Anda di halaman 1dari 35

TEORIA DA ADMINISTRAO Aula 8 Teoria Neoclssica

Prof. Jorge Cunha 2012.1


1

Teoria Neoclssica da Adm.


TEORIA GERAL DE ADMINISTRAO HOSPITALAR.

Borba e Lisboa. Ed. Qualitymark. Rio de Janeiro, 2006.

Teoria Neoclssica da Adm.


NO INCIO DA DCADA DE 1950, A TEORIA administrativa passou por um perodo de intensa remodelao. A Segunda Guerra Mundial j havia acabado e o mundo passou a experimentar um notvel surto de desenvolvimento industrial e econmico sem precedentes.
Em outras palavras, o mundo das organizaes ingressou em uma etapa de grandes mudanas e transformaes. Com o surgimento da televiso, do motor a jato e o esboo das telecomunicaes, o mundo organizacional j no seria mais o mesmo. Chiavenato, 2003.

Teoria Neoclssica da Adm.


Mesmo com as inovaes trazidas pelas escolas que se postularam em funo do behaviorismo e do estruturalismo, ainda assim os princpios da Escola Clssica no haviam sido descartados e, apesar de combatidos e agredidos, no perderam sua validade; ao contrrio, a nova gerao de adeptos trouxe tona, de uma forma mais ecltica e renovada, os princpios clssicos da administrao.

Teoria Neoclssica da Adm.


Esse novo flego e essa nova roupagem colocados nas empresas modernas, aproveitando as abordagens das outras escolas, serviram para redimir Taylor e Fayol das duras crticas sofridas. Peter F. Drucker um dos mais importantes nessa redeno, trazendo novas luzes escola, agora chamada de universalista ou operacional.

Peter Ferdinand Drucker *19/Novembro/1909 Viena - ustria + 11/Novembro/2005 - EUA

Teoria Neoclssica da Adm.


Caracterizando-a com os seguintes aspectos: nfase na prtica da administrao; reafirmao redimensionada dos postulados clssicos para as contingncias atuais;

universalidade dos princpios e processos clssicos de administrao;


nfase nos objetivos e resultados decorrentes de uma administrao pragmtica por objetivos; e ecletismo absorvendo postulados de outras escolas e de outras cincias.
6

Teoria Neoclssica da Adm.


Peter F. Drucker d grande importncia eficcia administrativa, considerando-a atributo especfico dos administradores, sem o qual todo o processo administrativo estar comprometido, principalmente considerando a nova concepo de novo ambiente organizacional, que faz exigncias novas e diferentes, requerendo cada vez mais da capacidade tcnica e intelectiva do administrador, atribuindo-lhe, alm das atividades das funes-meio aquelas funes-fim da administrao, com o intuito de alcanar objetivos e resultados eficazes.

Um bom chefe faz com que homens comuns faam coisas incomuns.
Peter Drucker
7

Teoria Neoclssica da Adm.


A troca dos meios pelos fins: Enquanto a Administrao Cientfica enfatizava os mtodos e a racionalizao do trabalho e a Teoria Clssica deu nfase nos princpios gerais da Administrao, a Teoria Neoclssica considera os meios na busca da eficincia, mas enfatiza os os resultados, na busca de eficcia. H um deslocamento para os objetivos e resultados.

Chiavenato, 2003.

Teoria Neoclssica da Adm.


A escola neoclssica inovou, corrigiu, ajustou e reafirmou princpios da escola clssica, e ecleticamente reuniu novas conceituaes, e nessa reviso de agrupamento e rearranjo, redefiniu o processo administrativo, dando-lhes uma forma seqencial.

Funes do Administrador como um processo seqencial. Chiavenato, 2003.

Teoria Neoclssica da Adm.

Chiavenato, 2003.
10

Teoria Neoclssica da Adm.


E quanto ao desempenho das funes, classificou-o como ciclo administrativo que se repete e permite a contnua correo e reajustamento pelo feedback ou retroao, de onde, atualmente, se destacam os modelos de Balanced Scorecard no controle e na avaliao de organizaes.

Funes do Administrador como um ciclo administrativo. Chiavenato, 2003.

11

Teoria Neoclssica da Adm.

BALANCED SCORECARD (BSC) um conjunto balanceado e equilibrado de indicadores e mensuradores para proporcionar a gesto estratgica das organizaes.

12

Teoria Neoclssica da Adm.


Por essa nova abordagem podemos configurar as funes do processo administrativo como conjuntos de princpios universais que podem ser aplicados e obedecidos em qualquer tipo de organizao. So fases bem enfatizadas, cada qual com sua importncia. Assim, do ponto de vista de planejamento, cada negcio e toda organizao devem efetuar exames e anlises dos possveis cursos de ao e alternativas que se apresentam empresa no futuro.

