Anda di halaman 1dari 33

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR REZENDE & POTRICH FACULDADE MINEIRENSE FAMA

CURSO DE FISIOTERAPIA -2 PERODO

DISCIPLINA: BIOQUMICA

CONTEXTO HISTRICO DA GLICLISE


1860
Louis Pasteur descobriu que microorganismos eram responsveis pela fermentao. Eduard Buchner mostrou que o extrato obtido da macerao de leveduras, mesmo isento de microorganismos vivos, fermentava acares, e chamou este extrato de zimase,

1897

Arthur Harden e William Young mostraram que a zimase podia ser separada em 2 extratos:
1. molculas grandes e sensveis ao calor (que hoje sabemos serem as enzimas)

1905

2. frao de molculas menores e pouco sensveis ao calor (que sabemos hoje serem as coenzimas), Os dois juntos fermentam o aucar andes e sensveis ao calor (que hoje sabemos serem as enzimas)

1940

A via glicoltica foi detalhada, com as contribuies de Otto Meyerhof e alguns anos depois por Luis Leloir

LOUIS PASTEUR (1822 1895)

EDUARD BUCHNER (1860 1917)

Arthur Harden 1865 -1940

Otto Meyerhof 1984 1951

Luis Leloir 1906 - 1987

SEQNCIA ORDENADA DA REAO BIOQUMICA


No 1 estgio, as molculas maiores dos alimentos sofrem quebras na sua estrutura molecular at se tornarem unidades menores, gerando ento os "osdeos" que sero hidrolisados "oses", as protenas aminocidos e os lipdeos glicerol e cidos graxos. A Gliclise, objeto de pesquisa deste trabalho, pertence ao 2 estgio, no qual as numerosas molculas de glicose so degradadas unidades simples, gerando energia utilizvel na forma de alguns poucos ATP, e exercem papel central no metabolismo. E o 3 estgio conhecido como "Ciclo de Krebs" ou "Ciclo do cido Ctrico" e fosforizao oxidativa. o momento da degradao dos alimentos de maior produo de energia, isto , mais de 90% de ATP produzido aqui. Agora para que ocorra esta extrao de energia dos alimentos, o controle metablico deve ser flexvel, pois deve acompanhar a diversidade ambiental que o organismo est presente. Esse estgio ocorre em processos de gliclise aerbica.

UM BREVE CONCEITO DE GLICLISE


A primeira via do metabolismo energtico da glicose a gliclise. Ela metaboliza a molcula de glicose em duas de piruvato e produz duas molculas de ATP (por fosforilao pelo nvel de substrato) para cada molcula de glicose consumida.

A gliclise tem lugar no citossol, mas, dada a sequncia ordenada das reaes bioqumicas que a integram, no de excluir que os enzimas se localizem sequencialmente num qualquer suporte membranar.

Nos organismos aerbios, a gliclise constitui o segmento inicial da degradao da glucose, sendo essencialmente prosseguida pelo processo a que, globalmente se atribui a designao de respirao celular, ou seja, O ciclo do cido Ctrico (tambm conhecido como Ciclo de Krebs) e a Cadeia Transportadora de eltrons ocorrem aps o trmino da Gliclise somente em Organismos Aerbicos

ATP + CO2 + H2O.

Contudo se no final da Gliclise houver carncia de Oxignio (O2), o Piruvato transformado em Lactato ou etanol, como o caso dos organismos anaerbios (e mesmo nos aerbios, em certas circunstncias), onde a gliclise prosseguida por um outro processo designado por fermentao, que nada mais do que a transformao do Piruvato em Etanol ou Lactato.

Gliclise anaerbica: a degradao da glicose sem a necessidade de O2, tendo como produto final o acido ltico, esta via muito mais rpida que a gliclise aerbica sendo utilizada quando exerccios rigorosos so realizados.

Gliclise aerbica: a degradao da glicose na presena de O2, tendo como produto final o piruvato que por sua vs transportado para dentro da mitocndria para completar sua oxidao ate CO2 e H2, ativando o ciclo de Krebs e a cadeia respiratria.

SEQUNCIA DA GLICLISE

A gliclise pode ser dividida em dois estgios, e cada um destes estgios sero efetuados atravs de vrias reaes:

Primeira fase da gliclise: preparao, regulao e gasto de energia A primeira etapa da gliclise consiste na fosforilao da glucose, em glucose-6fosfato, em presena de ATP e do enzima hexoquinase que atua tendo como cofator, o on Mg2+

Nesta etapa da gliclise, a glucose-6-fosfato isomerizada em frutose-6-fosfato, assistida pelo enzima glucose-fosfato isomerase.

Na terceira etapa da gliclise, assiste-se a uma segunda reaco de fosforilao, em que protagonista a frutose-6-fosfato, com interveno do enzima fosfofrutoquinase, que tem, como cofator, o on Mg2+.

