Anda di halaman 1dari 15

Bens.

Conceito jurdico

Bens: em sentido jurdico, so aquelas utilidades que possuem valor jurdico, ou seja, podem ser objeto de relaes jurdicas. Toda relao jurdica compe-se de sujeito, objeto e vnculo. O objeto sobre o qual recai o direito subjetivo da pessoa um bem, em sentido jurdico. tudo que existe alm dos sujeitos de direito. As entidades despersonificadas no so bens, pois titularizam relaes jurdicas (condomnio, massa falida). A pessoa jurdica no um bem, portanto. As suas cotas sim. Caractersticas: Podem ou no ser dotados de contedo econmico direito: um imvel, uma jia tem contedo econmico. A honra, a imagem e demais direitos da personalidade no possuem contedo econmico, mas so bens jurdicos. O ar, os rgos humanos so bens, mas sem valor econmico. Materiais: um automvel. Imateriais: o nome, o direito integridade fsica e moral, os direitos da personalidade, a propriedade intelectual. Podem ser uma prestao, uma conduta humana, a qual o devedor se obriga a fazer (comissiva) ou a deixar de fazer (omissiva). Ex.: compromisso de transportar determinada pessoa, ou executar uma pea de teatro. Sero objeto de uma relao jurdica. Podem ser direitos sobre direitos, como no caso do usufruto recair sobre um crdito. (art. 1395 CC), os ttulos de crdito que so crditos substanciados em um documento. Novas espcies de bens: a evoluo social traz novas espcies de bens, qua antes no existiam ou no tinham valor jurdico, p. Ex. O software, o Know-how, a informao.

Bem e coisa: distines.

Inexistncia de consenso nesta classificao. MHD, Silvio Rodrigues, Venosa, Ulhoa: afirmam que bens so espcies de coisas (bens so coisas com valor econmico), sendo o gnero. Compreendendo os bens que podem ser apropriados e os que no o podem. Orlando Gomes, Pablo Stolze, Cristiano Chaves: Baseados na doutrina alem. Bens jurdicos: o gnero, so aqueles bens que possuem proteo jurdica. Bens jurdicos: com natureza patrimonial ou com contedo patrimonial direto ou sem contedo patrimonial direto. Bens jurdicos: podem ser bens materiais ou corpreos (uma jia) ou bens imateriais ou ideais (o direito autoral, a imagem, a vida). Coisas: so bens com contedo patrimonial direto e com materialidade, ou seja, bens corpreos de contedo patrimonial. Ex.: A jia. As expresses porm so utilizadas em ambos os sentidos, e o CC de 2002, em regra, trata como bem jurdico.

Patrimnio jurdico.

Patrimnio: todo o complexo de relaes jurdicas, englobando os direitos reais e obrigacionais, desde que possuam contedo econmico imediato. Em razo disto podem ser cedidos. Incluem tanto as relaes jurdicas em que a pessoa est no plo passivo, quanto no plo passivo, no se confundindo com a noo de bens corpreos, mas o conjunto de relaes jurdicas. Excluso dos direitos extrapatrimonais: Incluem-se somente nesta definio de patrimnio, aqueles direitos com contedo pecunirio, no englobando, desta forma, os direitos de famlia e os direitos da personalidade ou extrapatrimoniais, porque os mesmos no possuem valor pecunirio direto. Crtica da doutrina: o patrimnio algo inerente pessoa, e, portanto, constitui direito que adere personalidade do titular, inclusive porque realam a honra, a dignidade da pessoa humana. Tal a relevncia do patrimnio na vida das pessoas que se impede a doao de todos os bens de uma pessoa para outra, visto que cada pessoa tem que ter ao menos o mnimo de patrimnio para sua sobrevivncia digna. (art. 548 do CC e teoria do patrimnio mnimo). Em razo do crescente valor dado aos direitos da personalidade, o mesmo deveria ser includo como parte do patrimnio. Caractersticas: O patrimnio considerado como um todo nico. (universalidade de direitos) Com o falecimento da pessoa, o patrimnio global transferido para os sucessores. (princpio do Saisine, art. 1784 do CC). O patrimnio da pessoa serve de garantia para pagamento dos seus credores.

Patrimnio jurdico.