13

Teoria Neoclssica da Adm.


O planejamento, como instrumento formal, alm do curso de ao, deve examinar tambm a lgica da cadeia de causas e efeitos, perspectivas e decorrncias das opes e decises. Deve iniciar-se com a determinao dos objetivos, seguindo com a definio de estratgias, de polticas de planos, da prpria ao e correo de novos objetivos, novos cursos e novos ciclos de planejamento, sendo, portanto, atividades ininterruptas, interativas, cclicas e interminveis, e sempre voltadas para o futuro.

14

Teoria Neoclssica da Adm.


O planejamento envolve o estabelecimento de objetivos, a tomada de decises, a definio da estratgica global e a determinao dos planos operacionais classificados em trs fases distintas, que levam ao: 1. definio de metas e objetivos bsicos; 2. desenvolvimento de planos estratgicos e de implementao de objetivos; e

3. desenvolvimento operacional com detalhamento e programaes.

15

Teoria Neoclssica da Adm.


Logicamente, a finalidade do planejamento racionalizar a tomada de deciso, oferecendo, para isso, condies favorveis escolha das opes mais adequadas e mais racionais, dentro de uma viso de administrao estratgica, onde o ponto alto o planejamento estratgico aplicado pela gesto igualmente estratgica e avaliado pelo BSC Balanced Scorecard.

16

Teoria Neoclssica da Adm.

A ao estratgica o resultado do planejamento estratgico e constitui-se na forma de impulsionar todo o conjunto operacional, mas que depende de informaes e conhecimentos do ambiente da empresa, tanto intra quanto extraorganizacional.

17

Teoria Neoclssica da Adm.


A escola neoclssica com Peter Drucker, e mais recentemente com Michael Porter, Kaplan e Norton, trouxe a abordagem estratgica, a partir do planejamento, como uma inovao e uma nova maneira de colocao, utilizando-se agora de sistemas abertos e dando novo dimensionamento administrao que se envolve como um todo, dentro e fora de seu mbito operacional. Portanto, torna-se muito importante a identificao de oportunidades e opes estratgicas antecedendo aos planos operacionais.
Michael Porter Kaplan e Norton
18

Teoria Neoclssica da Adm.


Essa escola considerada universalista porque d o enfoque do ponto de vista global, observando a conjuno organizacional e os efeitos de produtos, empresas e mercados; A viso da empresa deixa de ser fracionada e passa para um novo sentido, ou seja, com noo integrada e participativa;

19

Teoria Neoclssica da Adm.


A organizao, como funo administrativa, recebe um novo enfoque com a especializao vertical e horizontal, com real destaque para os aspectos dos princpios de paridade de autoridade e responsabilidade e dos princpios da definio funcional, fazendo surgir conceitos mais amplos e mais bem definidos das atividades de organizao, sistemas e mtodos funcionais, pelas quais a instrumentalizao grfica de organizao se torna ferramental de alta importncia para a administrao, com adoo de modernas tcnicas informatizadas para elaborao de organogramas, fluxogramas, cronogramas e grficos, entre outros.

20

Teoria Neoclssica da Adm.


O sentido de autoridade, poder e responsabilidade enfatizado nesta escola universalista, e recentemente muito valorizado com os novos estrategistas, evidenciando uma forma mais dinmica, mais impessoal e menos pragmtica de administrar, oferecendo melhores condies direo.

21

Teoria Neoclssica da Adm.


O princpio de unidade de comando reforado como elemento fundamental organizao e direo, reafirmando a lealdade e procurando evitar as possibilidades de ordens contraditrias; entretanto, a organizao no pode prescindir de um bom sistema de delegao para que possa descentralizar de forma lgica e harmoniosa a prpria deciso, ampliando o processo decisrio por toda a estrutura, de forma que cada nvel hierrquico assuma sua real parcela participativa no processo de deciso, fazendo fluir de forma normal e racional a ao da administrao.
22

Teoria Neoclssica da Adm.


Nesse processo de direo delegada, a liderana situacional e a coordenao competente assumem postura real de ao convergente, que harmoniza todos os esforos individuais de acordo com a consecuo dos objetivos, os quais devem estar sempre presentes e vivos em todas as atividades na organizao.

23

Teoria Neoclssica da Adm.


