Anda di halaman 1dari 45

Chuva cida

Ministrante: Luana Fagundes

A chuva nada mais do que um acmulo de gua nas nuvens que cai na terra na forma de gotas por precipitao.

Quimicamente toda chuva cida devido a presena do cido carbnico (H2CO3), formado pela dissoluo de CO2 resultante da respirao dos seres vivos e queima de materiais orgnicos em H2O (pH ~ 5,7); Geograficamente toda chuva com pH abaixo de 5,5 considerada cida.

A medida de acidez da chuva feita na escala de pH

Breve histrico
1661: (Inglaterra e Frana) Primeiros registros de danos na vegetao e sade humana em virtude de emisses industriais;

1872: O termo chuva cida foi usado pela primeira vez por Robert Smith, que constatou que a precipitao era influenciada por diversos fatores e que algumas delas causavam danos s plantas e materiais (Livro: Air and Rain - The Beginning of Chemical Climatology);

1948: (Sucia) Instalou-se a primeira rede de Monitoramento de guas de Chuva na Europa, coordenada por Hans Egner.

1967: Svante Oden apresentou a primeira teoria completa sobre chuvas cidas;

1972: (Europa) Conferncia sobre Sade Humana e Questes Ambientais, apresentou a chuva cida pela primeira vez como um grave problema de poluio do ar;

1974: (EUA) The New York Times apresentou a reportagem sobre "o veneno que cai do cu", que mobilizou o Congresso Norteamericano e provocou a criao do National Atmospheric Deposition Program (Programa Nacional de Deposio Atmosfrica) (Environmental Protection Agency - http://www.epa.gov/).

1975: (Ohio, EUA) I Simpsio Internacional de Precipitao cida e Ecossistema de Florestas (Acid Rain Conference);

2005: 7 Acid Rain Conference: transio da viso da chuva cida como um fenmeno -> isolado

viso de sua inter-relao com outros temas

- mudanas climticas globais; - mudanas do uso do solo (destruio de florestas); - preservao da biodiversidade e da sade humana.

Interferncia das atividades humanas no pH da gua da chuva comearam a ser percebidas em todo o mundo;

gases cidos na atmosfera, como CO2, SO2 e NOx;

Uma vez na atmosfera, esse gases reagem com a gua podendo formar cidos fracos e cidos fortes.

Caracterizao qumica pH Condutividade

Seguindo-se da determinao de SO42- e NO3-

Principais cidos responsveis pela chuva cida H2CO3 (cido Carbnico) CO2 (g) + H2O (l) H2CO3 (aq)

Principais cidos responsveis pela chuva cida H2SO4 (cido Sulfrico) e H2SO3 (cido Sulforoso) SO2(g) + 2H2O(l) H3O-(aq) + HSO3-(aq) [H2SO3]

2SO2(g) + O2(g)
SO3(g) + 2H2O(l)

2SO3(g)
H3O-(aq) + HSO4-(aq) [H2SO4]

Principais cidos responsveis pela chuva cida NOx N2(g) + O2(g) 2NO(g)

2NO (g) + O2(g)


3NO2(g) + 3H2O(l)

2NO2(g)
HNO3 + NO(g)

Figura 01. Esquema processo de formao da chuva cida

Fontes da formao da chuva cida Emisses industriais que contenham gases responsveis pela formao da chuva cida

Fontes da formao da chuva cida Queima de combustveis fsseis


leo diesel e carvo so os principais responsveis pela emisso de SO2 na atmosfera

Fontes da formao da chuva cida Usinas termoeltricas e queima de carvo;

O Brasil possui 49 termoeltricas, das quais 86% so a gs natural, alm da previso da construo de 81 novas unidades at 2017. O principal poluente emitido por tais estaes so os xidos de nitrognio (50,9 mil toneladas dirias de xido de nitrognio so emitidas pelo conjunto de termoeltricas nacional).
Fonte: BRITO, Nathlia Cristina de. Estudo das normas sobre emisso de gases poluentes no Brasil e seu impacto na produo empresarial. Jus Navigandi, Teresina, 2011.

Fontes da formao da chuva cida Emisso dos meios de transporte base de combustveis fsseis
monxido de nitrognio -> oxidao -> dixido de nitrognio

Fontes da formao da chuva cida Um carro produzido em 1995 produz at 10 vezes mais Emisso dos meiosum carro produzido hoje; NO que de transporte base de combustveis fsseis Conversor cataltico (ou catalisador) contm metais monxido de nitrognio -> oxidao -> dixido de nitrognio como paldio, platina e rdio, que transforma grande parte dos gases prejudiciais.

Esquema da utilizao de catalisadores em veculos a combusto

PROCONVE 7 Programa de Controle da Poluio do Ar por Veculos Automotor - verso brasileira para o Euro V Veculos a diesel devero emitir at 80% menos material particulado (fumaa) e 60% menos xido de nitrognio, responsvel pela chuva cida.

Fontes da formao da chuva cida Atividades geotrmicas;

Usina geotrmica de Nesjavellir - Islndia

Fontes da formao da chuva cida Queimadas de florestas;

Usina geotrmica de Nesjavellir - Islndia

Fontes da formao da chuva cida Diminuio de agentes fotossintetizantes uma fonte indireta, causando a reduo da absoro de CO2 da atmosfera;

Consequncias da chuva cida Construes e equipamentos


Edifcios (reforma e reposio de materiais); Pontes (manuteno constante); Turbinas hidreltricas (danos aos equipamentos); Cabos eltricos e telecomunicaes; Rede de canalizao de gua e esgoto; Pintura de carros.