Patrimnio global ou bruto: todo o complexo de relaes jurdicas ativas e passivas com cunho pecunirio da pessoa. Patrimnio lquido: o que resulta da operao pela qual se abatem do patrimnio bruto as relaes passivas da pessoa. Se a pessoa possui mais direitos passivos do que ativos considera-se a insolvncia civil. (art. 748 do CPC). Teoria do patrimnio mnimo da pessoa humana. Orientao antiga do direito civil proteo do patrimnio em detrimento da pessoa humana. Cumprimento do pacta sunt servanda. Nova tbua axiomtica ou de valores do direito civil de acordo com os valores sociais da CF de 1988 trouxe a releitura de institutos clssicos do direito civil (dignidade da pessoa humana, igualdade substancial, e solidariedade social (arts. 1, III, 3 e 5 CF) A teoria do patrimnio mnimo prope a despatrimonializao das relaes civis colocando em primeiro plano a pessoa (e sua dignidade e necessidades fundamentais), frente ao patrimnio. O fim do direito a pessoa. A teoria do patrimnio mnimo separa uma parcela essencial bsica para atender as necessidades elementares da pessoa humana. (o mnimo existencial). Reflexos da teoria do patrimnio mnimo Bens que no podem ser penhorados, ou seja, no garantem o pagamento dos credores. (bens impenhorveis art. 648/649 do CPC, bem de famlia lei 8009/90 e arts. 1711 a 1722 CC, impedimento doao total dos bens prodigalidade art. 548 CC). Apesar de ser um conceito universal depende do caso concreto, cada pessoa tem e depende de determinados bens para desempenhar suas atividades, de acordo com o padro social do devedor.

Classificao.

Justificativa do estudo: a partir da classificao que recebem os bens, diferentes normas iro reger as relaes negociais patrimoniais, alm da tutela especfica para cada categoria de bens. Classificaes: Bens considerados em s mesmos: Corpreos: bens que possuem existncia material ou fsica: ex: livro, casa etc. Incorpreos: no so materiais, so abstratos existindo fictamente na concepo jurdica. Ex.: direitos autorais, direitos da personalidade, direitos de crdito. Obs.: os bens incorpreos no so tutelados pela aes possessrias (Sum 228 STJ). Sua proteo pode se dar pela tutela indenizatria ou especfica (art. 461 cpc, ou art. 84 do cdc) justamente porque no possuem apreenso material, da porque tambm no podem ser usucapidos, como no podem ser objeto de tradio. Obs.: no est prevista tal classificao na legislao civil quer de 1916 quer na de 2002. Bens imveis: art. 79 do cc. - o solo e tudo quanto se lhe incorporar natural ou artificialmente ou ainda aqueles por definio legal. (tudo o que no pode ser transportado de um lugar para outro sem comprometer a sua integridade) Subdiviso: Imveis por sua prpria natureza: a superfcie do solo, o subsolo e o espao areo com as limitaes impostas pelo art. 1230 CC e art. 176, 1 e 4 da CF. Imveis por acesso natural: tudo o que se prende ao solo naturalmente. Ex.: as rvores, os frutos ainda no colhidos. Imveis por acesso artificial, fsica ou industrial: aquilo que acrescentado ao solo pelo homem de forma permanente, e que no possa ser retirado sem causar dano, modificao, ou fratura ao bem. Ex.: construes e plantaes. Obs.: as acesses provisrias ou temporrias no so imveis. Ex.: um stand de feira, um parque de diverses.

Classificao.

Imveis por disposio legal: (art. 80 do CC). So imveis por opo do legislador, justificado no fato de que tais bens merecem maior proteo jurdica. I - os direitos reais sobre imveis e as aes que os asseguram; (ex.: as servides prediais, o usufruto sobre imvel) II - o direito sucesso aberta. (art. 1784 cc) Ex.: a proteo jurdica se exemplifica no fato de que a cesso de direitos hereditrios depende de escritura pblica, pois a herana se trata de um bem imvel. Aps a partilha dos bens, e somente aps esta, que o bem mvel volta a ter tal caracterstica original. A sua alienao tambm depende da anuncia do cnjuge, salvo no regime de separao total dos bens etc. Em razo da separao ser provisria os bens abaixo no perdem a caracterstica de serem considerados imveis. (Art. 81. No perdem o carter de imveis) I - as edificaes que, separadas do solo, mas conservando a sua unidade, forem removidas para outro local; II - os materiais provisoriamente separados de um prdio, para nele se reempregarem. Ex.: portas retiradas, instalaes eltricas retiradas, desde que destinadas recolocao. Obs.: Art. 84 CC A) Os materiais destinados a alguma construo, enquanto no forem empregados, conservam sua qualidade de mveis - Somente se considera imvel aqueles materiais que faziam parte anteriormente do imvel e nele sero reempregados, no se aplicando tal conceituao quando o material ser empregado no imvel pela primeira vez. B) readquirem essa qualidade os provenientes da demolio de algum prdio. Isto porque tais objetos no sero reutilizados no imvel.

Classificao.