Graas aco de uma aldolase, a frutose-1,6- difosfato cindida em duas trioses isomricas: o fosfogliceraldedo e a fosfodihidroxiacetona

Segunda fase da gliclise: Produo de ATP e oxidao


Realiza em presena de fosfato inorgnico e catalisada por uma desidrogenase que tem a NAD+ como cofactor. Durante a etapa, a energia libertada pela oxidao transferida para a formao de uma nova ligao fosfato, rica em energia. Por cada uma das molcula de glucose que entra no processo de gliclise, ocorrer a oxidao de duas molculas de fosfogliceraldedo em cido difosfoglicrido.

Durante esta etapa, a energia libertada pela hidrlise transferida para a sntese de ATP a partir de ADP e de fosfato inorgnico.

Durante as etapas seguintes, o cido 3-fosfoglicrico objeto de diversas reaes e transformado, por ltimo, em cido pirvico. O fenmeno mais significativo a fosforilao de mais um ADP em ATP

Em resumo, no decurso da gliclise, por cada molcula de glucose, so produzidas duas molculas de cido pirvico. No incio do processo, foi investida energia (consumiram-se 2 ATP). No final do processo recuperou-se energia sob a forma de 4 ATP. O saldo pois de 2ATP por molcula de glucose.

CONTINUAO DA VIA GLICOLTICA APS A GLICLISE

Ciclo de Krebs (ou ciclo do cido ctrico) gliclise aerbica


Para o ciclo da glicose interagir com o ciclo de Krebs, h uma reao intermediria a qual transforma-se o Piruvato em Acetil-CoA. Nesta etapa, ocorre a entrada de NAD e CoA-SH. O Piruvato gerado na gliclise sofre desidrogenao (oxidao) e descarboxilao catalisado pelo complexo Piruvato desidrogenase. Durante essas reaes, adicionada a Coenzima A(CoA). Acetil-CoA vai para o ciclo de Krebs, onde ser oxidado, produzindo CO2, gua e GTP(energia). Os produtos da oxidao so oxidados pelo oxignio na Fosforilao oxidativa, gerando ainda mais energia. Somado com a gliclise, so produzidos 38 ATP por molcula de acar.

Fermentao - gliclise Anaerbica


A fermentao ocorre quando, aps a gliclise, no realizado o ciclo de Krebs, porque o organismo em questo no o possui ou porque esta via est bloqueada, como durante a hipxia (falta de oxignio). a gliclise gasta NAD+ e produz NADH. Como a quantidade de NAD+ na clula limitada, este deve ser regenerado a NAD+. Para isso, alguma molcula deve receber estes eltrons que o NADH carrega. Na respirao aerbica, o oxignio recebe estes eltrons, mas na ausncia de oxignio, o produto da glicose piruvato , ou seus derivados, recebem estes eltrons.

Ausncia de oxignio suficiente leva a reao do NADH com o piruvato, gerando NAD+ e cido lctico (Fermentao Lctica). Fermentao Alcolica: o piruvato descarboxilado, gerando acetaldedo, atravs da enzima piruvato descarboxilase (ausente em animais), e o NADH reduz o acetaldedo, produzindo NAD+ e etanol (como nos processos fermentativos do po, dos vinhos e das cervejas).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
DAMIANI, Daniel, CHAGAS, Mariana e MENDES, Milene. Cadeia Respiratria e Fosforilao Oxidativa. 2005. Disponvel em: <www.sistemanervoso.com/images/temas/daa_25.jpg>. Acesso em: 03 set. 2009 FONTES, Wagner. Metabolismo dos Carboidratos. Braslia: UnB. 1999. Disponvel em: < http://www.bioq.unb.br/htm/textos_explic/glicolise.htm> Acesso em: 06 set. 2009. LEMOS, Camila. Ciclo de Krebs. 2009. Disponvel em: <http://camilalemos.com/category/bioquimica> Acesso em: 06 set 2009. STRYER, LUBERT (1996) APUD. MACDO, CAMILA DEL SARTO E SAMPAIO, CLAUDIA DE ALMEIDA. REAO BIOQUMICA. BELO HORIZONTE: UFMG. 1999. DISPONVEL EM: < HTTP://WWW.ICB.UFMG.BR/PRODABI/GRUPOF/INT.HTML#REAC> ACESSO EM: 05 SET. 2009 ____________. Via Glicoltica. 2007. Disponvel em: <http://www.fisiologia.kit.net/bioquimica/vias/1.htm> Acesso em: 03 set. 2009. _____________. Determinao da atividade de enzimas da gliclise em extratos de clulas de levedura. 2008. Disponvel em: <http://www.dq.fct.unl.pt/cadeiras/bio-ii/download/PRATICAS %202008/ACTIVENZ08 _09.pdf.> Acesso em: 03 set 2009.

A diferena entre o possvel e o impossvel est na vontade humana.


Louis Pasteur

Anda mungkin juga menyukai