Externa, que est relacionada ao procedimento. A perfeita integrao das fases interna e externa permite a otimizao do contrato. Todo o esforo realizado na fase interna culmina na indispensvel escolha da proposta mais vantajosa para a Administrao.

Art. 38 - Lei n 8.666/98 Audincia Pblica - Art. 39 - Lei n 8.666/98

FASE INTERNA
Emite requisio de materiais ao rgo Competente Monta os lotes de materiais e instaura o Processo Licitatrio Analisa e aprova as requisies, liberando para Licitao Registra o Processo no Sistema de Protocolo Geral da U / E / M Autorizao do Diretor e Anuncia Edital analisado pela Assessoria Jurdica, que emite Parecer Informa Dotao Oramentria, Cdigo da Despesa e Fonte dos Recurso

Anui (Aprova) o Processo Montagem do Edital Licitatrio

Comisso de Licitao
Vista o Processo, assina o Edital e define data da sesso da abertura dos envelopes

Edital distribudo Abertura dos envelopes na data definida pela C.L.

Publicaes Legais - Efetuadas

Incio do Processo Externo

LICITAO - ETAPAS

Os principais pontos da fase externa so:


a) b) c) d) Afixao do aviso ou publicao do edital (art. 21). Habilitao (arts. 27 a 31). Impugnao (art. 41). Rito procedimental, incluindo julgamento e autocontrole (art. 43). e) Recursos (art. 109).

FASE EXTERNA
Sesso de Abertura
Habilitao Propostas Tcnicas / Preos Anlise / Julgamento pela C.L. Confeco do Mapa de Julgamento

Prazo para Recurso do Resultado


Julgamento do Recurso

Publicao do Resultado

Lavratura do Termo de Adjudicao

Procedente

Improcedente

Contrato Vencedor

Novo Vencedor

Mantm Resultado

Homologa Resultado pela Autoridade que instaurou o Processo

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

Todo ajuste entre rgos ou entidades da Administrao Pblica e particulares, em que haja acordo de vontades para formao de vnculo e a estipulao de obrigaes recprocas. Os contratos devem estabelecer com clareza e preciso as condies para sua execuo, expressas em clusulas que definam os direitos, obrigaes e responsabilidades das partes.

CARACTERSTICAS
Consensual Expressa o desejo das partes. Formal Estabelece formas para que sejam feitos (escritos, assinados, reconhecidos) Oneroso Estabelece pagamentos (de ambas as partes). Comutativo Estabelece obrigaes e deveres para ambas as partes (Administrao e o Contratante).

Intuito Personae
Em razo da condio pessoal do contratado.

CONTRATANTES

Regra A pessoa que realiza a licitao a mesma que vai figurar como contratante no contrato administrativo que dela resulta. Exceo O Estatuto permite que os consrcios pblicos realizem licitao em cujo edital se preveja que o sujeito contratante no ser o consrcio, mas sim uma das entidades federativas que nele figure como pactuante.

Art. 112, 1 - Lei n 8.666/98 1 - Os consrcios pblicos podero realizar licitao da qual, nos termos do edital, decorram contratos administrativos celebrados por rgos ou entidades dos entes da Federao consorciados.

CLUSULAS NECESSRIAS

So clusulas necessrias em todo contrato as que estabeleam (Art. 55 Lei n 8.666/98): I. II. III. IV. Objeto e seus elementos caractersticos. Regime de execuo ou a forma de fornecimento. Preo e as condies de pagamento. Prazos de incio de etapas de execuo, de concluso, de entrega, de observao e de recebimento definitivo, conforme o caso. V. Crdito pelo qual correr a despesa, com a indicao da classificao funcional programtica e da categoria econmica. VI. Garantias oferecidas para assegurar sua plena execuo, quando exigidas.

VIGNCIA

No h uma vigncia indeterminada para os contratos estabelecidos com a Administrao Pblica (Art. 57 Lei n 8.666/98). O prazo pode ser estabelecido de diversas formas.