Consequncias da chuva cida Monumentos histricos

Superfcies de mrmore CaCO3 (s) + H2SO4(aq) CaSO4(aq) + H2O (l) + CO2 (g)

Consequncias da chuva cida Monumentos histricos

Monumentos histricos de grande valor cultural esto sendo corrodos: a Acrpole, em Atenas; o Coliseu, em Roma; o Taj Mahal, na ndia; as catedrais de Notre Dame, em Paris e de Colnia, na Alemanha.

Consequncias da chuva cida Sade humana Os metais txicos que compem a chuva cida ao atingirem o solo so absorvidos e podem vir a atingir rios, lagos e guas subterrneas; Ser absorvidas pelos vegetais que sero usados como alimento humano ou animal; Efeito dos metais agem de forma lenta e cumulativa, h indcios de que afetam principalmente o sistema nervoso.

Consequncias da chuva cida

Vegetao
Direta: Sobre folhas, prejudicando etapas vitais da produo de energia gotas cidas queimam as folhas das plantas, produzindo manchas amareladas e pequenos buracos. Com isso, reduz-se a capacidade da rvore de obter energia por meio da fotossntese.

Fonte: National Geographic

Consequncias da chuva cida

Vegetao
Indireta: Altera propriedades fsico-qumicas do solo, a acidificao torna indisponveis os nutrientes como o potssio e clcio; Capacidade de neutralizar parcialmente a acidez da chuva devido presena de calcrio e cal (CaCO3 e CaO) natural; Os solos que no tm calcrio so mais suscetveis acidificao.
Fonte: National Geographic

Floresta Negra Sul da Alemanha

1970

1983

Consequncias da chuva cida Ecossistemas aquticos


pH 7 desenvolvimento de vida aqutica, onde processos fisiolgicos so capazes de se desenvolver; pH 6 - algumas espcies de crustceos,insetos e plnctons comeam a desaparecer;

pH 5 - algumas espcies de musgos e plnctons comeam a proliferar;


pH 5 - a gua relativamente desprovida de peixes, e o fundo do lago recoberto com detritos orgnicos.

Ocorrncia da chuva cida

Ocorrncia da chuva cida

Outro problema relacionado s chuvas cidas o fato de que essas podem ser transportadas atravs de grandes distancias (at 3.000 km) como ocorre na Europa Ocidental que exportam acidez para a Escandinvia e no Brasil que pode estar levando a chuva cida para o Uruguai.

Ocorrncia da chuva cida no mundo Na Europa, cerca de 35% de seus ecossistemas foram alterados por essa chuva; 50% das florestas foram destrudas; da Alemanha e Holanda

No Atlntico Norte, a gua ficou mais cida cerca de 10 - 30%;


Fonte: Fundo Mundial para a Natureza (WWF)

Ocorrncia da chuva cida no mundo Cerca de 3 milhes de toneladas de poluentes cidos so levados a cada ano dos Estados Unidos para o Canad com a chuva cida;

Nos montes Apalaches (EUA), onde as usinas termoeltricas so responsveis por praticamente 65% do dixido de enxofre lanado na atmosfera, o solo foi degradado e sua acidez aumentou.
Fonte: Fundo Mundial para a Natureza (WWF)

Ocorrncia da chuva cida no mundo CHINA: maior emissor mundial de dixido de enxofre, o principal causador da chuva cida.

Segunda maior economia do mundo; Apenas 3,6% das 471 cidades controladas registram ar do nvel mximo de pureza; Mais da metade das cidades chinesas so afetadas pela chuva cida; Sexta parte dos principais rios est to poluda que sua gua no apropriada nem para o cultivo;
Fonte: Jornal El Pas (2011).

Ocorrncia da chuva cida no Brasil Mata Atlntica - Regio da Serra do Mar: indstrias de Cubato/RJ, despejavam toneladas de enxofre e nitrognio.
Cubato 2009

Cubato 1984

Poluentes, chuva cida e eroso, smbolo do descaso ambiental de um tempo em que s importava crescer.

Ocorrncia da chuva cida no Brasil

Cubato recebeu em 1992 da ONU o ttulo de cidadesmbolo da ecologia e exemplo de recuperao ambiental;
Cubato 2009

Atualmente as industrias de Cubato lanam no ar 300 toneladas de poluentes por ms, 1% do que lanavam 20 anos atrs, ou seja, reduo em 98,8% das emisses de poluentes (CETESB, 2011).
Cubato 1984

Transporte de gases e poluio trans-fronteiria Plo Petroqumico de Cubato - Emitidos toneladas de SO2 na atmosfera por ano; - Influncia chuva que cai em cidades no industrializadas (raio de 100 km de distncia); Cubato 2009 Termoeltrica da Candiota no Rio Grande do Sul

- Atinge o Uruguai, prejudicando o meio ambiente tambm daquele pas.


Cubato 1984

Como reduzir a acidificao das chuvas? Utilizar fontes de energia menos poluentes: - Energia hidreltrica, energia geotrmica, energia das mars, energia elica (dos moinhos de vento)
Cubato 2009 Transportes coletivos que utilizam energia eltrica poluem menos;

Reduo da circulao de automveis;


Combustveis com baixo teor de enxofre;
Cubato 1984

Legislao e sistema de fiscalizao eficientes.

Como reduzir a acidificao das chuvas? Meios de transportes menos poluentes; Fontes de energia menos poluentes: Energia hidreltrica, energia geotrmica, energia das mars, energia elica; Utilizar combustveis com baixo teor de enxofre;

Filtros nas chamins de fbricas;


Fiscalizao dos emissores de poluentes;

Anda mungkin juga menyukai