Mveis: (art. 82) os bens suscetveis de movimento prprio (chamados de semoventes- animais), ou de remoo por fora alheia, sem alterao da substncia ou da destinao econmico-social. Mveis pela sua prpria natureza: estes se movem em razo da sua prpria estrutura. Ex.: automveis, navios, aeronaves. Mveis por disposio legal: (Art. 83 do CC) I - as energias que tenham valor econmico (ex.: energia eltrica); II - os direitos reais sobre objetos mveis e as aes correspondentes; III - os direitos pessoais de carter patrimonial e respectivas aes. Mveis por antecipao: aqueles que apesar de possurem natureza de imveis, em razo da funo econmica conferida pela vontade humana, so considerados mveis. Ex.: a venda de frutos ainda no colhidos, mas negociados e destacados, juridicamente, do solo em razo da vontade humana e de sua destinao econmica. Negociar a safra de laranja que ainda no colhida antecipar a sua caracterstica de bem mvel. Obs.: os direitos autorais so considerados bens mveis. (art. 3, da lei 9610/98) Algumas conseqncias prticas da distino entre mveis e imveis: A) Imveis somente so adquiridos por escritura pblica, e com o registro em cartrio de imveis. Para os mveis, basta a tradio. (art. 1245 e 1267) B) os prazos da usucapio de imveis so mais dilatados (5, 10 e 15 anos) (art. 1238 e ss.) que dos mveis (3 a 5 anos) (art. 1260 e 1261) C) a alienao ou onerao dos imveis por pessoas casadas depende da outorga do consorte (salvo na separao de bens, ou na participao final dos aquestos tendo autorizao para alienao em contrato ante-nupcial, ou ainda na unio estvel porque nesta a relao apenas ftica). (art. 1.647,I CC). D) no mbito processual as aes reais imobilirias (sobre imveis) depende da citao ou participao no processo de ambos os cnjuges (art. 10 do CPC).

Classificao.

Bens fungveis (art. 85 CC): so os bens susceptveis de serem substitudos por outro da mesma espcie, qualidade e quantidade. Ex.: o dinheiro. Os bens mveis em regra so fungveis. Obs.: Estes podem se tornar infungveis se forem determinados por nmero, peso e medida de forma a individualiz-los. Bens infungveis: so os bens insusceptveis de serem substitudos por outro da mesma espcie, qualidade e quantidade. Ex.: o quadro monalisa de Da Vinci.

A fungibilidade resulta da individuao do bem, destacando-o dos demais a ele semelhantes. Ex.: um livro autografado pelo autor direcionado a determinada pessoa.
Algumas conseqncias prticas da distino: A) O mtuo emprstimo de bens fungveis. Dinheiro. O comodato emprstimo de bens infungveis (arts. 586 e 579 CC) B) a compensao somente se d entre dvidas, lquidas, vencidas e fungveis. (art. 369 CC) C) o credor de coisa infungvel no pode ser obrigado a aceitar outra coisa, ainda que de valor superior (art. 313 do CC). Etc. As obrigaes podem ser fungveis ou infungveis. Uma pintura de uma parede pode ser realizada por qualquer pessoa. A pintura de um quadro por determinado artista famoso somente pode ser feita pelo prprio.

Classificao.

Bens consumveis (art. 86 do CC): cujo uso importa destruio imediata da prpria substncia. So os naturalmente consumveis, ou consumveis de fato. Ex.: os alimentos. Os consumveis por direito, ou seja, com consuntibilidade jurdica ou decorrente da destinao econmica ou jurdica do bem. Ex.: uma roupa intima colocada venda em uma loja. Aps a aquisio pelo consumidor sua finalidade foi exaurida. A vontade humana pode alterar a consuntibilidade ou no do bem. Ex.: uma bebida que emprestada para fazer parte de uma exposio passa a ser um bem inconsumvel. Bens inconsumveis: podem ser utilizados mais de uma vez sem perder a sua substncia. Ex.: um livro. Os bens inconsumveis podem ser fungveis ou infungveis: um livro fungvel, mas um livro raro infungvel. Em ambos os casos o livro inconsumvel. Algumas conseqncias prticas da distino: A) o usufruto, em regra, somente recai sobre bens inconsumveis. Ex.: um imvel. O cdigo de defesa do consumidor traz a classificao entre no-durveis e durveis . Art. 26 do CDC. Bens divisveis: aqueles em que a diviso no comprometem a sua substncia, no diminuem consideravelmente o seu valor, e no prejudicam o uso a que se destinam. Art. 87 CC. Ex. gua. Bens indivissiveis por fora de lei ou da vontade das partes. Art. 88 CC. Um lote de terreno que por fora de conveno de condomnio no possa ser fracionado.

Classificao.