A durao dos contratos ficar adstrita vigncia dos respectivos crditos oramentrios, exceto quanto aos relativos: Aos projetos cujos produtos estejam contemplados nas metas estabelecidas no Plano Plurianual. prestao de servios a serem executados de forma contnua, que podero ter a sua durao prorrogada por iguais e sucessivos perodos com vistas obteno de preos e condies mais vantajosas para a administrao, limitada a 60 meses. Ao aluguel de equipamentos e utilizao de programas de informtica, podendo a durao estender-se pelo prazo de at 48 meses.

PRORROGAO

Os prazos de incio de etapas de execuo, de concluso e de entrega admitem prorrogao, mantidas as demais clusulas do contrato e assegurada a manuteno de seu equilbrio econmico-financeiro. Toda prorrogao de prazo dever ser justificada por escrito e previamente autorizada pela autoridade competente para celebrar o contrato.

FORMALIZAO DO CONTRATO

Os contratos e seus aditamentos sero lavrados nas reparties interessadas, as quais mantero arquivo cronolgico dos seus autgrafos e registro sistemtico do seu extrato, salvo os relativos a direitos reais sobre imveis, que se formalizam por instrumento lavrado em cartrio de notas, de tudo juntando-se cpia no processo que lhe deu origem (Art. 60 Lei n 8.666/98).

nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administrao, salvo o de pequenas compras de pronto pagamento, assim entendidas aquelas de valor no superior a 5% (cinco por cento) do limite estabelecido no art. 23, inciso II, alnea "a da Lei n 8.666/98.

CONTRATOS - ALTERAES

Os contratos regidos por esta Lei podero ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos (Art. 65 Lei n 8.666/98): Unilateralmente pela Administrao. Por acordo das partes. Unilateralmente pela Administrao: a) Quando houver modificao do projeto ou das especificaes, para melhor adequao tcnica aos seus objetivos. b) Quando necessria a modificao do valor contratual em decorrncia de acrscimo ou diminuio quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos.

CONTRATOS - ALTERAES
Por acordo das partes:
Quando conveniente a substituio da garantia de execuo. b) Quando necessria a modificao do regime de execuo da obra ou servio, bem como do modo de fornecimento, em face de verificao tcnica da inaplicabilidade dos termos contratuais originrios. c) Quando necessria a modificao da forma de pagamento, por imposio de circunstncias supervenientes. d) Para restabelecer a relao que as partes pactuaram inicialmente entre os encargos do contratado e a retribuio da administrao para a justa remunerao da obra, servio ou fornecimento, objetivando a manuteno do equilbrio econmico-financeiro inicial do contrato.
a)

EXECUO DO CONTRATO

O contrato dever ser executado fielmente pelas partes, de acordo com as clusulas avenadas e as normas desta Lei, respondendo cada uma pelas conseqncias de sua inexecuo total ou parcial (Art. 66 Lei n 8.666/98). A execuo do contrato dever ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administrao especialmente designado, permitida a contratao de terceiros para assisti-lo e subsidi-lo de informaes pertinentes a essa atribuio.

CONTRATO - OBRIGAES

O contratado obrigado a reparar, corrigir, remover, reconstruir ou substituir, s suas expensas, no total ou em parte, o objeto do contrato em que se verificarem vcios, defeitos ou incorrees resultantes da execuo ou de materiais empregados (Art. 69 Lei n 8.666/98). O contratado responsvel pelos danos causados diretamente Administrao ou a terceiros, decorrentes de sua culpa ou dolo na execuo do contrato, no excluindo ou reduzindo essa responsabilidade a fiscalizao ou o acompanhamento pelo rgo interessado. O contratado responsvel pelos encargos trabalhistas, previdencirios, fiscais e comerciais resultantes da execuo do contrato.

CONTRATO - RESCISO

A resciso do contrato poder ser (Art. 79 Lei n 8.666/98): a) Determinada por ato unilateral e escrito da Administrao (Art. 78 Lei n 8.666/98). b) Amigvel, por acordo entre as partes, reduzida a termo no processo da licitao, desde que haja convenincia para a Administrao. c) Judicial, nos termos da legislao. A inexecuo total ou parcial do contrato enseja a sua resciso, com as conseqncias contratuais e as previstas em lei ou regulamento.

Anda mungkin juga menyukai