Anda di halaman 1dari 14

Logstica e Movimentao Associada ao Travelling Salesman Problem (TSP)

Yuri Ramos Bach

O termo logstica vem da palavra grega logistiki significando contabilidade e organizao financeira. Foi inicialmente usado para descrever a cincia da movimentao, suprimento e manuteno de foras militares no terreno.

As primeiras formas de transporte foram cavalos, bois ou mesmo seres humanos transportando mercadorias em estradas de terra, muitas vezes seguindo trilhas de caa.Estradas pavimentadas foram construdas por muitas civilizaes antigas. Hoje os meios de transportes utilizam-se desde formas arcaicas, como bois, at as linhas areas.

Transporte Martimo; Transporte Rodovirio; Transporte Ferrovirio; Transporte Fluvial.

um problema de otimizao que, apesar de parecer modesto , na realidade, muito investigado por cientistas, matemticos e investigadores de diversas reas, tais como: logstica, gentica e produo, entre outros. Nos anos de 1800, problemas relacionados com o TSP comearam a ser desenvolvidos por dois matemticos: o escocs William Rowan Hamilton e o britnico Thomas Penyngton Kerkman. A forma geral do TSP parece ter sido, pela primeira vez, estudada por matemticos nos anos de 1930 em Harvard e Viena.

O problema pertence categoria NPCompleto que o remete para um campo de complexidade exponencial, isto , o esforo computacional necessrio para a sua resoluo cresce exponencialmente com o tamanho do problema. Assim, dado que difcil, se no impossvel, determinar a soluo tima desta classe de problemas, os mtodos de resoluo passam pelas heursticas e afins que, do ponto de vista matemtico, no asseguram a obteno de uma soluo tima.

Consiste na procura de um circuito que possua a menor distncia, comeando em qualquer ponto, entre vrios, passando por cada ponto apenas uma vez e regressando ao inicial.

Cada vez mais os transportes so necessrios e melhorados no mundo e estes so ocupados de logstica de movimentao de matriaprima ou produtos acabados. Tal logstica apresenta confrontos entre os elementos de avaliao do melhor forma de transporte. Esta avaliao por sua vez feita com base em estudos matemticos para facilitar a eficcia da movimentao.

Fazendo a anlise do elemento de avaliao tempo em trnsito, percebe-se que a quantia de transportes potencialmente elevado e torna-se cada vez mais difcil optar por qual rota de transporte ser a mais adequada para no haver gastos excessivos.

Supondo um circuito de cinco pontos distintos, para encontrar o menor trajeto passando por cada ponto podera-se ter 120 trajetos diferentes. Pois bem, e para um circuito de 100 pontos distintos?

A forma fatorial de um nmero qualquer definida por: Xn! = Xn * X (n-1) * X (n-2) *...* 1 E o desejado que quando um nmero fosse grande um computador ou mtodo matemtico resolvesse-o rapidamente.

Sabendo deste problema, os matemticos e cientistas utilizam de seus tempos para tentar solucionar tais problemas em velocidade exponencial. E para estabelecer uma tipologia de resoluo, tem-se alguns metdos de soluo anloga como: Algoritmos genticos (cromossomas); WRNN E WTA (rede neural); Algortmo ACO (colnia de formigas). Estes mtodos funcionam rm funo de da forma fatorial do nmero de movimentaes.

Como citado anteriormente, para nmeros de pontos em circuitos de movimentaes muito grandes, torna-se cada vez mais complexo a resoluo destes problemas. Para tal Travelling Salesman Problem (TSP) uma incgnita matemtica ainda no resolvida e sem previso de possibilidade de soluo.Uma vez que os computadores podem chegar a um ponto mximo de velocidade de processamento.

Sabendo que um nmero de grande de nmero de pontos pode ter vrias formas de definio de trajetos e um computador demoraria at mesmo milhes de anos para resolver. Poder algum um dia desenvolver um algortmo que solucione o problema um mundial velocidade exponencial? Remunerao: um milho de dlares.

Anda mungkin juga menyukai