Singulares e coletivos (art. 89 e 90 do CC): Singulares: So singulares os bens que, embora reunidos, se consideram de per si, independentemente dos demais. Coletivos: So bens que apesar de poderem ser separados, tem destinao unitria. So as universalidades de fato e de direito. Ex. uma sociedade empresarial, o patrimnio de uma pessoa, a herana etc. Art. 1142 do CC. Comercializveis ou fora do comrcio: Fora do comrcio: so inalienveis, seja por fora da lei, seja pela vontade do titular. Ex: Bens gravados em testamento com clusula de inalienabilidade, os direitos da personalidade. BENS RECIPROCAMENTE CONSIDERADOS. Bens principais: aqueles cuja existncia no depende da existncia de outro bem. independente. Bens acessrios: dependem da existncia do bem principal. Ex: direito multa contratual. Depende da existncia do no pagamento da prestao principal. O bem acessrio segue a sorte do principal.

Classificao.

Espcies de bens acessrios. Frutos e produtos. Frutos: so acessrios periodicamente renovveis e sendo destacados do principal no impedem que novos frutos sejam originados. (Ex:laranja de um laranjal).

Produtos: Os produtos aps destacados do bem principal no se renovam. (Ex: pedra de uma pedreira).
Frutos naturais: renovados pelo ciclo biolgico, sem interferncia humana. (ex: um bezerro) Frutos industriais: renovados a partir da interferncia humana. (ex: um bezerro por meio de inseminao artificial) Frutos pendentes: aqueles que ainda se encontram ligados ao bem principal. Frutos colhidos ou percebidos: aqueles que j foram separados do bem principal. Se naturais chamamos de colhidos, se industriais chamamos de percebidos. Frutos civis: os rendimentos do bem principal. Ex: aluguel, de uma casa. Os juros de um emprstimo.

Classificao.

Espcies de bens acessrios. Benfeitorias: acessrios que alteram, aformoseiam, renovam, conservam o bem principal. As benfeitorias podem ser volupturias, teis ou necessrias. Art. 96 cc. Necessrias : as que tm por fim conservar o bem ou evitar que se deteriore. ( 3). Obras de reforma, substituio do telhado antigo etc. teis: as que aumentam ou facilitam o uso do bem. ( 2) Ex: a instalao de mais tomadas ou pontos de energia eltrica. Volupturias: as de mero deleite ou recreio, que no aumentam o uso habitual do bem, ainda que o tornem mais agradvel ou sejam de elevado valor. ( 1). Ex: Um piso de mrmore em uma casa, a construo de uma quadra na casa. Importncia: art. 1219 e 1220 cc. Possuidor de boa-f - direito indenizao das benfeitorias necessrias e teis. Volupturias direito de levant-las somente quando o puder sem detrimento da coisa. Direito de reteno apenas pelo valor das benfeitorias necessrias e teis. Possuidor de m-f - ressarcimento somente das benfeitorias necessrias. Sem direito de levantar as volupturias. Direito de reteno no possui.

Classificao.

Espcies de bens acessrios. Pertenas: Bens que, no constituindo partes integrantes, se destinam, de modo duradouro, ao uso, ao servio ou ao aformoseamento de outro. (Art. 93.) Ex.: As mquinas de uma industria, os mveis de uma casa, a esttua do saguo de um edifcio. Apesar de independentes estes bens no so acessrios, portanto -, se ligam ao outro. Consequncia: Os negcios jurdicos que dizem respeito ao bem principal no abrangem as pertenas, salvo se o contrrio resultar da lei, da manifestao de vontade, ou das circunstncias do caso. (Art. 94. ) Ex.: art. 1142 a venda do estabelecimento de uma empresa, presume os bens pertenas ela existentes. Se uma casa vendida, nose presume com mveis, salvo se resultar da vontade das partes.

Classificao.

BENS PBLICOS: Conceito: aqueles bens pertencentes s pessoas de direito pblico interno ( Unio, Estados, Municpio, distrito federal, territrios e autarquias). Bens de uso comum do povo: rios, mares, praas etc. Bens de uso especial: aqueles destinados prestao de servios pblicos, tais como hospitais pblicos, escolas e aeroportos. Bens dominicais: no possuem qualquer destinao especfica. Ex.: as terras devolutas e prdios pblicos desativados. Art. 100. Os bens pblicos de uso comum do povo e os de uso especial so inalienveis, enquanto conservarem a sua qualificao, na forma que a lei determinar. A desafetao o meio de transformar o bem de usos comum ou especial em dominical, para oderem ser alinados. Art. 101. Os bens pblicos dominicais podem ser alienados, observadas as exigncias da lei.

Art. 102. Os bens pblicos no esto sujeitos a usucapio.


Art. 103. O uso comum dos bens pblicos pode ser gratuito ou retribudo, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administrao pertencerem.

Anda mungkin juga menyukai