Da escola neoclssica houve vrias decorrncias, e uma delas foi a nova dimenso da hierarquizao formal, oferecendo-lhe o sentido de nveis e a cada um correspondem funes de autoridade, responsabilidade e atribuies especficas. Assim, a cadeia escalar tambm se reformulou numa abordagem de classificao, a saber: 1. Nvel Deliberativo: rgos deliberativos e da cpula organizacional: diretores; 2. Nvel Executivo: Compreende o executivo e os gestores de direo.

24

Teoria Neoclssica da Adm.


3. Nvel Intermedirio: Reunindo os rgos gestores intermedirios: gerentes, chefes, encarregados, supervisores. 4. Nvel de Execuo: a base da pirmide constituda pelos demais cargos.

25

Teoria Neoclssica da Adm.


A ttulo ilustrativo, podemos representar graficamente a pirmide numa estrutura hospitalar hipottica.

Deliberativo Decisorial

1 2 3 4

Conselho ou Mesa Diretora Superintendente Diretoria Executiva (Clnico e Adm.) Gerentes, chefes, Supervisores e Encarregados

Diretivo - Decisorial

Intermedirio

Execuo

Funcionrios

Pirmide Hierrquica hospitalar

26

Teoria Neoclssica da Adm.


Outro grande fruto da teoria neoclssica, que resume fundamentalmente a proposta da escola, , sem dvida, a abordagem de administrao voltada para os resultados, ou seja, a administrao por objetivos, conhecida como APO - "teoria da administrao por objetivos" . Peter F. Drucker

27

Teoria Neoclssica da Adm.


Esse mtodo se originou da presso econmica da dcada de 50, quando a queda de lucros forava a novos questionamentos e redirecionamentos das posies mais objetivas de reduo de despesas, evitando-se o desperdcio e o suprfluo.

28

Teoria Neoclssica da Adm.


CICLO CONTNUO DA APO

29

Teoria Neoclssica da Adm.


Na rea de materiais, o desenvolvimento foi grande, com emprego de sofisticados aparatos tcnicocibernticos, que possibilitaram o surgimento de mtodos quantitativos e qualitativos com novos processos e novos padres pela fixao de lotes por computadores e pelo emprego da filosofia de just-intime, mtodo KANBAN e MRP, ERP, KAIZEN, focalizando sempre uma reduo de custos, de tempos e de espaos, e que at nos dias atuais vm revolucionando a logstica de gesto de suprimentos.

30

Teoria Neoclssica da Adm.


Na rea de vendas, surge a abordagem do desenvolvimento de marketing estratgico, com objetivos bem definidos e exaustivamente perseguidos . Por meio de Drucker conclui-se que o mtodo de APO fundamentalmente voltado para o planejamento e para o controle administrativo, com a prvia definio da atividade de negcio da empresa e at onde se pretende chegar, e como e quando atingir o estgio desejado, o que levou na atualidade ao mtodo de BSC de Kaplan e Norton.
31

Teoria Neoclssica da Adm.


Os objetivos podem e devem ser hierarquizados, e cada empresa dar nfase queles que mais se caracterizam com a poltica da mesma; entretanto, para efeito ilustrativo de aplicao prtica aos hospitais privados, podemos relacionar: 1. objetivos referentes rentabilidade e ao retorno do capital; 2. objetivos de estabilidade e a ascenso de ganhos; 3. objetivos de posio de mercado; 4. objetivos de eficincia operacional e eficcia organizacional; 5. objetivos de qualidade de processos e servios; 6. objetivos de fora financeira;
32

Teoria Neoclssica da Adm.


7. objetivos de responsabilidades sociais e comunitrias;

8. objetivos de qualidade da Administrao; e


9. objetivos de aprendizado e de valorizao profissional.

33

Teoria Neoclssica da Adm.


Aproveitando os princpios abordados pela escola neoclssica, o Centro So Camilo de Desenvolvimento em Administrao da Sade, na dcada de 80, direcionou sua estratgia bsica para o preparo adequado de executivos hospitalares, procurando, com isso, aplicar a escola neoclssica na administrao hospitalar brasileira. Atualmente o Centro Universitrio So Camilo tem desenvolvido e aplicado mtodos dentro das abordagens mais contemporneas e futursticas de administrao em sade.

34

Teoria Neoclssica da Adm.


Na atualidade, a Fundao Getlio Vargas - FGV Management tem se destacado como importante papel na doutrina de gesto em sade, com trabalho de excelncia, em especial por meio de cursos especiais de MBA de gerncia em sade. Essa contribuio tem sido relevante, com uma ampla viso de sistemas, contingncias, ambientes e estratgias; com isso a escola brasileira de administrao em sade assimila e incorpora novos conceitos e princpios modernos de administrao empresarial na gesto em sade e hospitalar.

35

Anda mungkin juga menyukai